segunda-feira, 15 de março de 2010

Espinafres salteados

Estou mais para Olívia Palito do que para Popeye, mas não resisto a espinafres :)
O único problema, que me enerva profundamente, é que eles murcham e ficam em nada depois de cozinhados! Tenho para mim que deve ser ao estilo Popeye, muita parra pouca uva. Os espinafres só dão força nos braços, mas depois passa o efeito e ele fica feito morcão, flácido e fraco :)

Baseei-me numa receita que vi n' O livro essencial da cozinha mediterrânica, omitindo um ingrediente que não tinha e outro que não gosto. Só não sei como é que, com 500 g de espinafres, sugerem que este prato dê para 6 porções. Só se forem para 6 Olívias Palitinhas, porque eu sou magrinha e comia tudinho, não fosse a gula uma coisa feia e não tivesse eu mais gente à mesa que quisesse provar esta refeição!
Não dá para 6, dá para 2 pessoas como acompanhamento, não mais! Temos pena, até eu gostava que rendesse muito mais mas é como digo, minga e todos sabem o que isso quer dizer, né? ;)
Atenção, ficar murcho não quer dizer que não fique bom! Aliás, o murcho pode ser sempre revigorado e, tal como o Popeye, podem ficar com uma certa força para o que der e vier he he

Ingredientes:
500 g de espinafres
2 colheres (sopa) de pinhões
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola vermelha pequena, partida ao meio e fatiada (usei cebola castanha comum)
1 dente de alho, cortado em fatias finas
2 colheres (sopa) de passas (omiti)
1 pitada de canela moída (não usei, acho que talvez só faça sentido se usar as passas e pinhões)

Preparação:
1. Apare os talos dos espinafres e deite-os fora. Lave as folhas e rasgue-as em pequenos pedaços.
2. Deite os pinhões numa frigideira e mexa em lume médio durante 3 minutos, ou até ficarem ligeiramente alourados. Retire os pinhões da frigideira.
3. Aqueça o azeite na frigideira, acrescente a cebola e deixe cozinhar em lume fraco, mexendo de vez em quando, durante 10 minutos, ou até ficar translúcida. Aumente a temperatura para lume médio, acrescente o alho e cozinhe por 1 minuto. Adicione os espinafres (ainda com gotas de água agarradas às folhas), passas e canela à frigideira. Tape e deixe cozinhar durante 2 minutos, ou até os espinafres murcharem. Acrescente e mexa os pinhões e depois tempere a gosto (usei sal e pimenta).

Nota: A acelga resulta igualmente bem nesta receita, apesar de poder levar mais algum tempo a cozinhar do que os espinafres.

Sim, esta tigelinha que está na foto foi o que rendeu de 500 gramas de espinafres! Alimenta 6 porções de formigas, só pode :)

60 comentários:

Su7i disse...

Mas acredito que, apesar de ter rendido pouco, ficaste cheia de força! Beijinhos

® disse...

risos!!
Tb sou uma Olivia literalmente...:)
Talvez por isso ame tanto espinafres..:D
Mah o que deve ser isso 'muita parra pouca uva'...O.o...rs...
Pinhões, nunca fiz juntin com esse verdin...deve ficar delicioso...que idéia boa purdimais!
Um bejim Ameixinha e ótima semana, tá?!
da Vinni

Anabela disse...

realmente isso pouco rende...,mas é muito saboroso como acompanhamento,bjs

Salsa Verde disse...

Adoro espinafres salteados!!!
Beijinhos e boa semana,
Lia.

Susana Gomes disse...

São os espinafres e os grelos: parece que evaporam!
Mas que são uma maravilha, isso são!
Eu tb comia tudo! :) :)
Beijinhos.

Tuquinha disse...

espinafres para mim só em esparregado.........no entanto, esses ai com pinhões não sei não....
beijinhos

Sónia Paula disse...

Espinafres é ser um bom acompanhamento para tudo...
http://as-receitas-da-sonia.blogspot.com/

Fatima disse...

Adoro espinafres e esses ficaram óptimos!
Bjo

Unknown disse...

Lol, realmente concordo contigo, muitas receitas que levam espinafres dizem que da para 4 pessoas e no fim para mim so da para duas e as vezes mal. Enfim...Secalhar somos nos que andamos a usar os espinafres errados. Que belo acompanhamento, nao gostasse eu e muito de espinafres.

Beijinhos e boa semana

Margarida disse...

O que vale é que mirra mas dá energia! lol São realmente ingratos os espinafres.. Mas eu também sou fã, especialmente em esparregado.
beijinho e boa semana!

Carina disse...

Não rendem muitos , mas sabem tão bemmmm!!!!
Que bom!!!!

Beijinhos e boa semana :)

ameixa seca disse...

Suzi, se queres que te diga... nem me lembro o que fiz depois de comer os espinafres he he
Vinni, muita parra pouca uva é muito espinafres que no fim não dá em nada :) Só não usei os pinhões porque não tinha.
Anabela, não rende nada mas fica bom :)
Lia, obrigada e igualmente :)
Gasparzinha, é verdade mas acho que os espinafres ainda são piores :)
Tuquinha, por acaso não sou muito fã de esparregado, prefiro-os salteados :)
Fatima, obrigada :)
Cacauete, deve ser uma espécie diferente de espinafres :)
Margarida, ao menos isso :)
Carina, pois sabem. É por isso que faço :)
Sónia, concordo :)

Abelha Maia disse...

Cá em casa gosta-se e muito.
bjsss

Xana Bértolo disse...

Até há bem pouco tempo nem comia espinafres, agora tornei-me fã... Mas tb acho que não rendem nada mesmo.. LOL...
beijo

Tati - Panelaterapia disse...

É uma pena não render tanto porque deve ser delicioso!!!
Bjs

Rachel disse...

Realmente, o rendimento fica prejudicado pois o espinafre, assim também com a acelga, murcham bastante, essa receita com os pinhões e as passas deve ficar excelente!
Bjuss e ótima semana!!!

Sandra G disse...

Adoro espinafres!! Já estou como tu fico chateado porque eles depois de cozinhados ficamos quase sem nada. :(

Bjs

João Mario disse...

Também adoro espinafres, gostei muito de sua receita, principalmente porque acho que devem combinar bem com pinhões. Também não gosto de passas.
Em meu blog, postei também uma receita com espinafres. Passa lá!

Um abraço

João MArio

Abóbora Amarelinha disse...

Espinafres com pinhões?!?!?
Eu não ligo a espinafres, mas esse acompanhamento... ainda por cima os meus são carnudos, devem ficar bem bons com os pinhões.

beijinhos com ferro

Factor X disse...

hummmmmmmmm....coisas verdinhas e com pinhões....hummmmmmmm...muito bom! Continua...

Fica bem.

Cláudia Marques disse...

Realmente 500g de espinafres para 6 pessoas, só mesmo para provar... :))

Adoro espinafres, e apesar de gostar de passas, parece-me que aqui não fazem muita falta, acho que tb não punha.
Ficou muito bom! ;)

bjs

sabor e saberes disse...

Apesar de ter rendido pouco, estavam muito bons concerteza. Bjs

ameixa seca disse...

Abelha, ainda bem :)
Xana, é uma pena não renderem. Porque eu adoro :)
Tatiana, acho que nem 2 kg de espinafres chegavam para 6 pessoas :)
Rachel, com passas não sei porque não gosto mas com pinhões eu comeria :)
Sandra G, é frustrante :)
João Mario, vou passar :)
Fénix, desculpe mas vou apagar o comentário. Agradeço que daqui em diante envie os links das petições por mail. Nos comentários não fazem sentido. Em breve vou fazer uma sopa com espinafres :)
Bóbora, se são carnudos devem render mais :)
Factor X, esse elefante verde deve ter comido muitos espinafres he he
Cláudia, mas acho que os pinhões e a canela iam ficar bem :)
Teresa, estavam mas souberam a pouco :)

Marly disse...

Ameixita,

O problema das folhas cozidas é que elas reduzem, tão logo são aquecidas. Agora, é muito comum a gente encontrar nas receitas, indicações erradas sobre o rendimento das mesmas, sobretudo para menos, não é verdade?
Eu sou fã de espinafres e esse seu parece ser saboroso!

Beijinho e boa semana.

Baú da Conceição disse...

Eu adoro espinafres e já experimentei com pinhões e amei, com passas e canela é que não, mas quem sabe numa próxima.
Beijinhos.

Kristininha disse...

Também como tu, me chateia o facto de pensarmos que vamos cozinhar espinafres pra um batalhão, e no final, ficar-mos apenas com o fundo do prato tapado!!!
Mas que são uma delicia lá isso são...Salteados ou em esparregado, venham eles!!!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Eu também adoro espinafres, agrada-me a sugestão de os fazer com pinhões, já as passas e a canela não me seduzem nada.
Beijinho e boa semana
Moira

Figos & Funghis disse...

Sou mais uma apaixonada por espinafre! Adorei sua sugestão de acompanhar com pinholes e uvas passas, deve ficar muito delicioso.
Bjinhos

Claudia Lima disse...

Aqui em casa só uso do congelado, pq tenho preguiça de lavar as folhas. Dá muito trabalho e perde-se muito tempo. Mas o paladar é incomparável!
Algumas receitas vem com dados estranhos as vezes, é comum.
Bjs :)

M. disse...

Realmente, o Popeye tem cara de morcão!
Quanto aos espinafres, com esses ingredientes, só podem ter ficado uma delícia!
Bjs e boa semana!
Madalena

argas disse...

Gosto muito de espinafres, mas aborrece-me exactamente isso e o preço nem sempre convidativo...mas claro, essa refeição está excelente...refeição pois para mim ficava-me bem assim! :D

Natália Eleutério disse...

E estes músculos vêem-se ou não??????

Anónimo disse...

Pois, eu bem precisava de andar a espinafres...mas não resisto a um pratinho completo...:(
Eu juntava-lhe uns ovitos mexidos, sempre alimentava mais formigas! lol:)

Maria Lúcia disse...

Oi
meu filho adora espinafre.
vou copiar a receita.
Beijos...
Lúcia.

Bombom disse...

Já me ri bastante com a tua prosa e gostei muito da receita dos espinafres. Vou tomar nota para experimentar em breve. Em relação às 6 doses, deve ser referência para esses restaurantes modernos onde te servem um prato grande com uma colherita deles e uns riscos amarelos e encarnados e pagas "os olhos da cara", he,he! Bjs. Bombom

Natacha Rodrigues disse...

Tb adoro espinafres... mas realmente a maneira como eles "encolhem" chega a ser desesperante! Mas pronto, pelo bem que sabem.. :)

Gostei mt desta receitinha!

ameixa seca disse...

Marly, se fosse para mais ninguém se importaria :)
Conceição, fica a sugestão :)
Kristininha, eu já sabia que eles iam murchar, nunca pensei é que meio quilo ficasse em tão pouco :)
Moira, a canela seduz-me mas só combinada com os pinhões :)
Fabiana, eu não sugeri porque fiz de maneira diferente. Para quem gosta de passas acho que deve ficar delicioso :)
Claudinha, pois é. Também tenho congelado mas não fica igual :)
M., para mim tem cara de bêbedo. A verdade é que os espinafres não seguram a bebida he he
Argas, por acaso comprei-os a bom preço. Pena ficar em nada :)
Nani, os meus nem por isso he he
Mary, acompanhei com peixe. Não sou cá miúda de comer só espinafres :)
Lúcia, espero que ele goste :)
Bombom, é bem capaz de ser isso. Ou são uns espinafres especiais de corrida :)
Verdinha, faz-se o gostinho ao dente :)

Fabiana disse...

Eu adoro espinafre!
Só sofro na hora de lavar..kkkkk
A sua receita é super diferente, com pinhões...devem ficar uma delicia.
bjs

Gina disse...

Ameixa,
Estou voltando hoje de viagem e a mãe agradece pelas felicitações por ocasião de seu aniversário.
Ainda estou atônita com o retorno e tantas coisas para organizar, mas em breve faço o post contando as novidades.
Realmente as folhas não rendem, mas valem muito a pena, principalmente espinafres ou rúculas. Mas escarolas tentei hoje passar a gostar, mas não teve jeito...
Bjs.

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha gosto muito das tuas verdurinhas sempre um beijinho grande...

Susana Antunes disse...

Ameixinha...o quanto nos rimos por estes lados.... heheheheh....
Por cá adoramos espinafres... é sempre uma maneira prática de comer verduras aqui no camião...
Nunca experimentei assim...
Acho que a minha cara metade vai adorar...Vou experimentar em casa...
Beijinhos e boa semana... ;)

ameixa seca disse...

Fabiana, pois é. Os espinafres cozinham super rápido. O que demora é lavar folhinha por folhinha :)
Gina, escarola nunca comi, nem sei se existe por aqui. Eu gosto de tudo que é folhinha verde :)
Natéria, obrigada :)
Familia Antunes, dá lá força ao Popeye he he

® disse...

Fia...
Tem comidinha nessa cozinha hoje não, é?! :/
Vô fica aqui com meu banquin...mode esperar cê fazer uma gostosura, tá?!
Um bejim...

Priscila Beneducci disse...

canela e passas no espinafre

nunca imaginei,

vou experimentar...

Smas disse...

Também adoro espinafres e me irrita que murchem tanto

ameixa seca disse...

Vini, não pode ser todos os dias :)
Priscila, experimenta e depois diz se ficou bom :)
Smas, não há nada a fazer, são mesmo assim :)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Ameixinha

Ca' em casa, comemos muito espinafre, adorei a receita, quero experimenta'-la - também farei sem a canela!
Um abraço
Léia

moranguita disse...

tes toda a razao evapora-se na panela.
mas que estao bons la isso estao.
sai uam dose
beijinhos

"Manjares da Manu" disse...

Muito diferente,deve ficar muito bom!!!
Obrigado por sua visita!!!

Bjs...

Fla disse...

Menina também tenho pânico de lavar um maço de espinafre e eles virarem uma colher de sopa...rs.
Adorei sua receita.
Bjs

Marinex disse...

apesar de render pouquinho ficou com um optimo aspecto... mas assim ja sabemos que para 4 temos que dobrar eheheh... beijinhos

Noémia disse...

Não percebi muito bem esta receita!
Falavas de espinafres?
;) ehehehehehehehehehehehehehehehe!

Ana Powell disse...

Pois é rendem pouco, mas são tão deliciosos x

ameixa seca disse...

Léia, espero que gostem :)
Moranguita, Manu, obrigada :)
Fla, mas já sabemos que é assim :)
Marinex, dobrar ou triplicar :)
Noémia, off course ;)
Ana, ao menos isso :)

turbolenta disse...

Ora aqui está um acompanhamento inteiramente ao meu gosto. ADoro espinafres
E o facto " do encolhimento" também se resolve: em vez de 1 molho...que remédio, têm de ser 2."
lol lol lol

ameixa seca disse...

Turbolenta, ou três he he

Emília disse...

Eu também fico admirada com essas folhas que murcham, uma hora temos a vasilha cheia, depois que refogamos...cadê? rss
Adorei a receita
Beijinhos

ameixa seca disse...

Emília, é frustrante mesmo :)

Cristina disse...

Pois é... ficam em nada :) Excelente acompanhamento. Se não resultassem tão somíticos fazia-os mais vezes, mas também me enerva o escasso resultado...

ameixa seca disse...

Cristina, é que enerva mesmo :)