sábado, 17 de abril de 2010

Panquecas prateadas de laranja e coco

Confesso que está a custar encarreirar na net depois de tantos dias ausente. Descobri que isto enerva-me, não há qualidade de vida nenhuma em estar sentada em frente ao computador e a ficar com o rabiosque quadrado! Além do mais, ainda não consegui configurar a porra do Google Chrome e começo a ficar ainda mais possuída :)
Acho que a coisinha que me fez mais falta foi a página do Instituto de Meteorologia, porque o raio do tempo dá comigo em doida e eu gosto de saber qual a previsão para o dia de amanhã.

Quanto aos vossos blogs eu sabia que, quando voltasse, podia colocar as leituras em dia. Nada se perde na blogosfera :)
Foi ao actualizar as leituras que descobri que o Delícias e Talentos tem novo desafio. Antes do computador dar o berro publiquei as codornizes, que devem ter enjoado a maioria das pessoas que cá vieram, tal foi o tempo em que elas estiveram no topo da página à espera de nova publicação :)
Pois bem, antes que aconteça mais uma desgraceira, vou publicar a minha receita, participando assim no desafio Cozinhar com laranja com umas panquecas de laranja e coco que vi no blog Food loves writing.


Ingredientes:
3/4 chávena de farinha
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
1/4 chávena de coco ralado
3/4 chávena de leite
1 ovo
1 1/2 colher (sopa) de manteiga, mais para a frigideira
1/2 colher (chá) extracto de baunilha
1 colher (sopa) de zest de laranja
1 colher (sopa) de sumo de laranja

Preparação:
Numa tigela, misture a farinha, açúcar, fermento, sal e coco. Reserve.
Noutra tigela, combine o leite, ovo, manteiga, baunilha e sumo de laranja. Adicione estes ingredientes à mistura seca e mexa até combinar. Adicione o zest de laranja.
Aqueça um pouco de manteiga na frigideira em lume médio. Quando estiver derretida, coloque colheradas de massa e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos ou até ficarem douradas, depois vire e deixe cozinhar do outro lado.

Sirva com xarope, compota, manteiga, etc. Eu usei laranjas maceradas que tinha feito no dia anterior. É só cortar duas fatias finas de 4 laranjas, uma a partir do topo e outra a partir da base. Com uma faca afiada, retire a casca das laranjas e a película branca que a reveste. Com um corte separe o lado de um gomo entre a parte "carnuda" da laranja e a membrana. Repita o mesmo procedimento para o outro lado do gomo e levante-o para o retirar. Faça-o sobre uma tigela para aproveitar o sumo de laranja. Repita o mesmo com todos os gomos. Coloque-os num prato raso e polvilhe com 1 colher (chá) de casca de limão ralada, 3 colheres (sopa) de açúcar refinado e 1 colher (sopa) de sumo de limão. Mexa com cuidado. Tape e deixe no frigorífico pelo menos 4 horas. Mexa novamente. Sirva frio. Esta receita foi retirada d' "O livro essencial da Cozinha Mediterrânica".

Notas: A tradução de silver dollar para "prateadas" é minha. Não sabia bem como traduzir e esta pareceu-me a melhor tradução :) Segundo apurei o silver dollar é das moedas mais famosas do mundo!

62 comentários:

AndreaDomingas disse...

Oba! Açúcar com laranja é uma ótima idéia! Como não pensei nisto antes? :) Acho que tem o sabor do Verão!

Quanto ao Bolo-Mousse: eu usei um pacotinho de açúcar baunilhado que tem 8 gramas, e recomenda-se usar para até 500 gramas de farinha.

Bjs

Xana Bértolo disse...

Eu cá adoro panquecas... e k saudades de ver as tuas panquecas por aqui :)..
Óptimo aspecto Ameixa
bejo

»¤Þ䵣䤫 disse...

Ficou super linda suas panquecas Ameixa, belissima participação do dasafio, bjinhos e um ótimo final de semana!

Salsa Verde disse...

Olá Ameixinha,
Calma, calma...
Dá para perceber que estás muito irritada, mas nada melhor que umas panquecas com um ar delicioso como estas para levantar o astral, não achas?
Ficaram lindas e com o belo do citrino que eu adoro...
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.

Marly disse...

Pois eu acho que elas ficaram mais douradas que prateadas. E a laranja reforça ainda mais essa impressão. Hoje pensei em fazer panquecas, agora de manhã; Acabei não fazendo, mas vou registrar a idéia, pois amanhã é outro dia e o desejo por panquecas só vem aumentando, rsrsrs.

Beijinho e bom fim de semana.

Inês Ginja disse...

Ficaram tao lindas as tuas panquecas...que optimo aspecto...ja iam umas! tenho andado a pensar em fazer umas panquecas para o pequeno-almoço de domingo :) acho k vao ser estas!!! divinal combinaçao...parecem masi douradas ;p bjs bom fim de semana.

O Baú do Xekim disse...

Olá bom dia.

Pra si e família, um feliz fim de semana.

Beijinhos.

Cininha disse...

Por acaso estranhei as codonizes tanto tempo viçosas, mas vim cuscar o porquê de não serem comidas e vi que eram problemas tecnicos e fiquei descansada.
As panquecas parecem-me muito bem, nunca fiz mas um dia destes experimento :-)
bjs

moranguita disse...

tem graça estou agora mesmo a acabar de cozer a minha participaçao no dia da laranja
amanha ja coloco
estao uma maravilha
bem que podiam vir para o meu lanche
bom fim de semana

Anónimo disse...

E estas podem ser das panquecas mais deliciosas do mundo! :)
Ainda não misturei laranja com coco no meu caldeirão...deve ser do melhor (e logo de manhã!)! :)

Fatima disse...

Devem ser mesmo deliciosas, pelo aspecto.....
Beijinhos e bom fim de semana

justme disse...

Adoro panquecas Ameixa e estas estão mesmo com um aspecto apetitoso. Bjs.

Delícias e Talentos disse...

Ameixinha, apresentas-nos uma riquíssima sugestão, estas panquecas parecem muito fofas e gostosas!
A fruta é sempre uma mais valia e aliada ao pequeno-almoço faz milagres...muito, muito bom! :)

Gina disse...

Taí algo que me apetece bastante, seja no "pequeno almoço", como vocês dizem ou com uma bola de sorvete a qualquer hora que me dê vontade...
Respondendo a sua pergunta: sazon é um tempero em pó, que leva cebola, alho, sal e outros condimentos desidratados.
Bom final de semana!

Claudia Lima disse...

Eu achei que ficaram maravilhosas!
Uma combinação bem interessante a da laranja com o côco.
Parabéns pela participação!
Bjs :)

www.culinariasaborecor.com disse...

DIFERENTES AS PANQUECA,COM LARANJA EU NUNCA TINHA VISTO AINDA, VOU LEVAR A RECEITA. BEIJINHOS

Ana Powell disse...

Parabéns pela participação, uma receita de panquecas bem deliciosas x

Abóbora Amarelinha disse...

Mas há melhor panqueca na blogoesfera...que a panqueca da Ameixinha? Nem pensar!
Olha a minha médica quando veio retornada (retornada,recambiada,desorientada) como ela diz. Foi direitinha para o Porto, e por lá permaneceu 3 anos já a dar consultas.
E pelos vistos aprendeu tudinho.

beijinhos

argas disse...

participação excelente! A fazer!

Unknown disse...

Nada melhor que estas maravilhásticas panquecas para desenjoar das codornizes! eheheh

Mas... eu devo ser mesmo muito burra ou então não percebi bem o que li da receita... o que é zest de laranja??? :( :( :(

ameixa seca disse...

Hoje estou exausta e vou agradecer a todos no geral, muito obrigada por se manterem fiéis leitores deste blog :)
Quanto ao zest, ele é retirado do limão com este aparelho http://www.kitchenkapersdirect.co.uk/images/pP000007454.jpg. Podem usar o raspador mas não é igual. O zester retira apenas a casca do limão ou laranja, sem que saia a parte branca que torna tudo mais amargo.
Boa noite e até amanhã :)

edinha disse...

Estas panquecas estão mesmo a pedir para serem comidas :)
Beijinho

Carolina Andrade disse...

Canelita, paciência amiga, tudo voltará ao normal!! Como estas lindas panquecas, estão perfeitas. Bjs

RUTE disse...

Bom, mas eu mesmo sem net tenho de estar aqui sentada o dia todo a fazer contabilidade. Dai que o rabo já está calejado!

Mas consigo imaginar a desabituação. Deve ser como quando estamos muito tempo sem andar de bicicleta e depois quando se volta a andar o selim magoa como ó caraças :))

Cristina disse...

Ah, bem. Quando li o nome pensei como diabo tinhas feito panquecas prateadas ehehehe Este tempo também me está a pôr doida...

Unknown disse...

Afinal eu conheço o utensilio e até o tenho e uso bastante... só não conhecia o nome "zest"!

Obrigada Ameixita e bom domingo!

Rosa Eliza disse...

Bom dia Ameixa,adorei a receita das panquecas,devem ficar uma delicia,e eu que não passo sem alguma gostosura durante a semana,esta perfeita essa receita.
Fiquei muito contente com sua visita ja estava com saudades.
Bjss no coração

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha ainda bem que não foi desta vez que o tal Magala de levou com ele...beijinhos ai a receitinha está muito boa.

Unknown disse...

Que panquecas tão fotogénicas. Lindas mesmo, excelente participação.

Beijinhos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Minha querida

Tirei o dia para agradecer o carinho das amigas para comigo! Finalmente tive um pouquinho de ânimo!

Muito obrigada, espero retornar em breve.
Um grande abraço a você e ao Matias
Léia

Raspas de Laranja disse...

A menina está uma chique com essas panquecas. Possuídos andamos todos, com esta vida rotineira, à espera de umas ferias, para cortar o lé-lé do costume.
Mas vidinha à parte, vamos comer...
hum, hum. Ficou de tirar o chapéu, estas panquecas, com laranja.
Bjs

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

ameixinha que delicia de panquecas!!!
ficaram lindas.
p.s-espero que o matias esteja melhor e se precisares de alguma coisa é só dizer o.k?!
beijinhos

Abelha Maia disse...

Parabens, ficaram lindas e com um aspecto delicioso.
bjss
http://acolmeiadaabelha.blogs.sapo.pt/

Cláudia Marques disse...

Folgo em saber que não tiveste sintomas de privação nesses 20 dias sem net, já eu não poderia dizer o mesmo... :))
mas fiquei zangada de saber que nós, as tuas fiéis seguidoras, fomos preteridas em saudades pelo Instituto de Meteorologia! hehehe

As panquecas estão óptimas, mas é assim, logo 5? E depois a comilona sou eu...

beijinhos!

Su7i disse...

Bom, as panquecas são sempre uma tentação e estas não ficam atrás! que bom aspecto! Mnhammmm! Bjs

ameixa seca disse...

Edinha, Cacahuete, Abelha, Suzi, obrigada :)
Carol, hoje consegui que tudo voltasse ao normal :)
Rute, belo exemplo o do selim. É isso mesmo :)
Cristina, acho que também tem a ver com o tamanho o facto de terem o nome de silver dollar, deveriam ser feitas mais pequenas mas eu gosto de panquecas maiores :)
Cenourita, ora aí está. É um nome mais chique :)
Rosa Eliza, aqui a doçura é ao fim de semana mas panquecas é quando apetecer :)
Natércia, eu não me deixo apanhar :)
Léia, muito obrigada por teres vindo cá agradecer. Fico muito feliz por estares um pouquinho mais animada :)
Zé, farta de férias ando eu. Ainda por cima as minhas férias são em casa. Se andasse a viajar e com algum dinheiro no bolso, eu nem me queixava :)
Lili, eu conto as novidades do Matias o SóPossuídos. Infelizmente, ele anda igual. Vamos tentar nova medicação amanhã... logo se vê. Obrigada :)
Cláudia M., vocês foram sempre lembradas he he Eu preciso é de andar orientada com o tempo :)

Nereime disse...

Tem dias que a gente fica "quadrada" mesmo ...mas ao nos depararmos com deliciosas receitas como esta e um texto tão divertido bem que já está valendo a pena!!!!
bjos

Margarida disse...

Tu só podias voltar em grande estilo com umas belas panquecas!! eheheh
Prepara-te que a semana vai passar a correr! : )
beijinho

Noémia disse...

Claro que as tuas panquecas só silver dollar, claro, que isto de ameixinha não é para qualquer um! Só qualidade!
A época das laranjas lá pela quinta, já acabou mas vou guardar a receita para a próxima! :)

Talita disse...

Parecem tão macias e saborosas!

Anónimo disse...

Agora apetecia-me um desses :)

Venho aqui deixar-te um presente.
Tens um selinho lá no meu blog.
http://receitasMFP.blogspot.com/

Bjokas
Ana

A arte em ser mulher disse...

Que bom que estás de volta e já chega com uma receita divina adoro panquecas.
Bjus tenha uma ótima semana.

Sandra G disse...

Isto da net é uma dependência, mas depois quando não a temos acabamos por nos habituar sem ela.
De qualquer maneira chegaste com uma receita fantástica, ficaram com um aspecto!!!!

Bjs

Ameixinha disse...

Nereime, essa é a minha motivação :)
Margarida, a segunda-feira já está quase passada :)
Noémia, quem me dera he he Obrigada!
Talita, são mesmo :)
Ana, obrigada. Assim que conseguir, vou visitar o teu blog :)
Camila, obrigada :)
Sandra G, achei que ia fazer mais falta mas não estou assim tão dependente :)

O blog... disse...

Ainda bem que estás de volta e com umas panquecas destas melhor ainda. Um beijo e não te enerves com a informática, não podemos ceder ás máquinas.

Susana Antunes disse...

Um regresso bem ao teu estilo ameixinha....
Gostei...
Sem dúvida uma excelente sugestão...
Anotadíssima....
Beijinhos e boa semana...

Romy Almeida disse...

Minha querida... que coisa boa foste colocar aqui :-P
Fiquei com água na boca de tanto olhar kkkkk
Se fizer terá de ser para os outros pois eu descobri que estou com os triglicerideos demasiado elevados e para variar estou com principios de uma anemia... pode uma coisa destas? estou para descobrir como ganhei tal coisa lol
De qualquer forma aqui fica o meu desejo de as provar lol

Bjokas e até breve

Tati - Panelaterapia disse...

O problema de fazer essas deliciosas panquecas é que elas redem e eu como kkkkkk...
Bjs

Isabel disse...

Uma bonita e deliciosa participação Ameixinha! E creio que irá ajudar a bolear mais um pouquinho os nossos rabiosques quadrados dado o seu sabor delicioso e com certeza viciante!
beijinho grande.

Luna disse...

Bem-vinda de volta!! E logo com uma receita fantástica! :D Ando há imenso tempo para experimentar fazer panquecas... tenho mesmo de meter mãos à obra :D beijinhos

Natália Eleutério disse...

Ainda bem que já tens o pc arranjado, já tava com saudades mas sabia q estava tudo bem, bem vinda e nada melhor do que as panquecas para nos alegrar a alma, bjs.

ameixa seca disse...

Amélia, já tá tudo resolvido. Obrigada :)
Familia Antunes, espero que gostem :)
Romy, que raio de coisa te tinha que aparecer. Tens que ter mais cuidado com a alimentação para ver se controlas isso. Desejo-te as melhoras rápidas :)
Tatiana, não rendem assim muitas. Umas 10 :)
Isabel, é tudo para a engorda :)
Luna, tens mesmo que experimentar :)
Nani, estas coisas acontecem mas já estou de volta :) Obrigada!

Anna disse...

Suas receitas são deliciosas, já nem tenho espaço para anotar, todas são muito boas.
Beijos
Desculpe a falta de tempo, este novo trabalho, faz com que nXão sobre muito tempo para internet.

Kristininha disse...

Já tava com saudades tuas ameixinha!!! Bemvinda de volta...
E que bela reentrada..que panquecas óptimas...

a Trofa tem cozinheira disse...

bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm que saudades de ca vir...........!!!!!

e pelos vistos tb andaste sem PC... eu ja ca estou..queria ter vindo mais cedo mas os meus dedos nao conseguiam teclar fosse o que fosse..... :( ´

mas tou de volta cheia de saudades e ...vi estas panquecas maravilhosas...nunca comi!!! tenho de provar sim!!!! BEIJOKAS

Cristina Esteves disse...

Ficaram lindas as tuas panquecas e sem dúvida deliciosa!
Bjos

Carlota e a Turmalina disse...

Ameixinha...essas suas panquecas são a minha perdição, junto com as batatas e bacon.Desse jeito vou ser magra somente na próxima encarnação...rss..
Bjos

ameixa seca disse...

Obrigada meninas :)

Marina disse...

Lindas! E aopste que deliciosas! Adoro laranja com côco!
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Marina, obrigada :)

Priscila Beneducci disse...

Sabe que gosto no seu blog, que suas receitas são finas, são delicias, preparadas toda com toque diferente...
Com sempre parabens...

ameixa seca disse...

Priscila, muito obrigada :)