sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pudim de pão


Lembro-me das caminhadas enlouquecidas depois de absorvermos uma Fanta e um queque com pepitas de chocolate. De rir até não poder mais e sem saber porquê ou de quê. Lembro-me de ser completamente enfezada e de tu já seres alta e forte e de porte intimidante. Lembro-me de te sentares no chão e as tuas calças se terem rasgado no joelho, fui contigo até tua casa para que as pudesses trocar. Recordo-me de me deixar ficar para trás nas aulas de educação física só para podermos ir a conversar, enquanto fazíamos de conta que corríamos. Lembramo-nos de furar as orelhas ao mesmo tempo, comigo correu tudo bem mas a ti nem por isso. Fomos sempre a "sorte grande e a terminação", tantas diferenças e semelhanças. A amizade vai longa, a partilha continua, até pelo gosto de comer e de comida :)
Este pudim veio do blog Viver100gluten, sem lactose! da minha amiga Su.


Ingredientes:
2 fatias de pão (cerca de 300 gr)
0,5 l de leite
200 g de açúcar
4 ovos
1 colher (chá) de canela
caramelo q.b.

Preparação:
Amoleça o pão em metade do leite morno e triture com a varinha mágica. Junte o restante leite, ovos, açúcar e a canela. Bata bem.
Forre a forma com o caramelo e encha-a com o preparado. Leve a cozer em banho-maria em forno médio. Desenforme morno e decore com amêndoa laminada.

Notas:
A quantidade original de açúcar é de 250 g mas, tanto eu como a Su, diminuímos e é o suficiente.
Ela usou pão sem glúten, eu usei pão de forma de compra. Gostei mais da versão feita com pão sem glúten, fica uma massa mais aberta.
O pudim cheira a Natal, por conta da canela moída. E é com esta receita que participo no Alquimia de Ingredientes, usando pão dormido e canela.
O meu pudim foi feito na panela de pressão, leva cerca de 20 minutos a estar pronto. Não usei amêndoa laminada porque não tinha.

Aproveito para deixar hoje (dia12)* um beijo blogosférico à Su, neste que é um dia especial para ela ;)

*Como alguns notaram, o blogger andou a fazer das suas e muitos perderam as suas últimas postagens. Eu fui uma das vítimas. Perderam-se os comentários das pessoas que já cá tinham passado. Já que o blogger nem um pedido de desculpas apresentou, eu peço desculpa pelo sucedido. Sorte eu ter o texto guardado. Gaja prevenida vale por duas ;)

Aproveito também para avisar todas as blogueiras do Porto e arredores - e todas as que queiram aparecer - que, uma vez que se aproxima a Feira do Livro no Porto, achei que seria uma boa oportunidade de organizar um novo encontro na Invicta. Quem estiver interessado pode enviar-me um e-mail, ok?
Bom fim de semana!

69 comentários:

Susana Matias disse...

Que pudim maravilha...

Adorei

jinhos

Célia disse...

Maravilhosa a amizade e o pudim também.

Especialmente Gaspas disse...

Delicia de Pudim :)

Receitas para a Felicidade disse...

Ficou lindo e bem apetitoso, uma maravilha esse pudim e a cheirar bem a amizade...!

Bela participação, beijinhos e boa sorte no passatempo!!

Felismina disse...

Ficou lindo 5*, e cheio de carinho ainda melhor...

bjos

Luciana Betenson disse...

Lindo o texto e apetitoso o pudim, chamou minha atenção :-)

Josy disse...

Que lindo pudim Ameixa, com olhar de amizade e carinho. Delicioso com certeza. Adorei a forma onde colocastes o pudim. Linda...bjocas bom dia pra vc querida

Cidália disse...

Ai que pudim lindo.
Tão alto... os meus sao sempre tão pequenos... bah... quero um desses!
Beijinhos

eu-cozinho disse...

já há muitooo tempo que não como pudim de pão.... hummmm..... :)

Unknown disse...

Adoro pudim de pão! Está de se lhe meter a colher ;)

Mónica Silva disse...

Ameixa que lindo pudim, tão elegante :)

Beijinho

São Ribeiro disse...

QUE BELO PUDIM, FICOU LINDO.
BJS

Margarida disse...

Marta, adorei o pudim, de tal forma que ja anotei a receitinha, vou experimentar!!!

Beijos

Rachel disse...

Pelo texto essa amizade já vem de longa data e que cumplicidade ímpar.
Só mesmo um belo de um pudim como esse, para celebrar tão gostosas lembranças!
Bjuss!!!

O Barriguinhas disse...

Uma maravilha! Adoro! Vou levar comigo para fazer. Beijinhos

risonha disse...

isto é o que eu chamo de "pudim da minha sogra" pois na casa dela nunca falta esta sobremesa.
eu gosto muito e meu marido nem se fala... é perdido por este pudim.

"Manjares da Manu" disse...

Ficou maravilhoso!!!
Eu gosto muito tb!!!

Bjs...

Paula disse...

Que delícia, o marido adora pudim de pão e há muito tempo que não faço.

Marly disse...

O pudim ficou maravilhoso, e dou nota 10 para a foto! rsrs. Fosse eu a pessoa referida no texto, me sentiria com o coração aquecido por tuas palavras e pela amizade, rsrs.

Um beijo!

Sandra G disse...

Amizades dessas são raras.Lindo!!

Fiou um grande pudim!!! :)

Bjs

M. disse...

Ai o teu pudim está tão lindo!!! O meu de pão é sem varinha, fica todo "grosso"!
Beijinhos e parabéns à Su!
Madalena

Cláudia Marques disse...

Oh Valha-me Deus! Vou já ali fazer um, e já venho! tenho ali "pão dormido" que está mesmo a pedi-las! :))

Parabéns pela bonita amizade, isso é tão bom!
bjs

Ana Rita Marreiros disse...

Mesmo bonito o teu pudim e a história é bem engraçada..como 2 pessoas podem ser tão diferentes e serem taõ amigas!!!

Bjoka
Rita

Abóbora Amarelinha disse...

Adoro pudim de pão, adoro, adoro e adoro bolo de pudim, que fazia quando era solteira, e que como deves cálcular nunca mais fiz de jeito (tive uma ideia, vou enviar-te a receita para fazeres pode ser?)
adorei a história eu tambem fui quase sempre a sorte grande na escola he he.

Sara Ramos disse...

Ficou lindo este pudim... e deve ser uma delicia. Adorei as palavras de amizade. Beijinhos

ameixa seca disse...

Susana Matias, Célia, Especialmente, Paula Mariana, Felismina, Lu, Cenourita, Monisilva, São33, Manu, Paula, Sarinha, obrigada :)
Josy, é uma forma de pudim comum aqui em portugal, é canelada, fica um efeito lindo :)
Cidália, de facto ficou dos pudins mais bonitos que já fiz :)
eu-cozinho, não deixes passar mais tempo :)
Margarida, sou Ameixa ;)
Rachel, vem desde os 12 anos de idade, quando fomos para o 7º ano de escolaridade :)
O, espero que gostes :)
Risonha, nunca tinha feito mas gostei muito do resultado :)
Marly, ela está sem internet no momento, nem sei se vai vir aqui ver o blog :)
Sandra G, são muito raras nos dias que correm, mas são possíveis :)
M., passa-lhe a varinha a ver se fica “fino” ;)
Cláudia M., é que é mesmo muito fácil de fazer, poucos ingredientes e tudo :)
Ana Rita, os opostos atraem-se :)
Bóbora, envia a receita, se couber na forma de pudim que tenho, eu faço ;) A Su contina a ser a sorte grande porque ela é alta e eu sou uma anã he he

Ana Powell disse...

Um clássico muito bem vindo ♥

A Paixão da Isa disse...

hé eu tb perdi o que fiz ontem e tive que fazer de novo pois nao tinha guardado o teu pudim esta 5* gostei muito o aspecto esta hummm beijinhos e bom fim de semana

Gisela disse...

Eu não perdi nada no blog, porque desde 4ª feira que nem conseguia lá entrar.
Durante muitos anos não conseguia fazer pudins, a não ser este, todos os outros saiam "bolo", cozidos até mais não, e talvez por isso é o meu pudim preferido.
Um beijinho e bom fim de semana

Natália Eleutério disse...

As fotos demonstram bem a delícia que é, já consigo aceder ao meu blog, bjs.

nanda disse...

Gostei muito dessa combinacao de ingredientes, hummm saudades de pudim.. infelizmente ca em casa so eu gosto.bjs

Raspas de Laranja disse...

Pudim, pudim já sinto o cheiro. Adoro pudim, foi sempre uma sobremesa presente na minha infância. Vai de pão, de ovos, de laranja, marcha tudo. Normalmente faço de pão, quando as sobras se acumulam. O teu ficou mesmo perfeito. :))
Eu estou como a Gizela, não perdi nada, porque nem entrei.
O encontro, como já te disse, está óptimo para mim. Espero que se reúna muita gente. Bjs

Fabiana disse...

Belas recordações...acompanhada desse belo pudim.
beijos

Cininha disse...

Afinal o pudim sempre apareceu :-)
Gosto bastante de pudim de pão e costumava comer sempre que havia no refeitório, mas cá em casa nunca fiz :-)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Ameixinha
Teu pudim ficou perfeito, parabéns!
Um abraço
Léia

conceicao disse...

Cá em casa é o pudim favorito de todos, só não coloco canela.
Bjs

Akemi e Luiz disse...

Bela homenagem e o pudim não poderia ser outro com cara e gosto de infância! Bjss e bom final de semana!

ameixa seca disse...

Ana Powell, Fabiana, Léia, Akemi, Susana Matias, Célia, Especialmente, Paula Mariana, Felismina, Lu, Cenourita, Monisilva, São33, Manu, Paula, Sarinha, obrigada :)
Isa, eu recebo a actualização da postagem por e-mail, por isso foi só ir ao mail buscar o texto e publicar novamente :)
Gisela, eu perdi e o pudim ainda anda perdido junto com os comentários que já tinha. Por isso decidi publicar tudo novamente :)
Nani, finalmente :)
Nanda, tens que fazer e partilhar com os amigos ou vizinhos :)
Zé, o encontro parece que vai ser romântico... só eu e tu he he
Alcina, apareceu porque eu o publiquei novamente, tinha o texto guardado :)
Conceição, experimenta com canela, fica a saber a Natal :)
Josy, é uma forma de pudim comum aqui em portugal, é canelada, fica um efeito lindo :)
Cidália, de facto ficou dos pudins mais bonitos que já fiz :)
eu-cozinho, não deixes passar mais tempo :)
Margarida, sou Ameixa ;)
Rachel, vem desde os 12 anos de idade, quando fomos para o 7º ano de escolaridade :)
O, espero que gostes :)
Risonha, nunca tinha feito mas gostei muito do resultado :)
Marly, ela está sem internet no momento, nem sei se vai vir aqui ver o blog :)
Sandra G, são muito raras nos dias que correm, mas são possíveis :)
M., passa-lhe a varinha a ver se fica “fino” ;)
Cláudia M., é que é mesmo muito fácil de fazer, poucos ingredientes e tudo :)
Ana Rita, os opostos atraem-se :)
Bóbora, envia a receita, se couber na forma de pudim que tenho, eu faço ;) A Su contina a ser a sorte grande porque ela é alta e eu sou uma anã he he

---
Como podem reparar e, uma vez que os comentários e a postagem do pudim feita dia 12 continua perdida pela blogosfera, optei por publicar os comentários das pessoas que já cá tinham vindo fazer uma visita. Obrigada :)

Unknown disse...

Adorei o post! Por relembrar o passado com tanta ternura e saudade! E a receita, porque sou gulosa!
Beijinho

Inês Ginja disse...

Que lindo pudim :) Ainda hoje estava a comentar com a minha mumy que me estava mesmo a apetecer um pudinzinho! Este para mim parece-me muito bem. Beijinho.

Cris disse...

Acho que este foi o pudim de pão mais lindo que já vi. Sensacional. Um ótimo final de semana para você, se pudesse iria a esta feira. bjs

Gina disse...

O pudim é daqueles que me trazem ótimas recordações, pois minha mãe sempre o fazia.
O seu ficou muito atraente e o texto conseguiu me levar junto em devaneio...
Realmente não conseguiria colocar 250g de açúcar para 300g de pão. Só de pensar me dá "gastura".
Minha filha esteve no Porto em 2008 e tem imagens tão bonitas, que estou selecionando para publicar.
Bom final de semana!

Paulo RT disse...

Acho que nem precisa das amêndoas.
Adoro pudim de pão e o seu ficou muito bonito. Aliás, muito jeitoso :p

turbolenta disse...

Gosto muito deste pudim. A minha mãe fazia muita vez para aproveitar o pão. Quando vi a foto fiquei encantada com o aspecto deste pudim.
Também estive uns dias sem conseguir fazer uma postagem.Só que não vi, como dizes, se desapareceu alguma coisa do meu. Vou já ver!

argas disse...

Que lindo esse pudim! Deve ser bom com o pão, a fazer...

Paula Pacheco disse...

Ameixinha,
adoro pudim de pão, pena que não tenha tanto tempo para fazer as tantas gostosuras dos blogs, meu cunhado faz um que eu repito várias vezes hehehe, o seu ficou lindo, amei o formato da forma e o caramelado que ficou, perfeito menina.
bjs
Paula

Salomé disse...

Si claro, fué un error de escritura... lo siento!

Susana Antunes disse...

Amiga... eu sei de alguém que iria babar ao ver esta deliciosa sugestão...
Os meus manos adoram pudins...
Acreditas que estão sempre a pedir à minha mãe para lhes fazer pudim... hehehhe.... Até já lhe chegaram a comprar os ingredientes....
Aqui está uma excelente surpresa para eles...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...

ameixa seca disse...

Retrato a Sépia, Paula, obrigada :)
Ginja, este até é bem fácil de fazer :)
Cris, obrigada pelo elogia. Seria um prazer conhecer-te :)
Gina, a minha mãe só sabe fazer um pudim, o de laranja. De resto, tenho que ser eu a ir experimentando outros que é para não enjoar ;)
Paulo, jeitoso é uma palavra que uso muito he he Obrigada ;)
Salome, gracias :)
Turbolenta, se estiveste sem conseguir fazer uma postagem é bom sinal, não deves ter perdido nada :) Quem postou é que perdeu tudo. O meu pudim continua desaparecido em combate he he
Argas, é óptimo :)
Familia Antunes, mãe desnaturada. Ela que faça este prós "miúdos", é fácil e aposto que eles vão gostar ;)

Gina disse...

Voltei pra falar da coletiva.
Ameixa, tenho muito carinho por você, pela maneira engraçada, franca de publicar seus posts, de conversar conosco, não apenas divulgar ótimas receitas.
Sei como é atender a tantos desafios. Eu mesma não dou conta, embora goste de aderir.
A coletiva fases da vida tem uma conotação bem diferente, é uma volta ao passado, é fazer associações com momentos vividos, por isso tão gratificante.
Nem precisava se desculpar, querida, mas podendo aderir às outras fases será bem-vinda!
Boa semana!

RUTE disse...

Ameixinha,
reitero o que foi dito pela Gina e acrescento o seguinte:
Ainda vens muito a tempo de participar nesta 3ªfase... atira-te à escrita e anexa uma receitinha já publicada. É fácil fácil e sabe tão bem reviver épocas!
Tu tens um humor muito especial que ficaria a matar na nossa coletiva.
Beijos,
Rute

Talita disse...

Lindo, lindo, lindo seu pudim de pão, Ameixinha!! Nunca provei uma receita assim, mas pelo jeito vale super a pena.

Beijos

Tuquinha disse...

Ameixinha....vou servir-me de uma bela fationa deste majar dos deusas ok?
Agradeço a tua visita e convite para o Porto se pudesse eu bem que iria conhecer algumas de vós...mas, terá que ficar para uma outra ocasião....
Tb a mim me desapareceu um post e respectivos comentários e até hoje o bloguer não disse nada....enfim sem comentários
Beijinhos da sempre amiga tuquinha

Noémia disse...

Huuuuummmmm, que bom aspecto!
E eu que adoro pudins. Sobrou alguma fatia? :)

saltapocinhas disse...

ficou lindíssimo o teu pudim.
uma maravilha! e eu que ADORO pudim!

Os Olhos de Alice disse...

humm que delicia de pudim e de amizade...os bloggers enloucaram todos....beijo

Rachel disse...

Ameixinha, sobre sua pergunta lá na receita das panquecas, devo acrescentar que sim... deixei que os cubinhos de espinafres, se descongelassem um pouco.
Faça aí, tenho certeza que vais gostar!
Pelos comentários das amigas Rute e Gina, mal posso esperar pela sua postagem na nova fase da Blogagem, adoro ler seus relatos.
Bjuss!!!

Cláudia Marques disse...

Olá Maria Ameixa
Como te tinha dito, fiz o pudim no mesmo dia. :)
Só que não pus tanta quantidade de pão. Eu pesei 2 fatias de pão de forma (Panrico) e só pesava 50g, aquilo pelos vistos é só ar... :))
Então acabei por usar uma bola de mistura, que pesava 60g.
Ficou muito bom, e adorei a ideia de passar com a varinha mágica, gosto mais assim do q com os bocados de pão a notarem-se mais. Para a próxima aumento um bocado a quantidade de pão, para ver o que dá.
Bjs

ameixa seca disse...

Gina, Rute, as postagens das participações em desafios têm sempre que ser feitas de raiz senão não consigo ligar a bota com a perdigota ;)
Talita, Saltapocinhas, Alice, obrigada :)
Tuquinha, fica para uma próxima então :)
Noémia, nadinha :)
Rachel, obrigada pelo esclarecimento. Quanto à próxima fase, vou tentar participar :)
Cláudia M, acho que fizeste bem, 300 gr do nosso pão fica um pudim mais compacto. Se for pão sem gluten é que fica óptimo :)

Unknown disse...

Ameixinha, estou babando literalmente por esse pudim, ficou lindão!

Beijos e obrigada por sua participação.

ameixa seca disse...

Ana, obrigada :)

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Eu achei que já tinha comentado por aqui a dizer que adoro este teu pudim que me faz lembrar os meus tempos de menina e moça, mas por algum motivo a coisa eclipsou.
Não faz mal, fica então registado que adoro pudim de pão :)

Belocas disse...

Uma delicia de pudim.
Bjs

Formiguinha disse...

Olá! Sou a Formiguinha.:)

Já te sigo há algum tempo e hoje resolvi comentar.

Sempre adorei o teu blog e tudo o que escreves. As receitas então são sempre fantásticas.
Como já tenho blog decidi tornar-me tua seguidora para andar mais em cima dos acontecimentos. Porque antes de ter o blog tinha mais tempo para apreciar certos blogs que gostava agora torna-se um bocadinho mais difícil.

Adoro pudins de qualquer maneira mas de pão é o meu preferido.
O teu ficou um espectáculo!

Sofro do mesmo mal da Su, da qual já sou seguidora, tenho intolerância à lactose mas não é por isso que deixamos de comer coisinhas boas.:)

Bom fim-de-semana!
Beijinhos da Formiguinha

ameixa seca disse...

Moira, o blogger andou a comer os comentários :)
Belocas, obrigada :)
Formiguinha, fizeste bem em comentar, assim conheço quem lê o que escrevo :)

Salsa Verde disse...

Uma lindíssima declaração de amizade a acompanhar um não menos lindíssimo pudim...
Que delícia!!
Beijinhos,
Lia.

ameixa seca disse...

Lia, obrigada :)

Valentina disse...

Que Linda forma deste pudim. Estou assim boba olhando pra foto. Um pudim de porte.x

ameixa seca disse...

Valentina, obrigada :)