quarta-feira, 1 de junho de 2011

Bastonetes de mostarda


Aqui está uma receita fácil, bonita e rápida, na minha mais modesta opinião. A minha vontade de fazer nadinha, continua, muito devido ao calor. Compilei forças para o encontro de Sábado passado, do qual não vou falar agora porque quem não foi que fosse, pois ficava logo a saber o que se tinha passado :)
Esta receita fica na categoria das entradas e, mal eu saí de casa para trabalhar... nunca mais vi nenhum. Cheguei ao fim do dia e ainda me perguntei pelos bastonetes de mostarda mas, os dois manhosos que ficaram em casa, acabaram com eles em três tempos. Ou seja, é uma entrada que teve saída ;)

Ingredientes:
1 rolo de massa folhada
Mostarda Dijon q.b.
1 ovo
sal marinho ou sementes (usei sementes de gergelim pretas)

Preparação:
Estenda a massa folhada e passe a mostarda apenas numa metade, deixando as margens sem mostarda. Dobre a massa ao meio e fatie, cortando tiras da largura de um dedo, usando um cortador de pizza ou de massas. Bata o ovo com um pouco de água e pincele sobre os bastonetes, salpique sal ou sementes. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C por cerca de 15 minutos, ou até que a massa esteja dourada.


A receita vi-a no French Made Easy da Dorie e, com ela, participo no desafio Alquimia de Ingredientes que aceita sugestões com mel ou massa folhada.

Notas:
Podem usar a quantidade de massa folhada que entenderem. Eu usei uma já pronta a desenrolar, mas redonda. As rectangulares são mais apropriadas para esta receita. Usei o papel vegetal em que elas estão enroladas para levar ao forno, não precisando de untar o tabuleiro.

Miúdas de Lisboa e arredores, aproxima-se muito rapidamente encontro na capital. Precisava de saber quem está interessado em comparecer para combinar melhor as coisas. Por favor, enviem-me e-mail, ok?

Continuação de boa semana!

57 comentários:

Josy disse...

Oi Ameixa que delicia de bastonetes, com mostarda deve ter ficado delicioso. Gostei muito dessa sugestão,bjinhos um ótimo dia prá vc querida

Mónica Silva disse...

Ameixa estes bastonetes ficaram-me debaixo de olho :)

Beijinho

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Gostei muito da sugestão. Devias ter dado com um bastonete na tola de quem te comeu os bastonetes todos ;)

Pracinha do tempo disse...

Uma sugestão simples e eficaz (a meu ver)
Ideal para os convívios de verão... e de inverno

Raspas de Laranja disse...

Ai que dois, isso não se faz. Realmente é simples e resulta bem. A forma de bastonete, faz-me lembrar qualquer coisa!! Será pepinos? Jinhos

Érica disse...

Que lindos os bastonetes, devem ser deliciosos.
bjs

Cidália disse...

Que boa sugestão, deve ser uma delícia.
Beijinhos

Felismina disse...

Ficaram lindos, uma bela sugestão...

Bjs.

Sandra G disse...

Eh!eh!, bem que eu merecia dar-mes com um bastonete, por não ter ido ao encontro. :) Também não me importava nada pois assim podia experimenta-los. ih!ih!

Beijinhos

Filipa disse...

Adorei a receita! Fácil, fácil. Sim, tens razão, é muito bonita. Gostei do secretismo acerca do encontro. É assim mesmo! Ia perguntar se podiam conservar-se numa latinha, mas como os comeram todos, tenho que ser eu a testar para saber, certo? Um beijinho :)

"Manjares da Manu" disse...

Vc não é ninguém no calor e eu não sou ninguém neste friozinho que anda fazendo(não gosto muito)!!!
Mas gostei muito destes bastonetes de mostarda, ótimo para um aperitivo!!!

bjs...

Unknown disse...

Uns lindissimos bastonetes e só podiam ser saborosos, para terem uma saída mais rápida do que a entrada.

Beijinhos

conceicao disse...

Os dois "manhosos" fizeram muito bem em comer, porque eu se apanhasse essa entrada também lhe dava logo uma saída. Vou levar a receita.
Bjs

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

devem ser deliciosos e são muito simples de fazer!!
um beijinho grande :)

Barida disse...

se as saidas foram rapidas, e' porque so' podiam estar deliciosos mesmo :) beijinhos

ameixa seca disse...

Josý, Monisilva, Mónica, Érica, Cidália, Felismina, Cacahuete, Lili, Barida, obrigada :)
Moira, se tivesse sobrado algum, juro que levavam com ele na tola :)
Zé, és tão porca ;)
Sandra G, no encontro não havia bastonetes... era mais ovos moles e pastéis de Tentugal, nem sabes o que perdeste ;)
Filipa, quem teve muita "latinha" foram os meus pais, mas acredito que se conservem numa latinha por algum tempo :)
Manu, eu gosto do tempo ameno, 20º já é mais que suficiente :)
Conceição, são uma delícia, não os recrimino :)

Raspas de Laranja disse...

Eu disse 'pepinos', percebes? Não se fala noutra coisa, já vejo pepinos em todo o lado :))

Fla disse...

Massa folhada é tudo né?
Adorei seu petisco.
Bjs

Marta Benicá disse...

Muito bom mesmo.Tenha um ótimo dia. Um abraço, Marta.

Xana Bértolo disse...

Realmente com um rolo de massa folhada o que se consegue fazer... Ficaram mesmo super apetitosos os bastonetes :)

Marly disse...

Ei, eu não fui ao encontro nem poderia ter ido, e agora, por isso, vou ficar na curiosidade? rsrs.
Já os bastonetes devem ter ficado muito saborosos, pois se são feitos de massa folhada, mostarda de Dijon e gergelim, não há como não ter ficado, rsrs.

Um beijo!

Catarina Collins disse...

Ameixinha,
Ficaram lindos esses bastonetes... Estão tão prefeitos e com um aspecto delicioso : )

Beijinhos

RUTE disse...

Lindérrimos os palitos,
e lindérrimas as fotos.
Andas a ficar uma pro em fotografia!
Excelente ideia a inclusão da mostarda e as sementes pretinhas ficam a matar.
Beijinhos,
Rute

ameixa seca disse...

Zé, eu percebi muito bem... ultimamente é só pepinos em janelas pop-up he he
Fla, se não é tudo... é quase :)
Marta, Xana, Catarina, obrigada :)
Marly, vai ter que ficar na curiosidade mesmo ;)
Rute, bondade tua. O pequeno electrodoméstico tira-me do sério mas faço o que posso :) Obrigada!

Andréa Santana disse...

UMA DELÍCIA DE RECEITA, PRÁTICA, LINDA E SABOROSA!
BJS.......

Raspas de Laranja disse...

A culpa não foi minha, mas da 'Pracinha do Tempo' ,mas já está resolvido. Chuac

Pracinha do tempo disse...

Quer dizer que à minhas custas as meninas agora andam a ver muitos pepinos :))))))))
Mas acho que já mandei os pepinos todos apanhar com a bactéria mortal.
Pelo menos, hoje, ainda não vi pepinos.

Pracinha do tempo disse...

hahahahaha
faltava a risota
:)))))))

Cláudia Marques disse...

Esta é uma daquelas receitinhas que não se pode deixar de fazer: é simples, boa e bonita :)
Como sou uma miúda de Lisboa, vou daqui para o gmail...

Susana Gomes disse...

Eu gosto imenso de snacks, e de mostarda então, era até acabarem. :)
Beijinhos

Noémia disse...

Tão bonitinhos que ficaram!
Olha lá então o encontro sempre se realizou?
E eu a julgar que não.
Ainda estive para te telefonar a perguntar, no próprio dia, mas os 2 dias anteriores foram de loucos e estava tão cansada que nem tive forças para o fazer.
Fico à espera de ler o relato.:)

ameixa seca disse...

Andréa, obrigada :)
Zé, pra mim sempre esteve resolvido que eu nunca vi nadinha :)
Mónica, a culpa não é minha, eu juro pela minha saúde que nunca me apareceu nada à frente. Tenho os olhos virgens ;)
Cláudia M., super fácil de fazer :)
Gasparzinha, o problema é que acabam rápido mesmo :)
Noémia, claro que sim e falamos de ti. Gostava tanto de estar contigo... mas em breve, muito breve, teremos outro. Depois aviso-te :)

Paula Pacheco disse...

Da vontade de comer sem parar esses bastonetes,
bjs
paula

Anónimo disse...

Com uma bebida fresquinha devem fazer uns aperitivos fantásticos.

bom fim-de-semana!

Patricia Scarpin disse...

Delícia esses palitinhos para acompanhar uma cerveja gelada, hein, querida? ;)

Receitas para a Felicidade disse...

Ficaram bem mimosos Ameixinha e que bem deviam saber...

Beijinhos!!

Ilídia disse...

Parece-me que esta entrada também vai ter saída por cá. Adorei. Mas tem cara de ser daquelas em que só se descansa quando se come a última.
Um beijinho

argas disse...

lindos e muito rápidos!!

Inês Ginja disse...

Devem ser mesmo bons!Para tos terem comido todos :) E sao faceis de fazer. E com uma excelente apresentação. Muito bonitinhos esses bastonetes. Beijinhos.

ameixa seca disse...

Obrigada meninas. Hoje vou repetir a dose como entrada, antes do jantar. A ver se desta consigo provar mais uns quantos :)
Bom fim de semana!

Gisela disse...

Não admira que os tenham comido todos, eu fazia o mesmo, devem ficar tão bons!!
beijocas

CRIKA disse...

Ficaram lindos!!! Nunca fiz bastonetes, e parecem deliciosos!!! Boa semana!!! Bjks

Unknown disse...

Ameixinha, deve ter ficado uma maravilha essa massinha folhada com gergelim preto, adorei!

Bjs

Susana Antunes disse...

Uma sugestão agradável aos olhos... e ao paladar....
E muito fácil de fazer...
Anotadíssimo...
E se tem muita saída o melhor é mesmo fazer a receita a dobrar... com estes gulosos cá por casa nunca se sabe... ;)
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...

P.S. Vá lá conta.... estamos todos com vontade de ler mais um fantástico relato... please.....

ameixa seca disse...

Gisela, fiz novamente este fim de semana e não sobrou nadinha :)
Crika, Ana, obrigada :)
Familia Antunes, pronto... já saiu o relato :)

disse...

que lindos!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que delicia, adorei!
Bem fácil de fazer.
Um abraço
Léia

ameixa seca disse...

Jú, Léia, obrigada :)

Chef Daniel Deywes disse...

Devem ser uma delicia ...

abraço
Dani
http://feitonahora.blogspot.com

ameixa seca disse...

Daniel, são tão bons que já vou fazer pela terceira vez :)

Betis disse...

Olá :)
Adorei o seu blog! Vou segui-lo pois tem receitas fantáticas!
Passe na minha cozinha (http://www.atitudezen.com) para tomar um chá :)
Beijinho

Betis
http://www.atitudezen.com

ameixa seca disse...

Betis, obrigada :)

Salsa Verde disse...

Fáceis, lindas e, imagino, deliciosas!!
Beijinhos,
Lia.

ameixa seca disse...

Lia, já fiz 3 vezes :)

Susana disse...

Ameixa, vim ao teu blog aguçada pela receita da minha amiga Ilídia à espera de encontrar muitas mais receitas perecidas... e não me enganei! Tens umas receitas fantásticas... nem sei como não vim aqui antes!lol
Adorei esses snackes, mas sem olhr para as calorias, claro.
Uma vez fiz uns parecidos com ervas e sal, mas não gostei muito. Agora esses devo fazer e rápidamente.

Beijinhos

Receitas ao Desafio disse...

Passei por aqui só para dizer que já fiz estes bastonetes. São deliciosos, os malditos! É que quase não se consegue parar de comer! Um beijinho, Ilídia

ameixa seca disse...

Susana, obrigada pela visita e desculpa só responder agora :)
Ilídia, ainda bem que gostaste. Eu já perdi a conta às vezes que os fiz ;)