quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bolo húmido de chocolate



Embora a primeira postagem deste blog tenha sido feita em Janeiro de 2008, ele andou meio perdido, a tentar encontrar um caminho, uma definição, a personalizar-se e, finalmente, assentou alicerces em Abril. A partir daí houve um renascer, o blog "saiu do armário" e estabeleceu-se como blog culinário, sem nunca deixar de lado o cunho da minha vida pessoal, deixando para trás as reticências. Mas não se preocupem que não vos vou lançar desafios para que homenageiem este espaço. Os comentários que vou recebendo são suficientes para que eu aqui permaneça e continue a tentar melhorar e dar o melhor que posso a quem o lê. Além do mais, quem quiser homenagear o blog, pode fazê-lo em qualquer altura e eu até apreciarei mais :)

Hoje sou eu quem tem um agradecimento a fazer, hoje sou eu que ofereço o bolo, hoje sou eu quem humildemente pede desculpa por qualquer coisinha, hoje cumprimento todos que me ajudaram com a batalha que tenho travado com o meu gato possuído. Ele entrou na minha vida e entrou pelo blog dentro, e com ele vieram as preocupações, as estórias possuídas, o choro compulsivo e a incerteza do futuro. Por causa dele, eu recebi mais do que estava à espera. Portanto, fica aqui - um ano depois dele ter feito a ressonância e, feliz ou infelizmente, não ter sido encontrado nada - o meu eterno agradecimento a todos quantos contribuíram para ajudar um gato possuído, que morrerá possuído porque pouco ou nada pode ser feito :) Não sei se ele é feliz mas nós aqui em casa somos felizes por tê-lo connosco, embora a preocupação seja permanente e os ataques continuem. 
Muito obrigada por tudo, a todos! 


Bolo húmido de chocolate
do blog Kitchen Simplicity

2 chávenas de farinha
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de bicarbonato
3/4 chávena de cacau
2 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo
1 chávena de café
1 chávena de leite
2 ovos
1 colher (chá) de extracto de baunilha

Preparação:
Junte os ingredientes secos. Adicione o óleo, café e leite. Misture até estar bem combinado. Adicione os ovos e a baunilha e mexa até estar bem incorporado (cerca de 2 minutos).
Unte e enfarinhe 2 formas de 22 cm de diâmetro. Coloque a massa e leve os bolos ao forno por 25-30 minutos a 180º C ou até que um palito saia seco.
Deixe os bolos arrefecerem por 10 minutos e depois desenforme.


Recheio e cobertura
do blog I bake what i like

1 colher (chá) de gelatina em pó hidratada durante 10 minutos em 2 colheres (sopa) de natas frias
2 chávenas de natas
1 colher (sopa) de açúcar em pó
1/2 colher (chá) de extracto de baunilha

Preparação:
Quando a gelatina estiver hidratada, derreta-a em lume brando até estar bem dissolvida, sem deixar ferver. Reserve.
Coloque as natas numa bacia gelada e bata vigorosamente até começar a tomar forma. Adicione o extracto de baunilha, o açúcar em pó e continue a bater até formar picos suaves. Adicione a gelatina enquanto continua a bater as natas. Pare de bater quando ficarem bem firmes. Use imediatamente.

Notas:
Para este bolo usei duas formas de 18 cm de diâmetro. Dividi cada bolo ao meio e obtive um bolo de 4 andares. Recheei cada camada de bolo com as natas e na camada do meio, antes das natas, passei uma camada de compota de framboesa. Continuei até terminar e depois cobri com as natas restantes. Depois usei um saco de pasteleiro para confeitar, decorei com nozes pecãs e confeitos coloridos.
Diminuí a quantidade de óleo para 1/2 chávena e a de açúcar para chávena e meia. Já fiz este bolo com alfarroba e com cacau. Ninguém nota a diferença, nem eu. Este das fotos foi feito com farinha de alfarroba. As fotos é que não estão grande coisa, mas o bolo é perfeito.
A primeira vez que preparei o recheio, tive que derreter a gelatina novamente antes de a incorporar às natas batidas. A gelatina ao arrefecer solidifica e torna-se impossível envolver. Opto por deixá-la hidratar e derrete-a pouco antes de juntar às natas.
Normalmente faço o bolo à noite e também preparo o recheio. Deixo o recheio no frigorífico, ele vai ficar mais sólido e mais fácil de usar com o saco de confeiteiro.

Continuação de boa semana!

71 comentários:

Abóbora Amarelinha disse...

Ameixinha esse bolo é maravilhoso, mas....que trabalheira!!

Infelismente não faço parte de quem te ajudou com o matias, poderia ter feito mas não consegui.

E ele é muito feliz sim! tratado dessa maneira até uma formiga era feliz nessa casa hehehe.

beiiiijo

Abóbora Amarelinha disse...

Xi....há que séculos que eu não era a primeira.

Abóbora Amarelinha disse...

...a segunda!

Abóbora Amarelinha disse...

...a terceira?????

Sabores com História disse...

Bem essa bolinho deve ser de comer e chorar por mais, ficou muito bonito.

ameixa seca disse...

Bóbora, não estava a falar só de dinheiro. Há gente que me ajudou apenas com palavras e que me fez sorrir nos dias mais obscuros e tu és sempre uma possuída dessas :)
3B´s, obrigada :)

RUTE disse...

Linda Ameixinha,

todos nós somos transmutação de alguma coisa planetária e o blog também não foge à regra, vai-se transformando, adaptando, reconstruindo sem cessar.

Ao falares do inicio do teu blog, recordei o inicio do meu PPP, também ele não era de culinária e depois para se afirmar na blogosfera seguiu a tendência gastronómica. Mas eis que dentro de mim há tanta coisa, que os artigos começaram a metamorfosearem-se em artigos hibridos, multifacetados... O blog sou eu, e eu sou o PPP, assim é natural a evolução, as várias fases, os vários temas...

E viva o Matias que também já passou pelo Publicar Para Partilhar, lembraste desta foto aqui:
A União Faz a Força

Que bolinho tão lindo e possuido!
Muita arte há dentro de ti também :)
Beijinhos,
Rute

argas disse...

Que bolo lindo...espero que tenhas dado um bocadito ao gato :D bjinho

Sylvia disse...

Nao te ajudei muito com o Matias,mas te acompanhei em todas tuas postagens sobre ele, nao saberia o que te dizer, mas com certeza ele é feliz. Tenho um cachorrinho, que vive se automachucando, já operei, já coloquei de castigo, mas vive com a patinha em carne viva. Mas sei que ele é feliz. Voltando ao póst , é tao dificil, achar um bolo humido, que cuando acho atesouro a receita. ;).

Beijos

Paulinha disse...

Este bolinho ficou fantástico, o interior dá mesmo vontade de comer mais que uma fatia e a decoração ficou muito bonita!

Fabiana disse...

Ameixa,
Que linda maneira de agradecer as amigas que estiveram com você na dura, mas compensadora batalha que travou pelo Matias.
Imagino todo a preocupação, medo, ansiedade que passou com ele,porque amor de bichinho, é igual ao de um filho.
E eles só tem a nós.
Adorei o bolo, e ainda mais sendo d chocolate..kkkk
beijos

Mónica Silva disse...

O bolo esta divino, ficou com um aspecto delicioso :)
Relativamente ao Matias não sei do que se passou com ele de qq forma desejo que tudo corra sempre pelo melhor :)

Beijinhos

"Manjares da Manu" disse...

Belo bolo!!!E com certeza todas nós estamos nos sentindo homenageadas!!!Não ajudei com dindin, mas pedi muito à Deus por ele!!!
Bjs....

Marly disse...

Que bolo lindo! e o melhor é que deve ser também muito saboroso, aceito uma fatia, obrigada, rsrs.
Quanto ao Matias, é claro que ele deve ser muito feliz, pois os animais são sensíveis ao modo como são tratados.

Um beijo.

Ana Powell disse...

Um olá para o meu amigo virtual Matias.
Apresentas um belo absolutamente espectacular, adorei a sua apresentação elegante.
Alegra qualquer mesa.
Feliz semana ♥

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Pois eu acho que o Matias é um gatinho com sorte pois tem a melhor dona do mundo :)
Quanto ao bolo está muito bonito.
Eu gosto especialmente do cenário que está por trás da última foto.
Há séculos que não faço um bolo de andares, num destes dias tenho que meter mãos à obra para matar saudades.

kika disse...

Estou de boca aberta com este bolo maravilha!! bjks

Lua Limaverde disse...

É incrível o que um gatinho pode fazer nas nossas vidas. Infelizmente só sabe quem tem. Desejo muita saúde ao Matias e longa vida ao blog. Beijos!!!

Calibe'nin Mutfağı disse...

Mmmh It looks very delicious
Greetings
Cali

Patricia Scarpin disse...

Que bolo lindo, Ameixinha!

Susana Gomes disse...

O teu Matias é um afortunado por te ter por perto!
Eu pego uma fatia deste bolo tãaaao bom e brindo a isso. :) :)
Beijinho muito grande.

Viciante disse...

Olá!

Hoje venho cá para falar contigo acerca do teu matias. Ele está melhor? Os meus (tenho 2 gatos), também têm problemas urinários e estruvite (ou lá como se diz)... Felizmente não têm ataques! São uns gatos lindos e doces, que adoramos e que vamos tratar o melhor que pudermos. Mas é muito complicado, porque a ração para eles é muito cara. Já pudeste mudar de ração? E vão muitas ao vet, fazem muitas análises... É complicado! Mas o mais importante é eles estarem bem! E acho que estão e que são felizes! Brincam, correm atrás um do outro, adoram estar no sofá ao colo, fazem ronron quando estamos por perto! São lindos! E o teu Matias também!
As melhoras!

Receitas para a Felicidade disse...

Como forma de homenagear o teu blog e a tua simpatia,levo a receitinha do bolo lindo para o meu novo BLOG, obrigado por partilhares,

beijinhos!!

turbolenta disse...

O bolo ficou lindo. Muitas vezes o trabalho que se tem compensa no bom resuktado final.
E este parece-me ser o caso. Chocolate,chantilly e nozes são 3 ingredientes que ligam muito bem. Também gosto muito mais do sabor das nozes pecam, embora como temos 2 nogueiras lá na terra, acabe por ter sempre nozes normais cá em casa.
Por acaso nunca costumo juntar nada senão um pouco de açucar às natas e o chantily fica sempre super duro. Já tenho tido várias surpresas desagradáveis com algum tipo de natas.Mas há já muito tempo que para este tipo de coisas só uso as natas frescas Longa Vida. Desde que as natas estejam bem frias, a taça onde as bates esteja algum tempo no congelador assim como as varetas da batedeira, fica sempre um chantilly que é um espectáculo.

Sandra G disse...

Minha querida Ameixinha, o Matias tem tanta sorte em ter uma dona como tu.Uma dona 5*.

"Mudam-se o tempos mudam-se as vontade....", e foi o que fizeste com o teu blog.
Quem me dera ter uma fatia desse bolinho mesmo aqui ao pé de mim!!!

Bjs

Raquel Alabaça disse...

Possuída fico eu com este bolo, maldita boca que eu tenho que gosto de tudo que faz mal!

O bichano é feliz, se não fosse já não estaria cá.

Bjs

Isabel Salvador disse...

Ficou lindo o boleco ó Ameixinha fresquinho deve ser uma delicia,bjokinhas para ti e para o nosso Matias...

Margarida disse...

Ola Ameixa, descobri hoje o teu blog atraves da Mariana, para ja temos em comum alem da culinaria o amor pelos animais, eu tenho uma cadela e 3 gatinhos oficiais, + 4 adoptivos que o dono morreu num acidente de viaçao e enquanto os meus vizinhos lhe davam pontapes e os maltratavam, eu dei-lhes comida e carinho, agora nao saem da porta da minha casa e ja correm para mim assim que me vêm!!!

Este teu bolinho está divino, se quiseres passar pelo meu espaço... estás á vontade!!!

Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Querida amiga,

Muitos parabéns pelo blogue, por seres possuída, por me divertires, por me pores de lágrima ao canto do olho, por fazeres filmes comigo, por me tirares do sério ;-), pelo pente...

beijos

Josy disse...

Oi Ameixa, mas que bolo maravilhoso, precisa ter uma paciencia enorme e mãos de fada como a sua pra fazer um bolo tão lindo como esse. Parabéns

Quanto ao seu bichano, que pena que não fiz parte das amigas que lhe ajudaram,lhe deram apoio com palavras de conforto, esse seu Matias é muito fofo. Adoro gatos, animais em geral, e eles nos amam de forma incondicional é o carinho que nos dão todos os dias. Preciso saber mais sobre o Possuido...bjocas

Marmita disse...

Que bonito bolo.. que bonito blog.. Espero que que faças muitos e bons anos juntamente com as deliciosas receitas que por aqui postas. beijos da Marmita

Cidália disse...

Bolo lindo!
Deve ser delicioso.
Beijinhos

Sara Ramos disse...

Ameixinha Parabéns por tudo, pelo blog e pelas palavras que escreveste hoje.
Espero que o mesmo te continue a dar muitas alegrias e que com ele consigas sorrir mais e mais... Criaste aqui uma cozinha fantástica e este bolo está mesmo a pedir umas trincas. Beijocas

Madalena Veiga disse...

Olá

Mas q delícia, só apetece tirar uma fatia e saborear...

Vou experimentar, e obg

Jinhos
Madalena

Unknown disse...

O Matias só pode ser o bichinho mais feliz do mundo:)
o bolo está magnifico:)
bjus

Anónimo disse...

Chego tarde e por isso nunca acompanhei a história do teu menino. Estive a ler uns posts entretanto.

Um grande abraço e obrigada pelo bolinho.

Belinha disse...

Já venho atrasadita ai ai
Já devem ter comido o bolo todinho snifffff!
ficou lindo!
mts parabéns!

Marisa Duarte disse...

Completamente de BABAR lolol, ficou enorme e bem escurinho como eu gosto!

São Ribeiro disse...

ESSE BOLO FICOU LINDO DEMAIS.
POUCO TEMPO DEPOIS DE ENTRAR NO MUNDO DOS BLOG , LI ACERCA DO MATIAS E TOCOU-ME A HISTÓRIA DELE SOU DAQUELAS PESSOAS QUE NÃO PODE VER O SOFRIMENTO DOS ANIMAIS.
APESAR DE TUDO É UM SORTUDO POR TER UMA DONA COMO TU, PORQUE DE CERTEZA QUE É UM GATO FELIZ.
MIMOS PARA ELE
BJS

Cininha disse...

Pois é estas coisas das bloguices são engraçadas, as amizades e inimizades que se criam, os recados que se enviam, uns positivos e outos meio manhosos, eu também comecei por começar sem saber muito bem onde ia dar e cá ando nisto há mais de três anos visitando uns e outros copiando por aqui e por ali boas ideias e este canela moida é um dos que sigo desde o inicio e se sigo é porque gosto, podes continuar, que eu cá venho ás panquecas :-)
Gostei da cara deste também, cá em casa chocolate agora é rei :-)

moranguita disse...

ameixinha bem deixaste-m sem palavras. esta suberbo este teu bolo
parabens.
beijocas

Sandreane disse...

Ameixinha, minha cara, que maravilha de bolo... E a decoração com as nozes ficou singela e convidativa:)
Amei!!
Bjos!

Angela Escritora disse...

Que coisa linda!

Inês Ginja disse...

Querida Ameixinha, o teu gato Matias so pode ser feliz com uma dona como tu e por ter tantos amigos :) Em homenagem ao teu gato eu comia ja uma fatia desse bolo pecaminoso!!! Fiquei sem palavras quando o vi, está tão lindo...Vou fazê-lo e oferecer a minha mãe nos anos dela. Os meus parabéns ao blog que eu adoro, a ti que nos encantas com as tuas receitas e histórias fantásticas e ao gato mais sortudo e fofo (que hoje merecia um bocadinho de bolinho,hihihi). Beijinhos.

Gina disse...

Isso é um Sr. Bolo!
Ah, o Matias é o queridinho da blogosfera, não só da sua família...rs!
Que venham muitos anos de sua simpática companhia!
bjs.

Laranjinha disse...

Ficou lindo!
Beijinhos.

Ana Rita Marreiros disse...

Um bolo lindo e muito bem decorado!!!

Bjokas para ti e para o Matias umas festinhas...

Rita

Abelha Maia disse...

Menina, primeiro que tudo o Matias é muito feliz, porque com uma dona como tu só pode ser...
Adorei o bolo, parabéns e por cá continues.
Bjs no Matias, pq ele é um herói.

Paladares da Isa disse...

Ameixinha,

Deixo aqui o meu beijo ao Matias!!
Quanto ao bolo, muito gostava eu de comer uma fatia!!!
Ficou perfeito!!!!

Bjocas

Salsa Verde disse...

Olá amiga,
Acho que o teu blog é um ponto de referência (pelo menos para mim) e de inspiração! Foi dos primeiros blogues de culinária que visitei e foi amor à primeira vista, não só pelo conteúdo, mas pela simpatia e inteligência da administradora (tu) que são notáveis!!
Parabéns e espero que continues a inspirar-nos por muitos anos!!!
Quanto ao bolo, acho que as imagens falam por si e só queria poder devorar já uma fatia (ehehe)!!
Beijinhos grandes,
Lia.

conceicao disse...

O Matias é um gatinho cheio se sorte, tem uma dona que gosta muito dele.
O bolo está lindo, uma fatia se faz favor:)
Bjs

Raspas de Laranja disse...

Olé, olé, Parabéns então, pela data que nem sabes que é certa, mas de ti só podia. Obrigada pelo teu espaço, pois não se trata só de divulgar receitas. O teu blog é muito mais que isso. Contas histórias, alegres e tristes, fazes-nos rir e quase chorar (às vezes de tanto rir), enfim... valeu a pena.
O Matias tem muita sorte, de ter ido parar a vossa casa, pois não és só tu que és boa dona, a tua mãe também dá uma boa ajuda.
E por fim, temos um bolo caído dos céus. Tu deste vez caprichaste. Ficou lindo e podias ter avisado, afinal de carro chego aí num instante :)
Bjs

Alessander Guerra disse...

Com esse bolo delicioso, que me fez babar no teclado, você comemora muito bem os eixos desse blog.

Sucesso sempre!

bj
Alessander
www.cuecasnacozinha.com

ameixa seca disse...

Rute, lembro-me bem de toda a onda de generosidade que se desenvolveu :) O blog é a nossa vida e, com ele, tantas coisas boas vieram. Conhecer gente linda foi uma dessas coisas!
Argas, nadinha... não vá o bicho ter um badagaio :)
Sylvia, e acompanhar não é ajudar? Conheci um gato assim que se automutilava, os bichos são iguais a nós, temos que ajudar os que mais precisam :) Um bolo húmido só com dois ovos e meia chávena de óleo também é uma benção para mim!
Paulinha, Kika, Patricia, Belinha, Cidália, Isa, Moranguita, Sandreane, Angela, Laranjinha, Ana Rita, obrigada :)
Fabiana, depois de 2010 eu nunca mais fui a mesma pessoa. Este gato mudou a minha vida e, apesar de todo o transtorno e angústia, acho que me tornei uma pessoa melhor :)
Monisilva, é só acederes ao blog Só Possuídos e a história clínica está lá ;)
Manu, o poder da oração é fortíssimo, obrigada :)
Marly, não chega nem aos calcanhares dos teus bolos, obrigada :)
Ana, um saco de confeiteiro faz milagres a qualquer bolo e é super simples de usar :)
Moira, o cenário é o amontoado de lenha para o fogão ;) As fotos têm que ser tiradas fora de casa he he
Luna, ele pode virar a nossa vida de pernas para o ar :)
Cali, thank you :)
Gasparzinha, a sorte dele e a minha desgraça he he
Viciante, o Matias vai sar um gato doente sempre. Desde que come Royal Canin Urinary S/O nunca mais teve problemas urinários. Segundo uma amiga veterinária que em enviou mail hoje, não convém mudar de ração. Passado uns tempos eles podem voltar a desenvolver estruvites. Não sei se valerá a pena arriscar a saúde e o bem-estar dos bichinhos, embora o dinheiro seja um problema enorme :)
Paula Mariana, Madalena Veiga, espero que gostes :)
Turbolenta, não acho um bolo nada trabalhoso, é só misturar os ingredientes, bater as natas, derreter gelatina e confeitar :) A gelatina faz com que o chantilly não derreta à temperatura ambiente e permite enfeitar mais facilmente, pois fica mais durinho e mantém a forma.
Sandra G, a essência do blog já lá estava... faltava ter certezas :)
Rachel, isto não faz mal nenhum e se for com alfarroba menos mal faz :)
Hannah, obrigada pela visita. Há gente tão má neste mundo que custa a crer. Deviam sofrer na pela aquilo que fazem aos outros, um dia hão-de ser julgados por isso, tenho certeza! Obrigada, vou passar :)
Pipoka, e dizes tu que não és dada a mariquices? Qué isto, mulher? ;) Obrigada eu!
Josy, palavras carinhosas são sempre bem vindas :) Afinal, ele continua possuído he he
Marmita, vou fazer por isso, obrigada :)
Sarinha, são palavras muitos sentidas e sinceras, ninguém imagina o quanto estou e ficarei para sempre agradecida :)
Cila, não sei se é mas espero que sim :)
Anasbageri, nunca é tarde para chegar, ficar pelo caminho é que é chato ;)
Belinha, a esta hora acho que não há bolo para ninguém :)
São33, foi um desespero para mim vê-lo a cair para o lado sem poder fazer nada. Agora faço o que posso, sabendo que pouco resta a fazer ;)
Alcina, inimizades não tenho muitas e espero não fazer muitas mais ;) Ando pouco panquequeira, tenho que ver se faço receitas novas!
Ginja, ninguém merece mais um bolo destes do que uma mãe :) Obrigada a ti por todos os conselhos e apoio!
Gina, se ele soubesse que tinha tantos amigos por aqui tenho certeza que seria ainda mais feliz :)
Abelha, obrigada pela onda que criaste, muito devido a ti foi possível fazer a ressonância :)
Isa Lourenço, ele retribui ;)
Lia, não sabes o quanto me sinto feliz pelas tuas palavras, muito obrigada :)
Conceição, prá próxima levo-te uma ;)
Zé, sem a minha mãe eu nem a ração lhe poderia comprar. Graças ao blog conheci muita gente e tu foste das primeiras, olé, olé, bibó porto, carago :)
Alessander, bom te ver por aqui ;) Obrigada!

Unknown disse...

Que bolo tão guloso!
Parabéns pelo trabalho! Hoje,dia de futebol, volto a espreitar o blog com mais atenção!
Beijinho
http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

Rachel disse...

Vou plagiar minha xará... possuída fui eu por esse bolo lindo e com certeza delicioso.

Estou entre aquelas que acompanha a luta travada pelo Mathias pela sobrevivência, também não é para menos, bobo ele de querer largar a boa vida que leva aí!

Bjuss amiga, vida longa ao blog!

Paula Pacheco disse...

Ameixinha, seu bolo arrasou, alias que bolão...ficou lindo. Eu sempre soube que queria um blog de culinária, mas muitos outros assuntos também me agradam, tento não sair da linha, mas volta e meia tem um pequeno assunto diferente,
bjs
Paula

Andréa Santana disse...

Belíssimo bolo, e delicioso com certeza.
Desejo-lhe boa sorte em tudo!
Fica com Deus!
bjs,
Andréa.

ameixa seca disse...

Retrato a sépia, Andréa, obrigada :)
Rachel, ele não nos larga e nós não o largamos :)
Paula, eu nem sabia o que queria, criar o blog foi um impulso ;)

Gisela disse...

Amiga, o Mateus é um grande sortudo, basta ter uma pessoa como tu sempre perto dele.
O bolo ficou perfeito, adorei tudo
Um grande beijo

ameixa seca disse...

Gisela, é Matias :) Obrigada!

Ana Maria B disse...

Olá ameixinha!Vim aqui matar saudades, fiquei cheia de fome e de gula. Só coisas boas.
E que popular que este blog está!
Parabéns!

ameixa seca disse...

Ana Maria B, muito obrigada :)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que bolo maravilhoso, uma verdadeira arte! Parabéns pelo talento.
Também adoro essa gatinho "possuído"!
Um abraço
Léia

ameixa seca disse...

Léia, muito obrigada :)

Karen disse...

Este bolo realmente está tentador. Estou sem alguns ingredientes, mas estou morrendo de vontade experimentar com algumas alterações. Aviso se der certo! :))

ameixa seca disse...

Karen, avisa sim... quero saber a tua opinião :)

eu-cozinho disse...

que aspecto divinal........... estou sem palavras! :)

ameixa seca disse...

eu-cozinho, obrigada :)

Receitas ao Desafio disse...

Que delícia de bolo. Pena não poderes enviar uma fatia. os Açores ficam longe. Mas transmitiste a receita. Logom, é um excelente contributo.
Bjs
Parabéns pela decoração do bolo
Patrícia

ameixa seca disse...

Patrícia, a receita é sempre a melhor parte... podes sempre reproduzir o bolo nos Açores :)