domingo, 28 de dezembro de 2008

Bolo de maçã e iogurte e rabanadas recheadas

Mesmo um dia antes do Natal, recebi um presente que me deixou numa alegria só!
Eu nunca tinha visto umas formas de silicone tão fofinhas. Duas em forma de estrela e duas em forma de homem de gengibre :) Não são espectaculares? Obrigada às irmãs Marques :)
E usei-as nesse mesmo dia porque não podia passar o Natal sem comer algo feito nestas formas tão natalícias!
A receita foi retirada daqui. É uma receita para qualquer tipo de forma. Neste caso deu perfeitamente para as 4 forminhas de silicone, não me sobrou massa.

Ingredientes:

2 maçãs
1/2 chávena (café) de sumo de limão
1 chávena (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 copo de iogurte desnatado
1/2 copo de óleo de soja
2 ovos
canela q.b
quanto baste de margarina para untar (se usar formas de silicone não precisa untar, é só passar a forma por água fria antes de despejar a massa)

Preparação:
Lave as maçãs, descasque-as e corte em fatias médias. Acrescente o sumo de limão e reserve. Numa bacia, coloque a farinha, a canela, o açúcar, o fermento, o iogurte, o óleo, os ovos e misture bem. Pré-aqueça o forno, em temperatura média, por volta de 180 graus. Coloque metade da massa numa forma redonda e rasa, de aproximadamente 30 cm de diâmetro (ou formas de silicone) untada e enfarinhada. Sobre a massa disponha as fatias de maçã e cubra com o restante da massa. Leve ao forno até que o bolo fique bem dourado. Sirva frio (se usar formas de silicone desenforme só depois de bem frio).



Estas rabanadas que estão na foto de cima não fui eu que as fiz. Gostava muito de saber o segredo, mas quem as faz não o dá nem sendo ameaçado :)
Chamam-lhes rabanadas recheadas mas não são nada parecidas com as rabanadas que costumamos fazer com o pão de cacete. A forma é diferente e a cor é amarelinha, por dentro tem o recheio com coco e são deliciosas. Compramos todos os anos ao pai de um amigo do meu irmão mais novo. A receita é segredo de família e o rapaz diz que nem ele sabe como se faz, só o pai está encarregue disso. Verdade seja dita, se o senhor nos desse a receita, ele ia perder dinheiro :)
Alguém sabe fazer esta delícia, alguém conheçe a receita? Eu procurei na net mas só encontrei rabanadas recheadas de marmelada ou goiabada. Não devem ser más, mas gostava de saber o segredo da massa e do recheio destas rabanadas.
Continuação de bom fim de semana!

35 comentários:

Anónimo disse...

Olá Ameixa, as forminhas ficaram bem legais, e esta receita me deu água na boca, vou faze-la. Beijos

Adriana disse...

Pelo visto o presente foi muito útil!

Passei para lhe deseja feliz ano novo,com mita paz e alegrias!

Karla disse...

Olá :)
Que giras as forminhas....ainda nunca vi iguais...mesmo giras...
E infelizmente não conheço o segredo dessas rabanadas ;)

beijinhos

Martuxa disse...

Que forminhas tão giras! :)
Também não conhecia essa receita de rabanadas recheadas, nem essa, nem com outro tipo de recheio. Se algum dia descobrires o segredo partilha, porque parecem ser deliciosas com esse recheio de coco ;)
Beijinhos

Isabel Salvador disse...

manda uma rabanada dessas para mim,para eu provar,a ver se consego indentificar o gosto,lindas forminhas,jinhos ameixinha linda

Helena disse...

As formas são uma beleza e esse bolo deve ser uma perdição!
Nunca ouvi falar nesse recheio das rabanadas...se calhar tens de raptar o senhor :)
Abraço

Isabel disse...

Querida Ameixa, ainda bem que gostaste. E que maravilha de bolinhos que fizeste com elas!

Nysa disse...

esses bolinhos ficaram giros, mas tenho que dizer que as rabanadas recheadas chamaram-me mais a atencao... se descobrisses o segredo eheheh!!! beijocas

Claudia Lima disse...

As formas são um mimo. Eu ainda não tenho nenhuma de silicone.
Os bolinhos parecem maravilhosos, sem se falar nas rabanadas.
Na minha família nunca foi hábito se fazer rabanadas, mas eu até que gosto. Estas recheadas devem ser muito boas com certeza.
Bom findi!
Bjs :)

Cristina Momentos Preciosos disse...

Ameixinha,tens que arregaçar as mangas e dares numa de detective,porque ainda não provei as ditas rabanadas e já quero a receita,assim não dá!!!!
Quanto ás novas forminhas são muito fofas,mas vá lá não demores muito porque tens uma receita para desciobrires e claro compartilhar lol
Beijinhos grandes

Gina disse...

Ameixa, nunca vi rabanadas recheadas, não é à toa que sao segredos...
Bjs.

Anabela martins disse...

Ola

Vejo sempre o seu blog mas nunca comentei, agora vi estas fotos das rabanadas, julgo serem mto parecidas com umas que faço que são chamadas a rabanadas da póvoa, foi uma senhora de Vila do Conde que me ensinou, eu nao costumo recehea-las , mas quem me deu a receita recheia com ovos moles ou outro creme, mas atenção nao sei se será a mesma receita, estas fazem se com o pãp bolinha ja com uns 3 dias de comprado, posso lhe explicar como faço e depois pode tentar para ver se saem parecidas, um abraço, anabela.

Natália Eleutério disse...

As formas são lindas, trataste logo de estrea-las com uma deliciosa receita. Não conheço esse tipo de rabanadas, conheço as da póvoa de Varzim, mas com calda sem serem recheadas, estas devem ser super deliciosas, bjs.

Cininha disse...

Olá Ameixinha
Boas festas:-)
As forminhas são amorosas, mas com essas prendas todas de forminhas prevejo um grande trabalho para o ano novo hehe!!!
Quanto ao segredo das rabanadas nada como esmigalhar bem uma e ir por tentativas experimentando, eu fiz assim com uma sobremesa que não me davam a receita;-)
bjinhos

ameixa seca disse...

ELI, obrigada! Espero que gostes :)
Adriana, super útil :) Bom ano novo também para ti. Não passo no teu blog porque abre uma infinidade de pop up e fica tudo bloqueado!
Karla, também nunca tinha visto nada igual. São lindas e muito úteis :)
Martuxa, não te preocupes que se eu descobrir anuncio aos 4 ventos :)
Belinha, já não há nenhuma. Poderia mandar se houvesse mas puff... acabaram :)
Canela, ainda vou presa à conta das rabanadas he he
Isabel, foi logo para experimentar e ver o efeito :)
Nysa, assim que eu descobrir eu publico o segredo. É que vocês não as provaram mas aqui em casa adoramos estas rabanadas. As melhores de sempre ;)
Claudia, aqui fazemos sempre rabanada no Natal mas eu não gosto muito das normais. Tenho uma loucura por estas, daí eu querer saber o segredo :)
Cristina, se descobrir vai ser através de alguém da net porque o senhor não se descose :)
Gina, pois é! Se é segredo mais ninguém pode saber, mas eu vou tentar descobrir :)
Anabela, obrigada por comentares (trata-me por tu que eu faço o mesmo, se não te importares). Caso seja possível, gostava que me enviasses para o meu mail (ameixinhaseca@gmail.com) o procedimento das rabanadas recheadas. Assim posso experimentar e dizer se são as mesmas ou parecidas, para mim já chega se ficarem parecidas :)
Nani, estas não levam calda, são apenas roladas em açúcar e canela depois de fritas. A massa é que é diferente e o recheio :)
Alcina, não há nada que esmigalhar. Já foram todas e não consigo encontrar o segredo daquilo. A massa é mais doce que a do pão de rabanada normal e mais amarelo. Talvez a Anabela me consiga ajudar :)

Cláudia Marques disse...

Ameixinha, que formas tão giras..... eheheh gostei dessa das irmãs Marques. E que belos bolinhos que já fizeste, estão muito bonitos.
Qto às rabanadas recheadas, saiu este mês uma receita na Teleculinária, mas realmente não são de coco, se não me engano é um recheio de abóbora. Eu não tenho por aqui a revista, mas amanhã posso mandar-te por mail + pormenores.
Bjs

Manuela © disse...

Ai menina sortuda sempre a receber miminhos :)

Nunca comi rabanadas recheadas por isso não te posso ajudar.

Beijinhos

saltapocinhas disse...

continuação de boas festas e um ano 2009 cheio de felicidade!

beijinhos

Simone Izumi disse...

rsssssssss....Ameixinha, será que não adianta tentar beliscar a dona das rabanadas em prol da receita???Ui, babei!!!
E que lindas essas forminhassssssssssssssssss....
bjao
si

Noémia disse...

Bom, já lançaste o desafio!
Vamos todas em demanda da receita das rabanadas recheadas.
Entre parentes, amigos e benfeitores, ou melhor leitores de blogs, há-de haver alguém que descubra o segredo! Ou não?
Vamos procurar.:)

Margarida disse...

Que presentes tão lindos que recebeste! Finalmente agora tenho tempo para vir aos blogues.. Ufaa!
Olha comi em tempos umas rabanadas recheadas com doce de ovos fantásticas! Não sei a receita e nem sei se são as mesmas mas que estas eram maravilhosas isso eram.
Fico à espera que consigas a receita parfa partilhares com a malta! ehehehh
beijinhos

Natural Naturalmente disse...

Tudo neste post d´água na boca.
Bom 2009. Cheio de tudo de bom, e nada de menos bom.
beijos
Márcia

ameixa seca disse...

Cláudia M, eu dei logo uso aos presentes! Quanto à receita depois manda por mail. Também tenho abóbora em casa para ser usada :)
Manuela, sou uam sortuda e nem sei se mereço mas agradeço muito :)
Saltapocinhas, obrigada querida! Para ti e os teus também ;)
Simone, não adianta nadinha. Infelizmente vai permanecer segredo de família :) Posso é tentar entrar para a família he he
Noémia, a Anabela já me deu a receita dela de rabanadas recheadas. Vou experimentar e logo vejo se é o que eu procuro. Me aguardem ;)
Margarida, vou tentar reproduzir as rabanadas recheadas com coco e depois lanço-me no doce de ovos ;)
Márcia, obrigada! Um bom 2009 para ti também ;)

Ziza disse...

Morro de medo de formas de silicone, mas estas são tão bonitnhas!

Abóbora Amarelinha disse...

olá ameixa seca, estava eu a fazer a minha ronda blogal, quando vi essas rabanadas recheadas, eu costumava fazer umas coisas parecidas recheadas de côcô, não sei se é a mesma coisa, mas vou procurar, até porque não faço aos anos e já me tinha esquecido do quanto aquilo é bom, o natal já passou, mas a barriga não tem culpa, quando encontrar, vou fazer
beijinhos

Catarina Santos disse...

Há-de chegar o dia em que terás de inventar espaço para guardar todas as forminhas que gentilmente te têm oferecido! Estas são muito giras, gostei particularmente das do homem-biscoito :)

Quanto às rabanadas eu nem a receita original sei, quanto mais a receita destas maravilhas! Muito bom aspecto têm elas! Mas boa sorte na procura :)

Beijinhos e continuação de Boas Festas!!

sweety disse...

rica ideia de quem inventou as formas de silicone super praticas mesmo!! e essas sao tao lindasss.. estou com inveja tambem quero umas iguais hehe beijoss

Eduardo Luz disse...

Ameixa, passando pra desejar um Feliz Ano Novo e que em 2009, tenhamos, além da Canela, um montão de especiarias moídas nas nossas refeições.
Torço pra fazermos um grande Inter Blogs com todo o teu bom humor! rsrs

Odete disse...

Ameixita, passei pra agradecer todo o carinho recebido este ano e desejar a voce um Feliz Ano Novo. Que possamos continuar nossas trocas culinarias com muita saude e alegrias.

Beijos

ameixa seca disse...

Ziza, não tenho medo algum. Há que as meta no forno em banho maria. As minhas foram mesmo se banho nenhum e correu tudo bem. Nada derreteu nem estoirou he he
Abóbora Amarelinha, obrigada pela visita e comentário :) Agradeço muitpo que procures e encontres he he Depois diz-me alguma coisa. Gostava muito de saber a receita!
Catarina, já tenho que inventar agora! A minha cozinha não é grande e já tenho uma caixa no quarto com algumas coisas ;)
Sweety, pois é, sou uma sortuda porter recebido estas formas. São muito giras :)
Eduardo, obrigada! Que tenhamos especiarias para irmos temperando a vida da melhor forma :) Feliz 2009 para a família do DCPV!!!
Odete, eu é que agradeço ter sido tão bem recebida por ti :) Com certeza, vamos continuar estas trocas enriquecedoras ;)

Valentina disse...

Ameixinha, estao lindas! amo rabanadas. estas formas sao um charme.

Cor de Chá disse...

Olá! :D

Será que as rabanadas não são feitas com algum tipo de pão doce? Tipo brioche ou assim? É apenas uma ideia.

Tb fico à espera da receita :D

ameixa seca disse...

Valentina, obrigada :)
Cor de chá, obrigada pela visita! Eu não sei se elas são feitas com algum tipo de pão doce... era esses pomenores que eu queria saber ;) A leitora Anabela deu-me uma receita que vou experimentar quarta feira. Depois conto se ficarem dignas disso ;)

Maria Vitamina disse...

Adorava ajudar mas até hoje nunca tinha ouvido falar em rabanadas recheadas. Bom se as ditas normais já são uma delícia, estas então devem ser de cair para o lado! Pena que seja segredo e negócio de família :( Bjinhos e feliz ano novo ;)

ameixa seca disse...

Moonlight, amanhã vou testar a receita que tenho. Depois dou notícias :)