quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pão de avelãs e pistácios pobrezinhos

Eu saí para comprar pistácios, convencida que 2.50€ chegavam perfeitamente. Não é ingrediente que se encontre cá por casa até porque está carregado de sal, não fazendo bem a ninguém e fazendo-me beber que nem uma camela no meio do deserto :)

Passei pela feira para comprar café e tinham à venda pistácios a 2.95€ cada 250g. Ignorei-os, pensando que no hipermercado iria encontrar mais barato.
Estava convencidíssima disso, até que me apercebi que eram mais caros e eu não tinha dinheiro que chegasse! Frustrante, simplesmente frustrante e eu queria fazer um pão que levasse pistácios. Imaginem aqueles que têm que viver com menos de um dólar por dia?!
O "Ronaldes" pode entupir-se de pistácios, trufas, caviar, foie gras e etc e tal, sem notar que a conta bancária esteja a diminuir! A vida é simplesmente injusta e devia ser proibido existir tal abismo entre as pessoas. É uma pena (ou não!) que a inteligência e humildade não se comprem, porque estes meninos seriam pessoas bem mais ricas e completas se a pudessem comprar :)

Eu não tenho nada mas tenho, tenho tudo... bem ao jeitinho da Floriseca, e à falta de pistácios peguei numa embalagem de amendoins ;) O melhor de tudo é que ainda trouxe troco para casa he he

Este é um pão energético cuja receita foi retirada, mais uma vez, do livro da Larousse "Aprender a fazer pão". Usei-o para fazer umas sandes com alface, fiambre, queijo e maionese e saiu melhor que a encomenda. Provavelmente, com pistácios não ficaria tão bom. Eu, pelo menos, prefiro pensar assim para manter a minha sanidade :)
Pão é que não pode faltar!


Ingredientes para um pão de 750 g:

420 g de farinha tipo 65
60 g de farinha semi-integral
310 ml de água (usei 250 ml)
2 colheres (café) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de azeite
1/2 iogurte natural
2 colheres (café) de fermento
120 g de pistácios e avelãs misturados (com amendoins e avelãs também resulta muito bem!)

Preparação:
Coloque a água na MFP e junte-lhe o sal, o açúcar, o azeite, o iogurte e as farinhas. Adicione o fermento, distribuindo-o sobre as farinhas.
Seleccione o programa "pão branco", o tamanho e a cor do pão. Ligue a máquina.
Ao sinal sonoro, adicione os pistácios e as avelãs picadas.

Como já disse, este pão é maravilhoso para este tempo em que o que apetece são umas sandes. A minha mãe pediu, especialmente, para serem acompanhadas de uma cerveja fresquinha. Eu e ela, sentamo-nos no pátio e apreciamos o petisco. Foi uma cerveja para nós as duas, ok? Nós somos miúdas comportadas :)

Já agora aproveito para dizer que até ao dia 28 de Junho o Modelo (quero uma arca frigorífica de patrocínio!) terá muita cerveja à venda, para todos os gostos e, finalmente, também terá Sidra!
O Lidl teve há duas semanas mas, como sempre, já não fui a tempo de comprar nenhuma porque alguém chegou mais cedo e levou tudo! Deve ter sido alguém da família do "Ronaldes", só pode :)

Bom resto de semana a todos!

56 comentários:

  1. Quem dera aos Ronaldes e Florisecas da vida comerem um pãozinho destes feito pelas mãos deles. Ou melhor, pela MFP deles!

    Quem não tem cão, caça com gato e ainda dá corda ao sapato! :) :) :)

    Eu gostei muito.
    e se fosse com pi9stachios provavelmente comi-os todos enquanto os descascasse.

    ResponderEliminar
  2. Ai Ameixinha, cada vez gosto mais de ler os teus posts, o que me ri com os Ronaldes e as Florisecas, mas se te serve de consolo, a mim pelo menos serve, é que há coisas que dinheiro nenhum do mundo pode comprar, e apesar de todas as dificuldades consegues manter o sentido de humor, gosto desse tipo de atitude positiva.
    Em relação ao pão gostei da alternativa dos amendoins em vez dos pistachos. O pão ficou maravilhoso como todos os teus pães.
    Quando eu for rica compro-te a arca frigorifica, e compro uma também para mim, e já agora uma casa nova pois a minha é tão pequenina que não cabe lá nem mais um carapau. hehehe
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Ameixinha, moça mais engraçada de Braga e arredores...adorava conhecer-te pessoalmente.Quando vieres a Lisboa livra-te de não me dizeres nada!
    Borrifa nos pistachios que cozinhar de improviso e com bastante imaginação bem melhor.
    bjocas

    ResponderEliminar
  4. Pois minha querida estou aqui a ler ao Abelhão o teu post, e ele que adora amendoins e de pistácio nem por isso, diz que fizeste muito bem, porque assim já me vai pedir para fazer...hehe.
    Esqueçe lá os Ronaldes a tua riqueza é muito maior...humildade.
    bjsssss

    ResponderEliminar
  5. Amor da vida de alguem!
    Eu já tinha pensado que se me sair o totoloto ofereço uma arca á ameixa, aproveito e compro um frigorifico para mim que o meu é "xs". Mas vou alterar a oferta, é que mando a arca mas cheia de pistacios (pistachos)sem sal, eu compro mas é sem sal.
    Adorei o post e mais os ronaldes e a floribesta (é assim que eu lhe chamo) não gosto nada da raça da miuda, e olha a ronaldete mora aqui ao pé de mim, e a ver pelo que ela veste, nem quero ver o que come.
    imaginei a cena, mãe e filha a beber bejeca

    ResponderEliminar
  6. Claro k os ingredientes não são o importante, pq quando não há gato se caça com cão rsrsrs, ficou óptimo o pão beijinhosss.

    ResponderEliminar
  7. Já faltou menos para te copiar a fazer pão!!

    Ah pois é!

    ResponderEliminar
  8. O que eu me ri com este texto.
    Realmente é uma pena existirem abismos económicos tão grandes entre as pessoas.
    É uma pena que essa personagem que joga futebol não seja capaz de ajudar algumas pessoas com tamanho salário.
    Bastava que todos os meses fizesse uma doação de 1 dia do trabalho dele a uma instituição de caridade. É que ele pode ter dinheiro, mas não tem juízo. (E como diria um amigo meu, "tanto dinheirinho para gastar em p**as, carros e roupas feias!)
    Aqui nós, aqueles que nem num ano ganham o que ele ganha num dia mês, continuamos a fazer pãozinho delicioso em casa, e a substituir por ingredientes mais baratos os mais caros. No poupar é que está o ganho!

    ResponderEliminar
  9. Eu cá acho que até ficou melhor com os amendoins! Uma dona de casa tem que usar a "carola"!!!!

    ResponderEliminar
  10. Ameixinha, já fiz dessas trocas também, por falta de dindin... pistaches são caros mesmo, por aqui também o são... :(
    Aqui, se vendem deles sem sal, ou a farinha... ainda mais caros do q estes a q vc se referiu.
    Seu pão ficou maravilhoso, com ou sem os pistachios... =D
    Bjo grande,

    Mari

    ResponderEliminar
  11. Ameixinha,
    Eu ia simplesmente elogiar o pão (que bem o merece, pois me fez sonhar com o aroma do amendoim, em meio ao do próprio pão) e dizer sobre as injustiças da vida: que se
    há de fazer "C'est la vie!".
    Ocorre que o meu entendimento sobre certas coisas da vida é um pouco diferente. Penso que não há
    bônus sem ônus, não há vantagem sem a correspondente contrapartida. Para se saber
    qual é o outro lado da riqueza é preciso ser rico; mas não há dúvida de que há um outro lado!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  12. Ameixinha sempre te tenho dito que quem não tem cão caça com gato eás vezes ainda fica melhor!Gostei devia estar maravilha. Um beijinho...

    ResponderEliminar
  13. Olha, se queres saber a minha opinião, e não é para te "consolar", é que acho mesmo que assim ficou melhor, com as alcagoitas.
    Está com belíssimo aspecto.

    E disseste uma grande verdade: se há coisa que não se pode comprar, mesmo com todos aqueles milhões, é a inteligência.
    No que o Ronaldo e muitos colegas dele podiam e deviam gastar o dinheiro era a contratar uma professora de português, que a maior parte deles bem precisa de umas aulinhas. E já agora, uma psicóloga tb lhes dava jeito! :)

    Mas agora reparo que te estou a tratar mto bem, depois da ofensa de que fui vítima! :(

    ResponderEliminar
  14. Oh, pá! Que raiva!
    Tinha que ter tão bom aspecto esse pãozinho, tinha?
    Eu ainda quero ver a malta a fazer fila para comprar um pão da Ameixa, depois de vários dias de espera e por encomenda!:)
    Vais ver como já não precisas de patrocínio dos "tios" ou afins! E os Ronaldes que se danem! :)

    ResponderEliminar
  15. Gasparzinha, o problema também é esse... comer tudo antes de fazer a receita. A sorte é que os amendoins eram muitos e eu fui petiscando mas sobrou para o pão :)
    Smsn, obrigada :)
    Moira, aqui há sinal proibido para a depressão. Rir, ainda é o melhor remédio :) Espero que fiques rica depressa he he
    Lili, e é mesmo :) Era...
    Borboleta, não penses que eu me esqueci proposta de irmos as duas às compras de eco-bag na mão :) Estava a pensar ir neste Verão mas não sei se vai dar. Mais tarde ou mais cedo, acaba por acontecer. Me aguarda ;)
    Abelha, muito obrigada pelo apoio moral. Essa Abelhão é um porreiraço ;)
    Conceição, obrigada, obrigada, obrigada :)
    Bóbora, mas quem raio é esse alguém? Ainda morro sem saber quem é o gajo... ou a gaja, que hoje em dia nunca se sabe he he Onde raio compras pistácios sem sal? Eu aqui só os encontro com sal. Adorei a Floribesta :)
    Nela, teve mesmo que ser :)
    Anabenfica, força nisso ;)
    Colher-de-pau, mais pena é ver que os que menos merecem, serem mais recompensados. Países a passar por tamanha crise e não falta dinheiro para futebol, estradas e viagens. Uma vergonha a nível mundial! Resta-nos a consciência de que valemos mais apesar de receber menos (ou nada, no meu caso) porque dinheiro não é tudo :)
    Flor de sal, as circunstâncias obrigam os neurónios a funcionar he he
    Mari, tem que ser mesmo. Não há carteira que aguente :)
    Marly, tens razão :)
    Natércia, não há outro remédio :)
    Claúdia M., eu não sei se queria trabalhar com aqueles imbecis, é que aquilo já só lá vai com terapia de choque he he Com tanta pirosice à minha volta ainda se me fechava a glote :) Olha, segunda-feira ajustamos contas, sim?
    Patyxa, obrigada :)
    Noémia, eu seria tipo padeira de aljubarrota. Enfiava cada pázada no pandeiro dos Ronaldes e Floribestas he he Acho que ia fazer tudo menos pão :) Queres que te leve pãozinho na segunda-feira?

    ResponderEliminar
  16. Ameixinha
    O que te digo é que enriqueceste este pão com os amendoins e deve ser muito bom!

    ResponderEliminar
  17. A vida na cozinha é mesmo assim, cheia de improvisos, é isso que faz de nós boas ou mas cozinheiras e já agora se me sair o euromilhões compro-te uma arca se te sair a ti compras para mim que também preciso ok...

    ResponderEliminar
  18. Com ou sem pistachios, o que eu te digo é que ele ficou fantástico.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  19. Ameixinha, por aqui também os pistaches são caros, e nem sempre é possível tê-los em nossas mesas. Ah, mas o amendoim é uma troca maravilhosa, fizestes muito bem, o importante é comer, e beber, pelo jeito, kkkk...Lindo pão!!! Bjs aqui do Brasil.

    ResponderEliminar
  20. Adoro os pistaches e acho que ficaram uma delicia desta receita..
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Só para te dizer que no Lidl havia pistacios a 2,29 € :p

    ResponderEliminar
  22. Eu desde que li algures que os pistachos se alteram com facilidade e formam substancias tóxicas nunca mais comprei tal coisa, por isso tenho a certeza que fica muito melhor com os minuins :-)

    ResponderEliminar
  23. Olha para mim podem ser 250gr do teu bom humor sff! Nem um simples pão fica mais pobre com a tua genuinidade.
    Já tinha mirado esse e acho que vou fazê-lo como tu porque os pistachios além de caros são salgados demais.
    Bom fim-de-semana pra ti!

    ResponderEliminar
  24. Adoro as tuas histórias e aventuras... Acabo sempre a rir e a pensar "Esta miúda safa-se sempre" eheh
    Ficou um óptimo pãozinho, sim sra.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  25. Canela, calhou bem, foi o que foi :) Obrigada!
    Sushibaby, combinado :)
    Isa, concordo. A massa ficou bem aberta, como eu gosto :)
    Téia, e saber dar a volta por cima da crise he he
    Adriana, os pistácios foram substituídos por amendoins :)
    Anabenfica, eu sei mas este pão foi feito antes dessa promoção e agora vou acabar com os amendoins :)
    Alcina, ai é? Então até é bom ser pobrezinha he he
    Margarida, se desse para vender eu, provavelmente, teria mais €€€ para comprar pistácios e outras tantas coisas he he Assim, vou partilhando :) Ahh, já fiz o pão de 4 farinhas e ficou muito bem, mas tive que diminuir a quantidade de água também!
    Vânia, é a arte do desenrasca. A vida assim me obriga a fazer :) Obrigada!

    ResponderEliminar
  26. Oi querida, ri muito ao ler tua aventura com os pistácios que acabaram virando amendoins! Com teu toque especial, tenho certeza que ficou ainda mais gostoso! Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  27. ahahah! :) mas deste pão não têm eles! :) tem um ar delicioso! bjinhos

    ResponderEliminar
  28. Ameixa,
    O pão ficou lindo, e deu para eu aprender que, em Portugal, pistache é pistácio.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  29. Pois é menina as coisas andam pelo preço terrivel!
    Ótima teu pão.
    Ah! Sobre o queijo do meu bolo que você perguntou outro dia, dá pra fazer com cotagge eu acho, é o que mais lembra queijo Minas, escora bem se for fazer. Beijos

    ResponderEliminar
  30. Léia, não sei se ficou mais gostoso mas ficou super bom :)
    Argas, deste não! Eles devem ser daqueles que só comem brioches he he
    Heloísa, aqui dizemos das duas maneiras mas pistácio é a que não me dá erro :)
    Naninha, obrigada :)

    ResponderEliminar
  31. Little Plum, francamente nem consigo imaginar os pistachinhos no pão...agora, amêndoins sim, e dos crus que adoro!
    Logo que pare para respirar vou debruçar-me sobre uma das tuas receitas.
    E olha que a massa deste está fantástica! :)

    ResponderEliminar
  32. Olá Ameixinha!

    Pois é, os frutos secos são caríssimos!
    Eu comprei um saco de 1 kilo de miolo de pistachios verdes mas custou-me 25 euros... uma barbaridade! Pior só mesmo os pinhões que ocupam o top dos preços com números dolorosos!

    Apesar de tudo, há sempre alternativas e aposto que o teu pão com amendoíns devia estar melhor ainda do que o da receita original! :)


    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  33. Olá ameixa.Gostei do teu pao e das tuas espirais com atum.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  34. Querida, respondendo a tua pergunta... a receita original do pão de matcha é 350 g de farinha normal e 150 de integral, eu que usei a farinha de linhaça por que fica uma cor bonita.

    Beeeeeeijo

    ResponderEliminar
  35. O meu avô costumava dizer que a necessidade aguça o engenho - foi esse o caso! Quem não tem pistachios caça com amendoins - sempre ouvi dizer! Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Mary, debruça-te mas não caias :)
    Leonor, quase a peso de ouro! Têm mesmo que ser usadas alternativas :)
    Almudena, obrigada. Para ti também :)
    Suzi, sábio ditado :)

    ResponderEliminar
  37. realmente os pistachos sao carotes.
    mas com amendoim parece-me muito bem. gostas-te nao foui? entao e optimo para mim(adoro amendois hehe9
    bom fim de semna

    ResponderEliminar
  38. Uma manteiguinha nele derretendo é pronto. Beijos

    ResponderEliminar
  39. Minha querida, eu precisava ler seu texto para criar vergonha e usar os pistaches que eu tenho aqui guardados quase para estragar. Comprei 1kg por 30 reais que sairia por 10 euros + ou -, pelo visto o preço aqui é um pouco melhor que aí em Portugal.
    Os que eu tenho aqui são tão salgados que não tenho muito apetite para comê-los. Vou aproveitar para fazer um pão desse seu,rsrs.


    Desculpe o "jornal".


    Beijão

    ResponderEliminar
  40. Voltei para lhe convidar a participar da Quadrilha Gastronômica no Eu Mulher.
    Se você não quiser postar nenhuma receita típica de Portugal, poderá experimentar uma das receitas brasileiras próprias para essa época das festas juninas.

    Poderá postar até dia 28/06.

    Vou adorar ver uma receita junina feita por você.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Que pena os pistachios serem tao caros ai. Aqui na Clifornia sao mais em conta porque se produz muito. Belo pao esse e o "sanduda" realmente cai bem com cerveja geladinha.
    Nao sou muito aventureira no feitio de paes, mas dias atras arrisquei e fiz brioche pela 1ª vez, e deu certo;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  42. Concordo com você, pão é o que não pode faltar, para o corpo e para a alma (como o são os seus posts!!). Beijos querida... quando for a Portugal te levarei muuuitos pistaches (lavados, que eu sou louca e lavo os meus até tirar todo o sal e fazer as receitas doces!!!:D)

    ResponderEliminar
  43. Moranguita, gostei sim senhora :)
    Carol, não experimentei com manteiga. Os frutos secos ficam bons só por si :)
    Ana, faz lá o pão com os pistácios. Assim já vejo se fica bom ou não he he Quanto à participação amanhã vou postar algo feito com aquela fécula de mandioca que me deste. Será que é comida de festa junina? Não sei mas depois vês :)
    Odete, pois é, aqui são produto estrangeiro... fica sempre mais caro :)
    Luciana B., acho que também lavaria os pistácios. Aqui só os encontro com sal e fazer receita doce com pistácio salgado acho que não dá :)

    ResponderEliminar
  44. Eu acho que as receitas se podem alterar à medida da nossa algibeira e muitas vezes ficam melhor :)
    O teu pãozinho está bem apetitoso :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  45. Que rico pãozinho, prefiro amedoins a pistácios, resultou na perfeição.
    Bjs

    ResponderEliminar
  46. Com o sem pistacios tens a tua mãe pertinho, que melhor riqueza!!!Beijos

    ResponderEliminar
  47. Amiga tu és o máximo, farto-me de rir a ler os teus posts. Olha tenho uma amiga que diz "pobreta mas alegreta", e tem mesmo que ser assim ao menos somos felizes, já outros estão cheios de dinheiro e só fazem asneiras.
    Adorei o teu pão e para ser sincera gosto mais de amendoins. Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  48. Estás a ver? No poupar é que está o ganho!Como lá diz o ditado "quem não tem cão caça com gato" Tu acabaste por substituir os pistachios pelos amendoins e quicá... talvez até tenhas conseguido um pão muito mais saboroso!
    Assim é que se aprende!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  49. Edinha, concordo contigo. Há coisas que, alteradas, acabam por ficar melhores :)
    Isabelocas, estou a ver que a minha alteração agradou a muitos e a ti também :)
    Adriana, sim... eu e ela a enfrascar cerveja he he
    Mónica, eu costumo dizer "pobrezinha mas limpinha" he he Gostei do alegrete :) Obrigada!
    AB, eu tenho cão, gato e pato e não me adiantou de nada :) Fui mesmo de amendoins he he

    ResponderEliminar
  50. VOU EXPERIMENTAR COM CASTANHA DE CAJU, PQ MEUS FILHOS ADORAM
    E APROVEITO PARA LANÇAR UMA CAMPANHA PRO MARIDÃO ME DAR UM MFP!!!!
    BEIJO, UM LINDO FINAL DE SEMANA
    TO LENDO SEUS ARQUIVOS ANTIGOS E ACHANDO MUITAS RECEITINHAS GOSTOSAS

    ResponderEliminar
  51. Karoline, acho que com caju também deve ficar muito bom. É uma boa ideia :) Obrigada por estares a ler as coisas mais antigas!

    ResponderEliminar

Ficarei muito agradecida pelos comentários aqui deixados. Peço apenas que usem este espaço para o que ele serve: comentários acerca de algo que eu tenha publicado.
Tudo o que for publicidades, promoções, caracteres incompreensíveis, desacatos, maledicências e ofensas será eliminado. Há coisas que não posso deixar de ouvir mas reservo-me o direito de escolher o que me agrada ler.