segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Lasanha mista


Na onda das massas que eu adoro, aqui fica uma receita de lasanha que retirei de uma revista "Delícias da Culinária" nº8.

Tive mais uma aventura com as placas de lasanha mas desta vez foi por estupidez minha. Eu não me posso lembrar de tudo não acham? Tenho muita coisa enfiada neste cérebro e alguns neurónios vão definhando.

Como é que eu me poderia lembrar que depois de cozer as placas de lasanha por alguns minutos, eu tinha que as passar por àgua fria para não se colarem? Óbvio que não me lembrei e elas ficaram agarradinhas umas às outras e, por mais que eu as tentasse afastar, elas gritavam "Daqui não saio, daqui ninguém me tira!!!"

E eu não disse nenhum palavrão (em voz alta, porque eu pensamento já fervia por todo o lado), limitei-me a pegar na massa e tentei separá-la o mais que pude. Veio aos pedaços e é por isso que a lasanha não está altinha como era suposto, mas de sabor ficou excelente!

Passei alguns dias sem saber o que raio tinha falhado e, de repente, fez-se luz... algum neurónio ressuscitou e fez-me lembrar que tinha que ter mergulhado as placas em àgua fria. Insultei-me a mim mesma como se servisse de penitência e disse: "Ó Ameixa, miúda, tu estás mesmo velha e seca pá!" :)

E passou-se assim, para a próxima tenho que arranjar uma mnemónica (adoro esta palavra) ou escrever num papelinho e colá-lo nas lentes dos "ólicus"!



Ingredientes:

700g de carne picada (usei carne de vaca e pus menos, era o que tinha congelado e a desgraçada já fazia "muuuuuuuuu" porque estava esquecida no congelador)

1 cebola picada

5 tomates picados (usei de lata)

salsa, cebolinha e sal a gosto (usei salsa fresca, não tinha cebolinha)

Azeite para refogar

Margarina para untar

250g de massa de lasanha pré-cozida

100g de queijo mozzarella fatiado (usei limiano às fatias)

Cebolinha para decorar (usei oregãos)

Meia courgette picada (acrescentei eu)


Molho:

2 colheres (sopa) de farinha maisena

1 chávena (chá) de leite

2 colheres (sopa) de margarina

1 colher (café) de noz-moscada

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

sal a gosto


Preparação:

Para o molho, numa panela, leve ao lume a farinha maisena dissolvida no leite, a margarina, a noz-moscada, o parmesão e o sal, até engrossar. Reserve.

Numa panela, refogue a carne, a cebola, o tomate, salsa e cebolinha em azeite. Tempere com sal. Num recipiente untado, coloque um pouco de molho branco e alterne camadas de massa e do refogado da carne. Finalize com o restante molho. Espalhe o queijo por cima, depois os oregãos e leve a gratinar ao forno.

Ficou deliciosa :)

61 comentários:

Andrea Dohashi disse...

Hum...lasanha? eu adoro!
Por mim comeria todos os dias sem problemas, mas é um tantinho calórica né?
estou babando aqui em frente á tela, rs!
Beijocas

anna disse...

A tua lasanha ficou bem deliciosa, de certeza...
Eu tenho outro truque para as placas da lasanha não colarem: uso das pré-cozidas - lol!
Beijinhos.

O blog... disse...

Talvez as placas pré- cozinhadas não sejam tão gostosas mas sem dúvida que são muito mais práticas.
De qualquer modo a tua receita ficou com muito bom aspecto.
bjos e bom feriado

Ziza disse...

POr conta disso é que faço sempre com a massa pré-cozida, que não exige aferventar antes e fica pronta só de esquentar com o molho...

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha ficou mesmo ao meu gosto!Um beijinho...

Isabel Salvador disse...

que rica lasanha amiga,jinhos minha querida :)

Karla disse...

Ameixinha eu digo o mesmo hehehehe
Tou velha e chéché :D
O meu tlm não pára com lembretes e tenhos postits por todo o lado...

A lasanha está o máximo!

beijocas

Mari disse...

Ameixinha, mesmo com os contratempos, sua lasanha ficou maravilhosa!! =D
Eu também sou do time que adora lasanha, de vez em quando faço em casa para matar a saudade!
Bjo grande!!

Paladares da Isa disse...

Adoro lasanha e esta está como eu gosto.
bjos

Vitor disse...

Ameixa ficou fantástica!Um beijinho Vitor:))--

Simone Izumi disse...

ehehehehehehe....
o que eu já grudei placas de lasanha em minha vida, nao foi brincadeira!!!hahahahahah...
o que importa é que ficou lindérrima, digna de prato principal de restaurante!!!!
bjaoo

Ju disse...

hum ameixa querida,a aparencia esta divina...q fome!!!!bjs

Reflexos disse...

Se não falasse, ninguém dizia nada. Mesmo assim aposto que não ficou nenhuma na travessa para contar a história ;-)

ameixa seca disse...

Andrea, não falta hidrato de carbono à receita. Mas de vez em quando sabe muito bem comer uma lasanha :)
Anna, também usei das pré-cozidas mas decidi dar-lhes uma ligeira cozedura também... Estúpida eu!!!
Amélia, eu gosto delas mais cozidas, por isso usei das pré-cozinhadas mas voltei a cozinha-las ;)
Ziza, é o que vou fazer na próxima!
Natércia, Belinha, Isa e Vítor, obrigada :)
Karla, também ponho lembretes no telemóvel, às vezes até fico sem espaço para mais :)
Mari, também só faço quando dá vontade, é tão bom :)
Simone, eu acho que esta não vai ser a última vez que vai acontecer isso he he Obrigada pelo carinho ;)
Ju, obrigada :)
Reflexos, não sobrou nadinha, estava uma maravilha :)

R.correia disse...

uauuuuuu, que coisa deliciosa

♥ mesa para 4 disse...

Agarradinhas ou separadas o sabor devia estar mesmo bom...um grande beijinho

saltapocinhas disse...

ora cá está um prato que nunca fiz, apesar de gostar de lasanha!

Nysa disse...

lasanha marcha sempre ;-) adoro mesmo!!!! quanto ao queijinho: embrulhei-o com bacon. reguei com azeite e foi ao forno. servi logo, mas antes reguei com mel e pus tomilho!!! beijocas ;-)

Catarina Santos disse...

Olhando para esta lasanha tem todo o aspecto de ter ficado deliciosa, ninguém diria que mais uma vez te deste mal com a bendita massa :)

Aproveito a desejar uma excelente recuperação para a tua mãe :)

Beijinhos e boa semana!!

Xana Bértolo disse...

LOL.. Já me ri à conta da aventura com a lasanha :). Pois eu também uso da pré-cozida, e tapo o tabuleiro com prata pra ela ficar molinha :).. Tá com óptimo aspecto amiga de qualquer forma..
bjinhus

Neyma disse...

Amiga querida,
De uma passadinha no Vó Mindoca que tem um premio para vc!!
beijinhos

Martuxa disse...

Tavam com frio e queriam ficar juntinhas :) Por causa de aventuras destas é que uso quase sempre as placas pré-cozidas.
A tua ficou com óptimo aspecto na mesma, e o que conta sempre é o sabor final :)

Beijocas

Helena disse...

Ameixinha
Ficou com muito boa cara!
Se me acontecesse isso,"queimava etapas",punha a massa toda colada e por cima a carne toda.
Isso tambem me acontece às vezes,faço a massa da lasanha sempre na maquina de pasta,quando seca cola mesmo.

Filipa disse...

Adoro lasanha, acho que por mim comia todos os dias :) Esta está com muito bom aspecto!

O que eu faço para que as placas de lasanha não se colem, é colocá-las em panos de cozinha separadas umas das outras. Assim escorrem e não se pegam.

beijinhos

Inside me disse...

Olá Ameixinha.
Espero que a mãe esteja melhor e que tenha visto em perfeitas condições a magnifica lasanha.

Dá cumprimentos meus ao teu neurónio que falhou ;-) e ao que ressuscitou ;-), ele é de grande ajuda ... a minha ultima "aventura" com a Lasanha tambem foi muito colante ... e não usei cola.. :-)

A mnemónica é interessante... mas... se forem muitos os neurónios afectados ... prefiro os "ólicus" cheios de papelinhos ... uma cozinheira digna de se ver.. !!!HEHE ;-)

Obrigado pela bela sugestão e dica... a dieta está cada vez mais dificil...

Margarida disse...

Coladas ou não, para mim pode ser uma fatia, das grandes sff!
Ai como eu adoro lasanha.. Também costumo colocar cenoura, beringela e courgete.
bjss e boa semana

Maria Vitamina disse...

A memoria pregou-te uma partida mas olha que a lasanha está com bom aspecto. Já se comia! Bjs

Glau disse...

mesmo grudadinha facilmente comeria de montão! bjos querida

ameixa seca disse...

Raquel, estava mesmo :)
Samma, agarradinhas também ficam boas ;)
Saltapocinhas, tens que experimentar... é fácil e sabe melhor quando é feito por nós :)
Nysa, marcha mesmo! E queijo também marcha sempre ;)
Catarina, eu tenho um carma com as massas :) O bom é que fica sempre tudo bem comestível :)
Xana, não costumo tapar com papel de alumínio... para a próxima faço assim :)
Neyma, já passei e já recolhi. Obrigada :)
Martuxa, tens razão, deve ter sido do frio :)
Canela, é um stress!!! O que vale o sabor não ficou comprometido :)
Filipa, boa dica essa ;)
2dmim, a minha mãe está a recuperar muito bem, já não me vê a dobrar e isso só pode ser bom he he Não me digas que és gastrosexual e tens aventuras com comida? Muito bem!!! ;)
Margarida, eu gosto dos vegetais pelo meio da carninha... fica mais enriquecido :)
Moonlight, isto já não é o que era... tudo falha ;)
Glau, comemos tudinho... estava bem grudadinha e foi tudo junto para o estômago :)

Leonor de Sousa Bastos disse...

Gosto tanto de comida italiana!!! A tua lasagna está com um aspecto maravilhoso com esse queijo gratinado por cima...eu querooooo!!

Nada melhor do que uma clássica lasagna para nos abrir o apetite!! :)
Nhami nhami!!!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Quero um pedaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço!

hehehehe

bjssssssssssssss

"Manjares da Manu" disse...

Hummm lasanha é muito bom mesmo!!!
Dá mais certo se vc usar a pré-cozida!!!

Bjs....

Joanissima disse...

Miuda, não acho nada que estejas seca e velha...
No meio de tanta coisa esse era um detalhezeco ... : )))

Adoro lasanha mas, quando faço, aldrabo um bocadinho e uso aquele bechamel da parmalat... Dá menos trabalho e não fica mau de todo!!
(sou-se-me muito preguiçosa, é o que é...)

Beijos, giraça!!!

Odete disse...

Uma lasanha cremosa e fumegante num dia frio como hoje ia cair bem.

Bjs

ameixa seca disse...

Leonor, o queijo gratinado é a parte que eu mais gosto :)
Anita, já não há mais pedaços para distribuir ;)
Manu, eu usei mas decidi cozinhá-la ainda mais ;) Obrigada pela visita!
Joanissima, o exterior não diz nada... os neurónios é que sabem he he Pois eu nunca usei bechamel de compra :) Nem sei se é pior ou se é melhor.
Odete, nem me fale em frio... aqui está gelado. Sabe super bem uma lasanha a sair do forno :)

edinha disse...

Mesmo com o probleminha da massa a lasanha ficou com um aspecto delicioso e nem se dá por ele :)
Beijinho

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Esta linda e com certeza deliciosa, fiquei aqui imaginando o sabor.
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

carmencita disse...

O que importa é que ficou gostosa e esse queijinho tostadinho que delícia hein, essa que vc fez é a minha predileta.Bjss

Laurinha disse...

Lasanha é sempre bem-vinda... adoro!

Ficou com ótimo aspecto a tua!

Beijinhos

Unknown disse...

Não lembro qual foi a última vez comi lasanha. A vontade agora vei com tudo. A sua lasanha ficou super convidativa.

Beijão

Claudia Lima disse...

Ficou fantástica! Agora mesmo eu comeria um pedaço gigante! Estou faminta! E adoro lasanha!
Bjs :)

Priscila Beneducci disse...

Eu também já tive esse problema. As compradas melhoraram muito, dá até para montar sem cozinhar nada agora. Mas tem vez, que dá aquele espirito de cozinha tipo Jamie Oliver e vou fazer a massa. Massa caseira fresca cozinha 2 minutos só. Muito rápido. O melhor truque que descobri foi o tabuleiro de bolo. Cozinhar 2 folhas por vez só. Pegar com 2 escorredores grandes, e colocar direto dentro de um tabuleiro retangular grande alto cheio de água com fiozinho de oleo e deitar lá. A água vai esquentando a medida que acrescenta. Agua quentinha gruda, já descobri isso. Tem eu tiro de vez enquando 1 copo de água morninha e colo 1 copo de água da torneira. Na montagem eu pego com a mão mesmo, dou uma balançadinha para escorrer a água da folha cozida e monto. Não é coisa de masoquista... Porque eu não compro uma... A gente é doida mesmo! Esse ano que fiz isso só 1 vez, ainda não tinha o blogue. Um beijão do Brasil - Minas Gerais - da Pri

moranguita disse...

que bela lasanha, como adivinhas-te que omntem foi o meu jantar? estava optima nao comia ja ha muito tempo.
beijinhos

Cristina Momentos Preciosos disse...

Ficou optima,com uma capinha gratinada,fantástica.´Lasagna de carne é DEMAIS,sobrou um pouquinho??
Bjs

SusanaG disse...

Olá, aposto que ficou deliciosa! Sobrou alguma coisa? :)

risonha disse...

estou orgulhosa de ti, pois conseguiste conter-te sem dizer um palavrão... se fosse eu tinha arrasado com o palavreado feio... lol
a lasanha tem muito bom aspecto.
é para evitar desaires desses que eu uso sempre placas de lasanha que não necessitem de cozedura prévia... eh eh eh!

Natália Eleutério disse...

É dos pratos preferidos cá em casa e Ameixinha para não teres outro desastre compra da massa já com pré cozedura que não é precido cozer, vais ver que é muito mais fácil, bjs.

Inside me disse...

.. ainda bem que está tudo bem... vais é ter que explicar o que aconteceu á outra irmã gemea...hehehe ;-)

Não nada de "aventuras" dessas... estou mais numa fase gastroplatónico ... ver e não ... pode ser que o peso se vá... hehe ;-).

Boas receitas

Marly disse...

Oi, Ameixinha,

Infelizmente eu quase não tenho tempo de visitar os blogs amigos.
Mas não podia deixar de vir dar uma espiadinha aqui, pois não?
Eu aceitaria uma porção dessa lasanha, sem pestanejar!
Beijinho!

Vivian disse...

...se te serve de consolo, isso já aconteceu comigo tbem. Dá uma raiva né? mas que nada, pelo menos depois do episódio, nunca mais me esqueci dessa regrinha rs

bjks

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Placas coladas ou não, o aspecto é óptimo.
Já agora, existe lasanha que não é preciso cozer, já está pré-cozinhada - pronta a ir ao forno (desde que a descobri não quero outra coisa, porque tb me acontecia sempre a mesma coisa e por isso evitava fazer).
Beijinhos

Cris disse...

Você usou a lasanha pré-cozida e mesmo assim cozinhou ela antes, não entendi ameixinha. :-) Seu molho parece ter ficado ótimo! Estou mesmo de olho é nas suas bolachas sorrisos, que estão aqui no canto do monitor... hummmmmm beijos!

Anónimo disse...

Lasanha, aiiiiiiiii que eu adoroooo.

Já me registei no forum novo. Tenho pena que o site estufa net, tenha acabado, pois já tinha muita informção.
Obrigada
Bjinhos,1000iris

ameixa seca disse...

Edinha, assim nem se dá por ela mas na hora... eu dei e foi um stress :)
Fernanda, estava muito boa e vai ser receita a repetir ;)
Carmencita, queijinho não pode faltar aqui em casa ;)
Laurinha, também gostamos aqui em casa :)
Ana, eu lembro, foi quando tentei fazer canelloni e saiu lasanha he he
Cláudia, agora eu não comeria... acabei de jantar. Mas, às vezes só de olhar dá vontade ;)
Priscila, o truque é bom. Eu usei das pré cozinhadas mas inventei de cozinhar outra vez he he
MOranguita, também só faço para matar saudades ;)
Cristina, nadinha de nada :)
SusanaG, obrigada pela visita e pelo comentário. Não há bocadinho para mais ninguém ;)
Risonha, eu contive-me porque tive certeza que eu me tinha esquecido de alguma coisa... dei um desconto. Mas stressei com as placas :)
Nani, eu comprei mas diz isso à minha estupidez que achou que tinha que levar mais um pré-cozimento :)
2dmim (o nickname pegou, a culpa é tua, eu gostei!) essa aventura gastrosexual era gira... podias experimentar :)
Marly, não tem problema algum. Fica tudo arquivado para quando puderes fazer a visita ;) Obrigada!
Vivian, acho que também não vou esquecer mais :)
Lu, eu sei, foi mesmo dessa que usei mas inventei e aconteceu o que aconteceu :)
Cris, vá alguém entender a minha insanidade né? he he O molho ficou delicioso e as bolachinhas podes fazer que eu garanto a qualidade ;)
1000Íris, o jeito é começar outro de novo e tentar igualar o estufa :)

Noémia disse...

Lá venho eu, tarde, mas mais vale tarde que nunca,( a net lá na 5ª) só dá para ir fazendo umas coisinhas.
Mas o que interessa é que essa lasanha ficou mesmo boa, e eu adoro lasanha, e a mim também já me aconteceu o mesmo de se pegar toda, e se fosse comigo acho que diria umas quantas asneiras...ah! E que gostei muito dessa do neurónio que ressuscitou! :)

Cininha disse...

Olá Ameixinha, já me ri um bocadinho á conta dos neurónios gastos, tadinhos provavelmente sem culpa nenhuma, não será a culpa da máquina fotográfica hehehe, é que a mim desde que ando de máquina na cozinha já me esqueci de coisas que não lembram á pior cozinheira heheh.
Ah! a lasanha tem optimo aspecto, uma das minhas comidinhas favoritas, massa e lasanha :-)
Bjinhos

Inside me disse...

Podes usar o nick á vontade...é simpatico da tua parte... eu não vou usar pois 2dmim já era 4dti e era demais....hehehe.

Quanto á aventura gastrosexual... não sou muito de "aventuras"... mas o conceito é giro (embora de momento não aplicavel na sua totalidade, falta de afrodisiaco... hehehe)

...mas... pode-se sempre treinar..hehehe... tem é que ser gastrosexual light... o meu problema é tempo...mas me aguarda... e nunca se sabe o que pode sair do treino...hehehe ;-p

Boas receitas

Maggie disse...

A saga da ameixinha com as massas continua... vamos ver até quando.
Bjs

ameixa seca disse...

Noémia, tarde não... vens muito a tempo, só não vens a tempo para a lasanha. Os palavrões guardei-os para a próxima oportunidade he he
Alcina, já não podemos confiar nos neurónios. Lasanha é massa, eu adoro massas ;)
2dmim, gostei da sequência de ideias he he 4dmim era demasiado mesmo! Falta de afrodisíaco? Mau, acho que anda tudo hibernado com este frio manhoso :)
Maggie, acho que vai virar trilogia ;)

Sabrina disse...

Eu amo lasanha!!! Eu e o Garfield,rs.... A sua ficou linda.
Eu ando assim também, desligada na cozinha, cada prato que faço esquecó algo, como o sal, ou a pimenta, ou até de ligar o forno, quem sabe um dia passa...
Beijos

ameixa seca disse...

Sabrina, eu às vezes esqueço-me de coisas que são bem importantes na cozinha e saem umas aventuras destas. Tenho mesmo que anotar tudo :)