terça-feira, 4 de agosto de 2009

Bolo de iogurte e limão com sementes de papoila

Têm estado uns dias de Verão bastante amenos e não há porque não ligar o forno. Tem-me apetecido cozer pães, biscoitos e bolos no forno. Até já fiz panquecas e nem é normal eu querer estar de volta do fogão e comer coisas quentes nos dias de Verão.

Vi esta receita no blog Butter & Sugar que, por sua vez, baseou-se numa receita que viu aqui. Uma usa o limão e outra usa a laranja. O que interessa é que usem uma fruta cítrica.
As sementes de papoila são opcionais, eu gosto do crocante. Para quem não sabe, podem ser encontradas em qualquer loja de produtos naturais ou ervanárias. Nos supermercados nunca encontrei. Não achei nada caras e duram bastante tempo. Não acrescentam sabor às receitas, na verdade não cheiram em sabem a nada, são apenas usadas pela crocância que atribuem à comida.
Este bolo fica denso e ligeiramente húmido, muito bom para ser servido com natas batidas ou com gelado. Eu apenas salpiquei açúcar em pó mas, acho que uma bola de gelado de baunilha ia ficar a matar. Quem quiser também pode fazer uma calda com sumo de limão ou laranja e açúcar. É só levar ao lume até derreter o açúcar e, depois deitar por cima do bolo saído do forno.

Infelizmente continuo a não ter uma arca frigorífica e gelados estão fora de questão.
Ontem sonhei que andei a correr para trás e para a frente, estou capaz de jurar que andei a correr atrás dos tios para eles me fornecerem a arca he he
Hoje parece que me passou um camião por cima... estou de rastos!
Aqui fica a receita.


Ingredientes:
1 chávena de farinha integral
1/2 chávena de farinha normal
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 chávena de iogurte natural
2/3 chávena de açúcar (usei baunilhado)
3 ovos grandes
2 colheres (chá) de zest de limão (2 limões) ou laranja
1/2 colher (chá) de extracto de baunilha (não usei)
1/2 chávena óleo vegetal
1/3 chávena de sumo de limão ou laranja
1 colher (sopa) de sementes de papoila

Medida da chávena de 240 ml

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com manteiga e farinha e cubra o fundo com papel vegetal.
Peneire as farinhas com o fermento e o sal para uma bacia. Noutra bacia, junte o iogurte, o açúcar, os ovos e o zest de limão ou laranja. Vá adicionando os ingredientes secos aos poucos. Com uma espátula, junte o óleo vegetal até estar incorporado e as sementes de papoila. Coloque a massa na forma e leve ao forno por 50 minutos ou até a massa estar pronta e dourada.

Continuação de boa semana :)

65 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Nem precisa ser gelado para prender nossa atenção na receitinha... se fica úmido, é a maneira que mais gosto de bolos. Gostei da idéia da decoração, simples mas de efeito!

bjsssssssssss

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

ahhhhhhhhhhhhhhhhh...hoje fui a primeira! AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!

hehehehehe... bjs e boa semana ameixinha ;)

disse...

que bolo lindo! já tenho a receita de olo de limão com sementes de papoila para fazer há seculos!!!
"nunca mais é sábado"! Xiça...
o teu bolinho deve estar uma delicia... de iogurte e de limão... deve ser mesmo bommm

dannah5 disse...

Humm.... limao eh tudo de bom, adoro! Esse bolo ta com uma cara otima!!

Com chantilly deve ficar dos Deuses!hehe

beijocas

RUTE disse...

As risquinhas de açúcar em pó estão perfeitas! Não sabia que tinhas tanto jeito para riscar pó :-)) Viciada (ah ah ah).

Com que então desconhecias o mooncup hein! E olha que por estes lados não há infecções apesar de meter coisas estranhas nos buraquinhos.

Quanto à arca, já escreveste ao pai natal??? Beeeeeijos.

Tânia disse...

Estou "bichada" (como se diz por aqui) por um bolinho de limão há tempos....o seu ficou lindo.
Só vou ter que fazer sem as sementes de papoulas, porque aqui elas são consideradas "perigosissímas" (engraçado que fumar cigarros cancerígenos pode).
Vai entender a Lei.....ora, a Lei..
Beijinhos

Su7i disse...

Bem, bolo de limão tenho uma receita e só consigo fazer essa... tenho que experimentar outras novas, esta parece-me óptima ideia! E a decoração fixcou sublime, muito simples e com efeito muito bonito. Beijinhos

Anónimo disse...

Olaaa!
Adoramos essa ideia de decoração do bolo :D eh eh eh eh eh
Mto original... e já agora tb nos respondeste a uma pergunta que te iria fazer :D eh eh eh eh Onde compras as sementes de papoila???...
Parabéns está com um aspecto delicioso!
Beijinhos***

Luisa Alexandra disse...

Eu compro as minhas sementes de papoila no Continente, no corredor da comida macrobiótica. Dão mesmo para muito tempo e o crocante que confere é uma delícia, também gosto imenso!

PratosdaBela disse...

Muito bom, gostei,
Jinhps da Bela

argas disse...

Que bolinho tão bom!! Também gosto de meter as sementes de papoila nos bolos e bolachas! bjinho

anabenfica disse...

E eu a pensar que as sementes de papoila eram uma coisa extraordinária que davam um toque especial à coisa...

Gostei da receita, vou experimentar um dia destes, que o nosso verão ameno convida a bolinhos :s

Bjitos

SoraiaSilva disse...

O bolo parece delicioso e a decoração está fantástica. Adorei!
Beijinhos*

Anónimo disse...

Também não me importo nada de fazer receitas no forno. O bolo ficou com uma cara excelente. Parabéns.
Beijocas.
Susana B.

Adriana disse...

Oi que delícia!Tudo bem com vc?
Tenho um selinho pra vc no meu blog, beijinho!

Abelha Maia disse...

O bolo têm um aspecto magnifico, comia mesmo uma fatia agora com um copinho de leite bem gelado...sim sou menina copinho de leite.
bjsssss

Vânia Costa disse...

O bolo parece-me delicioso! Fiquei presa nas riscas da decoração eheh ficou lindo!
E com sementes de papoila deve ser óptimo... Acreditas que já as tenho aqui há uns 2 ou 3 meses e que ainda nao fiz nada com elas porque tenho medo que não gostem? é que cá em casa é tudo esquisitinho... Acabo muitas vezes por comer tudo sozinha, porque esta gente é toda muito tradicionalista... Mas hei de experimentar poça! Ainda por cma com um incentivo desses... =)

Beijinho*

anna disse...

Eu sou fã do crocante que as sementes de papoila trazem aos bolinhos.
Acho que tiveste muito bom gosto na decoração e riscas que lhe meteste, ficou todo especial...
Beijinhos.

Odete disse...

Bolos citricos sao meus favoritos, com adicao de sementes de papoula agrada muito meu amado. ;>)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi querida, voce nao para de me surpreender! Adoro bolo e este ficou muito diferente, ja' te disse mas repito: amo semente de papoula! Esta mistura de sabores ficou excelente! Um grande abraço
Léia

Cláudia Marques disse...

Oh pááá, tb fiz um bolo de limão! :) mas é mto diferente deste, não leva iogurte nem sementes de papoila (nunca provei); leva outra coisa diferente, depois conto.

Estou com curiosidade por dizerem que as sementes deixam as coisas crocantes.
E limão, adooro! Está mto bonito. Mas diz-me como se eu fosse mto burra, zest é o mesmo que raspa? Andas tão fina, pá!!

bjs

Fabrícia disse...

Como gosto de bolos cítricos .... miam, miam ...
O coco pode usar seco sim ... eu usei seco.
Bjcas para ti.

Claudia Lima disse...

Adorei! Adoro cítricos!
O açucar polvilhado deu um acabemento muito bonito.
Aqui sempre tenho sementes de papoula e encontro no supermercado sem dificuldades. É barato.
Bjs :)

ameixa seca disse...

Anita, he he que engraçada! Primeiríssima :) O Stencil faz milagres na decoração de bolos!
Jú, faz que não te vais arrepender. Todos gostam porque no fundo é um bolo simples e todos gostam de bolos que levam iogurte :)
Dannah5, é ao gosto do freguês :)
Rute, e para snifar? Uiii é a loucura he he Sabes que eu não sou de me meter nos copos, snifar ainda snifo mas levantamento de copos não é muito comigo ;)
Tânia, nem vamos começar a falar do assunto senão nem saíamos mais daqui. Esta gente é louca :)
Suzi, menos é mais. Obrigada :)
Marlene João, então está respondido. Quando eu fui comprar não tinha mas pode pedir-se para mandar vir e depressa tens sementes em casa :)
Luísa, aqui não tenho Continente... só Modelo e lá não tem que já andei à procura. Mas depende da região do país, há coisas que não encontrava aqui e encontrava em Coimbra :)
Fabrícia, muito obrigada. Era isso que queria saber :)
Bela, obrigada :)
Argas, e no pão também ficam uma delícia :)
Anabenfica, o toque especial refere-se ao sentir as sementes. Elas não têm mesmo sabor :)
Soraia, obrigada pela visita e pelo comentário :)
Susana B, só quando está mesmo um calor impossível é que eu fujo do forno a sete pés :)
Adri, obrigada, vou passar para ver :)
Abelha, leite não dá para mim. É mais chá ou cevada :)
Vania, eu também estive algum tempo para as usar mas todos aderiram muito bem e o meu pai é bem tradicionalista mas gosta :) Experimenta!
Anna, obrigada! Eu não sou muito fã de chantillys e coberturas. Acho sempre que a melhor solução é açúcar em pó e acabou por ficar engraçado :)
Odete, aqui também gostam muito :)
Léia, as sementes de papoila também me encantam. Ficam fantásticas :) Obrigada!
Cláudia M, há tantos e tão bons. Podes fazer um bolo qualquer e deitar uma colherinha de sementes lá para dentro. O sabor não fica em nada comprometido :) Zest não é o mesmo que raspa, é feito com um utensílio chamado zester que eu tenho há muito tempo e que podes ver aqui http://en.wikipedia.org/wiki/ZesterO meu faz o que o da primeira imagem mostra. Tira apenas a casquinha da laranja ou limão sem chegar à parte branca :)
Cláudinha, já somos duas. Eu acho que dá outro encanto aos bolos, pães e bolachas :)

A arte em ser mulher disse...

Este bolo parece ter ficado delicioso, adorei o capricho na decoração. Bjocas.

Margarida disse...

Sabes que tenho em cima da bancada da cozinha um post-it com uma receita de bolo de limão pra fazer? Não sei porque mas anda a apetecer-me.. Acho que não passa deste fim-de-semana!
Bom resto de semana pra ti!
bj

Cláudia Marques disse...

Obrigada pela dica, já fui ver. Que fixe, não conhecia mesmo! Mas afinal onde é que eu vivo? :))

bjs

Abóbora Amarelinha disse...

Zest de limão...!
Essa correria de noite para trás e para a frente, deu resultado, ficás-te inspirada para a decoração do bolo, que deve ser bem bom.
Que tios desnaturados esses, que nunca mais se descozem com a arca.

Fátima disse...

Hehehehe, esse seu stencil é especial. Se não fosse teu talento...

Delírios Gourmet disse...

Ai que delícia! Que tentação deliciosa!!! Bjs!

ameixa seca disse...

Camila, obrigada :)
Margarida, a mim também me apeteceu algo cítrico e que bom que é :)
Cláudia M., eu também desconhecia antes de ter o blog :)
Abóbora, a correria anda a fazer-me mal... sinto-me exausta. Ainda se fosse atrás de algumas coisa assim... boa he he
Fátima, talento nenhum. O stencil faz qualquer bolo ficar lindo :)
Grazy, é impossível resistir :)

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

BOLO DE LIMÃO É!!!!!!! ADORO TUDO QUE É AZEDINHO!!!!!
Ficou lindo
Fernanda

Gina disse...

Os bolinhos cítricos me agradam muito e a decoração ficou fofinha.
Bjs.

conceicao disse...

O bolo deve ser delicioso! Espero que a arca chegue rápido.
Bjs

Carolina Andrade disse...

Uepa, adoro tudo que vai limão. Excelente bolinho. Bjs

Nani disse...

OI! Estou sumidinha daqui né?! Me desculpe, mas não me esqueci de você e hoje quase que não consigo comentar, não sei se é aqui mas teu blog demorou 4 minutos pra abrir, aff
Este teu bolo ficou lindo, o açúcar por cima tratou de dar o charme a ele, amo receitinhas mais crocantes também, porém por aqui a venda de sementes de papoula anda proibido, peninha.
Beijos

Susana Gomes disse...

Ameixinha, eu gosto muito de tudo isto: bolo de iogurte, sabores cítricos, crocante de sementes e da decoração!

Beijinhos.

Isabel disse...

O teu bolo está lindo! E deve ser maravilhoso, bolo de limão, huumm, tão bom agora no verão!

Ana Rita disse...

Tá cá com um aspecto, vai lá vai!!! Não sobrou nada??? Nem umas migalhas no canto do prato???? Bjs e boa semana ;)

Anónimo disse...

Cheguei!
Então, sempre é este o bolinho que vais levar na viagem, hã? Excelente escolha, concordo em pleno! hehehe
Mais um para o cardápio, isto a continuar assim, e eu só faço bolos teus...vou imeilarte de imediato, até já!:)

Unknown disse...

E pronto já cheguei à conclusão que não encontro estas sementinhas por aqui...vou mesmo encomendar online. JInhosssss

colher-de-pau disse...

Bolo de limão com sementes de papoila é o meu favorito. Acredito que também vou gostar muito de uma versão com iogurte!

ameixa seca disse...

Fernanda, obrigada :)
Gina, também gosto muito :)
Conceição, não me parece que a arca chegue rápido. Vamos ver :)
Carol, obrigada :)
Naninha, não tem problema nenhum. Algumas pessoas não conseguem mesmo abrir a página. Acho que em breve vou tirar todos os selinhos e essas coisinhas... acho que é isso que coloca a página lenta! Não entendo como proíbem um produto que é inofensivo... que estupidez :)
Gasparzinha, sabendo que um bolo leva iogurte, para mim já é delicioso :)
Isabel, é mesmo bom :)
Titó, nadinha :)
Mary, costumo viajar com o minímo de bagagem mas há sempre espaço para bolinhos :)
Sónia, não há nenhuma ervanária aí? Foi onde comprei as minhas :)
Colher-de-pau, fica ainda melhor com o iogurte :)

Sandra disse...

Hummm sabes que a 1ª vez que falei à minha mãe sobre sementes de papoila, ela perguntou-me "mas isso tem droga?" Bom ainda hoje estou para perceber se a pergunta foi no sentido pejorativo ou não, mas utilizar as sementes na comida vicia, sim...
Bjs

turbolenta disse...

Tens sempre uma história para contar, embora por vezes ela não seja nada boa( a da ida ao hospital da tua mãe)...para ela desejo as melhoras e que cenas como essas, que são afinal o pão nosso de cada dia nos belos hospitais que temos,não se voltem a repetir.
Há muito que ando com vontade de comprar sementes de papoila e de sésamo,pois nunca experimentei.
O salmão fumado:como mas não morro de amores por ele.Mas experimenta-o em sandes de pão de cereais, com alface ou rúcula e pesto.Geralmente uso-o em saladas com camarões, ovos, azeitonas ,queijo feta e alface.
Então........boa semana e muita calma mulher!
bjs

Mangia che te fa bene disse...

Esse bolo deve ser uma delícia mesmo! Há tempos que venho querendo experimentar as sementes de papoula em bolos...acho que não demora muito!
Um beijo!

Patyxa disse...

Uma boa semana tb para ti!
Eu sementes de papoila ainda nao experimentei, so de sesamo e de linhaça, as de linhaça costumo misturar com iogurte e como pela manha eheheh. As de sesamo meto mais em paozinhos e massas...
Gostei mto do bolinho e ficou mto bonito o efeito que fizeste com o açucar em pó:)
Ah adoro a música da Bjork que por aqui tens
Beijo grande

Rosane Vargas disse...

Nossa, quantos comentários! Espere que me encontres por aqui hehehe. Eu também estou meio longe da cozinha, ou melhor, quase só entro lá para fazer sopas. Ao contrário de ti, estou em frio danado. Não dá vontade de colocar o nariz para fora.

Abração

ameixa seca disse...

Sandraf, acho que essa é a reacção de todos :) Mas depois de provarem ficam rendidos!
Turbolenta, obrigada. A minha mãe melhorou bastante! Quanto às sementes experimenta, só fazem bem. O salmão fumado muda de sabor depois de ir ao forno, eu não gosto muito dele assim a crú mas fica muito bom num cake salgado!
Verena, se tiveres podes juntar ao pão, biscoitos e bolos, qualquer um :)
Patyxa, podes usar as de papoila como usas as de sésamo, nos pães ou bolachas :)
Rosane, claro que encontro :) Aqui é Verão mas à noite esfria, dá vontade de sopa também :)

Cris disse...

Gostei da decoração! E estou a ler seus posts antigos... sua mãe está bem? Bjs

ameixa seca disse...

Cris, a minha mãe agora está bem, obrigada por perguntares :)

risonha disse...

aqui a amiga Risonha também gosta muito do croc-croc das sementinhas nos bolos.
vou roubar esta tua receita ok?

Karla Maria disse...

Por aqui o inverno tá meio estranho.
Dias muito frios, mas sem chuva, alternando com dias quentes e, tb, sem chuvas.
Esse bolo tá com uma cara ótima, Ameixa.
Vou experimentar brevemente.
Bjs

Mari disse...

Adoro limão, então basta ter este ingrediente para eu me apaixonar pela receita. Delícia, viu!

ameixa seca disse...

Risonha, és uma ladrona he he
Karla Maria, aí o Inverno tá estranho, aqui é o Verão :) Espero que gostes do bolo!
Mari, já somos duas :)

saltapocinhas disse...

Andas metida nas papoilas??

Natália Eleutério disse...

Imagino a crocância das sementinhas, ;)

Rose Oliveira disse...

Oi amiguinha, será transmissão de pensamentos? Acabei de postar uma receitinha de bolo de limão também, hehehe...o seu ficou lindão, bjos :)

ameixa seca disse...

Saltapocinhas, ahh pois :)
Nani, quem prova fica a gostar :)
Rose, se calhar foi :) Obrigada!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Ameixinha,

O bolo ficou lindo com essa decoração de açúcar em pó! :)
Também adoro o crocante das sementinhas de papoila, que só pode ficar óptimo no meio desse bolo de iogurte e limão!

Por aqui, o Verão não é nada ameno mas para fazer um bolinho assim, não me importo de passar pelo martírio do inferno! ;)

Beijo!

ameixa seca disse...

Leonor, depois das coisas lindas e saborosas que tu fazes, nem sei como consegues ver beleza num bolinho tão singelo como este. És uma simpatia :) Obrigada pelo incentivo!

Pâmela disse...

Oie, só passando pra dizer que adoro seu blog e que este bolo é a minha cara, deve ter ficado uma delícia.
beijinhos
www.pamelabrandao.com/receitas

ameixa seca disse...

Pâmela, muito obrigada pela visita e pelo comentário :)

Simone Izumi disse...

ameixinha, essa sua decoração ficou super fashionnnn!!!
adorei!!!:D

bjocas,
si

ameixa seca disse...

Simone, muito obrigada. Vindo de ti é um grande elogio :)