domingo, 19 de setembro de 2010

Cheesecake de frutos do bosque

Receita vinda directamente de um pacote de gelatina de origem vegetal Gelly-Já - biba a alfarroba!!!- de frutos do bosque.
Aqui há uns tempos decidi que não ia deixar aquelas amoras silvestres serem comidas pelas cabritas. Todos os dias passava pelo caminho e via as amoras penduradas, ninguém as colhia e as cabras, se comiam os limões ali perto, em breve chegariam às amoras.
Envergonhada, pedi à minha mãe que me acompanhasse, caso aparecesse alguém e me quisesse correr à paulada. Na minha mãe sei que posso confiar, porque a mulher grita ao ponto de levantar um morto :)
Ora porra, num portão ao lado estavam uns senhores trabalhadores e eu já sem saber por onde começar. A minha mãe mete conversa, os senhores dizem que as amoras não prestam. Para comer assim não - diz Amélia com voz decidida - mas em bolinhos ficam muito boas!
Sou pequenina e a minha mãe ainda mais do que eu, os senhores, simpáticos e prestáveis, apanharam algumas das amoras que estavam mais altas. São amoras que nascem das silvas, piquei-me umas quantas vezes mas valeu a pena. Obrigada aos senhores pela amabilidade. Aqui fica o uso dado a algumas das amoras ;)

Triture 150 g de bolachas digestivas. Misture com 30 g de manteiga e espalhe a massa sobre o fundo de uma forma pequena, de mola. Triture 250 g de queijo fresco (usei queijo-creme) batido em creme e adicione 1 pacote de Gelly-Já de Frutos do Bosque diluído em 3 dl de água a ferver. Deite na forma, coloque no frigorífico e deixe solidificar. Enfeite com framboesas, amoras ou morangos e sirva cortado em fatias.

Esta cor remete-me para as centrais nucleares... comida azul é muito esquisita, lembra radioactividade, mas o sabor ficou muito bom. O problema é para aqueles que também comem com os olhos :) Se assim for, sugiro uma gelatina mais "normalzinha", tipo morango ou pêssego.
E para a outra saqueta que vem na embalagem de Gelly-já, sugiro a nuvem que continua a ser a minha favorita para usar gelatina.

Bom Domingo e bom início de semana!

60 comentários:

Fa disse...

Olá, Ameixa
Acho a cor linda. Em lugar de a associar a centrais nucleares poderá pensar no mar das Caraíbas ou na fase azul do Picasso. Eu não mudaria a cor! As amoras têm um aspecto fantástico. Bom domingo "azul". Bjs

gintoino disse...

Tem bom ar, sim senhor, mas se fosse eu usava gelatina em folhas, triturava as amoras e envolvia no preparado. Já sei que não tenho nenhum blog de culinária, mas é só uma ideia ;-)

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

JÁ GOSTO DE SUA MÃE SEM NEM
CONHECE-LA, ADORO PESSOAS DECIDIDAS!
ESSA SOBREMESA ESTÁ UMA BELEZA GOSTEI DA COR!

Cinha disse...

Já fiz algumas vezes este cheesecake e adoro!!!
Fica bem levezinho...só tem um problema,fica muito pequenino!
Aqui para casa tenho sempre de fazer a dobrar!
Beijinhos grandes e bom Domingo para ti também.

R.correia disse...

ola ameixinha, que deliciosa receita.....bj e bom domingo

Anónimo disse...

Adorei!Essas amoras são lindas !Infelizmente não é época de amoras aqui no Brasil. :)

Diogo Marques disse...

Parece-me muito bem, sempre fica mais light :)

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

ficou um docinho fantastico!!
adoro comer amoras dessas não gosto nada é dos picos fico toda arranhada quando lá vou!!
um beijinho grande e bom domingo

akombi disse...

que maravilha, e viva aos que ajudaram na apanha das amoras.

Babette disse...

Está um espectáculo!... cheia de personalidade, como tu!
babette

Gisela disse...

Ameixa que aventura, mas sem duvida valeu a pena,
a tarte ficou fantástica, a semana passada também andei à amora, mas a colheita foi muito fracota...comemos logo tudo
beijos

Helena disse...

Ainda no fim de semana passado andei a fazer o mesmo, adoro apanhar amoras e ainda mais come-las.
Deste-lhe um delicioso destino!
Beijo

Figos & Funghis disse...

Amo cheesecake! Ainda mais com uma cor dessas, que coisa mais linda!
Beijinhos,
Fabi

Inês Ginja disse...

É sempre uma aventura ir apanhar amoras...eu k o diga! Mas vale bem a pena o esforço :) Deve ficar bastante levezinho esse cheesecake, com morangos tb deve ficar bom! beijinhos.

Anónimo disse...

Olá passei para conhecer seu blog ele é muito maneiro, espetacular com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abrçao e tudo de bom

ameixa seca disse...

Fa, comer azul é algo que não me inspira :)
Gintoino, é uma boa opção mas as amoras não eram muitas :)
Eliana, R.correia, Lu, Diogo, Kombi, Babette, Fabi, obrigada :)
Cinha, fica mesmo pequenino mas, como não agrada a todos, é preferível assim :)
Lili, também me arranhei, se não fossem os picos, tinha colhido muitas mais :)
Gisela, o problema é que apetece mesmo comer logo tudo :)
Helena, pelos vistos andamos todos a fazer a mesma coisa :)
Ginja, com morangos também deve ser uma maravilha :)
Formaxima, obrigada pela visita e pela simpatia :)

Susana Fernandes disse...

Bem eu nem sei que diga adooooooooooro amoras mas mesmo essas apanhadas directamente da silva bufasse e come-se...mesmo assim...
Quanto ao aspecto esta divinal nem sei que diga...mas que triste sina a minha...

Marisa Duarte disse...

Que maravilha, e azul hehehe tal qual a vodka preta que é feita de amoras :) deve ser uma delicia!

Natália Eleutério disse...

Ficou bonita a decoração e o sabor deve ser fantástico, assim como as espirais doces do post abaixo, bjs.

Inside me disse...

LOLOL
Magnifico... e ainda dizem que os pequenos nao chegam onde os grandes...

Poem-nos a trabalhar para eles lol :-)

E porra adorei o vocabulario de mulher do norte... mas desenrascada claro..LOL

E que bom aspecto as amoras tinham... ainda bem que nao foram para as cabritas

beijos

angela disse...

lindas amoras! bjs

Fabiana disse...

Ameixa,
aDoro cheesecake!
Essa é novidade para mim...mas quanto a essas frutinhas, tão difeceis de achar onde eu moro.
beijos

Sandra G disse...

Eh!eh!, issi faz-me lembrar o meu tempo de moçoila, em que andava ás amoras silvestres.

Um cheesecake maravilhoso.

Bjs

Cininha disse...

Parece-me que os donos do terreno até te agradeceriam se com as amoras levassas também as silvas hehe
Pois eu coisas de comer verdes e azuis também não me cativam muito mas esse é um azulinho disfarçado, deve ficar bom :-)

Mary - Strawberrycandy disse...

Ficou fantástico esse cheesecake,...
Que delícia!
Beijinhos

Cristina disse...

Que bom aspecto. Parabens.

Visitem-me em: http://artxike-bijuteriaetrapos.blogspot.com/

Fla disse...

Hahaha, gostei da narrativa da colheita das amoras. E ainda bem que os senhores te ajudaram né?
Ficou lindo o doce, e verdade, nunca comi nada azul...rs...mas deve ter ficado muito bom.
beijos

Abóbora Amarelinha disse...

Tu e a sra tua mãe fazem uma bela parelha sim senhora.
Adoro cheesecake de tudo menos de morango.
jinhos

Marly disse...

Ameixinha,

Teu cheesecake ficou com uma aparência apetitosa, apesar do azul, rsrs. A façanha da 'colheita' das amoras foi hilária e totalmente recompensada, não é verdade?

Um beijo e boa semana.

ameixa seca disse...

Su, eu bufei mas a minha mãe disse que eu era doida porque as amoras estavam cheias de pó :)
Isa, por acaso nunca provei mas, se sabe a amora, deve ser bem boa :)
Nani, Angela, Mari, Tsebastião, obrigada :)
Inside me, não chegamos mas arranjamos maneira :) Porra é vocabulário suave... a coisa aqui pia mais fino ;)
Fabi, é uma pena não encontrares por aí :)
Sandra G, há que fazer pela vida :)
Alcina, passei lá hoje e já não encontrei amoras nem silvas... arrumaram com tudo!
Fla, se não fossem eles eu não traria nem metade das amoras pra casa :)
Bóbora, nem imaginas :)
Marly, valeu bem a pena :)

Anónimo disse...

Valeram a pena as picadelas (eu tb sofro desse mal), pois as amoras têm um arzinho viçoso! :)
No dia azul já me tinha cruzado com essa gelatina, e ao contrário de ti, gosto de ver o azul (claro) nas sobremesas, confere-lhes um tom de frescura, lembra o azul do mar (e olha que a parte das bolachas até pode ser a areia...) hehehe

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

É costume dizer-se que as amoras silvestres não prestam, mas eu adoro comê-las e não tenho vergonha nenhuma em ir apanhá-las num qualquer caminho. Este ano só comi de compra.
O doce ficou óptimo e com um aspecto fresquinho.

Anónimo disse...

Ameixinha, ainda ha uma fatia pra mim???
beijocas! :)
sofia

ameixa seca disse...

Mary, pode ser... eu é que não sou grande fã de areia :)
Moira, de compra nunca provei... aqui à volta há muitas silvas e consigo apanhar sempre algumas para comer :)
Sofia, nadinha :)

Unknown disse...

Acho que as picadas pelas silvas foram bem compensadas por este belo docinho. Ainda existem pessoas amaveis e prontas a ajudar neste Mundo.

Beijinhos

Paula disse...

olá ameixinha será que ainda tens uma fatia para mim?!
pois parece ser uma delícia!
bjs e tudo de bom

Noémia disse...

Olha que os senhores foram bem simpáticos, tajaver,tajaver?
Eu concordo contigo, comida azul não é natural,apesar de ser a minha cor preferida, eheheheh!

Xana Bértolo disse...

Olha k ficou mesmo giro..Tenho essa receita k recortei de um pacote tb, só ainda não fiz...

Unknown disse...

Que delicia. tenho de experimentar"

Estou a fazer um passatempo no meu blog subordinado
a temática da cozinha tradicional portuguesa!
Participa!
http://cincosentidosnacozinha.blogspot.com/2010/09/semana-da-cozinha-tradicional.html

Raspas de Laranja disse...

Gostas de amoras? Vou dizer ao teu pai, que já namoras! Eheheh!
Tu és uma rapariga de sorte, e ainda te queixas! Ele são figos, amoras, eu sei lá que mais. E não é que ficou um mimo! E vai-te valendo a cozinha, como terapia, não é? Sempre ajuda e depois ainda por cima se come, vês que bom? Bjcas

Nani disse...

É amora?? Hum então estou dentro! Coitada das cabritas que não puderam comer elas, só depois, acho que eu cataria todas de cima dessa torta, rs
Beijos

Margarida disse...

Eu adoro esse cheesecake. Fiz um parecido há dois anos creio e fiquei conquistada pela cor.. Toda a gente ficou reticente ao vê-lo mas no final sobrou apenas uma fatia para a foto. ; ) Ora expreita aqui http://figolampo.blogspot.com/2008/07/cheesecake-express-de-frutos-do-bosque.html
beijocas

Paulinha disse...

Bem apetitoso este cheesecake.
Gostei imenso da sugestão

ameixa seca disse...

Cacahuete, felizmente ainda existe muita gente boa e simpática :)
Kikas, não há nadinha :)
Noémia, eu não tenho nada contra o azul, muito pelo contrário :)
Xana, faz que fica bom :)
Vânia, obrigada, vou lá passar sim senhora :)
Zé, nunca mais me lembrei dessa cantilena he he Era mesmo assim ;)
Naninha, as cabritas ficaram desconsoladas :)
Margarida, eu fui logo ver ao teu blog na altura que disse através do facebook que tinha feito esta sobremesa... ao tempo que isso já vai he he
Paulinha, obrigada :)

Rachel disse...

Ameixinha...me matas de rir, dizer que sua mãe grita que desperta até morto é ilário.
Quanto as amoras, queria eu ter um pé desses por aqui, também ia me bufar para apanhá-las!
Bjuss!!!

Maria Vitamina disse...

Pelo menos deste bom uso às amoras. Eu era bem capaz de provar esta sobremesa, mesmo correndo o risco de radioactividade! Gosto de azul...cor do céu!
:)

Unknown disse...

Ameixinha, que delícia! Cheesecake é uma delícia mesmo e com frutos colhidos por você, ainda? Não tem melhor! Beijos!

ameixa seca disse...

Rachel, a minha mãe tem um caixa torácica que é um espectáculo :)
Moonlight, foi uma sorte eu não comer as amoras todas :)
Verena, obrigada :)

Su7i disse...

Adoro estas amoras, apanho-as com os meus filhos na quinta, agora esse cheesecake fantástico não se apanha nas árvores! Beijinhos

"Manjares da Manu" disse...

Nossa que cor linda!!!!

Bjs...

Cris Prata disse...

Eu ADORO amoras!! A torta está linda!!! Pena que aqui no Rio onde eu moro não tem amoras assim para colher... e as que temos pra comprar ultimamente parecem de plástico, mas assim que der farei essa torta.
Tomei a liberdade de linkar vc lá no meu blog, o Dietas Urgentes, caso vc se incomode, é só avisar que eu tiro. Se quiser conhecer, ficarei muito honrada.
Parabéns pela receita e pelo blog.

Isabel disse...

lol Ameixinha,
só tu para veres centaris nucleares nesse lindo tom azul! Está fenomenal o teu cheesecake!
beijinho.

ameixa seca disse...

Suzi, o cheesecake tem mesmo que se fazer :)
Manu, obrigada :)
Cris, muito obrigada. Assim que puder passo no teu blog ;)
Isabel, é a miopia :)

Unknown disse...

Nem imaginas as histórias que tenho para contar das minhas idas às silvas apanhar amoras... fizeste-me lembrá-las!

Eu agosto da Gelly-Já azul. Foi a que usei no Desafio da Cor - azul e já voltei a fazer outras coisas com ela.

Adorei este cheesecake! (como é fácil e eu não ando com grande paciência para cozinhar, acho que vou experimentar)

beijocas***

Borboleta disse...

Que lindo cheesecake, ficou fantástico!!!
Bjs...

ameixa seca disse...

Cenourita, espero que gostes :)
Borboleta, obrigada :)

Unknown disse...

Ficou lindo...
Bjs

ameixa seca disse...

Carlita, obrigada :)

Valentina disse...

já fiquei rindo imaginando se tua tivesse que te defender de uma abusada. risos. muito bem pela iniciativa de ir buscar as amoras do caminho. e que ótimo fim que destes a elas.

ameixa seca disse...

Valentina, não ia deixar elas penduradas a estragar :)