terça-feira, 13 de maio de 2008

Muffins de massa básica



Isto há dias em que parece que está tudo contra nós. Esta minha mania de cozinhar à noite às vezes torna-se complicada. O meu forno é a gás e o dito acabou a meio da fornada sem eu dar por isso. Não conseguia mudar a botija do gás, começou a chover (aqui está a chover), chamei a minha mãe que já estava deitada, a minha mãe também não conseguia inserir o mecanismo na botija nova, já estavamos a praguejar quando a manhosa resolveu dar tréguas. Resultado: os muffins não cresceram o que deveriam ter crescido. Mas comem-se :-)


É uma receita de massa básica para muffins à qual juntei outros ingredientes. A metade da massa básica juntei àgua de rosas e à outra juntei canela. Depois, quando as massas já estavam nas formas coloquei maçã ralada por cima e uma mistura de açúcar mascavado com canela. Ficaram atarracados mas saborosos. Devo dizer que leva pouquissímo açúcar, quem quiser mais doce tem que juntar e ir provando até estar do agrado.



Ingredientes para a massa básica:


3 chávenas de farinha (usei normal e juntei um pouco de farelo de trigo também)


5 colheres (sopa) de fermento em pó (só pus uma, mas não foi por isso que não creceram muito, acho eu)


1 colher (chá) de sal fino


1 colher (sopa) de manteiga


3 ovos


1+ 1/2 chávena de leite



À receita base juntei:


1 colher (chá) de àgua de rosas (comprei na farmácia mas fiquei com receio de usar. Aquilo só diz que é para a pele, nao refere uso culinário, mas não notei nada quando provei)


Na outra metade da massa base juntei canela em pó a gosto.



Preparação:


Peneire a farinha, o fermento e o sal para uma tigela. Junte o açúcar. Abra um buraco no centro dos ingredientes secos. Derreta a manteiga. Bata levemente os ovos juntamente com o leite. Deite a manteiga e a mistura dos ovos no centro dos ingredientes secos. Misture até humedecer a massa. Encha até 3/4 das forminhas untadas. Por cima coloque a maçã ralada (eu piquei 2 maçãs) e cubra com a mistura de açúcar mascavado e canela. Leve ao forno a 200ºC durante 15 minutos ou até os muffins estarem cozidos. Polvilhe com açúcar em pó. Deu massa para 24 muffins.


A foto mostra de onde eu retirei a receita base. As maçãs, a àgua de rosas e a cobertura foi o que me apeteceu colocar. Na foto de conjunto ainda não tinham açúcar em pó... mas com o açúcar ficam menos feios :-)








14 comentários:

Unknown disse...

Pelo menos o desastre não foi total,
vc conseguiu assar amiga.
Ainda bem que aqui é gás de rua hehehe
Ficaram bonitos e o gostinho deve ser especial.
Bjs

Marizé disse...

Esses contratempos são muito enervantes!

Bj

Isabel de Miranda disse...

Ameixa a todas(os)já aconteceu conta tempos.Mas filha conseguio fazer.E o sabor devia estár óptimo...beijinhos doces

risonha disse...

pobres muffins.... mas para tanta aventura até que saíram muito bem!

Isabel (pipoka) disse...

Enquanto os acidentes de percurso não se reflectirem no sabor, tudo bem. É bem pior quando ficam lindos e não se conseguem comer (já me aconteceu!).

bjs

Luciana Macêdo disse...

Imprevistos acontecem, mas pelo que vi ainda deu tempo para os bolinhos serem salvos. Os toques pessoais parecem que deram certo, vale a pena experimentar.
Bjs!

Natércia Ramalho disse...

Menina estão uma maravilha com todos os contratempos mas tu és uma mulher de armas sem isso tu não irias para a tropa adorei um bjo. Natércia...Passa lá no meu tacho está lá um mimo para ti.

janeca disse...

Não fiques triste contratempos todos temos...se não gostares dos muffins podes mandar-me que eu gostei da cara deles!!!
bjinhos!

Natália Eleutério disse...

Ameixinha, há dias assim, mas nem tudo teve perdido sempre se aproveitou e de sabor como dizes ficaram deliciosas é o que importa, dias melhores virão, bjs

ameixa seca disse...

Somos 3 cá em casa. Já só há 2 muffins 24 horas depois :-) Muito mal não ficaram :-)
Obrigada a todos pelas visitas.

elisabete disse...

Que aventura na cozinha!! lol O que interessa é que não desististe e tiveste docinhos bons para o pequeno-almoço.

beijinhos

Martuxa disse...

Depois de tanta aventura sairam muito bem. Estão com boa cara hehe

beijinhos

edinha disse...

Se estavam bons isso é que interessa mais :)
De qualquer modo não acho que estejam tão feios assim :)
Beijinhos

ameixa seca disse...

Há dias em que está tudo contra a cozinheira :-) Mas lá se salvou alguma coisinha... Ninguém se queixou.