quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Panquecas de abóbora



O nome e a receita original envolve toranja, mas tinha muitas laranjas que uma vizinha ofereceu e que são bem docinhas. Aproveitei e, mais uma vez, esta é uma combinação vencedora :)
Dá é um bocadão de trabalho e precisamos de algum tempo para preparar a abóbora.
Mas tempo é coisa que não me tem faltado, esta chuva das últimas semanas está a levar-me ao infinito e já estou farta de estar presa em casa. Estou a descabelar-me toda e hoje à tarde vou sair e não me importa que chovam canivetes! Estou farta e preciso de andar a pé para espairecer... ando desnorteada, alienada, ostracizada, chateada, atormentada, estagnada, alucinada, enfunada, atrofiada... uma desgraçada e tenho que pôr nisto um ponto final. (ponto final he he)
Se eu não der notícias em breve é porque fui junto com a corrente de água, fui no enxurro e afoguei-me, porque a Ameixinha não sabe nadar yo :)

Mas sei fazer panquecas ora essa! Querem mais e melhor? Não tenho... levam panquecas e já é muito bom! Quem dá o que tem, a mais não é obrigado! Se eu fosse muitoooo esperta em vez de dar começava a vender :) Pronto vou parar por aqui que já estou numa de divagar!

Ingredientes:
1 ou 2 kg de abóbora descascada e limpa (decidam-se! ou 1 ou 2 kg, não sei se sabem mas o peso da abóbora vai interferir na receita e interferiu como é óbvio! Usei 1,500kg)
sal
400 gr de farinha de trigo (usei metade de trigo e metade integral)
3 ovos
1 toranja (usei a raspa de uma laranja e o sumo de 3 laranjas para dar o ponto)
manteiga
açúcar e canela para polvilhar


Preparação:

1. Corte a abóbora em pedaços e coza-a em água temperada com sal. Escorra, esprema entre as mãos para perder parte da água e esmague-a com um garfo.
2. Deite a abóbora numa tigela, junte a farinha, aos poucos, e envolva muito bem os dois ingredientes. Adicione os ovos batidos e a raspa da toranja. A massa deve ficar com uma consistência média (ou seja, nem muito líquida nem muito espessa. A minha ficou espessa daí ter que acrescentar mais sumo de laranja). Se necessário junte um pouco do sumo de toranja (eu avisei! Para mim foi mesmo necessário).
Deite a massa às colheradas, uma de cada vez, numa frigideira anti-aderente barrada com manteiga (pouca). Espalhe a massa por toda a superfície virando ligeiramente a frigideira (nesta parte testem a massa que foi o que eu fiz, se ela começar a fazer bolhinhas é porque a consitência está boa).
3. Quando coalhar, vire e cozinhe do outro lado. Polvilhe com açúcar e canela.

Que tal? Não morreu mas está mal :)

Uma vez que as minhas nails avermelhadas desapareceram da blogosfera e eu não sei porquê, voltei mais pacífica, com uma cor mais neutra. Pode ser que o blogger faça as pazes com a minha mãozinha de quatro dedos (na foto está a prova que tenho os cinco inteirinhos, embora um esteja desaparecido também. Porra! Será normal eu aparecer sempre com quatro dedos nas fotos? Aiii a vida! ) e a foto volte a dar de si!


Adiante... ficam umas panquecas com um sabor fantástico mesmo não levando açúcar! A cor está à vista :) Se a abóbora fosse mais laranjinha ainda ficavam mais giras :)

Agora tenho mais presentes, mimos, selinhos para agradecer! O meu currículo vai extenso... isto conta para arranjar emprego? Não? Ó que pena!

Então quero agradecer à Pepermint e à Neyma pelo troféu do Pedagogia do Afecto que já publiquei! Gosto de saber que há quem dê tanto valor ao afecto quanto eu :)

Agradeço também à Luciana que me passou o selo do Blog Maneiro :)

E a Fernanda ofereceu-me estes selinhos que eu agradeço muito. O Canela Moída está rico! Mas só é fabuloso porque há sempre alguém disposto a cá passar :)





Abóborazinha amarelinha, vê lá se não te queixas desta vez, ok? Não te passei a varinha mágica... foi só um apertãozinho para tirar um bocadito de água :)

85 comentários:

Jorge disse...

Eu adoro panquecas e ando à uns tempos pra me livrar de uma boa quantidade de abóbora congelada, vou ver se experimento essa receita, obrg. :)

Helena disse...

Essas panquecas a julgar pelo aspecto,devem valer bem o trabalho....
Parabens pelos selos/premios!
Bolas,aqui tambem não pára de chover!
Abraço

Kláudinha disse...

ai miga.... eu a tentar perder dois kg... so de olhar já engordei mais 1 pq ja comi umas 4 :P

SusanaG disse...

Eu comia já uma Ameixinha! Que aspecto delicioso!

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

essas panqucas estao com um aspecto maravilhoso tambem quero!!!
beijinhos e quidado com as correntes de agua ;p

Raspas de Laranja disse...

Divaga para aí rapariga, se o não fizeres estranhamos. Estás fechada em casa? Que avariaram as portas e janelas? Eheheheh! Tu tens uma sorte cons os vizinhos, ele é aboboras, laranjas, e nós não sabemos que mais. Nunca fiz panquecas, costumava fazer crepes, mas é diferente. Estas estão 'deliciosas' a julgar pelo aspecto, e eu comia já uma, mesmo que fosse comprada, pois estou com fominha. Talvez esperimente esta tua receita. Depois recheo-as com doce de abobora! Bom passeo logoa à tarde, e vê lá se não vais na enxurrada. Bjs

Nela disse...

Querida as panquecas ficaram lindas, e sabes já comia uma! claro que é só para provar, pq depois vinha outra a seguir ;) Tens razão esta chuva toda, está a dar cabo de mim, primeiro não chovia agora vem toda de uma vez, mas os dias assim tb "mexem" comigo. Beijocas e coidado! olha as contipações, não andes á chuva amiga rsrsrs.

♥ mesa para 4 disse...

Hummm panquecas de abóbora ( eu ADORO abóbora) deve ser muito bom...beijinho

Abóbora Amarelinha disse...

Obrigada amiga por teres subtituido a varinha mágica, pelo apertãozinho...

Amiga por favor,logo quando fores fazer o teu passeio leva botija de ar e barbatanas, porque se fores na enxurrada, estás sempre safa.

È que apesar de tantos "adas"...
de só teres 4 dedos, etc...
aqui a malta já não vive sem as tuas palavras.

canoas de beijinhos

moranguita disse...

ameixinha tens razao a chuva ja cansa. eu se tivesse sem trabalhar dava em doidad. apesar de gostar de tar em casa este tempo, tantso dias seguidos dava cabo d mim.

as panquecas estao lindas, devem ser pouco boas devem. e o que me apetece fazer quando fico por casa. ium docinho para me animar.

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Olá Ameixa,
Eu adoro crepes e panquecas, nunca tinha visto com abóbora, mas o aspecto não deixa margem para dúvidas, são de certeza muito bons.
Para abreviar a trabalheira de arranjar a abóbora, normalmente arranjo uma quantidade grande e guardo já cozida em caixinhas no congelador.Também costumo fazer scones com abóbora e laranja.
Tal como tu também eu estou cansada de tanta chuva, já não se aguenta, e não venham dizer que é bom para as plantinhas, que essas coitadinhas já estão a morrer afogadas...
Bjs

Baú da Conceição disse...

Ameixinha aproveita logo vens até aqui e trazes umas quantas para acompanhar um chazinho bem quentinho, já que não nos livramos da chuva nos próximos tempos.

Delícias e Talentos disse...

Realmente não há como ver a luz do sol de vez em quanto...Também estou fartíssima de chuva, porque complica tudo. O trânsito é infernal, molhamo-nos dos pés à cabeça, já encharquei 2 pares de botas, e por este andar, não fica por aqui...
Mas, falando do que é importante, não costumava fazer panquecas antes de ter o blog, agora já é a segunda vez que faço, e todos gostámos. Claro está, que as tuas ficaram bem apetecíveis, e com abobóra e laranja (!!!) temos MESMO de testar! Bela receita! :)

Luisa Alexandra disse...

Com boa vontade provava uma dessas tuas Waffles!
Estão com uma cor deliciosa!

Mari disse...

Ameixinha, está ai uma excelente opção para usar a minha super abóbora, já reduzida a pure... hehehe, pois é, ainda tenho abóbora na minha casa... rs... espero que esse fim de semana consiga acabar com ela.
Adorei essas panquecas. Sou adoradora de panquecas, e também de abóbora... ela deixa a massa dos bolos e muffins tão macia, acredito que a das panquecas também.
Super beijo

Mari

ameixa seca disse...

Jorge, é uma boa maneira de te livrares de mais 1 ou 2 kg :)
Canela, valeram bem a trabalheira. Quentinhas são um espectáculo :)
Kláudinha, engordas nada. sto tem fibras e na massa não leva açúcar :)
SusanaG, eu também comia mas já não há :P
Lili, estou a preparar-me para enfrentar o temoral mas isto mete um bocadito de medo. Ainda por cima oiço trovões ao longe. Aiiii :)
Zé, tenho bons e maus vizinhos. Mas os bons superam os maus :) Se eu for na enxurrada faz-me paragem aí na Maia ou no Porto ok?
Nela, as panquecas são viciantes e se forem quentes... uiii :)
Samma, ficaram mesmo boas. Aposto que ias gostar :)
Abóbora, um apertãozinho de vez em quando sabe muito bem he he Vaham-me as palavras. Olha, ficam as palavras e vão-se os dedos he he Esta agora foi boa!
Moranguita, pois eu tambem gosto de ficar em casa quando chove mas já cansa! Valham-me as panquecas :)
Moira, também não tinha visto, por isso decidi fazer :) Também tenho algumas plantinhas a morrer por causa da humidade, cheias de bolor... uma desgraça!
Conceição, se eu for no enxurro é provável que passe por aí he he
Mary, era suposto as botas não deixarem entrar água. Também já afoguei umas, ainda bem que tenho mais umas quantas. Está a cair pedraça lá fora... vou levar com ela nas orelhas que vai ser um mimo. Ai ai :)
Luísa, ainda não tenho máquina para fazer waffles. Só mesmo panquecas :)
Mari, já nem ten trabalho nenhum. é só juntar ingredientes :)
E agora vou-me. Se não der notícias ao fim da tarde é porque já estou em Barcelona... fui no enxurro he he

Maggie disse...

Podes me vender 1/2 dúzia?!...
Se te deixa mais feliz brevemente vou juntar-me ao teu clube ... sabes aquele dos desempregados... é a vida.
Bjs

Karla disse...

Ai Ameixinha nem me fales em unhas, nem em crise, nem em chuva nem em desemprego!!!!
Eu hoje estou assim que nem tu e nem trouxe as coisas p o ginásio...como vingança comi meio pacote de bolachas a ver se fico mais doce, já que não tenho das tuas panquecas....
Bem linda, beijinhos e bom passeio, com ou sem canivetes ;)

Raspas de Laranja disse...

Está descansada. Eu faço stop. Quanto às unhas, apesasr do rouge, ser a tua marca de marca, ficou lindamente noutra cor. Beijinhos

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

lindas as panquecas...um dos vícios aqui em casa! Quanto as unhas...estão lindas, mesmo em tom suave... ;)

bjsssssssssssssssssssssssss

Joanissima disse...

Estas panquecas parecem fantásticas para fazer num Sábado de chuva com crianças em casa!!!
Excelente dica!!

(não era muito fã de abóbora mas agora já não a dispenso, pelo menos na sopa... confesso que tenho algum receio de me atrever em mais opções... mas quero tentar!!!)

Vina disse...

Acho que já chego tarde, mas a próxima vez que fizeres panquecas, guarda-me uma ou duas, pode ser? Entretanto, vou aproveitar a tua dica e vou experimentá-las um destes dias! Beijos e que a chuva vá amainando por aí!

Anónimo disse...

Olá Ameixinha,
estas panquecas ficaram com uma cara divinal. Não sou muito de fazer panquecas. Acho sempre que apanqueca ou vai ficar colada à frigideira ou vai ficar colada ao tecto :D, mas também tenho umas receitas reservadas para me aventurar um dia. As tuas ficaram lindas e com abobora devem ser uma delícia.
beijinhos.
Susana B.

Unknown disse...

hehehe fico a imaginar vc com o rosto grudado na janela e esperando o sol dar um brilho no céu!
Vá dançar na chuva querida hehe
Bem, eu acompanho sempre vc no msn e sei que andas fazer mtas panquecas!
que deliciaaa
bjs

Unknown disse...

Ai Ameixinha... tanta coisa terminada em "ada"... mas antes em "ada" que em "ida", sim porque de ida estás tu para o passeio, nem chovam canivetes, picaretas ou paralelos eheheh
Este tempo a mim também já me enjoa, mas temos que nos aguentar à bronca. E se vieres para estes lados, é só dizeres, o rio Lis leva bastante água e se for preciso devo ter ali umas bóias, ali ou aqui... eheheh
Felizmente as panquecas não levam cenoura senão lá estava eu toda passada ou triturada ou outra coisa qualquer terminada em "ada"!

Beijocas nadadouras Yo!

Axly disse...

Ai Ameixinha!
Consegue fazer graça da desgraça, hahahaha...
Mas eu sei, como aqui sempre faz muito sol e calor, dias seguidos de chuva e nuvens pesadas me deixa assim!
Maluquinhaaaaaaaaaaa...
Ah, se você não sabe nadar, leve boias, hahahaha...
Lindas panquecas, kisss^^

Abóbora Amarelinha disse...

Ai que ralação, onde andas tu... no meio da chuva...! desgraçada, atrofiada e desnorteada, equipada de botija, barbatanas e com as bóias da cenourita he he he...
agora de repente imaginei a cena, lol.

Aproveitando a deixa da cenourita!olha, mal por mal... que tenhas ido "ada" e regresses "ida" mas bem!
jinhos

Glau disse...

querida, estamos em sincronia.. estou para postar umas panquequinhas.. mas as minhas foram as mas básicas mesmo!

bjo grande, glau

Lete´s do it! disse...

Panquecas??
Onde estão, quantas são?
..nham, nham,... devorava 2 de seguida!! Ah, pois é! E com o aspecto que essas téem... sem dó nem piedade!!!
Moça, não saias! Fica em casinha, sossegadita, abrigada da chuva, dos sapos e dos canivetes!!!
Prepara um jantarzinho bBOommm p´r´a malta, que tem mesmo d´andar á chuva!! ..grrrr.., quando chegar a casa se babar!!!
Ah!, e essa ideia de vender a paparoca? WHY NOT?
O homem sonha... o homem quer... a obra nasce?... então???

Odete disse...

Por aqui panquecas de abobora sao bem comuns. Combinadas abobora e laranja, deve ter ficado uma delicia. ;>)

Marisa Reis disse...

Imagino que seja complicado passar um dia inteiro dentro de casa, então muitos deve ser uma tormenta... sou eu a queixar-me por estar doente e mesmo assim ter que vir trabalhar e tu a queixares-te que passas o dia todo em casa, pelo menos tens a culinária, os blogs e os livros para te entreteres... quanto ás panquecas, com um cafézinho sabiam mesmo bem... podia ser que me curasse a constipação...lol...

edinha disse...

O bocadinho que estás a agarrar está tão apetitoso que se tivesse aqui abóbora ia experimentar,mas como não tenho vou ter de esperar :)
Beijinho

Natália Eleutério disse...

Tou como tu, fartinha dessa chuva, fazer o quê???, Em relação ás panquecas que adoro, não conhecia essa versão com abóbora, adorei, bjs.

Leonor de Sousa Bastos disse...

O mau tempo põe-nos mesmo com a cabeça em água... também fico farta de chuva!!!
Aqui, que é raríssimo chover, tem chovido quase todos os dias... depois o frio... a mim em vez de me apetecer sair, só me apetece ficar...

Feliz ou infelizmente tenho que sair todos os dias de casa, faça sol ou chuva e dava tudo para ter uma tarde dessas, juntinho a umas panquecas...:)

Devem ter ficado super boas com a abóbora e a laranja! :)

Karla disse...

Olá...voltei :)
Já deves ter mas...há mais um óscar para ti no meu cantinho...

ameixa seca disse...

Maggie, esse clube devia ir à falência! Mas isso deixa-me todo o tipo de sentimento menos a felicidade :)
Karla, vingaste-te nas bolachas tadinhas :) Não choveram canivetes mas foi parecido. O gelo que caiu e a trovoada não foram brincadeira nenhuma. Apanhei uma molha mas sobrevivi! Vou lá passar no teu blog para recolher o presente :)
Zé, afinal nem o enxurro me leva hi hi
Anita, também ando meia viciada em panquecas... são tão boas :)
Joanissima, acho que a tua crianças ia achar muito divertido :) Se só usas abóbora em sopa não sabes o quanto ela é versátil!
Vina, experimenta que não te arrependes. A chuva não amainou... este foi um dos piores dias de chuva porque veio acompanhada de pedraça e trovoada. Eu como tenho um timing fantástico, escolhi este dia para sair de casa :)
Susana, só fica colada à frigideira se ela não for antiaderente :) Experimenta que vais adorar!
Nana, o tempo está de mal connosco. Hoje de manhã vi o sol mas foi de propósito para nos fazer sair à rua... de tarde levamos com um temporal daqueles inesquecíveis! Não deu para dançar mas deu para praguejar he he Resta-me fazer panquecas :)
Cenourita, aparecida, inibida, escondida, envaidecida, extrovertida não é assim tão mau he he YO!
Axly, resta-me a boa disposição e a imaginação :)
Abóborinha, voltei arrefecida mas agora já estou aquecida :) Fo... nix!
Glau, tudo que é panqueca marcha muito bem, simples ou não :)
Lete, já nem estão nem são, já eram :) O maior problema é que a mulher sonha e a queda depois é muito grande hi hi
Odete, ficaram uma delícia com o aroma da laranja :)
Sweet, eu ando tão farta que nem sei que raio quero, o que preciso, onde estou, para onde vou... aiiii! É como o Variações disse: Estou bem aonde não estou :)
Edinha, esse bocadinho comi-o :)
Nani, também não conhecia mas gostei muito :)
Leonor, o nosso Norte está a ser fustigado pelo mau tempo... está demais! Eu lá vou dando umas voltas pela casa e pelos pátios. Quem anda feliz é o Luísinho. Adorou levar com o granizo todo no bico :)

Isabel de Miranda disse...

Ameixa aqui à muito abóbora laranjinha:)))Aliás é só da que uso.Gostei das tuas panquecas...venho cá logo para ver se estás a salvo(sorrisos)Beijinhos carinhosos

bio_geo_esds@ disse...

Panquecas de abóbora ainda não fiz, mas fiz waffles, que acabam por ter uma massa parecida.
É uma óptima sugestão para alguma (muita) abóbora que por aqui anda.
Quando tiver tempo vou "postar" um pão de abóbora.

vague disse...

Beijo, sua cozinheira de mão cheia e bom gosto musical :)

A União Faz a Vida disse...

Será que posso fazer essa massa salgada, pra rechear com carne?
Hein?
Beijinho

Cininha disse...

Eu também adoro panquecas e essas parecem-me excelentes, mas a chuva realmente já está a passar dos limites hehe!eu também já estou esses adjectivos todos com ela, mas pronto sempre vamos aproveitando para fazer umas coisinhas boas em casa;-)
bjinhos

Noémia disse...

Olha que o mistério das fotos desaparecidas não atingiu só as tuas unhas, o mal foi geral, por isso mudei a minha.
Quanto à chuva, querida, acho que com tanta água já andamos todos com verdete, musgo, bolor e isso reflecte-se no humor!
Isso de estares metida em casa e te dar para as pan quecas, já é freudiano! Tu vê lá. :)

Cláudia Marques disse...

Anima-te, rapariga!
Porque é que não solicitas ao "Socras" um microcrédito para abrires um restaurante? Ia ser um sucesso, pela certa... o pior era este pessoal todo a querer descontos...
Já agora, qual é a diferença entre crepes e panquecas? Seja como for, o aspecto está soberbo.
Bjs

Catarina Santos disse...

Como sempre ao ler os teus fantásticos posts, fartei-me de rir! E espero que ainda aí estejas para ler este comentário, pois o dia de hoje foi mesmo chuvoso! Por aqui até queda de granizo e trovoada houve, não escolheste muito bem o dia :)

Quanto às panquecas, acreditas que eu nunca provei? É verdade, devo ser das únicas pessoas! Mas para as provar pela primeira vez não seriam de abóbora, porque não gosto! Quem sabe um dia publicas de outra forma e aí sim, experimento! Mas olha que as tuas ficaram bem bonitas! Ah, e é escusado dizer que mereces todos os prémios, porque isso tu já sabes :)

Beijinhos e boa semana!!

K disse...

NEM ME FALE EM CHUVA, EU Q ESTOU AQUI NESSE BRASILZÃO SÓ VÍ O SOL DOIS DIAS DESDE O ANO NOVO
TODO O RESTO É CHUVA, E ATÉ MEU PÉZINHO DE CAJU SOFRE, APENAS UM CAJUZINHO BOM, OS OUTROS TODOS ARDIDOS
" O QUE NOS RESTA É AQUECER O CORAÇÃO AMEIXINHA E FAZER PANQUECAS, HUMMM
VOU TENTAR FAZÊ-LAS AQUI COM MINHAS ABÓBORAS VERMELHINHAS
BEIJINHO

Carlota e a Turmalina disse...

Querida,
Continue com suas panquecas e aguente firme, que tudo passa, até mesmo a chuva uma hora passa...
E, por favor, continue nos deliciando com suas palavras e receitas :o)
Bjosssss

Agdah disse...

Eu tenho que dizer que adoro os dias de chuva. Adoro ouvir os pingos de chuva caíndo lá fora e o cheirinho de grama e terra molhada. Na escola secundária, nos meses de inverno, adorava voltar para casa caminhando na chuva. Chegar em casa e sentir o cheiro de pão quente e da sopa de verduras, já me aquecia a alma.

Mas como diz meu pai, cada cabeça é um mundo e tem gosto nesse mundo para tudo. Faço votos que estie logo.

Nani disse...

Menina então eu lhe ofereço o sol do Brasil, eu é que daqui uns dias vou comprar uma piscina e andar dentro delas, hehe
Eu amo panquecas, já fiz com banana, mas com abobora é novidade. E dar-lhe abobora, rs
Beijos

Mónica Teodoro disse...

Ameixinha as tuas panquecas estão o maximo, aliás como tudo o q fazes.
Olha quanto a tua saída de casa aconselho-te a teres cuidado pois tive que sair da parte da tarde e pouco faltou para ir com o vento...LOL...
Adoro ler os teus posts porque me divertem imenso...continua assim.
Beijinhos.

Téia disse...

Ameixinha amiga, riu muito de suas histórias, são ótimas, me levantam o astral...quisera um dia conhecê-la pessoalmente...imagine que encontro animado, alegre e giro(já estou quase portuguesa...kkk...)Ah, estas panquecas de abóboras ficaram lindas demais, como sempre, inventando delícias...Bj grande lindona.

ameixa seca disse...

Isabel, estou a salvo he he
Renato, acho que a máquina de fazer waffles vai ser a próxima aquisição :)
Vague, será? :) Obrigada, és uma querida!
Talula, eu acho que sim :)
Alcina, pois é. Já ando a inventar o que fazer :)
Noémia, não tem nada de Freudiano, quem inventou o nome é que devia ser tão atrofiado comó Freudinho :) Eu cá até já estou purinha com tanta chuvinha he he
Cláudia M., mais animada não posso! Estou farta de tanta chuva mas sempre bem disposta pahhh :) O Socras merece é uma macro panqueca na tromba e só comer depois dela cair no chão hi hi Panqueca é pequena e altinha. O crepe é maior e mais fino!
Catarina, escolhi mesmo mal o dia para sair de casa. O Inverno caiu-me em cima mas refugiei-me na casa de uma amiga he he Já publiquei de banana mas tb não gostas né? As próximas são de baunilha, aguarda :)
Karoline, tanta chuva não faz bem para nada... os campos de cultivo estão alagados e as nossas plantas sofrem com isso. Aqui está demais!
Turmalina, pode demorar mas passa né? Não há bem que sempre dure e mal que nunca acabe :)
Agdá, não há quem goste mais dos dias de chuva do que eu. Mas aqui chove há muito tempo e começa a chatear. O problema é que aqui tem sido chuva torrencial, acompanhada de granizo e trovoada. Não dá para caminhar assim...
Naninha, tanto calor assim também não dá... eu gosto do friozinho mas a chuva em demasia tambem enche :)
Mónica, obrigada! Eu saí mesmo de casa e foi um dia horrível, tenho mesmo mau timing :) Mas salvei-me!
Téia, já imaginaste nós as duas juntas? Ia ser demais he he Muita gargalhada :) Obrigada pelas palavras!

Rosane Vargas disse...

Ameixa, espero que tenhas podido sair, ver o sol, andar, espairecer... De qualquer forma, teu "tédio" é muito proveitoso, pois a receita é ótima.

Beijão

Erva Doce e Canela disse...

Olá

Tens um prémio/selo no meu blog.

Beijinhos

Cris disse...

Se quiser fazer a abóbora com pouco trabalho tire apenas as sementes da abobora por uma abertura no talo e leve ao microondas por 15 minutos, aí é só tirar a polpa com uma colher e amassar :-) Parece muito boa sua panqueca, não vai fermento? Beijos!

Inside me disse...

Olá pequena
Ainda te lembras de mim...
Desculpa a minha ausência nos comentários... mas nunca foste esquecida sempre dei uma olhadinha... mas estou de volta aos comentarios...

... obrigado pelos teus no meu cantinho... sempre foram especiais...

...hum panquecas de abobora... essas nunca comi!...

e minha menina voltámos aos titulos picantes foi? LOL ;-P

Beijos para ti metade de mim. ;-)

CSS disse...

Bem...

Tenho andado muito ocupada e não tenho conseguido ver os blogs diariamente e com o pc avariado, pior ainda, mas tu tens o blog recheado de coisas boas e essas panquecas estão com um ar apetitoso!

Beijinhos

Eli disse...

Abóbora é algo que não consigo ficar muito tempo sem comer, amo de paixão. E fiquei enloquecida com essa receita!!

E que belo prato de massa logo em baixo aí em?!

www.saboresdalica.blogspot.com

ameixa seca disse...

Rosane, eu saí mas sol não vi!
Ana, olá e bem vinda! Nem te conhecia e já tens um prémio para mim? Muito obrigada. Vou lá passar praa recolher :)
Cris, a minha abóbora era enorme, não cabia no microondas mas agradeço a dica :)
2dmim, off course que sim :) Bem vindo! Tinhas logo que vir comentar um post com o título picante? Foi de propósito pahhh ;)
CSS, obrigada :)
Eliana, também gosto muito de abóbora! A massa é para a refeição principal e as panquecas são a sobremesa :)

Isabel Seabra disse...

Ameixinha ....estás tramada...tens um prémio para ti no meu blog...

Essas panquecas...upa upa...

bjs

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Afinal, você saiu à tarde, ou não?
E a chuva já passou?
Caso contrário, só aproveitando essas panquecas diferentes.
Ontem, por coincidência, também postei sobre abóbora no meu blog.
Beijos

Isabel Pisoeiro disse...

Mas que lindas panquecas, devem ser mesmo deliciosas!! :P

"Manjares da Manu" disse...

Que delícia eu adoro panquecas!!!

Bjs...

Raspas de Laranja disse...

Já que nem a chuva te leva, vai buscar o selinho ao meu blog. Bj

Abóbora Amarelinha disse...

Afinal, mulher no Norte,com ou sem bigode, ninguem a f..., e é verdade, como tu te safás-te bem das minhas investidas e da cenourita, sobre as "adas" e "idas".
jinho

ameixa seca disse...

Borboleta, obrigadinha. Depois passo para levantar o prémio :)
Heloísa, eu saí mas não devia ter saído. Foi o pior temporal dos últimos tempos. Regressei sã e salva, ao menos isso :)
Isabel, ficaram muito boas sim ;)
Manu, também eu ;)
Zé, será que depois de tanto selinho alguém vai querer arcar comigo? hi hi
Abóbora, Claro que me safei... pensas que eu sou qualquer uma? É muito ano :)

sweety disse...

adoro panquecas e nc tinha ouvido falar nas de abobora ;) que boa opçao he he beijinhos

Mari disse...

Que coisa mais gosotosa. Adorei o fato de não levar açúcar.

Tânia disse...

Gostei muito, uma forma da minha "corte" comer aboboras sem perceber!
Agora, com 1 1/2 Kg de abóbora o rendimento é muito grande, não?
Bjss

Ziza disse...

Amei e vou fazer!!!!

Beijos!

ameixa seca disse...

Sweety, estamos sempre a aprender coisas novas :)
Mari, o açúcar é colocado depois de ir à frigideira... é uma opção :)
Tânia, depois de cozida e escorrida a abóbora fica quase em nada. Dá para fazer cerca de 15 panquecas :)
Ziza, depois diz se gostaste :)

Isabelocas disse...

Só fiz panquecas uma vez e não ficaram com este aspecto maravilhoso.
Espero que estejas mais animada,eu também não trabalho e ás vezes fico desanimada, mas depois passa.
Continua a presentear-nos com as tuas delícias.
Muitos beijinhos

Xana Bértolo disse...

Eu gosto tanto de panquecas, assim de abóbora nunca fiz...
E experimentava já 1 :)
bjinhus

Unknown disse...

Quer dizer... eu ontem à noite nem consegui ir dormir sem vir aqui saber da "munina"... escrevi-lhe um comentário todo pomposo que me deu uma trabalheira e me sufocou os neurónios, e... nickles... não apareceu cá :(

ameixa seca disse...

Isabelocas, eu mantenho-me animada (é mais uma palavra terminada em "ada") é isso que me mantém viva :) As panquecas são bastante fáceis de fazer mas ajuda ter uma frigideira antiaderente à medida do tamanho da panqueca!
Xana, eu também gosto muito e já fiz outra receita he he
Cenourita, eu tenho um comentário teu, foste das primeiras a comentar! Deixaste outro ontem? Cá não apareceu nada... já não te lembras? É pena... gostava de ler o que os teus neuróniozinhos prepararam :)

Unknown disse...

Pois é Ameixinha, deixei e não apareceu. Já aconteceu com outros blogs, deixo comentário e depois vou ver as respostas e... nada :( deve ser o meu PC, deve estar a acusar cansaço ou então é mesmo do blogger. Não sei se isso estará a acontecer a mais alguém... E agora já não me consigo concentrar para escrever o mesmo, só sei que era uma palhaçada enorme com palavras terminadas em "ada" e em "ida" ;)

ameixa seca disse...

Cenourita, deixa lá... recuperamos esses "idas" e "adas" para as cenas do próximo episódio :) Eu sei que vindo de ti deve ter sido bonito he he

Ana Powell disse...

Chiça que isto é um luxo, panquecas de abóbora, têm que estar muito boas.
Adorei a receita.
Parabéns por terem-te dado mais um prémio, bem os mereces.
Feliz fim de semana x

ameixa seca disse...

Ana, estavam muito boas mesmo! Obrigada pelos parabéns! Não mereço mais do que as blogueiras que me visitam e que eu visito :)
Bom fim de semana!

Avental da Micas disse...

já me ri bastante com o teu desabafo! conseguiste descrever exactamente o que os residentes do Norte têm sentido nestas últimas semanas... se bem que acho que o mau tempo é geral!
Não desesperes, porque não há mal que sempre dure... valha-te ainda a alegria e energia de fazer estas coisas boas!!! Nunca experimentei fazer panquecas, mas tenho uma enorme vontade de as fazer um dia destes... quem sabe agora com estas dicas. bjcas

ameixa seca disse...

Micas, agora até tem estado mais ou menos mas a chuva não dá descanso! O que vale é que não me dá para deprimir com estas coisas, dá-me é para barafustar he he Tens que experimentar panquecas, são fáceis de fazer e muito mais fáceis de comer :)

Avental da Micas disse...

não tenho duvidas nenhumas... he he!!! bjcas

Joaninha disse...

Ameixinha esta é uma daquelas receitas que eu sei mesmo sem provar que adoro :). Menina, so fazes coisas boas! :)
Jinhos

ameixa seca disse...

Joaninha, tomara eu fazer as delícias que tu fazes. Agradeço o teu comentário generoso :)

Rico disse...

Isso é que são panquecas com atitude lol...bem deliciosas e apetitosas yumyum

ameixa seca disse...

Ricardo, uma panqueca com muito potencial :)