quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O teu Reino por um dióspiro

Não faço ideia se nesse reinado apreciam dióspiros. Provavelmente farão parte da grande maioria que não lhes vê grande interesse. É uma das frutas de Outono que me faz subir à árvore e que me leva à triste figura de apanhar com os dióspiros mais maduros em cima da cabeça.
Lembro-me perfeitamente daquela impaciência própria da infância, que me levava a comê-los ainda meio-verdes, e de acabar com a língua-traçada devido ao travo adstringente que estes dióspiros têm quando ainda não estão bem maduros. Valia bem a pena e era uma risota deitar a língua de fora e vê-la bem laranjinha :)
Hoje, controlo-me e aguardo, pacientemente, que alguns descansem na fruteira até estarem no ponto! Mas aqueles, de um laranja vivo e hipnotizante, saltam-me para a mão e são devorados à colherada dentro de uma tigela. Quando vejo que a gula já é demasiada, guardo a polpa madura no frigorífico e uso-a numa sobremesa. Neste caso foi para um bolo.
Se não gostam de dióspiros isso não interessa nada, porque o bolo não sabe ao fruto. Segundo um amigo, ele sabe a Natal da Alemanha :) Poderia eu pedir algo melhor que isto para dar os parabéns ao blog da Sofia? Óbvio que não! São dióspiros coroas-de-rei que eu ofereço ao No Reino da Prússia, em forma de bolo e com o sabor reinante do Natal.

Bolo de dióspiro e especiarias (do blog What's for lunch, Honey?)

4-6 dióspiros maduros, pelados e em puré (cerca de 2 chávenas)
2 colheres (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato
115 g de manteiga
200 g de açúcar amarelo
350 g de farinha
1 ovo
1 colher (chá) de canela moída
1/2 colher (chá) de cravinho moído
1/2 colher (chá) de noz-moscada moída
60 g de nozes ou pecãs aos pedacinhos (usei pecãs)

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Junte o bicarbonato ao puré de dióspiro (o dióspiro ficará com uma aparência mais sólida, mas é normal).
Numa tigela, misture a manteiga e o açúcar, batendo até ficar cremoso. Junte o puré de dióspiro e o ovo, batendo até ficar homogéneo. Usando uma espátula de borracha, junte os ingredientes secos restantes. Misture bem e junte as nozes partidas.
Coloque a massa na forma untada e enfarinhada, nivelando a superfície. Leve ao forno por 40-50 minutos ou até que um palito saia limpo. Retire e deixe arrefecer. Salpique com açúcar em pó e sirva.

Notas:
O dióspiro dá uma consistência húmida à massa. Se quiserem podem passar a polpa pela varinha mágica ou liquidificadora. Os dióspiros que eu usei estavam muito maduros, retirei a polpa e usei sem a desfazer.
Tal como a autora diz, o bolo fica melhor no dia seguinte porque os sabores vão-se harmonizar à medida que o tempo passa.
Só agora, ao ler novamente a receita é que reparei que a blogueira vive na Alemanha :) O meu amigo viveu na Alemanha e, por isso, disse que o bolo lhe fez lembrar o Natal de lá. Coincidências!

Sofia, o teu Reino por um dióspiro? Ou é uma troca injusta? ;)

58 comentários:

Noémia disse...

Óptima sugestão para aqueles dias em que os dióspiros resolvem amadurecer todos ao mesmo tempo e é preciso gasta-los para que não se estraguem.
A questão é que lá pela quinta ainda não começaram a ficar maduros, vou ter que esperar algum tempo para me consolar primeiro a comê-los à colherada como tu e depois mais para diante fazer o bolinho.
É que eu também sou das poucas que gostam deste fruto! :)

Catarina Nogueira disse...

Eu também adoro dióspiros! Mas ainda não havia suficientemente maduros na última visita à quintinha dos meus pais, e trouxe pouquinhos, não dão para fazer o bolo. Mas tenho de fazer, a foto faz-me crescer água na boca!

Unknown disse...

Dúvido que sobrem dióspiros onde passe. Sou tarada por dióspiros, sem dúvida um dos meus frutos favoritos. Quando oferecem à minha mãe, enquanto a visito não paro de comer. Até dei uma árvore ao meu pai na expectativa de receber mais, pois o que se compram no supermercado não têm o mesmo sabor.

Espaço do João disse...

Só acredita quem quiser.
Eu adoro dióspiros. Caso contrário não os tinha em minha casa. Até tenho duas qualidades.
Agora, francamente nunca comi bolo de dióspiro. Até estou em crer que deve ser delicioso.
Nota:- Fui a primeira pessoa a plantar semelhante árvore no bairro onde vivo. Seguidamente, outros fizeram o mesmo.

Espaço do João disse...

Voltando de novo.
Quando se fala em quantidade de dióspiros, os meus costumam pesar cerca de 450grs cada um. Já a outra qualidade, anda pelas 120grs. Para se fazer um bolo, teremos de ter em consideração seu peso?.

ameixa seca disse...

Noémia, aqui já há umas semanas que eu me lambuzo toda, já fiz dois bolinhos com o excesso e fartamo-nos de oferecer aos vizinhos e amigos os dióspiros. Os meus tios têm duas árvores enormes deles :)
Catarina, quando tiveres podes fazer :)
Preguiça, no meu caso é dióspiro a mais e eles estragam-se. Acho que vale a pena guardar alguns para fazer um bolinho :)
João, tem que provar. Se tiver excesso, experimente fazer, é delicioso. Quanto ao peso, obviamente que conta, por isso referi as duas chávenas (uso uma chávena com capacidade de 240 ml)! Não sei quanto isso dá de peso :)

Natacha Rodrigues disse...

que boa sugestao!! Fiz ontem bolo de diospiros, a ver se publico, mas retirei a ideia de outro blog!!

Adoro diospiros, tie a sorte de me dare uma alguidar cheiiinho deles :)

Uma dica, congelei a polpa de alguns... daqui a uns tempos basta descongelar e comer com canela e nozes uma delicia!! Tenho q por no blog para veres :)

Gina disse...

Essa fruta é realmente diliciosa.
Imagino que o bolo ficou extremamente aromático com todas essas especiarias.
Tenho que guardar a receita para a época do caqui, acho que vale a pena.
Bjs.

Cristina Costa Amaral a.k.a Romã disse...

Eu sou uma das que ADORA dióspiros.
Um sabor inconfundível, um néctar dos deuses ( claro para quem gosta ;)
:*

Miguel disse...

Mais uma boa opção para variar com algo diferente.
Obrigado pela sugestão.
Miguel (Cozinha Sem Tabus)

Rachel disse...

Aqui para nós é caqui, eu particulamente aprecio muito.
Achei bem interessante a receita e ainda não tinha visto bolo de caqui...vou levar comigo!
Ficou muito apetitoso!
Bjuss!!!

Simone Izumi disse...

Ameixinha,tudo jóia?
Dióspiros? Uai,que trem complicado!rs...caqui é tão simples e fácil,né?:D
Adorei a decoração do seu bolo, me lembrou o filme casamento grego, vc já assistiu? Uma senhorinha grega pensando que a outra tinha errado no bolo (pois onde já se viu um bolo com furo no meio?oras...) meteu um vaso de flores e disse contente para a outra incrédula: pronto, consertei!rs
E apesar de ter esta solução do vaso de flores na cabeça, nunca tinha pensado em decorar um bundt cake com fruta no meio!
Um bjo!
si

Carlota e a Turmalina disse...

Que delícia...adoro caquis!!!
E nunca pensei em colocá-los num bolo.
E gosto quando "amarram" na boca :o)
Bjosss

Figos & Funghis disse...

Que bolo lindo, amei! Mas não conheço esta fruta.
Beijos,
Fabi

M. disse...

Ai que delícia!!! É a minha fruta preferida desde pequena! E, de facto, esse bolo lembra o Natal ;)))
Bjsss,
Madalena

Anónimo disse...

Querida Ameixinha!
O meu reino por esses diospiros, delicado fruto no toque e no sabor! E a coroa assenta na perfeicao no topo desse maravilhoso bolo. Mas eu confesso, que sou muito purista e ha certas coisas que so consigo comer ao natural. Diospiros, anonas, cerejas, romas, figos... nunca me sobram para fazer nada, porque quando penso: "... agora podia fazer um bolo ou um doce.... " ja tenho a barriga cheia e a fruteira vazia! A mim, diospiros, transportam-me outra vez a casa dos meus avos. Que boas recordacoes!...
Adorei a tua estoria! Obrigada de coracao pela tua narrativa e participacao na festa do Reino da Prussia!! :)
Beijinhos
Sofia

Sandra G disse...

Adorei esse bolo.Eu amo dióspiros!!
Vou experimentar.
Deram-me dióspiros no fim de semana passado, uns ainda verdes e outros bem maduros, mas não consegui dar conta do recado, pois lá em casa sou a única que gosta, então aproveitei e fiz iogurtes!!

Beijinhos

anabenfica disse...

Quem me dá dióspiros faz de mim uma mulher feliz!

Mas admito que me mete confusão diosprios em doces e bolos...não sei porquê.

Ontem ao jantar comi 3, porque é uma fruta sensivel e não se pode correr o risco de estragar...

Marly disse...

Ameixita,

Antes de mais nada, devo dizer que estou, desde ontem, esperando que leias o último post que publiquei pois creio que te interessa.

Eu sou fã de caqui, adoooro! Mas só gosto do tipo 'molinho' e quase tão vermelho quanto um tomate. Não gosto daquele ao qual chamanos aqui de 'caqui-chocolate'. Quanto ao bolito, vou levar a receita dele, pois também adooro os bolos (e biscoitos!) de Natal! rsrs.

Iliane disse...

que bolo lindo!!será que essa fruta é o nosso caqui?se for é uma delicia..amei a receita..bjus

Gisela disse...

Acabei agora mesmo de comer um diospiro, como me soube bem!!! E como me sabia tambám muito bem uma fatia desse bolo, é um fruto que adoro, cá em casa só eu gosto, mas acho que esse bolo já o comiam e de vontade, vou experimentar que a minha irmã ontem deu-me uma travessa cheia deles, e bem madurinhos
beijinhos grandes

Unknown disse...

Ameixinha...eu sou doida por dióspiros...fã incondicional. Vou levar a receitinha, logo te digo. Beijo

ameixa seca disse...

Verdinha, também tenho outra sugestão de bolo com dióspiros para publicar. Se calhar é o mesmo :)
Gina, eu acho que vale bem a pena :)
Romã, Miguel, M., obrigada :)
Rachel, não há muitas receitas com caquis, especialmente desta variedade que não é tão firme como a que vocês têm aí :)
Simone, caqui é um nome bem diferente de dióspiro, mais romântico :) O caqui era pequeno, encaixou perfeitamente no meio do bolo, depois retirei e comi he he
Turmalina, experimente, é óptimo :)
Fabi, dióspiros são caquis :)
Sofia, ainda não deixei o link da postagem no teu blog e já cá vieste vê-lo :) Ainda bem que gostas desta fruta, acho que devias dar uma oportunidade e experimentar em bolos :) Fica óptimo! A história é pequenita, assim como eu!
SandraG, depois diz se gostaste :)
Anabenfica, se provasses este bolo, a confusão desvanecia-se logo :)
Marly, adorei, claro que me interessa :) É esse tipo de caqui que eu tenho, molinho e quase cor de tomate depois de bem amadurecido :)
Iliane, sim é o vosso caqui :)
Gisela, cá em casa gostamos todos e, mesmo assim, sobram dióspiros maduros. Tenho mesmo que usá-los em bolos e que bom que fica. Faz o bolo e dá a provar, eles até vão ficar surpreendidos por estarem a comer um bolo com dióspiros :)
Sónia, espero que gostes :)

Cinha disse...

Gosto mas não é o meu fruto favorito...contudo esse bolinho marchava logo!!!
Beijinhos grandes.

Tuquinha disse...

Não te importas que fique com esta receita e faça o mais breve possivel, pois não? É que nunca tinha "botado" os olhos num bolicório de dióspiro com esta belezura...
Obriga e um beijito

Inês Ginja disse...

Que bela sugestão para variar!Bastante diferente e original! Agrada-me. Nunca provei bolo de diospiro mas o teu ficou com muito bom aspecto...e que sorte que me ofereceram um alguidar cheio de diospiros! :)

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Eu também daria o meu reino por esse bolo de dióspiro, acontece que eu, tal como a Sofia ponho os dióspiros na barriguinha antes mesmo de pensar que com eles posso fazer um bolo ;)e ainda por cima com sabor de Natal na Alemanha, hummmm que delícia e acredita só quem lá esteve nessa época sabe do que se fala.

angela disse...

lindo seu bolo, plantei caqui e não foi bem aqui, senti muito, adoro a fruta. bjs

conceicao disse...

Vou levar a receita Adorei!
Bjs

"Manjares da Manu" disse...

Que delícia de bolo!!!!

BJs...

argas disse...

Também é uma fruta que adoro! Mas era preciso ter mesmo muitos para acabarem num bolo! :D Ainda que esse a saber a Natal na Alemanha me dê vontades!

Cininha disse...

Pois eu também sou maluquinha por esses frutinhos maravilha, quase lhes consigo perdoar os bichinhos que ganham com tanta facilidade:-)

O bolo ficou com um aspecto delicioso, bem ao meu gosto

Ainda para aproveitar a polpa tenho um amigo que faz um semifrio delicioso.

ameixa seca disse...

Cinha, em bolo nem se nota que é dióspiro. Fica é com uma textura húmida :)
Tuquinha, espero que gostes :)
Ginja, só depois de provar é que dá para perceber o quanto é bom :)
Moira, se eu tivesse pouco também faria o mesmo, mas com tantos tenho mesmo que lhes dar outro destino, porque amadurecem muitos ao mesmo tempo :)
Angela, Conceição, Manu, obrigada :)
Argas, com 4 já fazes um bolinho ;)
Alcina, semifrio nunca vi, mas no frio sabe bem um bolinho com um chá :)

akombi disse...

não parecio diospiro, pelo travo que deixam na lingua, mas que esse bolo pareceu-me mto interessante pareceu....adorei o titulo do post :D

cucchiaiopieno.com.br disse...

Hummm, que delicia! Tenho comido muitos dióspiros nesses dias, adoro!
Excelente receita, bem diferente.
Um abraço
Léia

Romy Almeida disse...

O aspecto é fantástico... nunca provei o sabor do dióspiro em bolo... mas fiquei curiosa :-)

Bjokas

Raquel Alabaça disse...

Bolas rapariga, lÊste-me o pensamento.
1.º porque tenho cá em casa diospiros que me deram
2.º porque ninguém cá em casa gosta de diospiros e não quero deitar fora

3.º vou fazer o bolo :-)

Beijo e obrigada

ameixa seca disse...

Kombi, só deixam esse travo na língua se não estiverem bem maduros :)
Léia, obrigada :)
Romy, experimenta :)
Rachel, faz e depois conta-me tudo :)

Isabel disse...

Eu por acaso não gosto nada de diospiros mas se o bolo sabe a Natal na Alemanha acho que deve ficar com um sabor bastante interessante :))Pelo menos com ótimo aspecto ficou!
Bjs

Ana Powell disse...

Acredita, o diospiro é uma fruta que acho bastante atraente e nunca fiz nada com ela.
Adorei a ideia.
Feliz fim de semana ♥

Lau Verrengia disse...

Hummm, eu adoro caquis... prefiro quando estão bem maduros, quase desmanchando. Mas confesso que também muitas vezes não tive paciência e comi antes da hora, aquele gostinho amargo era horrível mas a vontade maior. rs
Nunca imaginei um bolo com caqui, fiquei muito curiosa e ansiosa para encontrar aqui essa frutinha para poder preparar essa receita. Com essas especiarias deve ficar melhor ainda.
Já anotei.
Obrigada!
Beijo!

Abóbora Amarelinha disse...

Neste reino o diospiro não reina.
Mas bolo de diospiro...agradou-me!
Quando a minha sogra me mandar diospiros (que ela meteu na cabeça que eu gosto) e eu já desisti de lhe dizer que não gosto,em vez de despachar para a vizinhança faço um bolito.
Bo fim de semana

ameixa seca disse...

Isabel, o bolo não sabe a dióspiro, nem dás conta dele :)
Ana, eu adoro de todas as maneiras :)
Lau, convém que estejam bem maduros, mas a falta de paciência é assim mesmo :)
Bóbora, faz, todos vão gostar :)

Cláudia Marques disse...

Infelizmente o diospiro ainda não me conseguiu seduzir (ao contrário da minha mãe, que se lambuza toda com eles...) mas uma ou duas fatias do bolinho aceitava com certeza. E se ele está com boa cara! :)

bjs

ameixa seca disse...

Cláudia M., a tua mãe é das minhas :) Aposto contigo que o bolo comias e nem pestanejavas he he

bio_geo_esds@ disse...

Pois eu gosto de diospiros, o único aqui em casa, tenho diospiros e nunca sonhei com um bolo que os levasse.
Boa sugestão.

RUTE disse...

Beeeeeeeeeeeeem que grande fotografa!
Aquela foto do bolo com o diospiro ao meio até se destacou no blogroll lá do meu cantinho!
Estou a ver que bolo de diospiro é mesmo bom. Já é o 2º que vejo em poucos dias.
Beijinhos.

Fabiana disse...

Aprendi mais uma palavrinha de Portugal....kkkk
Aqui, conhecemos como caqui.
Eu adoro as mais firmes, mas nunca pensei em fazer um bolo com ele.
Ótima receita!
beijos

ameixa seca disse...

Renato, ficam deliciosos, são usados como se fossem abóbora :)
Rute, e vou publicar outro bolo de dióspiro em breve :)
Fabiana, tens que experimentar :)

moranguita disse...

ameixinha eu nao sou muito fa dessa fruta a minha mae sim:-)
mas num bolinho acho que tambem ia comer
beijinhos

Caderninho de Receitas disse...

Confesso que durante anos nunca lhes toquei porque foi impaciente e comi um que ainda não estava maduro ... conclusão nunca mais lhes toquei.
O meu jejum terminou quando a minha filha me apareceu em casa a disser que tinha comido um fruto tão bom, mas tão bom que queria muito que eu lhe arranja-se mais. Qual não foi o meu espanto ao descobrir que ela falava dos Dióspiros, fruto que eu achava intragável... Mas filhos são filhos e lá foi eu pedir aos vizinhos e a uma grande amiga e por muito ela insistir provei... ...Mas que delicia andei eu a perder. Hoje temos sempre cestas carregadas à porta.
Vou experimentar esse bolinho assim que poder, pois tem um aspecto delicioso.
E como história puxam histórias deixo aqui a minha e a da minha filha.
Beijos Margarida e Carolina

celeste disse...

Muito apetitoso este bolo, eu adoro diospiros,portanto deve ficar maravilhoso. Parabéns. Beijinhos
http://canelanacozinha.blogs.sapo.pt/

disse...

adoro dióspiros... mas a verdade é que não apetece come-los... vou pensar neste bolo assim que chegar a casa... pode ser que me apeteça faze-lo.

ameixa seca disse...

Moranguita, ambas iam gostar :)
Margarida e Carolina, as crianças têm essa fantástica capacidade de abalar o nosso mundo, até o mundo dos sabores :) Acho que vão gostar do bolinho.
Celestinha, obrigada pela visita :)
Jú, ainda não perdi a vontade de comê-los à colherada :)

® disse...

...acabei de descobrir...=D
Pela carinha eu penso q trocaria o reino também... =]
E ainda mais com esse pãozin com especiarias...
Um bejim dus grande procê!

ameixa seca disse...

Vinni, caqui também é um nome muito bonito :)

Valentina disse...

Olha, nunca vi dióspiros no pé. Estou com muita inveja de ti que tens o privilégio de colhê- los aí. E este bolo vem aumentar a minha lista.que maravilhoso presente estas a dar neste outono- toads estas lindas receitas de dióspiros.

ameixa seca disse...

Valentina, eles são lindos amadurecidos na árvore :)