sábado, 16 de outubro de 2010

Pão para anunciação

Dia do pão é todos os dias, pelo menos aqui em casa :) Hoje, como há mais de 2000 anos atrás, o pão continua a ser O alimento!

Fiz uma pesquisa acerca do que seria a anunciação e descobri que foi a altura em que o anjo Gabriel apareceu a Maria, mãe de Jesus, para lhe anunciar que carregaria no ventre o filho de Deus. No entanto, não existe referência bíblica a algum pão que tenha sido comido nessa altura, provavelmente, como em tantas outras coisas, a origem será pagã e não vou discutir religião no blog.
De modo que, este é o pão da anunciação acerca da minha participação neste grande evento que pretende chamar a atenção para tão completo alimento, o pão :)
Vi a receita há muito tempo no blog búlgaro Salted Lemons e achei-o lindo. Eu consegui essa estranha proeza de conseguir um pão igualzinho, embora as fotografias da blogueira búlgara estejam bem mais nítidas. Que se lixe, o que importa é comer!

Ingredientes:
500 gramas de farinha (usei 400 gr de farinha 65 e 100 gr de farinha integral)
200-220 ml de água morna
1 pacote de fermento - 7gr (usei 18 gr de fermento de padeiro)
2 ovos
50 ml de azeite (usei azeite clássico Espiga)
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
sementes de nigella para polvilhar

Preparação na MFP:
1- Dissolver o fermento fresco na água morna, colocar na cuba e adicionar o açúcar. Peneirar a farinha e o sal e deitá-la sobre a água. Ligue a MFP no programa "massa" e vá adicionando os ovos até terem sido absorvidos. Depois junte o azeite (só usei cerca de 30 ml), feche a tampa da MFP e deixe o programa terminar.
2-Retire a massa e trabalhe-a dando-lhe uma forma achatada. Transfira-a para uma forma de 26 cm de diâmetro (usei uma forma de aro removível) e leve ao forno pré-aquecido a 50ºC (desligado antes de meter a forma lá dentro) até a massa crescer novamente. Retire e ligue o forno a 220ºC. Faça buracos fundos na massa usando o cabo de uma faca, espalhe o resto do azeite misturado com um pouco de água e salpique as sementes de nigella. Leve ao forno por 20 minutos até estar com a côdea dourada.

Preparação manual:
Peneire a farinha para uma tigela, junte-lhe o fermento (se usar fresco dissolva na água morna), sal, açúcar, água e comece a trabalhar a massa. Adicione os ovos e, depois de absorvidos, comece a juntar o azeite. Transfira a massa para a área de trabalho e amasse-a usando o resto do azeite. Modele em forma de bola, ponha novamente na tigela, cubra e deixe crescer até dobrar de volume. Depois continue como indicado no passo 2.

Notas:
Antes que me perguntem, as sementes de nigella foram-me oferecidas. Não sei onde se encontram em Portugal.
Podem usar qualquer tipo de sementes: gergelim, papoila, abóbora, girassol. Se acontecer como aconteceu a mim, ao fatiar o pão, elas vão cair todas ;)
Este pão fica com o miolo bem aberto e uma côdea muito crocante.
Quem não participou no WBD, ainda vai a tempo, são aceites inscrições até dia 17 de Outubro, Domingo.

Bom fim de semana!

48 comentários:

Noah disse...

Putz agora fiquei curiosa com a História Bíblica mas já que não queres entrar no 'mérito'
Quero provar um naco deste pão.
Snif, de qualquer jeito vou voltar pra casa 'devendo' MAS foi ótimo ter vindo aqui te visitar e ler sobre as delícias que nos traz.
Bj♥s

Claudia Lima disse...

Ameixinha ficou mesmo muito bonito.
Ando sempre atrás de uma novidade.
Parabéns pela participação.
Bjs :)

Jana!!! disse...

Liiindo seu pão ameixa...
Gosto tanto de pães, mas acho que minha mão anda meio de mal dos fermentos, porque eles não tem dado certo..rs
vai saber o que é ne???

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

conceicao disse...

Ficou com um aspecto fofo.
Bjs

argas disse...

Que bela participação, está mesmo bonito!! bjinho

vivie disse...

belo pão..gostei!

Helena disse...

Aqui em casa também é sempre dia de pão.
O teu ficou bem bonito. Foste à Bulgária e eu à Sérvia ;))
Bom fim de semana!

Alcina disse...

Que lindo ficou esse pão, mesmo de revista :-) e as fotografias ficaram bem bonitas :-)
Pois isso das sementes também já desisti de pôr em cima, porque quando se faz na maquina então é que cai mesmo tudo logo que se vira o dito cujo :-)

Abóbora Amarelinha disse...

Ameixinha que pão lindo, duvido que a foto original esteja tão bonita.
E deve ser bem delicioso
beiiiiiiiiiiiiiiiiiiijinhos

Gisela disse...

Ameixinha, gostei imenso do teu pão, é um alimento que nunca falta nas nossas casas
beijinhos

Fla disse...

Que pão bonito!
Adorei.
Bjs

Gina disse...

Ameixa,
Parece que são infinitas as possibilidades para fazer pães, que maravilha!
A flor da Nigella sativa é linda e está em meus arquivos para uso futuro. Não sabia de seu emprego na culinária.
Deve ter ficado muito bom.
Bjs.

turbolenta disse...

O pão por dentro ficou fofo como eu gosto. O aspecto é maravilhoso. E apesar da outra foto estar "mais produzida" duvido que ,ao abrir ele estivesse melhor que o teu.
As sementes por cima acabam sempre por cair. A minha filha só come pão com sementes mas a maior parte acaba por cair para o tabuleiro.
bom fim de semana
beijos

ameixa seca disse...

Obrigada a todas pelos comentários simpáticos :) Bom fim de semana!

Marly disse...

Ameixinha,

Que ótima participação, o teu pão ficou maravilhoso, tanto por fora quanto por dentro, parabéns!

gasparzinha disse...

Ameixinha, valeu a pena ires tão longe buscar a receita: adorei!
Este vou experimentar com toda a certeza.
e olha que as tuas fotos estão lindas!
:) :)
Beijinho grande.

Luísa Alexandra disse...

O teu pão ficou mesmo lindo, parabéns!

Sandra G disse...

Ameixinha, mas as fotos estão lindas.Então nesta ultima dá para perceber o quanto ele deve ser bom.

Bjs

Fátima disse...

Ameixinha, seu pão ficou lindo. :))

Ana Powell disse...

Parabéns pela participação.
Excelente trabalho, uma receita de pão para ser repetida de certeza.
Feliz Domingo ♥

Moira disse...

Gostei muito da tua participação.
Ainda não fui ver as fotografias da Búlgara, mas para já também gosto das tuas.
O pão tem um aspecto muito agradável e adorei o miolo cheio de buraquitos :)
E mais um pão para a minha lista :)

Nani disse...

E com tanto pão pela blogsfera tenho que voltar a meter as mãos na "massa", bjs.

angela disse...

adorei este seu pão,parabéns. bjs

Figos & Funghis disse...

Nossa que pão mais lindo este seu!
Eu não sou muito boa com pães, mas vendo um pão tão lindo assim até chego a me animar.
Beijos,
Fabi

VOVÓ CRISTINA disse...

Ameixa, adoraria poder experimentar um pedacinho,
ficou apetitoso!

Cabra Caprichosa disse...

Ameixinha adorei o pãozinho! :) * mééééé

M. disse...

Hummmmmm, está muito lindo!!! Viva o pão!!!
Bjsss, boa semana!
Madalena

Nela disse...

Olá Ameixinha, obrigada pelo teu comentário no meu blog ;º) agora e aliás k não é a primeira vez, te vou dizer que tudo onde metes as mãos fica com um aspecto delicioso, ficou lindo mesmo o pãozinho parabéns,boa semana bjsss.

Rachel disse...

Lindo pão e olha que as fotos também ficaram jeitosas.

bjs

a. luz disse...

Como assim??
Fiquei morrendo de vontade dessas sementes de nigella!!!!rs...

Beijokas!!

ameixa seca disse...

Obrigada meninas. Espero que façam o pão, depois digam se eu tenho razão ou não ;)
Boa semana!

isabel disse...

Ameixinha,
ficou magnífico o teu pão! É impossível não querer tentar reproduzir a tua proeza fazendo este belo pãozinho em casa, ainda por cima como descreves com uma côdea muito crocante... Um pão que faço imensas vezes aqui que tirei deste maravilhoso blog, é o teu Pão de Deus na MFP: é uma delícia!beijinho grande

Xana disse...

K efeito giro o teu pão :)...

Verdinha disse...

A blogosfera anda cheia de paozinho :)
Até da vontade de por a mao na massa!!!

Margarida disse...

Ameixinha, o pão ficou perfeito! E as fotos também! Fiquei com água na boca e vou levar a receita comigo. Cá em casa também não pode faltar o pão!
beijocas grandes

Marly disse...

Ameixinha,

O sorteio do blog é aberto ao mundo todo! E é claro que te considero uma seguidora, portanto, estás entre os concorrentes!

Um beijo e bom dia!

Cozinha de Madame disse...

Nossa, que pão!! Receita anota.

Andréa Almeida

cacahuete disse...

Para alem de bem bonito este paozinho ficou com uma textura optima. E nada melhor do que ter sempre paozinho fresco sobre a mesa.

Beijinhos

ameixa seca disse...

Obrigada a todas, além de bonito é bastante saboroso. Agradou-me mesmo muito :)

moranguita disse...

ameixinha eu ca acho um pao fantastico e mesmo as fotso rstao boas
da bem para ver como fica e da vontade de fazer tamebm ca em casa
beijinhos

devaneios domésticos disse...

Que lindo que ficou! Adoraria poder experimentá-lo!
Bjs
Fernanda,
Obrigada pela visita mesmo com minha ausência tá!!!!

moonlight disse...

Ainda bem que puseste o link nas sementes de nigella, porque eu já estava a pensar na cozinheira inglesa e não percebia nada de nada!!!!
Quanto ao pãozinho, mesmo sem sementes já marchava.
Boa sorte.
Bjs

Cucchiaio pieno disse...

Cara Ameixinha
Adorei essa receita, pois amo pão com miolo aberto e côdea crocante!
Um abraço
Léia

ameixa seca disse...

Obrigada meninas :)

zorra disse...

It's beautiful indeed! Thank you for participating in World Bread Day.

ameixa seca disse...

Zorra, thank you :)

Valentina disse...

Este pão esta com um aspecto fantástico.já fiquei imaginando umas tartines bem legais com ele.

ameixa seca disse...

Valentina, e ele dá uma bruschettas fantásticas :)