sábado, 7 de maio de 2011

Esparguetada de limão e cominhos


Voltamos à soja, à comida vegetariana, às minhas refeições favoritas, à saciedade através do que, supostamente, é mais saudável. Embora pouca gente entenda, eu sou das que come soja granulada à colherada e sabe-me pela vida :) Não morrerei mais saudável que todos os outros, isso é certo, mas se me sabe bem e se não gosto de bifes de vaca, a soja é minha aliada e, finalmente, consegui "desencaminhar" a minha mãe para este caminho. Ela que dizia que soja parecia e sabia a comida de cão - e aqui ficou a dúvida se a minha mãe alguma vez teria provado comida de cão he he - porque achava que era só enfiá-la no tacho e tá a andar ;) A soja merece mais respeito, uma nova oportunidade, ou muitas até que se acerte o ponto e se ajuste ao nosso gosto. 
Esta sugestão que vos trago hoje, vi-a no PPP e, para além da soja, tem o meu amado limão e uma das minhas especiarias favoritas, cominhos.

Ingredientes:
1 chávena de soja texturizada fina
cominhos em pó q.b.
sal fino e azeite q.b.
sumo de 1 limão grande 
esparguete integral
1 cenoura crua em juliana
sal e pimenta q.b.
Molho de soja e queijo parmesão (opcional e adicionado por mim)

Preparação:
Tempere a soja com cominhos, sal, sumo de limão e azeite. Adicione água apenas até cobrir a soja. Deixe repousar por 1 hora.
Coza a massa esparguete, escorra e reserve. Parta a cenoura em juliana e reserve.
Numa frigideira, coloque mais um pouco de azeite e adicione a soja (depois de ter sido retirado o excesso de água), deixe refogar um pouco. Adicione a esparguete com mais um pouco de azeite. Misture tudo e, por fim, adicione a cenoura para que fique al dente. Rectifique o tempero com sal e a pimenta. Se preferir, faça como eu e junte um pouco de molho de soja claro. Sirva com queijo parmesão ralado na hora.

Desejo um fim de semana saudável a todos que por aqui passam ;)

44 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Ameixinha, não costumo usar soja nos cozidos mas gosto muito do leite e do suco de soja.
Acho que devo experimentar pelo menos...
Beijos e ótimo final de semana!

Cininha disse...

Pois a mim a primeira vez que comi soja soube-me a palha hehehe
Agora como na boa, mas resta-me a dúvida se será tão boa assim para a saude!! pois se é toda transgénica!! enfim temos que morrer de alguma coisa :-)

Inês Ginja disse...

Dava ja uma garfada nessa pasta! Estou com uma fome...e em vez de ir almoçar, vim espreitar o teu blog, para me abrir o apetite ainda mais! hehehe. Adoro este tipo de receitas e gosto muito de soja. O limão e o parmesão devem assentar que nem uma luva :) Beijinho e bom fim-de-semana.

Paladares da Isa disse...

Gosto de todo o tipo de massa e se leva limão melhor ainda!!!!
Agoro dispenso os cominhos que não sou grande fã.

Bjocas grandes

Marly disse...

A massa é um aboa sugestão para o almoço cá de casa, que estava ainda indefinido, rsrs. Quanto à soja e aos outros alimentos mais 'saudáveis', estou me iniciando neles e gosto.

Um beijo e bom fim de semana

argas disse...

não sou fã de soja, mas tem excelente aspecto.

São Ribeiro disse...

DE SOJA USO O LEITE A MANTEIGA , OS REBENTOS E O FEIJÃO, AGORA ESSA NUNCA USEI MAS CONFESSO QUE SINTO CURIOSIDADE EM COMER.
ALÉM DE QUE ESSA RECEITA TEM UM ÓTIMO ASPECTO E OS RESTANTES INGREDIENTES SÃO BEM DO MEU AGRADO.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Raspas de Laranja disse...

Nunca comi soja, pelo menos assim. Já fiz uma refeição num restaurante vegetariano, que me soube pela vida. Até as chamuças estavam uma delicia.
O esparguete está com a cor igual ao da minha mãe ... que saudades. Fica bom? Tenho de experimentar e convencer a malta. Bjs

Larana Colorida disse...

sim senhora, um manjar delicioso para um fim de semana.

beijos:))

RUTE disse...

Olha! O PPP sou eu :)
Ganda surpresa ver aqui isto. Já publiquei há tanto tempo mas tu não esqueceste hein. E ainda bem pois concerteza adoraste, fica um espetáculo.
Gostamos muito cá em casa.
Beijinhos e bom apetite!
Rute

Ana Powell disse...

Um prato bem especial e as sementes de cominho dão um gosto pungente ao prato ♥

Fabiana disse...

Ameixa,
eu adoro sojas em outros tipos de alimento, com o leite, o tofu, o molho...mas sabe que nunca experimentei essa soja texturizada.
Mas fiquei curiosa, principalmente depois de ver o resultado final.
beijos

Natália Eleutério disse...

Excelente conjugação de ingredientes, bjs.

ameixa seca disse...

Lourdes, leite não bebo nenhum, nem o de vaca. Uso só nos cozinhados mas puro não consigo beber :)
Alcina, e nunca comeste palha, né? he he
Ginja, poupamos os bichinhos de quem tanto gostamos :)
Isa, usa a especiarias que mais gostares :)
Marly, confesso que sou fã de soja, seja granulada ou em bifes... prefiro à carne dos bichos :)
Argas, Larana, Nani, obrigada :)
são33, se usas esses todos, devias experimentar o resto :)
Zé, pastéis de massa tenra de soja também são um espectáculo :) Fica tão bom que vão pensar que estão a comer carne he he
Rute, eu guardo tudo o que quero testar e que gosto. Pode demorar a fazer mas eu faço ;)
Ana Powell, eu gosto muito de cominhos :)
Fabiana, experimenta... nunca se sabe se ficas a adorar :)

Andréa Santana disse...

Ameixinha,
a soja é um grande aliado para a nossa saúde principalmente para a mulher, eu gosto de tudo que faz bem a saúde ,mas tbm gosto de um bife de vaca, rsrs.
Amei a sua receita, valeu amiga!
bjs,
Andréa....

Caderninho de Receitas disse...

pois eu gosto de carne, mas gosto muito de soja. Sempre vi a minha mãe colocar em conjunto com a carne picada e fazer hambúrguer, rolos de carne, recheios para o tomate, puré e sei lá mais o quê... por isso trouxe-a para minha cozinha também. Por isso aqui em casa é bem vinda. E como nunca digo se a uso só ou com a carne picada, passa sempre muito bem nos pratos de todos =)
Adorei esta Esparguetada, por isso vou também trazer para a minha cozinha também ;)
Beijinhos

Cidália disse...

Pois eu ainda não experimentei soja, mas já comi tofu, e não recuso nada, gosto muito de experiemntar outros sabores e outras formas de cozinhar.
Esta tua massada parece-me muito bem!
Beijinhos

Gisela disse...

Eu gosto imenso de soja, e a familia acompanha-me nesse gosto, felizmente, e vão gostar dessa esparguetada de certeza
Um beijinho e boa semana

AndreaDomingas disse...

Oi Ameixa!

Olha, faz tempo que não venho aqui e tenho que olhar o que andou fazendo, mas posso dizer que esta espaguetada ficou muito apetitosa. Como é mais do meu gosto, vou concentrar a minha pesquisa nos doces... ;-)

Obrigada pela visita e comentário!

Bjs,

M. disse...

Bem, o aspecto é excelente e eu também adoro cominhos, tem sabor a comida caseira, tradicional e boa!
Beijinhos, bom final de domingo!
Madalena

Paula Pacheco disse...

Ameixinha,
Gostaria de um dia desvendar como se faz e utiliza as proteinas de soja, sua receita ficou bem agradável e ao meu gosto também,
bjs
Paula

Sandra G disse...

Por mim comia soja em ez da carne, mas lá por casa a única adepta sou eu.Mas lá de vez em quando sai um prato com soja.Pois essa esparguetada vai ter que ser feita.

Bjs

"Manjares da Manu" disse...

Bela massinha e com a soja que é uma delícia, ficou melhor ainda!!!

Bjs...

cucchiaiopieno.com.br disse...

Caríssima
Sendo vegetariana também tenho a soja como grande aliada!
Adorei a tua receita, ficou especial!
Um abraço
Léia

ameixa seca disse...

Andréa, diz que sim e eu quero acreditar nisso :)
Caderninho, eu prefiro a soja mas de vez em quando também como carne :)
Cidália. gosto mais de soja que tofu e fica bem mais barata :)
Gisela, espero que sim :)
Andrea, obrigada por aparecer :)
M., Manu, obrigada :)
Paula, não há mistério nenhum, usa-se como se fosse carne. Só tem que ficar de molho antes :)
Sandra G, aqui sou só eu e a minha mãe :)
Léia, esta é especialmente para os vegetarianos :)

Catarina Collins disse...

Ameixinha,
Que excelente refeição... Também não gosto muito de carne vermelha, e cada vez estou a comer menos carne. Se não fosse pelo meu marido, acho que já era vegetariana. O que acho que vai acontecer futuramente. Gostei bastante da sugestao : )

Beijinhos

Susana Gomes disse...

Ameixinha, uma esparguetada destas sabe sempre bem!

Fla disse...

Eu apesar de não ser vegetariana amo carne de soja!
Adorei seu prato.
Bjs

Xana Bértolo disse...

Pois só o nome me convence :)... Adorei o aspecto

angela disse...

uso pouca soja, apesar de apreciar, gostei da dica, super saborosa, bjs

Filipa disse...

Gosta de ser assim. Mas a carne faz-me falta. Mesmo que seja só de vez em quando. Faz-me falta. Mas também vou na soja. Ou seja, eu gosto é de comer!!!!
Um beijinho :)

Sylvia disse...

Eu só tiraria o cominho de resto esta uma delicia
beijos

ameixa seca disse...

Obrigada meninas :)

Helena disse...

Gosto da tua receitinha e apesar de adorar comida vegetariana de vez em quando sabe-me bem um bife do lombo em sangue....eheheh já deves estar enjoada....A sério passo semanas sem comer carne.
Beijo

ameixa seca disse...

Helena, nem bem passado como. Mal passado faz-me lembrar que a vaca ainda está viva no prato :)

Eli disse...

Você pode dar as mãos para meu filho mais novo de apenas 1 ano e meio ele não come carne por nada, mas ama simplesmente ama soja e eu estou aqui esperando a soja dele ficar pronta para dar-lhe o jantar e ao entrar aqui vejo esse post, vou até postar uma fotinha da comidinha predileta dele pra vc ver.

Agora tenho que dizer que também gosto demais de soja e essa massa vai fazer muito sucesso por aqui.

Linda foto!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Suzana disse...

Ameixinha linda,

Essa coisa da malta não estimar a soja não me afecta. Claro que como todos os ingredientes este também precisa de ser (bem) temperado. E esta tua escolha parece-me excelente. Quando fizeres este prato outra vez diz-me que eu vou almoçar aí a casa. ;)

Beijos grandes e gordos!

Vivian disse...

Ameixinha, o que é esse espagueti? vc me deixou enlouquecida de fome. E não posso deixar de comentar sobre a geléia de abacaxi, parece um mel de tão linda !!!
bj

eu-cozinho disse...

Parece-me uma óptima sugestão para vegetarianos. Embora não seja vegetariana, sou fã da comida! :)

Rachel disse...

Ameixinha, também estou tentando incluir mais vezes a soja em minha alimentação, confesso que gosto bastante, e se tem tantos benefícios melhor ainda, né?!
Já copiei sua receita e em breve farei aqui, depois te conto, ok?!
Bjuss!!!

ameixa seca disse...

Uma vez que o blogger andou a comer tudo que foi comentário e postagem dos últimos dois dias, eu vou colocar aqui os comentários que faltam e que ainda tinha no meu e-mail guardados.

Eli disse:
Você pode dar as mãos para meu filho mais novo de apenas 1 ano e meio ele não come carne por nada, mas ama simplesmente ama soja e eu estou aqui esperando a soja dele ficar pronta para dar-lhe o jantar e ao entrar aqui vejo esse post, vou até postar uma fotinha da comidinha predileta dele pra vc ver.

Agora tenho que dizer que também gosto demais de soja e essa massa vai fazer muito sucesso por aqui.

Linda foto!!


www.saboresdalica.blogspot.com

---
Suzana disse:
Ameixinha linda,

Essa coisa da malta não estimar a soja não me afecta. Claro que como todos os ingredientes este também precisa de ser (bem) temperado. E esta tua escolha parece-me excelente. Quando fizeres este prato outra vez diz-me que eu vou almoçar aí a casa. ;)

Beijos grandes e gordos!

---
Vivian disse:
Ameixinha, o que é esse espagueti? vc me deixou enlouquecida de fome. E não posso deixar de comentar sobre a geléia de abacaxi, parece um mel de tão linda !!!
bj

---
eu-cozinho disse:
Parece-me uma óptima sugestão para vegetarianos. Embora não seja vegetariana, sou fã da comida! :)

---
Rachel disse:
Ameixinha, também estou tentando incluir mais vezes a soja em minha alimentação, confesso que gosto bastante, e se tem tantos benefícios melhor ainda, né?!
Já copiei sua receita e em breve farei aqui, depois te conto, ok?!
Bjuss!!!

ameixa seca disse...

Lica, que máximo isso, né? Lindo o seu filho e já com um estilo de vida saudável ;)
Suzana, também não me afecta mas dizer que não se gosta sem antes se ter provado... é estranho pra mim e também é preciso saber cozinhar os produtos :)
Vivian, obrigada :)
eu-cozinho, não sou vegetariana mas a comida vegetariana é uma paixão :)
Rachel, espero que tenha muitos benefícios :)

Valentina disse...

Tenho pouquíssimas receitas boas com soja. Muito por isso não a consumo muito. te confesso ter cicada Strauss pelo uso da cenoura nesta aqui. Que bom que agora tens uma aliada - ou sera parceira de soja, na tua mãe.

ameixa seca disse...

Valentina, somos super fãs de soja, ainda por cima diz que faz bem :)