sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Fatias recheadas de canela


Para fugir aos doces tradicionais desta época natalícia resolvi experimentar uma receita que já tinha visto no livro "Tartes, tortas e biscoitos".
Só achei que a quantidade de farinha que a receita pedia não é a correcta. Tive que juntar muita mais farinha para poder moldar a massa. Eu não sou muito fã de passas mas admito que gostei muito de as saborear no recheio destas fatias. Ficou muito bom :) Para a próxima vou experimentar fazer com nozes. Deve ficar delicioso!

Ingredientes para 12 fatias:
2 colheres de sopa de manteiga, derretida, mais um pouco para untar
225 g de farinha branca, mais um pouco para polvilhar (usei metade de farinha integral, mas necessita de muita mais farinha para trabalhar a massa depois de levedar)
1/2 colher de chá de sal
1 saqueta de fermento de padeiro seco (usei 10-15 g de fermento de padeiro fresco)
1 ovo, ligeiramente batido
125 ml de leite morno
2 colheres de sopa de xarope de ácer (cá não existe disso e usei compota de alperce para barrar)

Recheio:
4 colheres de sopa de manteiga, amolecida
2 colheres de chá de canela, moída
50 g de açúcar amarelo
50 g de passas

1. Unte com um pedacinho de manteiga um tabuleiro de ir ao forno quadrado de 23 cm (usei uma forma redonda de fundo removível e usei papel vegetal)
2. Peneire a farinha e o sal para uma tigela grande. Acrescente, mexendo, o fermento (se for do seco, se for do fresco convém dissolver no leite morno). Adicione, amassando com a ponta dos dedos a manteiga até que a mistura pareça pão ralado fino. Junte o ovo e o leite e com as pontas dos dedos amasse até obter uma massa.
3. Coloque a massa numa tigela untada, cubra-a e deixe levedar num local quente durante cerca de 40 minutos, ou até ter dobrado de tamanho.
4. Bata ligeiramente a massa durante cerca de 1 minuto até que retome a sua forma original e depois estenda-a num rectângulo, numa superfície ligeiramente polvilhada de farinha (aqui precisei de muita mais farinha para conseguir que a massa me "deslarga-se" dos dedos).
5. Para preparar o recheio, bata em creme numa tigela, a canela e o açúcar até a mistura ficar clara e fofa. Espalhe o recheio sobre a massa deixando uma margem de 2,5 cm a toda a volta (o recheio fica bastante líquido mas passado uns minutos começa a endurecer e fica apto a ser barrado). Salpique com as passas.
6. Enrole a massa como se fosse um rolo, começando pela ponta comprida e prenda-a para selar. Corte o rolo em 12 fatias e coloque-as no tabuleiro, cubra-o e deixe levedar num local quente durante 30 minutos.
7. Leve as fatias ao forno previamente aquecido a 190ºC, durante 20 minutos ou até subirem e ficarem douradas. Pincele as fatias com xarope de ácer (no meu caso, aqueci no microondas a compota de alperce e barrei) e deixe-as arrefecer ligeiramente. Sirva quente.


Estes macarons (eram mais mas antes da foto foram comidos he he) vieram de França para eu provar. Estavam prometidos há alguns meses e os meus amigos Mónica e Henrique (o mesmo do pudim henriquecido) fizeram o favor de me dar este presente. Confesso que fiquei nas nuvens com os macarons. Ainda não tinha provado e fiquei fã. Na próxima vez que eles vierem cá ou eu for a França (nunca se sabe quando me vai sair a sorte grande) vou provar os sabores que me faltam. Na foto tem o macaron de chocolate, de baunilha, de framboesa e de pistache. Mas comi um de violeta que me ficou na memória.
Depois de conhecer os macarons nem tenho coragem para experimentar cá em casa. Melhor que estes é impossível :)
Continuação de Boas Festas!!!

P.s.: Não sei se repararam mas, finalmente tenho um prato de servir novo he he!!!!

34 comentários:

Unknown disse...

hehehe mas continuo a gostar de vermelho hehehe
Adorei essa sobremesa, ficou linda.
bjs queridas e boa ressaca. kkk

anna disse...

Não sou lá muito boa a trabalhar massas levedadas (nem outras, lol!)... Fizeste um prato todo giraço a lembrar flores!
Beijinhos.

Karla disse...

Ameixinha assim não vale...estou eu a recuperar de tanto doce, com peso na consciência e não só e tu aprantas-te toda lampeira com uma coisa dessa? Recheio de canela e passas....não se faz...estou zangada pronto!

Uma temporada contigo e lá passava eu para a linha redonda hehehe ;)

beijinhos

P.s.: está tudo maravilhoso...

gintoino disse...

Eh pá...essa coisa tem mto bom ar!

Os macarons é q não sei não...Têm ar de hamburger carregado de corantes...o q a meu ver n abona mto a favor.

Ah é verdade, já encontrei a receita da tarte...a ver se esta noite tenho tempo para a passar e enviar.

Helena disse...

Ameixinha
Essa receita é mesmo do meu agrado,deve ser optima e os
macarons têm umas cores lindas!
Abraço

Unknown disse...

Ameixinha,espero que tenhas passo um bom natal e que tenhas recebido muitas prendinhas!!!
Fizeste bem em quereres experimentar coisas novas no natal,pois esta tarte tem uma aparência divinal.Já os macarons,encantaram-me com as cores!
Beijinhos e continuação de boas festas.

Filipa disse...

Canela, esse doce parece delicioso...
Dos macarons nem sei que te diga só que fiquei com uma vontade enorme de meter a mão pelo ecrã e tirar alguns :) Que saudades de os comer...

E o natal foi bom?

beijinhos

bio_geo_esds@ disse...

Já me sentia em casa com o prato avermelhado, lol (estou literalmente no gozo!).
Gostei das tuas fatias de canela.

Avental da Micas disse...

Olá Ameixinha, o bolo tá de babar e os macarons são lindos! Experimentei uns há uns anos qdo a minha irmã mos trouxe de França e achei-os pequeninos demais :) (isto é porque sou gulosa). Mais uma vez, uma inspoiração! Confesso que tenho vontade de experimentar fazer uns cá em casa, mas tenho de deixar baixar os kilos ganhos este Natal, para voltar a dedicar-me à doçaria! bjs enormes e um Ano Novo ainda melhor. Micas

Simone Izumi disse...

Ahãnnnnn...falta-lhe categoria para fazer o bolo do b-day e não para fazer essa rosca maravilhosa?????rssss...ficou lindérrima e tenho certeza que com perfume inebriante e sabor bem marcante, do jeito que gosto!
Dá-me acáááá!!!!:-P
bjaoo
si

Carla disse...

Ameixinha nunca provei macarons mas estou muito tentada!! As fatias devem ter ficado deliciosas com canela =P nham nham

bjs, bom fim-de-semana

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Tudo muito lindo e certamente delicioso também...Espero que tenha tido um ótimo Natal! ;)

bjssssssssssssssssssssssss

Catarina Santos disse...

Estas fatias têm óptimo aspecto e ficaram com uma apresentação muito gira! Eu só dispensava as passas, tal como tu não gosto das ditas e nem sequer quero fazer esforço para as comer :)

Quanto aos macarons achei-os engraçados e sei que andam por aí receitas para os fazer! É uma questão de experimentares (tu até tens jeitinho na cozinha) e podes comê-los sempre que quiseres, nem tens de aguardar que os teus primos venham :)

Beijinhos e continuação de Boas Festas!!

Nysa disse...

um doce bem diferente para o natal. o teu pratinho novo é lindo ;-)e que sortuda em teres já provado macarons. eu também os acho tao lindos que só podem saber bem. agora fazê-los... ai :-)

Inside me disse...

Olá Ameixinha

Que belas fatias recheadas de canela, confesso que tive de ler a receita para perceber as fotos...:-P.. hehehe...

E os hamburgers franceses... uma verdadeira bomba calorica colorida...

... Não sei porquê apetece-me bolas de Berlim portuguesas....hummm... ;-)

Continuação de Boas Festas :-P

Paula disse...

menina Ameixinha,
este teu blog eh um verdadeiro pecado da gula :))) acho que so de ler engordo ehehehehhehe! os tais dos macarons acho k nunca experimentei... quando agora estive em Montreal havia la uma pastelaria Belga que era uma tentacao ! apenas muitissimo carota :( e mesmo assim fartei me de " enfeirar " por la que aqui na Capital Nation = Ottawa estamos mal servidinhos...diferenca entre os Canadianos franceses e os Canadianos Ingleses !!! mais tarde vou ao meu blog por fotos da nossa ceia ! e desde ja obrigada por me visitares! uma menina aqui falou em bolas de Berlim que bem me saberia 1 agora...das sem creme ! receita arranja se sff ? bjos e mercis de tks :))))

ameixa seca disse...

Nana, eu também mas comprei um dourado e um prateado :) Temos que variar de vez em quando para não enjoar!
Anna, também não me dou bem com massas, principalmente quando tenho que sujar os dedos. Mas começo a atrever-me e, como é Natal, esforcei-me :)
Karla, eu também ando cheia de doces. Fiquei enjoada de os fazer e não comi muitos. Por incrível que pareça não ganhei nem uma grama ;)
Gintoino, pois têm corantes mas isto é só uma vez por ano :) Depois manda a receita!
Canela, terminei agora (é a minha gula da madrugada) de comer duas fatias aquecidas ;) Uma delícia!
Momentos, passei sim senhora, obrigada :) Vamos ver o que vai sair desta cozinha na próxima semana. Já disse que não ia fazer tanta coisa!
Filipa, tu és a expert em macarons, podes fazer quando quiseres :) O Natal foi muito bom. Espero que o teu também e que 2009 nos traga maiores sucessos!
Renato, abandonei o prato vermelho na casa do meu tio. Foi de férias e nem sei quando volta mas também já lhe sinto a falta he he
Micas, também os achei pequeninos ;) Para que todos provássemos um bocadinho, tive que dividir cada um deles, imagina! São verdadeiramente deliciosos :)
Simone, uma coisa são fatias outra coisa o bolo que fizeste. E nem compares a tua categoria para a minha. Estamos a anos-luz uma da outra só que tu és muito simpática e atenciosa e dás-me um desconto he he Obrigada ;)
Carla, tens que provar. Talvez tenhas um forno jeitoso para fazer porque habilidade não te falta. Eu nem me atrevo a experimentar ;)
Anita, obrigada, tive um óptimo Natal ;)
Catarina, eu não gosto de passas mas ficaram deliciosas nestas fatias. Acabei de comer e não deitei nem uma passa fora :) Sabe-me bem assim! Fazer macarons não posso porque o meu forno não dá sequer para regular a temperatura. E eles não sao meus primos, são amigos :)
Nysa, fazê-los nem me atrevo. São magníficos, excelentes, deliciosos e mais ;)
2dmim, isso quer dizer que não costumas ler as receitas? Mau, mau ;) Prefiro os hamburguers franciús às bolitas de berlim... eu cá sou chique he he
Paula, não é nada pecado. Até fiz com farinha integral para ser mais saudável :) A "menina" que escreveu acerca da bola de berlim é um menino he he Nunca fiz bolas de berlim mas acho que devo ter receitas algures. Vou procurar e depois mando-te mail. Agora vou dormir que cá já são 2 da manhã ei ;)

risonha disse...

as fatias estão lindas e são muito originais... que trabalheira deves ter tido.
e o prato também é muito bonito...

♥ mesa para 4 disse...

Essas fatias parecem-me mesmo deliciosas...beijinho

Inside me disse...

Ameixinha
Claro que leio as receitas :-)...

Não posso é demorar muito tempo...tou em die...bem mudança de habitos alimentares... é mais chique... hehehe

...e claro procuro os elementos afrodisiacos hehehe... ;-)... não percebo de cozinha, mas a parte de por tudo para dentro do recipiente e mexer... hehe ;-) sou expert hehe...
... mas esta tinha mais umas voltinhas... para dar esse aspecto de fatias... isso é que eu não estava a perceber... a parte de enrolar tipo salsicha...e corta-la ás rodelas ..hehehe ;-)

Ainda bem que já explicaste que sou um "menino" ...e bolas de Berlim é coisa de homem...hehe e sem creme não são bolas de berlim ..hehehe

claudia disse...

A tua receita inovadora também me deixou com vontade de experimentar!

Natália Eleutério disse...

Super original e lindas demais na mesa de Natal, espero que tenhas tido e família um Feliz dia, continuação de boas festas, Feliz Ano 2009.

Noémia disse...

uito bonitas as tuas fatias recheadas! Também aposto nas nozes em vez das passas.
Tenho uma receita no género não sei onde e acho que a vou procurar e experimentar também.
Quanto aos macarons, quanta inveja... vejo-os por todo o lado e ainda não os provei. Acho que a solução mesmo é fazê-los! :)

Ana Powell disse...

Umas excelentes fatias para acompanhar um cházinho. Gostei imenso da receita.
Que ricos amigos tens.
Continuação de umas Boas Festas.
Beijocas

Amélia Batista disse...

Parece-me bem deliciosa essa sobremesa, principalmente para esta epoca, acho que tem tudo a ver. Agora a minha curiosidade vai toda para os macarones que me parecem tão saborosos como coloridos. Nunca ouvi falar de semelhante coisa. De que são feitos?
Deixo-te um beijinho grande e continuação de Festas Felizes.

ameixa seca disse...

Risonha, não deu grande trabalho. Limitei-me a juntar mais farinha e a amassar :)
Samma, eram mesmo, hoje comi a última fatia :)
2dmim, a única coisa afrodisíaca é o amor! Enquanto achares que é a comida, vais continuar a ser 2dmim he he Também gosto das bolas com creme (salvo seja!)
Claudia, esta receita é muito versátil. Podes colocar o que quiseres no recheio ;)
Nani, obrigada! Perguntaram-me se tinha comprado numa pastelaria porque estava brilhante. Faz uma vistaça numa mesa :)
Noémia, procura e dá a receita. Quanto aos macarons, podes tentar fazer. Eu sei que não tenho meios nem habilidade ara tanto :)
Ana, excelentes para o lanche e a massa não leva açúcar por isso não é muito doce ;)
AB, os macarons são um doce típico francês e são feitos de farinha de amêndoa e aromatizados com vários sabores :) Tens que experimentar!

Valentina disse...

A tua receita ficou linda! imagino se isso aparecer na minha frente,ficaria maravilhada. e que lindo presente os macaroons. que bom que entrastes pro fa clube agora.

Mari disse...

Ameixita! Adorei este doce, achei seu "design" super diferente. Beijos!

Axly disse...

Que delícia de fatias!
Lindo prato novo, fui comprar um esses dias e lembrei de ti!
Eu não tenho coragem de fazer macaroons, hahahhaha, tenho medo mesmo!
Mas quem sabe um dia, eu ganho alguns assim^^
Kisss pra ti Ameixinha...

ameixa seca disse...

Valentina, entrei no clube e já não saio :)
Mari, ele fica muito bonbito mesmo :)
Axly, eu também não tenho coragem nem meios para isso. Deixo para os especialistas :)

Ezequiel Coelho disse...

Derreto-me, com o que tu escreves!
Não é preciso juntar manteiga, porque já tenho camada adiposa que chegue!
Benditas mãos, generosa alma!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Ez, tomara eu ter a arte que as tuas mãos transportam. Por cá, tenta-se dar vida aos dedos... os teus têm vida própria :) A alma, essa é a maior arte, a que eu vou tentando preservar, porque também tenho labirintos... e a saída está à minha espera! Abraço ;)

Anónimo disse...

Olá Ameixa,
julgo que estas fatias são os famosos cinamon rolls que se fazem nos EUA pela altura do natal, pelo menos pela receita...pareceu-me. Ficaram parecidos e com um aspecto delicioso.
Quanto aos macarrons nunca provei...e fazer...é daquelas coisas que me dá "medo".:) Têm especificidades de pasteleiro que a minha mão não obedece. :)
Beijocas e um excelente ano para ti.
Susana

ameixa seca disse...

Susana, são parecidas com os cinamon rolls mas não são iguais. O efeito é o mesmo :) Os macarons tambem deixo para quem entende do assunto. Feliz 2009!