quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Gente boa e pão de coco e mel

Eu sou uma miúda com muita sorte!

Olhem bem para estas coisas fantásticas que eu recebi. A carteira (aqui é uma senhora que distribui o correio) deve pensar que ando metida nalgum negócio obscuro :)

É pacotes todos os dias. Anteontem, ontem e vamos ver se hoje continuo com sorte!

Agradeço publicamente o carinho de uma pessoa que me é muito querida... ela enviou-me marmelada caseirinha, uma embalagem de cardamomo e um medidor de esparguete. Pois... eu só como marmelada caseira e escura. A outra não me sabe a marmelada e vocês nem imaginam a categoria desta marmelada! Também, não seria de esperar outra coisa... quem a preparou, com certeza que o fez com muito amor :)

O cardamomo veio em boa hora. Aqui torna-se complicado adquirir certos ingredientes e este já estava na minha lista há uns meses. Quanto ao medidor de massas até pensei que eram os óculos todos fashion eh eh
Vejo mal como o caraças e, ao princípio, não me apercebi que era um medidor de esparguete ;)

Um grande obrigada minha querida!



Depois chegou o meu presentinho do outro lado do Atlântico. A participação no desafio da Polenta valeu-me estes dois talheres de salada. Ainda por cima têm a forma de cabeça de pato :) Lembro-me logo do meu Luísinho... Muito obrigada às quattro ragazze :)
Não se esqueçam de visitar o blogue e participar no novo desafio que está a decorrer dedicado à Pasta. Já lá estão publicadas receitas fantásticas!



A também muito querida e super engraçada Cenourita atribuiu-me estes dois selos. O primeiro apenas dedicado às mulheres doces, charmosas e encantadoras.

Doce? Hummm... ó Cenourita, a mim nem as formigas me levam eh eh

Dedico-o a todas as mulheres fantásticas (e são muitas) que tenho vindo a conhecer através do blogue. Muito obrigada pelo vosso carinho, pelas vossas visitas e pelas palavras :)




E este é dedicado às verdadeiras mulheres de armas (a lima das unhas é considerada arma branca, não é? eh eh)
E lá está... o equipamento da miúda diz tudo, não é? Bibó Portoooooooooo!!! (com esta tenho certeza que vou perder leitores e baixar na consideração de muitas/os blogueiras/os). Ainda por cima perdemos o jogo!!!


Agradeço também ao Eli o prémio Dardos.

E agora um pão muito bom que vi no blog homónimo da Luísa Alexandra e que tive que experimentar. E como diz o ditado: "A pressa é inimiga da perfeição" e eu lá me esqueci de adicionar a margarina. Vou ter que fazer outra vez :)


Pão de coco e mel

200 ml de Leite

50 ml de Água

1 saqueta de fermipan (usei 20 gr de fermento de padeiro dissolvido no leite morno)

4 colheres (de sopa) de mel

3 colheres (de sopa) de leite em pó

2 colheres (de sopa) de margarina

2 colheres (de sopa) de coco ralado

500 gr. de farinha

Colocar os ingredientes dentro da cuba da máquina pela ordem indicada.

Seleccionar o programa "Pão Doce", tamanho I.

Depois da máquina amassar e quando estiver a começar a cozer polvilhar a parte de cima com coco ralado e açúcar.

Fica um pão excelente, pouco doce e, por isso, perfeito para todas as pessoas. Acho que se não me tivesse esquecido da manteiga ainda tinha ficado melhor.


58 comentários:

Ziza disse...

Nossa, que pão bonito!
parabéns pelos prêmios, tu mereces.

Unknown disse...

Essa padaria da ameixinha ai ai viu!!!
Cada coisa gostosa, oh futuro namorado e marido vai amar essa menina e ficar muito gordinho kkkk

Vc merece todos os mimos, já que é uma querida por todas nós.

Bjs

Vivian disse...

que delicia esse post. Cheio de coisas boas !!!
bj

Gina disse...

Já pensei seriamente em comprar uma máquina de pão, mas estou resistindo. Adoro fazer pão.
Bjs.

Claudia Lima disse...

Ameixinha parabéns pelos presentinhos. Vc merece! Viu só que mimosas os seus novos talheres de servir salada? Um charme.
Que pena que o pão é para ser feita na máquina. Ainda não tenho uma, senão iria experimentar com certeza!
Bjs :)

Kláudinha disse...

oi parabéns!! adorei a parte da lima ser 1 arma branca :p realmente as mulheres são de armas mt mais que os homens!!! qt a este paozinho tenho que experimentar!!!e a marmelada.... nao consegues arranjar a receita e postar??
bjokas

Ana Powell disse...

Olá bom dia Ameixinha.
Que felizarda que és. Parabéns pelos presentes. Deves estar super feliz.
Mais uma das tuas maravilhosas receitinhas de pão. Este está com um ar tão fofinho. Até está um bocadinho dobradinho para a frente ao meio, como quem dizendo "prega-me uma dentada".
Gostei imenso
Beijinhos

P.S. Obrigada pela dedicação de prémios

Baú da Conceição disse...

Eu copiei a receitinha do pão, não vá o pai natal me oferecer a maquina, você merece todos os miminhos, e vibo por....., apesar da derrota.
Beijinhos

Isabel disse...

Essa marmelada tem optimo aspecto, parece a que a minha mãe faz que é deliciosa. Estou com muita vontade de comprar uma máquina de pão. Adoraria fazer o meu próprio pão. Esse deve ser muito bom.
Bjs

Helena disse...

Esse pão mesmo sem um ingrediente ficou com muito bom ar...
Parabens pelos presentes e mimos!

Carla disse...

Ameixinha, tanta coisa boa =)
É tão bom receber mimos, melhoram logo o nosso dia!
O pão tem um óptimo aspecto, só tenho de tirar o coco ralado.

bjs, boa semana!

Margarida disse...

ameixa, quanta coisa boa de presente!! Essa marmelada tá com uma cor divinal.. Ontem por acaso fiz um bolinho de laranja com cardamomo. Se há especiaria que adoro é essa. Só aquele perfume fantástico deles.. humm..
O pãozinho esse ficou de se comer à dentada!! E sem manteiga fica mais light! ehehe
beijinho

Martuxa disse...

Parabéns pelos miminhos todos :D
Mesmo sem a manteiga o pão parece ter ficado uma delícia. Eu já não sabia viver sem a minha MFP!

Beijinhos

Cláudia Marques disse...

Que bom, tantos presentinhos. Olha, eu nem sabia que existia esse "aparelhómetro" de medir o esparguete! Mas deve ser prático.
Qto ao pãozinho doce, está com uma cor mto bonita. Bjs

Aline Neme disse...

Menina... qtos mimos!!!

Tudo lindo!

Sabe o que é melhor? A caixinha recebida pelo correio alegra o dia!
Adoro!

Bjundas

Filipa disse...

Ameixa, aqui estou eu a retribuir a visita :)
Assim como tu disseste, mais vale tarde do que nunca.

Parabéns pelos presentes todos. Receber miminhos é muito bom, deixa o nosso dia mais feliz.

E que pãozinho bonito! Apesar de não ter levado manteiga parece ter ficado delicioso.

beijinhos

p.s. vou-te linkar também

Os Olhos de Alice disse...

Ameixa...quanta coisa legal
vc merece!!
como se usa o medidor de spaghetti?
quero aprender
e os selinhos...mimosos
e o pão ficou bom sem margarina?
beijos

Nela disse...

Ameixinha parabéns por todos os prêmios, mereceste-os claro querida.E olha uma formiga näo creio que te leve, mas um formigäo giräo,aí sim acredito,e só te desejo muitas felicidades. O päozinho está lindo, já anotei a receita, também entrei na onda das máquinas vou comprar uma,a marmelada sempre gostei,mas tens razäo nem toda a gente a sabe fazer, e olha eu gosto é de a comer um pouco apenas claro sem o päo,beijinhos querida.

Agdah disse...

Como é que usa esse medidor de espaguete? Eu nem sabia que existia...

risonha disse...

olha lá.... quem é que te mandou o cardamomo? quem foi?
é que eu também preciso... aceitam subornos?
areia de praias algarvias em troca? lol

os Luisinhos são muito giros...

e a receita de pão é um mimo

Noémia disse...

Querida ameixa, ainda bem que a correia não te larga a porta, sabe tão bem receber coisas boas! O mais que pode é ficar invejosa dos teus "negócios"!
De resto, tu mereces os presentes, os prémios, tudo. E bibó Porto:)
O pão ficou com "boa cara"! É do género do pão de Deus, aqueles bolos de côco que se vendem?

Manuela © disse...

Rapariga sortuda e mimada :p

O pão parece-me muito saboroso :)

Anónimo disse...

Ameixinha querida,
Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (http://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.

Convidamos você a participar do nosso primeiro desafio!

Te esperamos por lá.
Bjkas
Glau, Renata e Rita Palita

ameixa seca disse...

Ziza e Vivian, muito obrigada :)
Nana, pois é! Eles não sabem, nem sonham... mas a minha mãe não quer que ninguém me leve. Vá-se lá saber porquê, né? eh eh
Gina, acho uma óptima aposta. Pão quente todo o dia e mais barato.
Cláudia, pois é! Muito bonitos mas tem mais desafios e mais prémio :) O pão pode ser feito à mão. É igual.
Kláudinha, foi uma piadola mas acho que é a única arma dentro da minha carteira... e o telemóvel também eh eh Quanto à marmelada podes encontrar a receita em vários blogues. Eu não tenho marmelos (salvo seja) nem nunca fiz. Mas podes encontrar receita no "sabores de Canela", "Ponto de pérola" e "Cozinhar com os anjos". Lá eu sei que se fez boa marmelada :)
Ana, muito obrigada ;)
Conceição, o Natal está a chegar... vai atirando umas bocas para o ar eh eh Pode ser que o Pai Natal oiça :)
Isabel, agora há MFP baratas. O jumbo está a fazer promoção para quem fizer a encomenda na net, fica à volta de 35€ até dia 10 Outubro. Para quem não tem é uma boa oportunidade!
Canela, até ficou :) Obrigada!
Carla, o dia ganha nova luz :) Se não gostas de coco não ponhas na massa e depois polvilha com açúcar.
Margarida, a cor tá mesmo como eu gosto! Tenho que ver esse bolo para poder fazer umas coisas boas :)
Martuxa, eu já não sei viver sem a minha MFP :)
Cláudia, eu sabia daquelas colheres de pau com o furo no meio para medir e doos tupperwares também. Mas isto realmente é muito à frente ;)
Aline, é mesmo! Muito obrigada :)
Filipa, obrigada! Realmente há coisas que animam logo o nosso dia e ontem vi no teu blog uma receitinha com cardamomo. Guardei para experimentar :)
Alice, obrigada. O medidor é fácil de usar. Se queres spaguetti para duas pessoas enfias a spaguetti no buraquinho que diz 2 porções e fica na medida certa. Nem mais nem menos. Vou tirar foto e depois mostro :)
Nela, obrigada! Formigão giro eh eh Essa foi boa. Não sei não :) Fazes bem comprar a máquina. Vais gostar. Eu adoro marmelada no pão ou com queijinho :)
Agdá, expliquei para a Alice mas vou tirar fotos e mostrar, ok? :)
Risonha, é segredo mas também conheces a cozinha dela :) Nos algarves também não há? Posso enviar-te metade do meu frasquinho se quiseres ;)
Noémia, obrigada! Que tristeza ontem :( Que ganda goleada! Amor... não é pão de Deus mas tenho a receita de pão de Deus (adorooo) para a MFP. Queres que te envie? Não sei quando vou fazer mas vou experimentar um dia destes :)
Manuela, já viste? Qualquer dia começo a cantar: "Mal habituada, você me deixou mal habituada!" eh eh
Rita Palita, Glau e Renata... já ouvi falar desse blogue :) Queridas eu sou tão magrela que acho que nem o casamento me vai engordar eh eh Mas sou adepta da culinária light e saudável. Claro que vou visitar e linkar :)

Mari disse...

Querida, parabéns pelos presentinhos lindos... =D
Esse pão parece ser delicioso, assim q eu adquirir minha máquina (já estou a pedir e choramingar para o marido.. rsrs), com certeza o farei... adoro pãozinho caseiro, e doce então, nem se fala!!
Super beijo

Mari

Neyma disse...

Ola Ameixa,
Li seu comentário no Rita Palita sobre não conhecer queijo cottage, que talvez não exista em Portugal. Encontrei uma receita de queijo cottage caseiro que pode ser útil para você, caso queira tentar fazer.
http://www.activeboard.com/forum.spark?forumID=29790&p=3&topicID=3021240
Espero que goste!!
beijinhos

Sylvia disse...

E tao bom recebermos presentinhos e se comestiveis melhors ainda...rsrsrs!!!
Muito lindo tudo o que vc escrveu se te nota muita sensibilidade
Esse pao de coco esta tentador!!!
beijos

Vitor disse...

Ameixa gostei de tudo!!!És rialmente uma miúda de sorte...mas olha não me digas nada que estou mais que fulo!claro que perdi tudo mas não vou chorar sobre leite derramado:))Ainda mais que vou de férias finalmente.Um beijinho Vitor:))--

Dani Bros disse...

Quantos presentinhos!!! Adorei o medidor de macarrão, não conhecia.
Quanto ao pão ele nem solou, ficou inteirinho e bem bonito!
Bjks

Catarina Santos disse...

Este pãozinho tem óptimo aspecto, e logo eu que tenho andado tão tentada a comprar a MFP... já ando a fazer o choradinho, quem sabe para o Natal "alguém" cá de casa mo ofereça :)

Realmente o cantinho da Luisa é muito inspirador! Tal como o é este teu :)

Beijinhos e boa semana!!

Rosa Eliza disse...

Oi Ameixa seca,ja pegou o mimo da amizade no blog de culinaria que coloquei para todas as amigas e você é uma delas é de coração.
Bjss

Gina disse...

Ameixa, parabéns pelos mimos! Bjs.

Unknown disse...

Que maravilha de presentinhos hein??? e o pão está cá com um "ar" que só me apetecia partir uma fatia e comer :)
Formigas? ehheh nem só as formigas gostam de coisas doces ;)

Beijocas Amiga

ameixa seca disse...

Mari, obrigada! Choraminga muito... vale a pena :)
Neyma, obrigada pela dica e pela visita. Falta-me jeito e categoria para fazer queijo mas valeu a informação :)
Sylvia, há pessoas e gestos que nos deixam sensibilizados :)
Vítor, imagino que estejas fulo. Eu também ficaria. Tens que recuperar tudo. Desejo-te boas férias ;)
donna dani, também não conhecia o medidor. Super útil. Os meus pães na MFP ficam sempre bons :)
Catarina, chora chora que "alguem" há-de ouvir-te :)
Rosa, eu vi o post mas achei que não era para pegar. Vou buscar e colar no cantinho direito do blog. Obrigada :)
Gina, obrigada :)
Cenourita, o pão é muito bom e os presentes ainda adoçam mais os dias :) Humm... se não são formigas não estou a ver o que será eh eh

Martuxa disse...

Para que não fiques mal habituada ehehe, tens MAIS um prémio lá no meu cantinho à tua espera :)

Beijinhos

Sandreane disse...

Oie!!!
Parabéns por cada um desses mimos que recebeste, pois com certeza os merece :)
Bjos!

Anónimo disse...

Isto é de partir o cuco a rir! A descrição pré-receita. Diversos pontos altos (e baixos como aquele do Bibó Porto! Não fosses tu de Braga e...). Sabias que o coco engorda comós diabos?! Nos anos que vivi em Moçambique ganhei uns kilitos a mais, só perdidos no regresso a Portugal, porque tudo era feito com coco: arroz de coco, caril de coco, camarão com caril de coco, não sei quê com coco, etc, etc, etc.

Como é que se fazia? Bom, a minha mais que tudo tinha um banquinho onde se sentava (claro). Do lado direito do "banco", existia uma roda dentada metálica onde se raspava o coco para um recipiente. Ou seja, pegava-se no coco, partia-se em duas metades e depois raspava-se até ficar praticamente só a casca. Com a operação concluída nas duas metades, pegava-se no coco "ralado" que estava no recipiente e era espremido num tecido fazendo com que saísse líquido de coco (leite/água). Pegava-se nesse líquido e era no arroz, no camarão, na lagosta, na galinha, no cabrito, etc etc etc. Divinal!

Maggie disse...

Agora que já tenho MFP também não quero outra coisa. Coitada trabalha quase todos os dias. Pareço uma criancinha com um brinquedo novo.
Adoro ler as tuas histórias... embelezam a receita duma maneira especial como só tu sabes fazer...
Quanto aos teus leitores não te preocupes...(viva o porto, claro).

Bjs

Natália Eleutério disse...

Já fiz um print da receita para testá-la brevemente, deve ser delicioso, e as prendas são um mimo, bjs

Mari disse...

Ameixinha.....tem coisa melhor que receber presentinhos inesperados?!?
Agora, vamos combinar aqui: VC MERECE!
Baccios!

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Tem um prémio para si na minha Casa.
Beijinhos

Maggie disse...

Também quero a receita do pão de deus para a MFP... please, please,...

Mónica Pinto disse...

Ameixa,o teu pão está de olhar e chorar por mais, já que não posso comer ao menos olho!
Parabéns por todas as tuas prendas, mereces com toda a certeza!
Beijinhos

Maria Vitamina disse...

A padaria aí de casa vai de boa maré...este está bem amarelinho. Sabes uma coisa, eu também não sabia que existem medidores de esparguete, nunca tinha visto semelhante coisa! :) enfim, agora já sei. Tenho um pequeno desafio com direito a selo e tudo lá no meu cantinho, quando puderes passa por lá para ver, se quizeres, claro.
Bjs

ameixa seca disse...

Martuxa, obrigada pela gentileza :)
Sandreane, obrigada! Eu tento fazer por merecer ;)
Miguel, ponto baixo? Querias estar ao mesmo nível desse ponto baixo eh eh (pronto, estivemos bem lá em baixo mas nós vamos renascer, ok?) Olha, se me visses não dizias que o coco engorda eh eh Eu não noto nada mas também não comi nada dessas coisas que a tua mais-que-tudo fazia. Deitas a culpa ao coco mas tu é que comias tudo e não deixavas nada :)
Maggie, muito obrigada pelas palavras simpáticas :) Eu e a minha MFP somos grandes amigas... sem ela já perdia uma parte de mim :)
Nani, fizeste bem! Experimenta que vais gostar :)
Mari, é mesmo! Nada melhor! Muito obrigada :)
Lu, obrigada! Vou passar na tua casa :)
Maggie, vou tentar fazer hoje e postar amanhã... primeiro quero testar a receita a ver se resulta :)
Monica, obrigada :)
Moonlight, existem e são giros. Obrigada pelo desafio... vou lá ver :)

MARIA disse...

Ameixa parabéns pelos presentinhos todos!!!Um bjs

ameixa seca disse...

Manuela, obrigada :)

Reflexos disse...

Olá,
Vi o seu blogue pela primeira vez.
Vou ficar visita assidua.
Beijos ( de Braga)

Axly disse...

Ameixinha! Você merece flor, sempre tão gentil e agradável com todos.
Fico imaginando a cara da tua carteira, hahahaha...
Kisss^^

Odete disse...

Menina que lindos seus presentes. E nao sao nada escusos, por sinal bem merecidos.

Olha tem um premio e uma brincadeira pra ti la no meu blog.

Beijos

Gina disse...

Ameixa,
Tem um mimo lá no blog pra você.
Bjs.

Smas disse...

Olha que este pão, mesmo sem a manteiga tem um aspecto delicioso!!!!
Ainda há uma fatia para mim?
Bjs

ameixa seca disse...

Reflexos, bem vinda e obrigada pela visita. É sempre bom receber a visita de conterrâneos :)
Axly, obrigada querida!
Odete e Gina muito obrigada... já respondi ao desafio :)
Sandra, o pão já lá vai mas faz-se nova fornada :)

Joana Amoêdo disse...

Parabéns, tantas prendas fofas:)

vague disse...

q maravilha, este blog está impossível de se visitar!

:))

Ó menina tu fizeste anos e eu não dei por nada??

ameixa seca disse...

debbie harry, obrigada :)
Vague, até parece, não é? Mas não... isso é só daqui a um mês ;)

Nysa disse...

isso é que é ter sorte. também recebeste uns presentinhos bem lindos!!! e o pao... ai, eu já disse que estou cheiinha de inveja dessa máquina???

ameixa seca disse...

Pois é Nysa, também recebi uns presentes maravilhosos. Quanto à MFP vale a pena... pede ao Pai Natal :)