terça-feira, 17 de maio de 2011

Pêras em calda de açafrão


É um dos frutos que acho menos saboroso comer ao natural mas, em contrapartida, é o único que me apetece quando estou meia adoentada. Depois de ter bebido água fria na sexta-feira passada, e de ter passado uma bela tarde de Domingo num piquenique aos pinchos, berros, gargalhadas, sol na moleirinha, fizz de maracujá e etc, estou aqui cheia de dores de garganta e toda entupida. Resumindo, apetecem-me pêras :) Estas vi-as num dos blogs mais inspiradores e bonitos da blogosfera internacional, o Tartelette.
Escolhi pêras pequeninas, para que coubessem todas no tacho ao mesmo tempo e para que rendesse mais. Podem não curar gripes, mas ajudam a aguentá-las. 

Ingredientes:
4 chávenas de água
1 fava de baunilha
1 a 2 colheres (chá) de fios de açafrão
3/4 chávena de açúcar
sumo de 1 limão
4 pêras (usei cerca de 10 pêras pequeninas)

Preparação:
Descasque as pêras e regue-as com o sumo de limão, reserve.
Numa panela funda, junte a água, açafrão e açúcar. Abra a fava de baunilha ao meio e raspe as sementes da fava com a ponta de uma faca afiada. Adicione as sementes e a fava à mistura de açúcar e água.
Leve a ferver sob lume médio-alto, mexendo ocasionalmente para que o açúcar se dissolva.
Baixe um pouco o lume e junte as pêras com o sumo de limão. Cubra o tacho e cozinhe as pêras por cerca de 10-12 minutos, virando-as a meio do tempo para que cozinhem de todos os lados (insira um palito para verificar).
Remova as pêras do líquido e reserve-as num prato fundo ou pequenos ramequins.
Leve o líquido ao lume, mas sempre sem deixar ferver, até que o líquido fique reduzido a metade, cerca de 10 minutos. Remova a fava de baunilha e coloque o xarope obtido por cima das pêras. Sirva quente ou à temperatura ambiente. Podem ser acompanhadas de natas batidas em chantilly ou gelado.

Notas:
As pêras ficam maravilhosas, o açafrão dá-lhes um travo especial. Convém que não estejam muito maduras senão vão desfazer-se.

Pessoal, comé que é? Estão abertas inscrições para um encontro no Porto muito em breve, e outro em Lisboa. Quem quiser saber a data, envie-me e-mail, ok? 

Boa semana!

55 comentários:

Felismina disse...

Parecem-me deliciosas essas pêras...

bjos.

Abóbora Amarelinha disse...

Não sei não...peras não são o meu forte, apesar de gostar de açafrão não sei se seria suficiente para comer as peras.
as melhoras do gargantil he he

Lourdes Sabioni disse...

Ameixinha, desejo-te melhoras!
Quanto as peras , só fico entrestecida porque o açafrão e a fava de baunilha por aqui custam uma fortuna...KKKK!
Beijos!

Fla disse...

Super fina esta sobremesa, adorei.
Bjs

Cidália disse...

Adorei a receita... devem ser deliciosas estas pêras!
Espero que melhores depressa.
Beijinhos

Figos & Funghis disse...

Lindas e perfeitas! Amo pêras, faço-as muito assadas em vinho do porto no inverno, mas assim com açafrão me chamou a atenção, deve ficar com um sabor espetacular! Parabéns!
Beijos,
Fabi

® disse...

Oi lindeza!
Nunca imaginei com açafrão...acho que vou gostar purdimais dessa mistura.
E já gosto da pera...
Ficaram lindas no prato com essa caldinha, gostei bem.
Mas o panim de prato com esse crochê está perfeito.
Não vou poder ir ao encontro agora, por favor não insista..rs...
(invejasantadequemvai)
Tire muitas fotos e mostre prá gente ficar babando...=}
Um bejim grande!

Angela Escritora disse...

Pra garganta, lenço com álcool. Ah,favas de baunilha! nunca provei, só mesmo o extrato artificial..

Filipa disse...

Eu adoro Pêras de todas as formas! Esta é mais uma. Rápidas melhoras! Um beijinho

Ana Rita Marreiros disse...

Devem ser mesmo uma delicia e tb muito simples de fazer.

bjoka
Rita

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Ameixinha
Sou apaixonada em pêra ao natural. Nesses dias tenho comido todos os dias!
Belíssima apresentação e ótima receita - vou anota'-la!
Um abraço
Léia

Fer Guimaraes Rosa disse...

guria, suas fotos estão belíssimas! adorei essa das perazinhas e aquela do pudim de pão, que me causou um grande impacto. :-*

RUTE disse...

A imagem inicial está mesmo... ESTRELA de 7 pontas!
Ou melhor, 7 estrelas!
Beijinhos e fiquei muito contente com a noticia da tua inclusão na BCFV.
Rute

Cinha disse...

Eu adoro pêras, por isso o fruto que como quando estou doente é maçã cozida;))
Vou levar comigo esta receita pois adorei!
Vou ver se este Ano consigo ir ao encontro;)Afinal tamos tão pertinho uma da outra e ainda não nos conhecemos!!!
Beijinhos grandes.

Andréa Santana disse...

Desejo-lhe melhoras!!!
Belíssima sobremesa, eu amo peras de qualquer jeito é uma fruta que não dispenso, rsrs.

Um grande beijo,
Andréa....

Marly disse...

Ameixinha,

Peras cozidas no vinho ou em outras caldas me são familiares, já a calda de açafrão é uma novidade para mim. Estas ficaram muito lindas e com aquele aspecto de sobremesa gourmet, gostei! rsrs.
Melhoras!

Um beijo.

Susana Gomes disse...

Amiga, pois eu pêras ao natural.
Mas tb tenho esta receita marcada para experimentar, parece-me tãaaaao boa! :)
Pela tua foto apetece mesmo provar. :)
Beijinhos

Josy disse...

Ameixa, ficaram lindas suas perinhas, tbém não gosto muito da fruta fresca, assim gostei muito mais. Adorei...bjocas

"Manjares da Manu" disse...

Melhoras!!!
Belas pêras!!!
Divinas!!!!

Bjs...

Helena disse...

Ameixinha conciliaste-te com a câmara fotográfica. Ficou bonita essa foto e a de baixo e por aí abaixo ;)
Gosto dessas peras, tenho umas no blogue também com açafrão e telhas de lima!E ainda Cardamomo, pois claro não podia faltar ;))
Beijos

PS-Registei que já partiste para a traição com piqueniques antecipados........

Ana Powell disse...

Uma autêntica iguaria ♥

São Ribeiro disse...

É UM FRUTO QUE NÃO COSTUMO COMPRAR POIS NÃO SOU GRANDE APRECIADORA.
MAS SINCERAMENTE ADOREI O ASPECTO DAS TUAS , PARECEM SER UMA DELICIA.
BJS

Raspas de Laranja disse...

Tu põe-te boa Maria Ameixa, isso de comer pêras quando se está doente, vem de trás, pois a mim só me davam p~eras e maça cozida, quando estava mal da figadeira. Por isso não sou grande apreciadora dessa fruta. Gosto muito das pequenas verdes (acho que são as D. Joaquina). Gostei das tuas pelo bom aspecto, com boa apresentação, e talvez o açafrão lhe dê alguma 'graça'.
Isto do encontro está a dar luta, a malta anda mesmo em baixo :((

Fabiana disse...

Ameixa,
Eu gosto muito da apresentação dessa sobremesa, e fico aqui tentando imaginar o seu sabor.
Desse açafrão, eu nunca usei.
Só o pó, que é mais acessivel.
melhoras para você, aqui está esfriando muito, e já estou com a garganta doendo.
beijos

ameixa seca disse...

Felismina, e são :)
Bóbora, também não tenho nenhuma para ti he he
Lourdes, pois é, são das coisas mais caras. Mas podes substituir a fava por açúcar baunilhado :)
Fla, Cidália, Filipa, Ana Rita, Andréa, Josy, Manu, Ana, obrigada :)
Fabi, também gosto delas assadas em vinho do Porto mas feitas assim ficam diferentes :)
Vinni, o pano de prato foi bordado por mim em ponto de cruz há muitos anos. O crochê foi obra da minha mãe ;)
Angela, não há nada como uma fava de baunilha, pena ser tão cara :)
Léia, também como ao natural mas não é das minhas favoritas :)
Fer, bondade sua, muito obrigada ;)
Rute, vamos lá ver o que vai sair ;)
Cinha, vou enviar-te um mail, e logo vês se dá para ir ou não, ok?
Marly, também já tinha feito em vinho e adoro mas esta chamou mesmo a minha atenção :)
Gasparzinha, podes ter certeza que é boa :)
Helena, achas mesmo? Não acho nada e estas fotos não me parecem nada bem... mas faz-se o possível com o raio da maquineta. Tanta sopa tenho que comer para chegar ao calcanhar de algumas que conheço ;) Sim, sou uma traidora, a verdadeira Judas da blogosfera he he
São33, são óptimas assadas ou em calda, vale a pena na altura que estão mais baratas :)
Zé, a minha figadeira é um espectáculo ;) O encontro está a compor-se, sossega!
Fabiana, o pó não é igual, mas podes sempre experimentar :)

Patricia Scarpin disse...

Ameixinha, querida, eu sou doida por tudo com peras, e estas suas ficaram tão lindas! Delicadas! Delícia de sobremesa.

Karen disse...

Ah, açafrão tem uma cor linda!

Melhoras!

Anónimo disse...

Ameixinha,
também costumo fazer peras em açafrão, penso que publiquei uma receita talvez há dois meses, não há receita com peras que me escape!

Gostava tanto de participar nos encontros, mas estou tão longe :(

bjs

Sandra G disse...

Eu não aprecio pêras, mas acho que assim até vou passar a comer mais.
Já guardei a receita.

Bjs

Gisela disse...

Eu gosto muito de peras, ao natural, mas despertou-me a atenção o uso do açafrão, deve ficar bem saboroso
Um beijinho grande e as melhoras

Já me esquecia, adorei as fotos

Catarina Collins disse...

Ameixinha,
O que eu gosto de peras... Fico com a tua parte : ) Estão com um aspecto maravilhoso, e de certeza uma delicia pois também fiz e gostei muito. As rápidas melhoras, olha pelo menos divertis-te ; )

Beijinhos

A Paixão da Isa disse...

mas deve ser mesmo muito bom pois o aspecto diz tudo obrigada pela apartilha beijinhos

flavors disse...

gosto de pêra de todas as maneiras e feitios. Bela receita

conceicao disse...

Eu gosto de pêras ao natural, mas a combinação de ingredientes é óptima.
As melhoras.
Bjs

Babette disse...

Ficaram lindas e tão inteirinhas.
E as melhoras rápidas!
Babette

ameixa seca disse...

Pat, obrigada :)
Karen, tem sim, obrigada :)
Anasbageri, há fases em que só me apeteceu cozinhar e comer pêras. Um dia que venhas cá de férias pode ser que se consiga organizar um encontro. Tens é que avisar antecipadamente :)
Sandra G, assim o sabor é outro :)
Gisela, é uma especiaria diferente para usar em fruta... por isso achei a ideia boa :)
Catarina, eu gosto mas de entre todas as frutas são elas e a melancia que acho menos boas ;)
Isa, o aspecto é uma parte, o sabor ainda é melhor :)
Flavors, obrigada pela visita :)
Conceição, gosto mais delas cozinhadas :)
Babette, inteirinhas porque não podem estar muito maduras :)

Receitas para a Felicidade disse...

Que aspecto delicioso Ameixinha, obrigado por partilhares,

beijinhos!!

ameixa seca disse...

Paula, obrigada :)

Romy Almeida disse...

Confesso que não morro de amores por peras mas visto as coisas dessa forma... quem sabe, se numa próxima gripalhada eu tente come-las lol

As melhoras!!

Bjokas

ameixa seca disse...

Romy, morro de amores por elas se forem assadas, feitas assim e em bolos :)

Inês Ginja disse...

Também aprecio mais as pêras cozinhadas ou em bolos e compotas. Esta é uma boa ideia, bastante diferente, gostei :) Já andas melhor? Beijinhos.

M. disse...

Ai essa garganta! Desde pequena que não posso beber água gelada antes de me deitar, senão é dor de garganta certa! Espero que já estejas aí rija e sã que nem um pêro! E essas peras, que dizer? Devem ser deliciosas e cheirar muitíssimo bem!

bio_geo_esds@ disse...

Se tiver peras na fruteira prefíro-as às maçãs, mas gosto das rocha, bem duras, mesmo que não sejam doces.
Gosto de as preparar bêbedas, esta é tb uma bela sugestão que tb pode levar um golpe de vinho do porto. Muito bonitas mesmo.
:)

Gina disse...

Ameixa,
Não sou muito fã de pera ao vinho, mas com calda de açafrão deve ser muito bom.
Obrigada por ter deixado a ressalva dos comentários no alto do post. Atendendo ao seu pedido, já mudamos para o rodapé. Valeu!!
Bjs.

Xana Bértolo disse...

Nunca provei, nem imaginava... Ficaram mesmo apelativas :)

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Vim retribuir a visita e não conhecia o teu blog, logo já estou a ganhar.
Gostei da forma como te apresentas, ainda não vi muita coisa do teu cantinho mas....para além das pera há um pudim teimoso a piscar-me o olho enqunto escrevo estas linhas
:)

Laranjinha disse...

Querida Ameixinha,
as tuas peras estão super apetitosas.O açafrão deve dar-lhe um toque especial.

Esta semana chegaram à minha cozinha dois sacos de courgettes. Pensei logo em ti!

Se fosse mais perto também alinhava no encontro. Divirtam-se muito.

Um beijinho com saudades

ameixa seca disse...

Ginja, agora é só tosse e gosma he he
M., comigo é a qualquer hora do dia :)
Renato, as bêbedas estão para sair numa futura postagem :)
Gina, isso mostra demasiada consideração por uma simples opinião minha. Obrigada :)
Xana, obrigada :)
Mané, são 3 anos de blog, é muito pra ver mas não é grande coisa he he Obrigada :)
Laranjinha, semeei courgettes mas a minha mãe diz que os caracóis estão a tomar conta delas... imagina como fiquei triste! Deixa lá, depois quando aí for podes sempre fazer um bolinho de saqueta com courgette he he

turbolenta disse...

Pois parece-me uma óptima ideia para quem não gosta deste fruto se deliciar com o mesmo.
Ficaram bem bonitas. E já agora desejo que "a doença" já se tenha ido embora.
desejo boa semana

Téia disse...

Ameixinha querida, que lindeza esta sobremesa. Achei-a muito chique, com a cor linda, e estas mini-pêras umas fofuras. Deseje-lhos melhoras rápidas, com certeza estas peras vão ajudar. Bj grande´. Téia.

ameixa seca disse...

Turbolenta, a doença foi, ficou a tosse :)
Téia, é uma sobremesa bonita e leve. Obrigada querida :)

Salsa Verde disse...

Também adoro o Tartelette e estas pêras têm um aspecto dos Deuses!!
Beijocas,
Lia.

ameixa seca disse...

Lia, obrigada :)

Valentina disse...

Querida, sinto muito saber que nao estivestes bem. Espero que estejas completamente recuperada, a não ser pela questao do calor. Por aqui também é difícil encontrar boas pêras, porém quando aparecem é só felicidade da minha parte.açafrão para mim é uma fraqueza.

ameixa seca disse...

Valentina, da gripe estou recuperada, só falta o calor passar :)