segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pataniscas de bacalhau

Pataniscas - ou Fataniscas - são um petisco bem português e a Laranjinha fez o favor de nos dar a provar estas pataniscas de bacalhau que, creio, ficaram na memória de todos que lhe deitaram o dente. É certo que o bicho está em extinção mas... não estaremos todos? Um petisco destes de longe a longe sabe bem e não faz tão mal assim! Gostei muito da junção do pimento, a patanisca fica mais colorida e muito mais saborosa. Experimentem e vão ver que vão manter a pata-na-isca ;)

Ingredientes:
100 gr de farinha
sal
pimenta de moinho
2 ovos
0,5 dl de água
1 cebola
200 g de bacalhau demolhado
1 raminho de salsa
1/4 pimento vermelho
óleo para fritar

Preparação:
Deitar a farinha numa taça, adicionar o sal, a pimenta, os ovos e a água. Mexer muito bem com uma vara de arames até obter um polme liso. Descascar e picar finamente a cebola. Adicioná-la ao polme. Limpar o bacalhau de peles e espinhas. Desfiá-lo e juntá-lo ao polme. Picar a salsa e cortar o pimento em cubinhos. Adicionar tudo ao polme e mexer com uma colher de pau. Se necessário, rectificar os temperos.
Colocar um pouco de óleo numa frigideira larga e levar ao lume. Quando o óleo estiver quente, deitar a massa em colheradas e deixar fritar até a parte de baixo estar dourada, voltar e deixar fritar do outro lado.
Escorrer as pataniscas em papel absorvente.

Boa semana a todos!

63 comentários:

Luisa Alexandra disse...

As tuas pataniscas ficaram com um aspecto formidável!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Sabes que sou vegetariana, mas tenho dificuldades em resistir a uma deliciosa receita de bacalhau como a tua! Adorei.
Um abraço
Léia

Pauluxa disse...

Olá,
As tuas pataniscas ficaram divinais.
Beijinhos e um bom inicio de semana

»¤Þ䵣䤫 disse...

Hummm... Ficaram muito apetitosas hein! Adorei! Bjos e um ótima semana!

Marisa Duarte disse...

Como eu adoro pataniscas, então a acompanhar um arroz de tomate ai ai.

Ana Powell disse...

Fizeste-me lembrar que tenho bacalhauzinho congelado, uma sugestão com cheiro e sabor a casa ♥

Autora do Blog disse...

Embora não coma com muita frequência por ser uma fritura mas, adoro pataniscas.
As tuas ficaram muito apetitosas!

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Talita disse...

Ahhhh... Eu quero!! O coloridinho deu mesmo um aspecto muito, muito melhor às pataniscas! Não que elas precisassem, mas se dá pra melhorar, por quê não? =)

Beijinhos

Ana Rita Marreiros disse...

Que coisa boa!!!
Belissimas...

Bjoka,

Rita

Isabel Salvador disse...

fica mesmo muito bom o sabor do pimento,muito mesmo,bjokinhas amiga

Isabel disse...

O aspecto diz tudo!
beijinho.

São Ribeiro disse...

FICOU BEM APETITOSAS, EU GOSTO MUITO, MAS RARAMENTE FAÇO, POR SEREM FRITAS. BJS

Cinha disse...

Bem,tu ofereceste e eu vou aceitar meter a pata-na -isca!!!
Estão mesmo maravilhosas!
Eu também as faço com pimento,acho que já uma belo sabor!
Beijinhos grandes.

Susana Gomes disse...

As de bacalhau não cheguei a provar, mas já tive oportunidade de deitar a mãos a outras variedades feita pela "rainha" das pataniscas! :)
Amiga, estas tuas fotos estão tão tentadoras que ainda me pões a fazer fritos cá em casa.
Beijinhos

"Manjares da Manu" disse...

Esta última foto está de dar água na boca!!!

Bjs...

Bichinha disse...

É bem verdade, vou ficando esquecidas e apenas lembradas nas nossas memórias, eu nunca fiz mas adorava as que a minha avó me fazia, de lamber os dedos. Juntar pimento picado foi uma excelente ideia.

Lourdes Sabioni disse...

Ah como eu queria comer estas delícias, aí , em Portugal...
Fazer e comer aqui é bom ,mas aí seria muito melhor!
Beijos

Andreia disse...

Ficaram maravilhosas!Adora Pataniscas e essas estão mesmo apetecíveis!

Inês Ginja disse...

Ficaram com optimo aspecto! Adoro pataniscas de bacalhau :) Muito bom mesmo. O toque do pimento a colorir fica muito bem. Beijinhos.

Noémia disse...

Huuuuuummmmm, o que eu gosto de pataniscas de bacalhau!
Essas estão lindíssimas! :)

Abóbora Amarelinha disse...

Ou batanisca...já que é de bacalhau.
Maravilhosas
beijinhos

Gisela disse...

Com pimentos nunca fiz, mas convenceste-me, tenho cá em casa um fanático por pataniscas, se lhe apresentar umas assim tão coloridas vai adorar
Um beijinho

ameixa seca disse...

Meninas, obrigada pelos comentários :) São um petisco fabuloso!

Sandra G disse...

Confesso que não gosto de pataniscas.Mas vou dar a receita á minha mãe e tia.

Bjs

Unknown disse...

Olá Ameixinha... já estava com saudades desse cantinho aqui:)


Beijos para você.

Vânia Costa disse...

Eu metia a pata de certeza ;)
Devem ficar óptimas com o pimento! Sou uma louca aficionada por pataniscas, sonhos e pasteis de bacalhau! :D
Beijoca*

Miguel disse...

Estão lindas, acho que o pimento fica óptimo.
Um abraço.

Fabiana disse...

Ameixa,
Essa sua uma ultima foto está uma tentação.
Adorei a receita.
beijos

Natacha Rodrigues disse...

Pois eu gosto muito com um arrozinho elaborado, seja de tomate, feijão ou grelos.

No entanto so fiz uma vez pataniscas, a ideia de n~ºao fuicare bem e absorverem oleo deixa-me reticente.! Adorei estas e levo a receita cmg ja ja! Beijinhos

M. disse...

Ai que delícia de "fataniscas", parece que até lhes sinto o cheiro!!!
E ai que rica menina a papar na foto ;)))
Bjsss,
Madalena

ameixa seca disse...

Obrigada a todos pela visita :) Se o óleo estiver bem quente, as pataniscas não o absorvem. Ficam bem sequinhas.

Raquel Alabaça disse...

Que bom aspecto, eu gosto muito e não consigo recusar umas pataniscas.

Beijinhos

disse...

Que belíssima foto a ultima!
Acho que nunca provei pataniscas de bacalhau... não tenho a certeza... mas se é de bacalhau é CERTO que eu adoroooooooo!

Marly disse...

Ameixinha,

Estas pataniscas são como 'bolinhos de bacalhau' mais ricos em bacalhau! rsrs. O visual ficou ótimo e o sabor deve ser maravilhoso, pois o bolinho já é muito saboroso!

Um beijo!

Mónica Silva disse...

Passei por cá para espreitar, adorei e já te vou seguir :)

As pataniscas ficaram com um aspecto divinal :)

Beijinhos

Abelha Maia disse...

Adoro pataniscas, então agora fiquei mesmo com vontade de comer.
bjsss

Leila disse...

Ameixinha, adorei a receita. Aqui encontro facil o bacalhau desfiando mas as postas grandes sao um pouco dificil de encontrar.
beijinhos

Xana Bértolo disse...

Os pimentos vermelhos deram uma cor bem gira Às pataniscas... Parecem-me muito bem, o namorido bem anda a chatear pra lhe fazer, e não há meio.. lol
beijoca

Rachel disse...

Minha Nossa, fiquei eu morrendo de vontade de dar uma dentada nesses bolinhos.
Delícia!!!
Bjuss!!!

saltapocinhas disse...

que lindas!
abriste-me o apetite e ainda vou fazê-las um dia destes!

bjs

Susana Matias disse...

Estão com um aspecto maravilhoso...

Adorei a sugestão de acrescentar o pimento vermelho...

jinhos

Figos & Funghis disse...

Minha querida, eu BABEI nesta refeita, adoro um bolinho de bacalhau!
Beijos,
Fabi

ameixa seca disse...

Rachel, Monisilva, Abelha, Susana, obrigada :)
Jú, nem acredito que nunca tenhas provado :)
Marly, os bolinhos levam batata, as pataniscas não... eu gosto dos dois :)
Leila, dá para fazer com esse bacalhau já desfiado :)
Xana, são bem melhores com os pimentos :)
Saltapocinhas, aconselho :)
Fabi, não são bolinhos, são um pouco diferentes :)

moranguita disse...

ameixinha com um arrozinho de tomate bem eu vou ao ceu! eu adoro nao costumo colocar pimento tenho que experimentar assim.
beijinhos

Eli disse...

É realmente um maravilhoso petisco, amei!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Suzana Parreira disse...

Ai mulher, estou capaz de fazer os 400 km que nos separam para dar uma trinca numa dessas pataniscas! Culpo a Laranjinha de me ter tornado viciada. É bom saber que não sou a única!! ;)

Bj grande*

ameixa seca disse...

Obrigada meninas :)

Bombom disse...

As Pataniscas da Laranjinha já são famosas! E fazem sempre furor (e inveja a muita gente, he,he)! Eu gosto muito, mas não posso abusar de frituras...Só como quando o rei faz anos, ou nalguma patuscada.
Bjs. Bombom

ameixa seca disse...

Bombom, nós também não abusamos... só muito de longe a longe :)

turbolenta disse...

Ui que coisa tão boa e que eu faço tanta vez!

Receitas para a Felicidade disse...

Que belas pataniscas amiga, tem um aspecto que nem te digo....

Beijinhos!!!

ameixa seca disse...

Turbolenta, Paula, obrigada :)

Claudia disse...

Taí um aperitivo que nunca provei, as famosas pataniscas. Acho uma graça esse nome. Eu adoraria provar essas de bacalhau, eu amo bacalhau.

Abs,

Claudia

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ao ver essas pataniscas é inevitável não me lembrar do nosso belo picnic de verão. A Laranjinha deixou-nos a todas patanisco-dependentes, mas também não é para menos, são as melhores pataniscas do mundo, as de bacalhau e as de camarão que foram as que provei até agora.

ameixa seca disse...

Claudia, tenho certeza que ias gostar :)
Moira, ainda esta semana a minha mãe disse que queria mais destas pataniscas :)

Salsa Verde disse...

Adoro pataniscas e estas têm um aspecto tão delicioso que um dia destes vou cá voltar para tirar a receita!!
Beijinhos,
Lia.

ameixa seca disse...

Lia, valem bem a pena :)

Fabrícia disse...

Um luxo .. eu quero. beijos.

ameixa seca disse...

Fabrícia, obrigada :)

Valentina disse...

Tenho um fraco imenso por bacalhau. em qualquer forma. vou ter que fazer esta receita.Já agradeço de antemão

ameixa seca disse...

Valentina, são umas pataniscas deliciosas :)

Laranjinha disse...

Já sei o que terei que levar no próximo encontro! ;)
Um beijinho

ameixa seca disse...

Laranjinha, acho que fazes bem he he