domingo, 11 de julho de 2010

Mango fool com cardamomo

Aproveitando o calor antes dele se ir embora de vez! Felizmente as temperaturas baixaram mas andamos na casa dos 30ºC e as sobremesas frescas são as que melhor sabem.
Não consegui perceber se o Mango Fool é uma bebida ou se é um doce de colher, mas sei que é bom e no calor sabe muito bem!
Baseei-me numa receita que vi aqui e apeteceu-me testá-la logo, já que tinha polpa de manga para usar, o cardamomo também me despertou uma certa curiosidade.
O único problema (há sempre um) é que eu bem tentei bater as natas, mesmo depois de terem estado no congelador junto com a tigela e as pás da batedeira, mas as gajas não se queriam pôr de pé. Pelos vistos não são só as pessoas que sofrem com o calor, a comida também faz greve nestes dias :)
Não ficaram batidas e eu acabei por juntar uma colher de chá de agar-agar. Ficou bem cremoso, achei que a gelatina ia deixar a sobremesa mais presa, acabou por não acontecer. Supostamente é mesmo para ficar cremosa, não é?
Então cá está... mango fool. Pelas fotos dá para perceber que ainda não acertei bem com a maquineta :) A primeira está um bocadito "exógerada" na cor, a última assemelha-se mais à realidade!

Ingredientes:
4 mangas médias (ou puré) - usei cerca de 2 chávenas de puré de manga
3 colheres (sopa) de açúcar granulado
4 bagos de cardamomo
1 colher (sopa) de sumo de limão
200 ml de natas
1/2 colher (chá) de chai masala (opcional)

Preparação:
Triture/moa o açúcar com o cardamomo (usei a 1,2,3). Junte a mistura ao puré de manga e ao sumo de limão até ficar uma mistura suave.
Bata as natas com o chai masala na batedeira até estarem firmes. Envolva no puré de manga cuidadosamente até estar bem misturado.
Divida o creme por copinhos e leve ao frigorífico por, pelo menos, 5-6 horas.

A frescura do cardamomo com a doçura da manga resultam bastante bem, fica uma delícia especialmente se estiver bem fresquinho. Não tenho chai masala ou masala chai mas, pelos vistos, é possível fazer a mistura de especiarias em casa. Preferi testar só com o cardamomo, quem quiser poderá "enlouquecer" um bocadinho mais o mango fool :)

Bom Domingo e bom início de semana!

47 comentários:

M. disse...

Hummmmm, que coisa tão boa!!! Fiquei fool só de olhar ;)))
Bjs e bom domingo!
Madalena

Luna disse...

Epá, isso tem um aspecto fabulosos!!! Mas confesso que gosto mais da cor da primeira foto... :P beijinhos e bom fim-de-semana

Isabel (pipoka) disse...

Ameixa,

Mas que coincidência... fiz mousse de manga e iogurte com cardamomo para o almoço. Mais: servi em copinhos de iogurte...hehehe.

beijocas e bom domingo

Raspas de Laranja disse...

Olá moça, pois já tinha saudades deste cantinho, sempre com uma história, para além da receita. Como vão as coisas por aí? Está tudo em ordem, com a tua mãe?
E o Matias ficou bom?
Essas primeiras fotos estão mesmo amarelinhas, parecem gemadas feitas com ovos caseiros :)
Bem fresquinho, deve ser uma delicia, não fosse a manga (ou mango) um dos frutos tropicais, mais delicioses. Manda notícias. Bjs

Kristininha disse...

Que copinhos mais atraentes!!!
Não sou muito adepta de polpa de manga, mas estas tacinhas deixaram-me assim a babar-me todinha!!!
Comigo as natas também costumavam fazer muita fita, mas desde que tenho o speddy chef que levam porrada a seio e montam sempre!!!
Beijinho grande.

Ana Powell disse...

Adoro esta sobremesa e o toque de cardamomo dá-lhe um toque Indiano.
Excelente aspecto ♥

Claudia Lima disse...

Eu nunca provei, mas parece realmente delicioso!
Bjs :)

ameixa seca disse...

M, Cláudia, obrigada :)
Luna, mas não é a cor que se assemelha à realidade :)
Pipoka, é uma combinação bem boa :)
Zé, as coisas não estão muito bem. O Matias começou há alguns minutos com desequilíbrios e até estive a gravar com a câmara. Vou ver se consigo passar para o blog.
Kristininha, aqui não há chefs mas parece que bem preciso :)
Ana, fica muito bom :)

conceicao disse...

É parecido com mousse de manga que é uma delícia, por a tua sobremesa também deve ser.
Bjs

Anna disse...

Gosto muito de manga, esta sobremesa deve ficar ótima, vou experimentar.
beijos

Catarina disse...

adorei!! não sei bem o que é mas gostei!! quando tiver um tempinho experimento!!

uma beijoca!

Tati - Panelaterapia disse...

Manga é tudo de bom! O cheiro, a cor, a textura...eu amo essa fruta!
Sobremesa (ou bebida) linda!!!
Bjs

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi querida
Belas fotos!
Amo manga, mas aqui nao existe e quando vou ao Brasil nao é época - snif, snif...
Ficarei, mais uma vez, so' na vontade!
Um abraço
Léia

Margarida disse...

Manga e cardamomo é uma combinação excelente!! Guarda aí um copito desses pra sábado.. : D
beijocas grandes

Tuquinha disse...

fiquei satisfeita só de olhar...
beijinhos

Paladares da Isa disse...

Amiga,

Tenho andado um pouco ausente mas cheirou-me a manga e cá estou eu ;)
Adorei!!!

Bjocas grandes

Marisa Duarte disse...

Que maravilha! Deve ser soberbo!

Unknown disse...

Eu já fiz um doce mango fool mas era diferente.
Esta variante também tenho de experimentar.
Tem um óptimo aspecto... :)

Jitos...

Marly disse...

Ameixita,

De tola essa manga não tem nada, rsrs. Eu tenho três mangueiras mas nunca fiz 'mango fool', apesar de ter uma receita arquivada. Essa tua além de ter ficado bonita ainda recebeu o perfume do cardamomo, o que deve ter dado um toque extra de aroma e sabor.

Beijinho.

Nani disse...

Enquanto seru calor vai embora o meu está chegando, que pena!
Que lindos potinhos, mande um que aceito com carinho!
Beijos

Su7i disse...

Qual fool qual quê! Bem esperta essa sobremesa! Tem um ar delicioso e os ingredientes não deixam dúvidas! Bjs e bons sonhos!!!

ameixa seca disse...

Conceição, manga é bom de qualquer maneira :)
Anna, Catarina,espero que gostem :)
Tatiana, Tuquinha, Isas, Suzy, obrigada :)
Léia, achava que encontravas importada... que pena! Nem polpa de manga enlatada?
Margarida, chegava lá completamente derretido he he
Carlita, há vários e parece-me que são todos bons :)
Marly, eu tenho uma mangueira mas só serve para regar os canteiros he he
Naninha, o calor permanece embora com menos intensidade :)

Natália Eleutério disse...

Bem apetitoso este creme, bjs.

sabor e saberes disse...

Adorei. Estou super curiosa para o provar.
Bjs

Fla disse...

Não consegui ainda descobrir que sabor o cardamomo tem, mas sua sobremesa parece bem gostosa.
Beijão
Fla

Flavinha disse...

Uau! Quanta coisa boa! Nem sei por onde começar!

Este Mango fool e e as panquecas parecem divinos!

Beijinhos

Maria Maia disse...

Têm um aspecto excelente e com uma cor linda.
bjsss

O blog... disse...

Mesmo com todas essas aventuras parece estar com um ar muito comestivel, já sabia bem.
Bjo

Sandra G disse...

Comia um, um não dois copos desses adoro manga!!

Bjs

Salsa Verde disse...

Ficou com um aspecto delicioso e posso garantir-te que o fool é um doce de colher e não uma bebida...
Beijinhos,
Lia.

Susana Antunes disse...

Se tu dizes que é bom eu acredito...;)
Mas que tem uma cor apetitosa lá isso tem...
E sai então uma boa sugestão para estes dias quentes e aborrecidos...
Obrigado...
Beijinhos e uma boa semana...

Romy Almeida disse...

Humm... pelo aspecto parece ser delicioso. Essa consistência estava óptima para mim lol
Ficou excelente :-)

Bjokas

turbolenta disse...

Chama-lhe o que quiseres, mas o certo é que é uma óptima sobremesa ou algo mais leve que um lanche mas apetecível para se "devorar" a meio da tarde.
REalmente o tempo "encrencou" um pouco. ONte aqui ainda cacimbou de manhã uns 5 minutos e o dia esteve bem mais fresco.Agora está um ventinho bem fresquinho.
O trabalhar correctamente com a máquina exige algum tempo de dedicação e bastantes cliques no mesmo local mas com várias possíveis opções .Há que experimentar todos os botões e ver depois qual a melhor foto e quais as especificações usadas.
SE morasses aqui perto,mandava-te lá o meu rapaz. Tem cá um jeito para tudo quanto é máquina!comprei-lhe não sei se o ano passado ou já no anterior uma Sony 7 e o tipo olhou para ela,começou a experimentar e quase não recorreu ao manual. Tira fotos que é um espectáculo!eu sou mais "naba".tenho umas máquinas boas mas modos manuais e complicados não tenho paciência.REcorro muito ao automático.O ano passado em 15 dias na GRécia tirei,com 2 máquinas quase 3ooo fotos.Na rua é automático e toca a andar. boa semana

Abóbora Amarelinha disse...

Mousse de manga é o que é!!!!
voçês e os nomes complicados...só para "embaralharem" o cerebro ás desgarçadas das lerdas pá!
Acho que te estás a dar muito bem com a máquina sim, eu até gosto mais da cor de cima.
beijinhos

Suzana Parreira disse...

Mim quer! Eu não sou pequena de grandes doces e estes fools com fruta fazem a minha sobremesa perfeita. :)

Mal posso esperar por sábado!!

Cláudia Marques disse...

Eu por acaso pensava que era uma bebida, acho que por qualquer coisa que li no blog da Nana sobre a origem do "Manga com pimenta". Mas pelos vistos pensei mal...
Deve ser delicioso, e tem pouco açúcar. :) A minha balança fez-me um ultimato, estou a ser mais cuidadosa...
bjs

by Deva disse...

Adoro manga, como tal esta parece-me ser uma óptima sobremesa!

ameixa seca disse...

Caríssimas, obrigada pelos comentários. Não tenho conseguido visitar os blogs por variados motivos e assim vai continuar até à próxima semana. Desculpem e obrigada mais uma vez :)

Talita disse...

Oi, Ameixinha! Esse creme parece mesmo delicioso! Nunca provei cardamomo, mas acredito que gostaria muito!

Sua inscrição para o sorteio foi obviamente aceita e gostei muito da idéia! Vou até sugerir para quem mora fora, se quiser presentear alguém daqui do Brasil, pode se inscrever.

Um grande beijo.

moranguita disse...

ai nao me digas nada de natas que nao querem subir
avcontece-me muito sem duvida
mas esta bem cremosa pelo que se nota na foto
beijinhos

Xana Bértolo disse...

Seja de beber ou comer à colher, o aspecto é delicioso :)
beijinhos

Fabiana disse...

Ameixa,
Que sobremesa maravilhosa!
Vou anotar e aproveitar que estou a procura do cardamomo.
beijos

Helena disse...

Olá Ameixinha
É um doce de colher, oriundo de uma ilha lindissima de vegetação luxuriante e foi das primeiras receitas que fiz no bloque.
Adoro e traz-me boas recordações....;)
Ficou bem bonita a apresentação.
Um beijo

"Manjares da Manu" disse...

HUmmmm, que delícia!!!Pena que aqui onde moro eu não acho cardamomo!!!Mas vou procurar em outro lugar!!!

Bjs...

Unknown disse...

Hum, eu já tomei Lassi de Manga, mas essa mistura com o cardamomo deve ser muito interessante! E no calor é uma ótima opção mesmo!
Um beijinho!

Nana disse...

hahahaha lembrei do nome do meu blog que começou por causa dessa receita ai.
bjss

ameixa seca disse...

Obrigada pelos comentários e pelos esclarecimentos. De facto também achei que fosse mais sobremesa de colher e sabe mesmo bem :)
Desculpem mas não tenho conseguido ler os blogs amigos e comentar. Boa sexta-feira a todos!