terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Ameixa seca

Porque é que me auto-intitulei "ameixa seca"?
A resposta é que adoro fruta e o ano passado descobri a genialidade da ameixa preta seca. Adoro ameixas, mas todos nós já nos demos conta que a maioria das frutas que chegam até nós não têm o mesmo sabor que tinham na nossa infância. A minha memória palatal diz-me que as ameixas frescas que nos aparecem agora nos supermercados são tudo menos naturais. Basta um breve olhar para perceber que aquelas ameixas enormes são, como se costuma dizer, injectadas e amadurecidas à força. Muitas delas não sabem a nada... torna-se dificil definir o que é aquilo que estamos a comer. Pelo contrário, a ameixa seca tem um sabor fabuloso e é rica em fibras, ferro e potássio e têm um papel antioxidante. Tudo boas razões para comer ameixa seca. Mas a melhor é que é o fruto seco que tem menos calorias. Óptimo para compensar a minha paixão por banana seca que é o fruto que tem mais calorias quando seco. Agora que voltei a casa, depois de 5 anos a estudar em Coimbra, nunca mais consegui encontrar banana seca como eu comprava no Pingo-Doce de lá. É nestas pequenas coisinhas que as saudades se fazem sentir...

8 comentários:

Akemi disse...

Muito bom saber a origem do nome do seu blog! Também adoro banana e ameixa seca. infelizmente aqui também não encontro a banana seca e também sinto muita falta! Bjs

ameixa seca disse...

Akemi, o blog é "canela moída", eu é que me auto-intitulei ameixa seca :) Nunca mais encontrei banana seca por aqui. Felizmente compro umas ameixas secas descaroçadas fabulosas aqui perto :) Obrigada pela visita.

Beatriz Belliard disse...

Ola, cheguei aqui seguindo ameixa seca em algum comentario, e resolvi começar a ler na origem ! E me pergunto como nao tinha passado por aqui antes !!! Talvez porque tenho cada vez menos tempo para me dedicar ao blog :( ! Mas o importante é que cheguei e que nao sairei mais daqui ! bjinhos

ameixa seca disse...

Bia, obrigada pela visita e por ter seguido a espécie de yellow brick road ;) Eu também gosto de ler os blogs que visito desde o início!
É normal não termos conhecimento de todos os blogs que andam por aí... são tantos e tão bons e não dá tempo de conhecer tudo!

Noah disse...

HumHummm
Comecei a entender
Mas também
Sem estar claro
Acho que entendi a "essência"

ameixa seca disse...

Noah, no fundo é porque a fruta natural que compramos tem muito pouco de natural e na ameixa seca eu encontro sempre um sabor delicioso :) Achei o nome engraçado e resolvi tomá-lo como meu.

Sofia.Lopez disse...

Olá Ameixinha,
Também eu vim conhecer os primórdios do teu blog. Por curiosidade em conhecer um pouco melhor e também par saber como foi contigo quando te iniciaste neste mundo dos blogs...para mim é tudo muito recente, mas até agora a melhor parte é mesmo partilhar e fazer amizades...na minha vida real tenho muito poucas pois prefiro qualidade a quantidade, ainda por cima à 10ª só cai quem quer...:) queria dizer-te que gosto muito de te visitar e espero poder continuar a vir aqui espreitar, seria um óptimo sinal :)
Sinal de saúde e amizade. Desejo que tudo te corra pelo melhor, sei qe estás numa fase menos boa na saúde, mas queria também que soubesses que no que precisares, conta comigo.
Beijinho ameixa seca! :)

ameixa seca disse...

Sofia, é igual com todas as bloguistas. Tudo tem um começo, depois é só alimentar o blog :)