terça-feira, 7 de setembro de 2010

Compota de figo com vinho do Porto

Para mim, não há nada que se compare a comer figos frescos ao natural. Porém, com tanta produção, há que armazenar para saborear mais tarde. Para isso, nada melhor do que a compota. Fiz duas mas esta, com Vinho do Porto, foi a que mais me agradou. Felizmente, as figueiras ainda produzem, a época está no fim mas, durante mais uma semana, vou comer figos frescos alternados com compota :)
Usei o programa "Doces" da MFP apesar de precisar de programar mais meia hora após o término, porque achei que ainda não estava como devia. Inspirei-me na receita que vi no blog Inspired2cook, só não usei o alecrim, fica para a próxima!

Ingredientes:
900 gramas de figos roxos ou verdes, sem pés e cortados em quartos
1 1/2 chávena de açúcar
1/4 chávena + 2 colheres (sopa) de sumo de limão
1/2 chávena de Vinho do Porto (usei 1/4 chávena)
1 pau de canela (opcional, não consta da receita original)

Preparação:
Deitar tudo na cuba da máquina do pão, programar "Doces" e esperar que o programa termine. Caso veja que ainda não está na consistência desejada, programe novamente e vá verificando até chegar ao ponto que pretende.
Guarde em frascos esterilizados, deixe arrefecer à temperatura ambiente e conserve no frigorífico até 3 meses.
Para quem não tem ou não quer fazer na MFP, coloque os figos numa panela com o açúcar, deixe repousar 15 minutos, mexendo ocasionalmente, até que a maior parte do açúcar tenha dissolvido. Junte o sumo de limão e o pau de canela ou alecrim, e leve a ferver até o açúcar dissolver completamente. Baixe para lume moderado, mexendo ocasionalmente, até a fruta estar mole e até que o líquido esteja espesso, cerca de 20 minutos. Retire o pau de canela ou alecrim, guarde em frascos esterilizados, deixe arrefecer a temperatura ambiente e guarde no frigorífico até 3 meses.

Dá para cerca de 3 frascos de compota dos comuns que se compram nos hipermercados.
O sabor do Vinho do Porto faz toda a diferença. Podem usar branco ou tinto, eu só tinha tinto e foi o que usei.
Boa semana!

60 comentários:

Baú da Conceição disse...

Adorei,posso provar.
Beijinhos

Babette disse...

Adoro figos e nunca os tenho em quantidade suficiente para outras divagações que não sejam comê-los ao natural ou com presunto!
mas se algum dia tiver uma "overdose" de figos vou fazer esta compota!
Babette

Sandra G disse...

Para quem gosta de figos essa compota deve ser maravilhosa, com o vinho do Porto.

Bjs

SoraiaSilva disse...

Ficou com uma cor e consistência deliciosa!!
Beijinhos*

Unknown disse...

Com a fome que estou neste momento essa fatia de pao integral com essa compota maravilhosa marchava que era uma maravilha.

Beijinhos

Unknown disse...

Essa compota deve estar maravilhosa.
bj

Cinha disse...

A ver pelo aspecto deve ter ficado deliciosa!
Beijinhos grandes.

Isabel (pipoka) disse...

Está com óptimo aspecto!

Acho que a diferença em termos de consistência (em relação ao meu doce de tomate) tem que ver com o facto de o tomate ter muita água. Além disso, tu puseste bastante sumo de limão (gelificante natural) e o figo é dos frutos com mais pectina. Quanto tempo leva a tua máquina a completar o programa das compotas?

bjs

Marly disse...

Os figos "al natural" estão lindos!
E a compota parece deliciosa!
(eu também não colocaria o alecrim, numa primeira vez, pois o aroma dele domina tudo, rsrs).

Tuquinha disse...

apesar de fazer as minhas compotas de modo tradicional, como minha MÃE já fazia, não posso deixar de dizer que essa tua está com um aspecto excelente...a fatia de pão irresistível.
beijocas

Inês Ginja disse...

Ai que maravilha! Ainda estou a salivar... Adoro figos ao natural :) mas realmente a minha figueira ainda esta tão carregada que mais vale aproveitar e fazer esta deliciosa compota! com o vinho do porto e o pau de canela deve ficar mesmo a maneira :) Adorei! Beijinhos.

Inês Ginja disse...

So uma duvida: retiras a casca verde aos figos? ou vai com ela?

Kristininha disse...

Que previlégio ter uma figueira!!!
Com figos fesquinhos ou quentinhos conforme o tempo...mas que maravilha!!!
Essa compota deve estar pra cima de deliciosa!!!
Beijinhos

Isabel Salvador disse...

Que coisa boa amiga,ainda tens a minha morada certo????jinhos

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

ADORO COMPOTA DE FIGOS!

Isabel disse...

Olá Ameixinha,

Como tu, adoro figos ao natural. E tal como tu, quando há quantidades industriais, também os transformo num doce que aprecio muito e que aprendi a fazer com uma Senhora do Minho. Confesso que o Vinho do Porto que perfuma a tua compota me despertou vontade de experimentar a tua versão.
beijinho.

Cristina Esteves disse...

Adoro figos ... e com esses ingredientes só pode estar uma compota deliciosa.
Bjos

Figos & Funghis disse...

Adoro doces com figos, principalmente geléias e compotas. Da próxima vez que fizer vou colocar vinho do porto como na sua receita, fiquei curiosa.
Beijinhos,
Fabi

argas disse...

Assim também devem fiar excelentes!

Helena disse...

Este ano não fiz.
O aspecto desse é muito bom!
Beijinho

ameixa seca disse...

Conceição, Soraia, B.V., Cinha, Belinha, Eliana, Cristina, Argas, Helena, obrigada :)
Babette, compreendo-te muito bem. Só este ano é que tive acesso a estas figueiras e aproveitei ao máximo :)
Sandra G, fica com um sabor maravilhoso :)
Cacahuete, é uma tosta integral que me soube muito bem :)
Pipoka, o programa é de 1h 20m :)
Marly, por isso é que decidi não usar e também porque não agradaria a todos :)
Tuquinha, às vezes o mais prático ganha :)
Ginja, eu usei excesso de figos para fazer a compota e ainda fiquei com uma cambada para comer. Só retirei a pele aqueles que estavam com pintas ou mais tocados. Na compota de figo aproveita-se o fruto todo :)
Kristininha, não tenho, é duns tios que estão emigrados. Este ano ficamos a tomar conta do pomar :)
Isabel, não conheço a versão da senhora do Minho mas, sendo o Vinho do Porto do Minho... também ficou deliciosa :)
Fabiana, vais gostar :)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Menina do céu isto está lindo!

bjssssssssssssssss

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Nossa, eu vou fazer. tenho a MFP

receitas e vida disse...

Combinação irresistível, Humm, bjs

Abelha Maia disse...

Aspecto excelente mesmo.
bjss

RUTE disse...

Andamos na mesma onda, excesso de produção de figos. Eu desidratei os meus pelo método tradicional e tu fizeste compota.
Bem pensado! Adoro compota de figo.
Belas fotos. Os figos por dentro são tão lindos :)
Beijinhos amiga.

Rachel disse...

Hummm...deve ser muito gostoso esse doce, e tenho certeza que vinho do porto deu um perfume e sabor, excelente ao doce!
Bjuss!!!

O blog... disse...

Vem mesmo a calhar esta receita já que ando numa de vinho do porto como se pode ver pelos meus blogs.Bjo

Gisela disse...

Parece que temos gostos identicos, fiz um doce identico esta semana e ficou óptimo, o vinho do Porto dá-lhe um toque especial
na MFP é que nunca experimentei
bjs

Abóbora Amarelinha disse...

Esses figos estão tão bonitos que nem parecem verdadeiros.
Nunca comi compota de figo, é uma fada-da-cozinha

ameixa seca disse...

Anita, Receitas, Abelha, obrigada :)
Silvana, espero que gostes :)
Rute, hoje já se colheram mais e bem docinhos. A chuva vai estragá-los... mas já rendeu muito :)
Rachel, Vinho do Porto é uma delícia :)
Amélia, força nisso :)
Gisela, a MFP é prática, eu uso muitas vezes para os doces :)
Bóbora, são tão verdadeiros quanto tu e eu... e ainda bem, são dulcíssimos :)

Unknown disse...

Adorei a receita! Sou apaixonada por figos e imagino que o vinho do Porto deva dar um toque muito especial! Beijos!

Susana Antunes disse...

Aqui está uma boa sugestão...
Tem muito bom aspecto...
Vou guardar a receita para experimentar... ;)
Beijinhos nossos...

Neyma disse...

Ameixa querida,
Como vai, saudade!? Sabe que não gosto de figos, mas esta compota esta tão apetitosa que até me deu vontade de experimentar??!! Meu marido adora, então...acho que vou experimentar sua receita.
Obrigada por não esquecer do Vó Mindoca e sempre dar uma passadinha por lá!!
Muitos beijinhos!!

Flavinha disse...

Amo doce de figos! Adoro vinho do Porto!

Isso só pode ser muito bom!!!

Beijinhos

ameixa seca disse...

Verena, fica uma delícia :)
Familia Antunes, vale a pena aproveitar o resto da época de figos :)
Neyma, o marido merece uma compota assim :)
Flavinha, é mesmo muito bom :)

Susana Fernandes disse...

Só para que saibas que não é perguiça...isto, não dava ok?:)
Então a compota está com optimo aspecto a propria da tosta que serve de cama tambem ...Será que é sem Gluten?
bj su

Noémia disse...

Podes crer que vou experimentar!
Também adoro figos e tenho apanhado cada fartote... é uma maneira de prolongar o prazer de os comer! :)

"Manjares da Manu" disse...

Ficou linda!!!Eu tenho um vidro na geladeira, fechado!!!!
Eu não gosto muito, mas o seu parece diferente!!!Provaria o seu!!!

BJs...

Rose Oliveira disse...

Oi ameixinha querida!
Gosto deles ao natural, em compotas, geléias, adoro!
Beijinhos!

angela disse...

que delícia, com vinho do porto...bjs

Cantinho da Jana!!! disse...

tenho dois pés de figo em casa e eles produziram o ano todo...usei de todas as formas...mas assim ficou muiiiiiito bom...

Adorei
Janaína
http://janainamechi.blogspot.com/

PS: Adorei o blog vou te seguir ok? Se quiser me faça uma vistinha.
bjim

conceicao disse...

Fiz compota mas a receita tradicional, se puder ainda faço a tua, que tem um óptimo aspecto.
Bjs

ameixa seca disse...

Susana, não é sem gluten, é integral. Sabes que eu também tenho a minha dieta :)
Noémia, eu ainda não me fartei de figos :)
Manu, Rose, Angela, obrigada :)
Jana, todo o ano é fantástico. Aqui é só durante Agosto e Setembro, depois termina :)
Conceição, faz que vais gostar :)

Unknown disse...

Este doce deixou-me a babar. Jinhos

Unknown disse...

Infelizmente não tenho ideia do sabor de um figo fresco :(

Bjs

Bombom disse...

Ameixinh, já venho atrasada, mas não quero deixar de te dizer que gostei muito desta tua receita de compota de Figos com Vinho do Porto. Adoro receitas com o dito e esta parece-me que condiz lindamente. Obrigada pela partilha. Bjs. Bombom

ameixa seca disse...

Sónia, obrigada :)
Ana, tens que vir cá no Verão para provar :)
Bombom, também gosto do sabor do Vinho do Porto nas receitas :)

Anónimo disse...

Eu sofro do mesmo mal que muito boa gente: não posso ter figos frescos por perto sem parar de os comer até ao fim...nunca chegam para mais nada! hehehe
Uma bela receita para momentos de prazer! :)

ameixa seca disse...

Mary, havendo muitos... chega a uma altura que amadurecem todos ao mesmo tempo e temos que desatar a fazer receitas com eles :) Tem é que sobrar figos para comer ao natural!

Simone Izumi disse...

Holly, holly, hooooly Jesus!!!!
Eu amei esta idéia, Ameixinha!!!!
Será que consigo fazer hoje? Hmmm
bjo
si

ameixa seca disse...

Si, se não for hoje, faz quando te for possível :)

M. disse...

Que compota maravilhosa! Rica cor e consistência! Vou experimentar com vinho do Porto ;)
Bjsss

ameixa seca disse...

M., é mesmo com Vinho do Porto e fica uma delícia :)

Nani disse...

Aqui em casa também tem pés de figo, mas nunca maduram todos juntinhos, se por ventura madurar vário de uma vez farei!
Beijos

ameixa seca disse...

Naninha, as figueiras dos meus tios são bem grandes... dá para fazer compota muitas vezes. É uma pena já ter terminado a época :)

Maria Vitamina disse...

Adoro figos mas nunca me deu para fazer compotas com eles, nem sei porquê, acho que ainda não tinha descoberto esta receita. :)
Bjs

ameixa seca disse...

Moonlight, um dia que tenhas muitos figos, faz e vais ver como é bom :)

Valentina disse...

Sou assim muito frustrada por nao conseguir bons figos aqui na Inglaterra. lembro-me de muitos verões na Espanha visitando minha amiga Maribel, e deliciosos figos que já comi. Esta compotinha está com uma ótima pinta. Nunca comi de figo

ameixa seca disse...

Valentina, para mim é das melhores compotas. Tens que provar :)