segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Compota de abóbora na MFP e...



A foto não está grande espiga, mas esta compota ficou deliciosa. À falta de nozes, usei amêndoas palitadas. Deu 3 potes (aqueles de iogurteira) de compota. A minha mãe acabou com a compota em três tempos, gostou tanto que pediu para fazer mais. Mas acabou-se a abóbora cá em casa. Vou ter que comprar mais, desta vez da mais laranjinha para ficar mais bonitinha!
Foi a primeira vez que fiz compota na MFP mas não vai ser a última.

Há uns tempos andei à procura de receitas de doces ou compotas para fazer na MFP e encontrei esta neste blog fantástico!

Se forem ver a foto, a compota da Mary está bem mais escurinha porque a minha era amarela e não laranja! Mas o sabor é que interessa!


A receita é esta:

500g de abóbora bolina ralada (usei a que tinha e não seria bolina com certeza, foi uma abóbora à boleia!)
200g de nozes partidas (usei 100g de amêndoa palitada e achei demasiada amêndoa)
160g de açúcar amarelo
2 paus de canela
casca de 1 tangerina (usei de laranja)
1 chávena de café de água

Preparação:

Deitar todos os ingredientes na cuba da MFP e escolher o programa "Doces e Geleias". Fica feita sem precisarmos de estar em frente do fogão a mexer e remexer! Uma delícia :)

Recebi mais um selinho/prémio! Desta vez veio de uma nova amiga blogueira cujo blog é dedicado à arte! A Madalena ofereceu-me este selo para homenagear o meu blog e, tal como ela diz, é uma maneira de estreitar laços e amizades entre as pessoas. Desse modo eu vou oferecer este selo a todas as blogueiras que me visitam mas que não deixam comentário. Continuo a acreditar que as palavras, as boas palavras, aproximam mais as pessoas. Só a conversar, a comunicar é que nos entendemos. Há blogueiras que eu visito sempre e que comento, mas que nunca deixaram cá comentário. Acreditem que não levo a mal porque sei que é a falta de tempo e porque eu sou a primeira a dizer que não é obrigatório comentar. Por isso, saibam que merecem selos/prémios. Dedico-o também aos blogueiros que seguem este blog, que estão ali nas "sombras", mas que ainda não assinalaram a presença com um "Olá" :) A esses quero dar as boas vindas e prometo uma visita em breve!

Este selo lembra-me o símbolo de um clube que jogou hoje e que empatou... que vos parece? Está aqui uma daquelas mensagens subliminar, não? Mas olhem, a águia foi-se e ficaram só as penas he he Temos pena!

(Tive que retirar o selinho porque causou-me problemas no blog)

Quero aproveitar este post para dizer que nunca devemos desistir dos nossos sonhos! Se acreditarmos eles concretizam-se, mais tarde ou mais cedo. Neste caso foi bem mais cedo do que estava à espera! Olhem as coisas maravilhosas que eu recebi de presente!


Em alguns blogs que visito fala-se muito na cesta orgânica que se recebe semanalmente. Pois é, há duas semanas eu recebi a minha cesta de legumes e frutas orgânicas de uma "produtora" (não é de filmes he he ) local, com alimentos 100% naturais, biológicos. Uma "vizinha" muito querida que fez o grande favor de me deixar esta "cesta" com quivis, limões, oregãos, salva, loureiro, alecrim, um frasco de doce de abóbora com nozes (este é o verdadeiro, dá para ver na foto que é escurinho e já não há!) e ainda uma carteira feita por ela :)


Reparem no pormenor do penduricalho ali do lado direito he he É o meu Matias pendurado :) Tão fofinho! Acho que pela foto da carteira dá para perceber quem me enviou tudo isto com tanto carinho e que eu tanto agradeço!

Antes que perguntem, sim! Os coraçõezinhos amorosos são os puxadores do meu roupeiro. Toda a minha mobília de quarto inclui puxadores assim. Lindinhos não são? Foi uma tentativa que os meus pais fizeram para amenizar o meu mau feitio quando eu era pequenina he he Não resultou ;)


Boa semana a todos!

51 comentários:

Unknown disse...

Ameixinha querida, gostei da receita da compota, nunca experimentei com amêndoas.
O seu guarda roupa é bem bonito e a bolsa e bem linda também. Estou precisando de uma vizinha dessa, rsrsrs.

Mil beijos

Laurinha disse...

Estou aqui tentando imaginar o sabor da abóbora com as amêndoas... hum, deve ser delicioso!!!!!!!!

Beijinhos

Isabel Salvador disse...

que rico docinho minha querida princesa,minha doce ameixinha,e doce de ameixa,já fizeste:o),jinhos queridaaaaaaaaaa

Isabel de Miranda disse...

Deve ficar gostozo!Nunca fiz com amêndoas mas deve ficar bom também.Filha é só miminhos tu mereces.Beijinhos carinhosos

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

esse doce de ter ficado uma maravilha!!
e esses puxadores adorei sao lindos
bjs

Helena disse...

Ameixinha
Gosto muito desse doce,faço-o mais vezes com amendoa do que com nozes,é ao gosto dos rapazes....
Gostei de saber como se faz na MFP,nunca experimentei....às vezes preciso da Bimby para outras coisas.....
Parabens pelas prendas,dou imenso valor a esses produtos,aqui tambem os compro,mas pago bastante por isso....
Afinal essa rebeldia esconde uma alma romântica!Esses puxadores são o maximo!;)

Joaninha disse...

Oh minha nossa!!! Não podes mandar um frasquinhos aqui para o Haruki?!?!?! (Hi hi, é mais para mim, confesso... adoro doce de abóbora!).
Beijoquinhas

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá!!!

...se a foto não está grande espiga, imagino se estivesse!!!...a compota ficou com um aspecto maravilhoso!
Deve ficar óptima com a amêndoa aos palitos dentro e toque da laranja!
...essa fatiazinha de pão aqui, não durava um segundo!;)

Beijos!

Margarida disse...

Ai ameixa.. esse é dos meus doces favoritos.. com noz ou amendoa tanto faz!
Ainda no Natal estive pra fazer doce na mfp mas acabei por fazer sempre na Bimby..
Mas na próxima não falha!
E esses produtos.. do melhor. Felizmente tenho a sorte de tanto os meus sogros como os meus avós terem horta e vem quase tudo de lá. Este fim-de-semana aumentei a minha hortinha caseira, com alfaces, couve-flor, abóbora, cebolinho e poejo. Vamos ver..
E esses puxadores são um mimo!
bjo

Karla Maria disse...

Ameixa,
não sei qual das duas compotas tá mais apetitosa.
Tb quero uma vizinha dessas.
Boa semana.
Bjs

Raspas de Laranja disse...

1º)Pois então passei perto da tua casa. E bem que podiamos passar uma pela outra, pois depois fiz umas compritas no Modelo.
2º) O empate (aqui que ninguém nos ouve) até nem foi mau, porque o meu marido disse que o Porto andou a dormir! :(
3º) Não sabia que a MFP, dava para fazer doces. Mais uma coisa que tenho de comprar.
4º) Ficou lindo e deve estar ou devia estar bom.
5º) Só sabes dizer mal de ti mesma?
6º) Vais ter um desafio no meu blog.

Kláudinha disse...

oiiii adorei a compota... mas esta malinha está lindaaaaaaa

Anónimo disse...

Olá Ameixinha,
tembém já fiz doce de abobora na MFP, mas esqueci-me de fotografar e, entretanto, desapareceu. :D Estava uma delícia. Na próxima vez vou experimentar com açucar light para ver como fica.
Beijinhos.
Susana

Nani disse...

Que doce delicioso.
Parabéns pela cesta orgânica.
E os puxadores são um charme só, lindos demais.
Ah! E mesmo de dedinho dodoi não resisto a comentar aqui, rs
Beijos

Delícias e Talentos disse...

Fizeste render muito bem a tua abóbora! lol
Sabes que no próximo doce de abóbora vou usar amêndoas! E não é que essa fatiazinha de pão está mesmo apelativa?
Isso da cor é indiferente, o importante é o sabor!
Estive a mirar os teus produtos biológicos, dos meus restam umas abóboritas, batatitas, nabitos e pouco mais...lá vou eu comprando os do supermercado que sabem a nicles! :)

Os Olhos de Alice disse...

Eu quero uma MFP, nem sabia que fazia doces também!!! que espetáculo. Quem sabe agora na liquidação eu compro. E que show de vizinha!!! e os teus puxadores são um mimo!
bjs

Isabel (pipoka) disse...

Primeiro tenho de convencer certa pessoa a "oferecer-me" uma máquina de pão, mas o argumento de que além do pão faz doces é muuuuito bom!

bjs

carla disse...

Loool fartei-me de rir...o meu api para tentar que eu acalmasse todos os anos pintava o meu quarto de um tom de rosa cada vez mais pálido, mas também não resultou hehehehe
A compota tb fiz na minha MFP de abóbora, já o comememos mas ainda não postei ;)
E a malinha está um must!

beijocas

Maggie disse...

O teu doce ficou bem bonito... mesmo amarelo em vez de laranja devia estar delicioso.
Parabéns pelos presentinhos... só tu para mereceres tantos mimos.
Bjs e boa semana

Raspas de Laranja disse...

Já tens. Vamos lá ver como te safas. Bjs :)

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Gostei. Mas, o que é MFP?
beijos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Olá Ameixa,
A cor da compota é apenas um pormenor que decerto foi insignificante quando se fala de sabor. Quanto à fot eu acho que até ficou original.
Também gosto muito de doce de abóbra com amêndoas, mas como não tenho MFP faço no micro-ondas, como se costuma dizer, quem não tem cão caça com gato ;)

Abóbora Amarelinha disse...

Mas afinal que gatunagem é esta... cadê o meu comentário?
Estive eu a fazer um comentário todo pomposo e nikeles batatóides!
se até á noite ele não aparecer, temos a burra nas couves, ai temos temos.
beijos emburrados

Catarina Santos disse...

Desde que tenho a minha MFP que também anseio experimentar compotas, é uma maravilha não ter que estar em pé junto ao fogão sempre a mexer com a colher de pau e ainda evitarmos todos os salpicos resultantes :)

O problema é que eu sou muito esquisita no que toca a compotas e não aprecio todas! A minha preferida é sem dúvida a de morango, por isso acho que vou ter de aguardar pelo Verão para comprar uns bem fresquinhos :)

Receber uma cesta dessas tão recheada acho que é o desejo de qualquer uma! Quem ta ofereceu é sem dúvida uma "vizinha" de mãos largas :)

Beijinhos e boa semana!!

Isabel disse...

As coisas que eu aprendo no teu blog! Então a máquina de fazer pão também faz compota??? Essa máquina é uma maravilha.
E a compota ficou com ótimo aspecto.

Cláudia Marques disse...

Tb não sabia que se podia fazer compota na MFP. As coisas que se aprendem neste blog!!

É foleiro é estares a falar de um certo empate, pq TODA A GENTE SABE que o penalty foi inventado! Até eu, que não percebo nem gosto de futebol, vi! Ganda lata! (Pronto, tá tudo estragado outra vez...)

OLha, essa malinha cheira-me a vir de casa da Noémia. Acertei?

Beijinhos.

Mari disse...

Ameixinha, mande um vidrinho desta compota para mim?

ameixa seca disse...

Ana, obrigada! Há "vizinhas" que mesmo longe estão bem pertinho :)
Laurinha, ficou muito bom mas sou mais adepta de nozes :)
Belinha de Ameixa ainda não fiz mas sei que é docinho ;)
Isabel, já viste? Ando mesmo mimada, não sei se mereço tanto mas faço bom proveito de tudo que me dão e sou muito bem agradecida :)
Lili, obrigada :)
Canela, eu como não tenho bimby, vai tudo na MFP :) Eu não sei o que fiz para merecer tanta coisa linda e boa, mas vizinhos assim temos que valorizar! Sou eu e o Tony Carreira... o perfeito dueto romântico he he
Joaninha, se soubesses o quanto eu gostava de conhecer o Haruki he he Até levava um frasquinho de doce para a dona dele ;)
Leonor, gostei da combinação laranja com canela... ficou bommm :)
Margarida, que sorte! Quem me deram ter quintal. Tenho algumas aromáticas em vasos e já é uma sorte :)
Karla Maria, a minha mãe sempre me disse que os vizinhos são a nossa família do pé da porta. Pena esta vizinha estar um bocadito longe :)
Zé:
1º- Fui às compras na sexta feira; 2º- Adiante... não falemos de coisa tristes!;
3º- Também dá para fazer bolos, massa de pizza, cozinhar e etc.;
4º- Esteve bom enquanto durou;
5º- É mais fácil dizer mal do que bem;
6º- Daqui a bocadito passo por lá ;)
Kláudinha, fantástica a malinha :)
Susana, eu adorei! Agora vou experimentar com outras frutas :)
Naninha, obrigada pelo esforço he he
Mary, ainda tens algumas coisinhas para gastar :) Eu estou a fazer bom proveito de tudo!
Alice, faz sim senhora e fica super bom :) Acho que a MFP é uma óptima compra!
Pipoka, e faz outras coisinhas deliciosas :)
Carla (não percebi que Carla és, mas não interessa), o meu quarto também esteve de cor de rosa, ainda está mas passei um branquinho por cima para disfarçar he he
Maggie, obrigada! Snto-me muito lisongeada com tudo isto :)
Heloísa, MFP é Máquina de Fazer Pão ;)
Moira, não sabia que dava para fazer no microondas. Eu só o uso para aquecer os alimentos :)
Abóbora, outra? A Cenourita queixa-se do mesmo. Mas eu não faço moderação de comentários... não sei o que se passa!
Catarina, quem me ofereceu tudo isto tem um coração enorme e é lindaaa!!! Eu gosto mais de compota de abóbora do que de morango :)
Isabel, imagina tu! Dá mesmo e também dá para fazer bolos ;)
Cláudia M., tens razão mas os adeptos não podem pagar pelos erros do árbitro! Ficou tudo em águas de bacalhau... paciência. Há coisas mais importantes que isso :) Cheira-te muito bem! Só podia vir daquelas mãozinhas de fada!
Mari, eu até mandava mas já não tenho he he

K disse...

SABE O QUE ACHO AMEIXINHA? QUE ESTE MUNDINHO DOS BLOGS CRIA E FORTALECE LAÇOS DE AMIZADE, O QUE É TÃO BONITO E TÃO NECESSÁRIO HOJE EM DIA
BELA COMPOTA, AI, ADORO UM ´PÃOZINHO COM COISINHAS DOCES!!!!
BEIJINHO

Natália Eleutério disse...

Foi uma boa opção a de juntar amêndoa, ficou excelente, bjs.

Cininha disse...

pois é está tudo lindo os puxadores, a carteirinha e o docinho :-)com amendoa já comi e gosto, mas prefiro com nozes:-)quanto aos doces na máquina andava em pulgas para saber como ficavam, porque adoro fazer doces, mas desde que comprei a minha vitrocerâmica é um stress, com medo daquilo babar!!!já tive uns dissabores com uma geleia!!!
Enfim gostei de saber que resulta :-)
bjinhos

Noémia disse...

Quase que não vinha comentar este post! Tu pregas cada partida...
A verdade é que fui para a quinta, vim ontem à noite demasiado preocupada com as " amigas" australianas nem vi os outros blogs,hoje fui prá gandaia e só agora é que vi o teu docinho.
Essa MFP nas tuas mãos faz coisas maravilhosas!
Quanto a essa vizinha acho que está a ser valorizada demais! Hihihihih!
Ah, gostei dos puxadores!Boa semana.

edinha disse...

Realmente fazer doce assim é bem mais fácil:)
Cheia de sorte a receber tanta coisa boa :)
Beijinho

Mónica Teodoro disse...

Ameixinha o teu doce está ótimo, mas também não sabia que dava para fazer na MFP, eu ando a engraxar o meu marido para me dar uma , vamos lá ver se tenho sorte.
Quanto ao empate, foi muito bom, eles não percebem nada disto, vamos em 1º e isso é que interessa.
Em relação às prendinhas é claro que mereces isso e muito mais pois deves ser uma pessoa fantástica, és muito genuina.
Beijinhos.

moranguita disse...

ameixinha que rico doce. e uma maravilha. pena nao ter abobora ca em casa para fazer. e que e uma delicia ja comi e de chorar por mais,
beijinhos

ameixa seca disse...

Karoline, é verdade. Precisamos estreitar laços sempre :)
Nani, foi a opção possível mas prefiro as nozes :)
Alcina, podes confiar na MFP para fazer os doces... a coisa corre muito bem :)
Noémia, ai preferes as miúdas dos antípodas? Isso é que é discriminação ;) Achas que estou a exagerar? Não me parece nadinha :)
Edinha, a minha sorte resume-se a isto! No jogo e no "love" a coisa está longe de ser sortuda ;)
Mónica, espero que o teu marido tenha a boa ideia de te oferecer a MFP. Diz-lhe que depois dás-lhe uns docinhos he he
Moranguita, é a minha compota favorita :)

Axly disse...

Ameixinha, eu fiz uma geléia de laranja na MFP e não gostei nenhum pouco! mas, vou tentar novamente^^
Linda cesta, deve ser muito bom receber assim, hehehehe, e o presente também.
Mas mais lindo ainda é o Matias, hahahah... Kisss^^

Isabelocas disse...

Eu já fiz doce na MFP mas não me recordo qual foi mas sei que no final tive de triturar com a farinha mágica pois ficou com pedaçinhos, mas ficou excelente.
Que sorte a tua ter uma vizinha simpática, gostei do pormenor do gatinho.
Beijos

risonha disse...

e eu que já fiz essa mesma receita e tive que jogar tudo para o lixo, o doce ficou uma porcaria, não sei porquê.
tenho que arriscar a fazer de novo.

Paula disse...

Ameixinha,
bom dia para ti ! esta tua compota esta com bom ar sim :) ontem ca em casa fez se doce/ compota de tomate!havias de ver a cara dos Canadianos ao verem este doce :tomate jam are u sure ???
depois provam e dizem :its gooooooddddddddd !
claro ne? e viva nos las xicas portuguesas e lo amor pos tachos e panelas! bjinhos minha querida e continua a inundar nos de coisas boas sff

Marly disse...

Doce da abóbora é comigo! Adoro!
Mas nunca provei com amêndoa, gostaria de provar!

beijinho, querida.

PS: Essa MFP, como a gente diz aqui no Brasil, "quebra um galhão", hem?!

ameixa seca disse...

Axly, nunca fiz de laranja. Não sei... a minha ficou uma delícia :)
Isabelocas, a minha abóbora já foi ralada... acho melhor ralar os frutos antes :)
Risonha, a sério? Eu tinha receio que não ficasse bom mas ficou mais que isso :)
Paula, eu vi a tua compota de tomate e maça he he Imagino a cara deles :)
Marly, com amêndoa fica bom mas eu continuo a gostar mais com nozes :)

Adriana disse...

Pronto! lá estás tu...sempre a dar ideias...agora não é que também a mfp faz compota!!!eu não sabia disso.E eu ainda sem ela em casa!!! Se calhar amanhã finalmente ...Clatronic recebe um outro contributo.

Acho que os corações deram resultado ( lameichas eu??)...pena...a mim já não há puxadores que me corrijam...e na infancia so se fosse com "puxadores" mas ..de orelhas!!! ; )

Sorry,sorry, I´m really sorry about my portuguese.

Adriana disse...

Não era lameichas o termo que devia usar, eu sei!!!
novamente sorry ameixinha

Rico disse...

realmente o bolo esta com um aspecto espectacular ...mas também acho que os olhos no cabeçalho desta pagina, sao bem giros :)

Amélia Batista disse...

Olha a receita com amendoa(ou nozes) não conhecia mas já tenho feito a compota de abobora só com um pauzinho de canela e uma casquinnha de laranja e é optima. Para mim é mesmo das melhoras que já comi.
Quanto à decoração dos teus moveis, acho muito gira, é fora do vulgar. Se calhar foram os teus pais na tentativa de te "curar" o mau feitio, que te tornaram uma pessoa tão meiga e tão doce. Foi tudo por causa desses coraçõezinhos.
Beijinho e boa semana

O blog... disse...

Compotas feitas por nós possuem sempre um sabor especial.É algo muito campestreTambém gosto muito de doce de abóbora com requeijão.
Bjos

Xana Bértolo disse...

Pois... eu bem kro 1 MFP... Até pra doces dá...
Tua compota tá com óptimo aspecto, e eu adoro...

ameixa seca disse...

Adriana, acho que te tinha dito que fazia compotas num dos mails que te enviei :) O teu português está melhor que o meu espanhol he he É lamechas que se diz ;)
Ricardo, seja muito bem vindo ao meu humilde blog. Neste momento estou ligeiramente atrofiada com ele, porque o gajo resolveu não obedecer-me. Não chegaste numa altura muito boa porque o blog não está como eu quero. Espero que não te impeça de voltar :) E, já agora, onde é que viste o bolo? É que isto é suposto ser uma compota ;)
AB, a de abóbora é mesmo a minha compota favorita. Adoro até sem nozes e amêndoas :)
Amélia, é verdade! Tudo que é feito por nós tem sempre outro sabor ;)
Xana, em breve vais ter uma MFP. Não é nada tão caro assim que não possa ser adquirido :)

Ana Powell disse...

Olá boas
Excelente receita, eu já tinha ficado com ela quando a vi no blog da Mary.
Tenho que a fazer.
Para dizer a verdade acho que os puxadores do armário do teu roupeiro realmente funcionaram, tenho-te como muito boa pessoa.
Beijocas

ameixa seca disse...

Ana, ficou muito bom :) Achas que funcionaram os puxadores? Realmente eu poderia ser bem pior he he Obrigada!