quinta-feira, 17 de abril de 2008

Ovos mexidos a la desenrasque


O dia está deveras cinzento, frio, chuvoso.

O vento abalroa os cabelos e seca a pele.

Nada melhor que uma sopa quente para contrastar com a luz fria do dia.

O conteúdo do frigirífico não deixa muito espaço de manobra. Só existem ovos em fartura, porque afinal ser paga em géneros desenrasca quando não há mais nada para comer.

Ou era omolete ou ovos mexidos. Omolete não aprecio muito e optei pelos ovos mexidos. O problema é que tinha os ovos e não tinha mais nada de muito especial para acompanhá-los. Queria cogumelos e não havia, pimento e bacon também não. Não me apetecia ir ao mini-mercado e não fui. Casa sem uma lata de atum não é casa :-)

De modo que foi ovos mexidos com o que havia em casa e a sopa de repolho a acompanhar. No final, um descafeinado que compro na feira municipal e que faz a diferença tanto no atendimento amistoso como no preço e no sabor.

Fica apenas a receita dos ovos mexidos que fiz e que estavam desenrascadamente bons.


Ingredientes:

2 ovos

qb cebola picada

qb alho picado

qb de sal

qb de pimenta

1 fio de azeite

1 lata de atum

qb de salsa picada

qb de fiambre

2 fatias de queijo (eu usei limiano)

2 fatias de pão de forma (eu usei integral)


Preparação:


Picar um pouco de alho e cebola com um fio de azeite para uma frigideira anti aderente e deixar alourar. Entretanto partir o atum escorrido em pedacinhos e o fiambre. Bater os ovos com um pouco de sal e pimenta. Colocar as fatias de pão na torradeira com as fatias de queijo por cima de cada uma para derreter.

Quando o "refogado" estiver pronto juntar o atum e o fiambre e envolver com a cebola e o alho. Depois juntar os ovos e mexer sempre. No final, eu juntei a salsa picada congelada ao preparado porque não tinha salsa fresca (mas se tiverem aconselho a juntar só no fim).

Tirar as fatias de pão da torradeira e colocar num prato com os ovos mexidos por cima.

O meu almoço ficou assim e, apesar de não me ser esteticamente muito agradável, estava bom.



6 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Minina esses ovinhos deviam estar uma maravilha quando se tem fome qualquer coisa serve, mas tens que ter cuidado é ai com a corrupção dos ovos não vão dizer que recebes ovos em troca dos teus trabalhos sou tramada não é minha linda o que quero é ver que tu te vais rir comigo sabes eu tenho um filho tropa assim mais ou menos tropa estou sempre a dizer para ele não aceitar mas é um pouco difrente e lá estou eu com a tropa.um beijo Natércia...

Dama do Lago disse...

Tem piada, oor aqui foi parecido: os ovos foram em omelete em vez de mexidos e a lata era de polvo em vez de atum. E a razão de tudo também foi a mesma, está um tempo de cão e não apetece sair.

Imagino que hoje muita gente deve ter tido um menu deste género!Looolll!

Bjs

cupido disse...

De vez em uando uns ovos mexidos marcham e bem.

Crassula disse...

Vim aqui deixar 1 beijinho...já tenho aqui uma data de receitas para passar para o meu livrinho!

ameixa seca disse...

Realmente com este tempinho... não apetece fazer grande coisa.
E uns ovos mexidos marcham sempre.
Obrigada a todos pela visita :-)

CrisB disse...

Essa receita é tentadora, mas o pessoal por aqui é meio esquisito e penso que não iam gostar. Já parece que os estou a ouvir: ovos com atum? e cebola?
Mas eu acho que ia gostar.
Tenho que experimentar!