quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Panquecas de banana

Com leite condensado


Com canela moída e açúcar


Com sementes de romã*

Esta receita poderia ter dado seguimento à saga dos títulos picantes, como o pão com chouriço, os queques de iogurte e a farofa quebra bico. Mas resolvi não continuar a saga, não fosse correr o risco de este blog ser considerado demasiado brejeiro.

Para hoje umas panquecas de banana sublimes. Quem, como eu, não gosta de bananas ao natural, experimente estas panquecas e verá como são deliciosas. Ficam super cremosas por dentro e com um sabor fantástico. Com a farinha integral ficam mais saudáveis e a bananinha também tem muito potássio e faz muito bem à saúde. Usei uma frigideira pequenissima que me foi dada no meu aniversário, especialmente para fazer panquecas :) Adoro-a!!!

Panquecas de banana

1 chávena de farinha de trigo (usei meia de farinha de trigo e meia de farinha integral)
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
1 ovo levemente batido
1 chávena de leite integral
2 colheres de sopa de óleo vegetal (usei de soja)
2 bananas maduras, esmagadas

1. Numa tigela, misture a farinha, açúcar, fermento e sal. Noutra tigela, amasse as bananas e adicione o ovo, leite e o óleo. Misture até ficar uniforme.
2. Agora, coloque a mistura molhada na mistura seca. Misture por uns 10 segundos. É importante não misturar demais, senão cria glúten e a panqueca fica borrachuda.
3. Deixe a massa descansar por 5 minutos. Pra fritar, use uma panela ou grill elétrico a 180 graus C. Se preferir, use uma frigideira antiaderente. Ponha umas gotinhas de água na frigideira pra ver se a temperatura está correcta. Se a água se movimentar ou pular, a temperatura está boa. Se a água não se mexer ou evaporar, ajuste o fogo de acordo. Passe um pouco de manteiga pra criar uma camada de gordura na panela. Retire o excesso com papel de cozinha.
4. Use uma concha para colocar a massa na frigideira e as panquecas ficarem do mesmo tamanho.
5. Vire quando estiver dourado por baixo e as bordas estiverem um pouco firmes. Use uma espátula de borracha ou plástico para retirar as panquecas e sirva quente.


Sirva com um bom café e xarope de ácer ou mel. Fica bom com frutas, sorvete e outros. Eu provei com leite condensado, açúcar e canela e sementes de romã. Xarope de ácer aqui não existe e eu nem sei se gosto! Quem gostar e tiver use-o porque deve ficar maravilhoso.

Foram as melhores panquecas que já comi até hoje. A minha mãe adorou e comeu como se não houvesse amanhã. Deu 6-7 panquecas gordinhas :)

Receita retirada daqui.


* Há algum tempo atrás na minha visita a novos blogs de língua Inglesa, descobri um que ensinava uma técnica para descascar romãs facilmente. Adoro romãs, mas confesso que torna-se complicado descascar algumas delas. Fui a correr experimentar esta dica porque ainda tenho romãs "desviadas" do terreno abandonado aqui ao lado de casa. Resulta e aconselho experimentar!
É só cortar as romãs a meio, enfiá-las numa bacia com água fria (eu sei que com este frio não dá vontade de fazer isso mas vale a pena) e vai-se retirando as sementes pressionando as cascas com os polegares. As sementes de romãs vão ficar depositadas no fundo da bacia. E as partículas da pele vão ficar em cima, na tona da água. É só deitar fora as partículas e as cascas. Escorrer a água e temos as sementes prontas a usar :) Não sei se me fiz entender!
Infelizmente não me lembro do nome do blog mas sei que a blogueira é dos Estados Unidos e vive em Brooklyn, se não me engano!

59 comentários:

Glau disse...

Lindona, eu aceito a com romãs.. :)

Margarida disse...

Qualquer dia tens mesmo que colocar a tal bolinha vermelha no canto superior direito do teu blog. ehehehhh
Diga-se que panquecas de banana também não foge muito ao picante. (lol)
Mas continua assim porque é bom ler-te e rir com as tuas palavras!
Hei-de experimentar estas de banana. Parece-me uma boa sugestão para quem adora bananas como eu. ; )
beijinhos

p.s. - daqui a pouco vou postar a minha participação no intercâmbio.

Nela disse...

Querida Ameixinha, acho que voltei, rsrsrs vamos a ver, agora com pouco tempo, mas vou tentar postar e ver as minhas queridas amigas, era complicado a hora do almoço passa rapido, e a minha filha precisa do pc, dela, eu não queria mexer.Querida espero que estejas bem, mesmo com tanto frio as tuas panquecas estão óptimas,para mim são duas em uma, adoro banana, e panqueca nem se fala.Sabes um dia destes também vi um truque para usar a abrir as romãs, depois hei-de dizer.Beijinhos e obrigada por não me esqueceres.

Angela Oeiras disse...

Já é a segunda receita doce de com bananas que vejo hoje... tenho um amigo que adora tudo o que leva banana e que vai adorar estas vossas receitinhas... jajaja

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

bem eu vou ser muito sincera nunca comi panqucas mas cada dia que passa fico com mais vontade e as tuas estao com um aspecto maravilhoso
bjs

Unknown disse...

Hum, vc me deu ideia de fazer panquecas para janta, faz tempo que não como.
bjs

R.correia disse...

pois para mim qualquer uma serve...desde que estivesse na minha frente...

Martuxa disse...

Adoro panquecas e bananas, logo deve ser a combinação perfeita. Fiquei curiosa para experimentar com os bagos de romã. Obg pela dica para descascar as romãs. Gosto bastante e só não como mais por pura preguiça de descascar ;)

Delícias e Talentos disse...

Esta ideia com farinha integral agrada-me, e devem ficar muito boas só com esta farinha! Depois a bela junção de óleo e leite de soja, ainda melhor!
Que pequeno-almoço saudável! :)

Nysa disse...

ora bem... saí um prato de panquecas com leite condensado para mim ;-)))!!!!

risonha disse...

eu devo ser das poucas pessoas da blogosfera que nunca fez panquecas.
mas quando vejo as vossas dá-me sempre uma vontade danada.
adorei a dica para descascar as romãs, já a tinhas explicado noutro lado mas eu já não me lembrava como era... lol

Gina disse...

Também faço uma receita parecida, é uma delícia mesmo. Costumo servir com sorvete.
Até me deu vontade agora!
Bjs.

sweety disse...

esta na hora do lanche he he ate da mesmo vontade de comer... deve ser muiito bom mas leite integral??? desconheço ;) isto de começar a cozinha a pouco tempo tem as suas coisas he he

beijos

Cláudia Marques disse...

Esta é que eu não posso mesmo deixar de fazer, e então com leite condensado, meu Deus... agora ao lanche ia mesmo bem.
Bjs

turbolenta disse...

Aprender até morrer!
essa de descascar as romãs é novinha para mim. Mas a partir de agora tenho a tarefa facilitada.

Quanto ás panquecas:Sinceramente não aprecio demasiado.Talvez porque há uns tempos apanhei um fartote delas com umas amigas da minha filha que passaram cá uns dias de férias. Foram para a cozinha confeccioná-las e sairam com montes de recheios, doces, salgadas, picantes e simples.
Mas também, se todos gostassem do mesmo...
boa semana
bjs

Cristina Momentos Preciosos disse...

Picante,bananas,brejeirisses aonde foste buscar essa ideia meia louca,só meia,ok!?é tão divirtido vir aqui,pq as gargalhadas e risinhos "malandrecos"saem naturalmente.
Ando a tempos para te dizer que adoro a selecção das músicas,enquanto escrevo deixo a música fluir e encantar este momento.
Queres saber a minha receita para descascar as romãs cá em casa,fácil e super limpa,dou ao meu marido e ele descasca,viste super práctica não achas,mais simples q o teu método hehehe
Quanto ás panquecas pode ser uma de cada e depois logo se vê,bjs

Tânia disse...

Panquecas com leite condensado lembram minha avozinha...que delícia....
Com banana na massa tô precisando provar...deve ser mesmo muito boa!

Isabel disse...

Que espectáculo! Quero experimentar em todas as variedades.
Podes ficar descansada que o teu blog não é nada brejeiro. Um bocadinho de "picante inocente" também não faz mal a ninguém!

Natália Eleutério disse...

Faço muitas vezes panquecas mas a receitinha básica, essa de levar a banana é uma excelente e deliciosa sugestão, não é á toa que tua mãe as comesse todinhas, bjs.

ameixa seca disse...

Glau, és das minhas :)
Margarida, qualquer dia vai ter que ser! Se gostas muito então vais adorar estas panquecas. Foi as melhores que comi até hoje :)
Nela, oxalá seja para ficar de vez! Depois explica o teu truque ;)
Alegna, os amigos é que lucram né? Faz que ele vai adorar :)
Lili, não sabes o que perdes, são deliciosas e facilimas de fazer :)
Nana, na janta não digo mas ao pequeno-almoço ou lanche... elas caem super bem :)
R. correia, eu também comia agora outra se tivesse à minha frente :)
Martuxa, experimenta que vais gostar. Também nao como mais romãs porque às vezes também tinha preguiça de descascar :)
Mary, já reparei que no teu blog tens muitas receitas com farinhas integrais e coisas que fazem menos mal à saúde :) Eu não usei leite de soja, foi leite normal, o óleo é que foi de soja que é o que usamos cá em casa.
Nysa, saia um super docinho :)
Risonha, a tua filhota devia adorar umas belas panquecas, tens que fazer :) Eu expliquei isso das romãs no fórum da amizade ;)
Gina, com sorvete também é bom, mas aqui tá frio vai mesmo sem sorvete :)
Sweety, o site do qual ertirei a receita é brasileiro e eles lá dizem leite integral, para nós é leite normal. Pelo menos foi o que eu utilizei :)
Cláudia M., e podes usar aquele utensílio em forma de coração que deve ficar uma panqueca espectacular :)
Turbolenta, enjoaste. É normal enjoar quando se come a mesma coisa de seguida :)
Cristina, obrigada he he Ainda bem que gostas das músicas. Eu como ainda não tenho marido tenho que usar outros meios eficazes ;)
Tânia, se lembra a avózinha então tens que experimentar com banana, uma delícia :)
Isabel, mãos à obra :) É muito facil! Temos que apimentar a vida senão não tinha graça nenhuma né?
Nani, para quem costuma ter bananas maduras a gritar por socorro, esta receita é fabulástica e fica mais fofinha que as panquecas normais :)

Xana Bértolo disse...

Ai adoro panquecas :)... Gostei bastante da sugestão do uso da banana.. Desde que fiz os queques de banana fiquei fã de qualquer coisa k leve banana..
bjinhus

bio_geo_esds@ disse...

Hummm, mesmo a esta hora comia algumas. E com o crocante das romãs....
O Jamie Oliver ensinou a separar as sementes da romã, cortando-as ao meio e com as costas de uma colher de pau bater-lhe na casca que as sementes sairiam pela frente. Já fiz assim, mas o resultado... na tv era mais fácil. Vou experimentar a tua indicação.

Mari disse...

Como eu amo muito bananas e panquecas, esta sua receita caiu como uma luva paa mim. Beijinhos!

Cininha disse...

Eu nunca fiz panquecas, mas gosto bastante, fiquei com esta receitinha debaixo de olho, para experimentar depois das festas.
Bjinhos

Helena disse...

Gostei muito da tua receita e da sugestão das romãs!

edinha disse...

O aspecto é mesmo muito bom.Acho que escolhia com leite condensado :)
beijinho

Catarina Santos disse...

Ora aí está algo que eu nunca fiz nem sequer provei, Panquecas! Mas devem valer muito a pena experimentar, pois toda a gente fala bem! E sempre tem a vantagem de se poder acompanhar com qualquer coisa :)

Quanto às sementes de romã, muito útil esta dica! Apesar de eu não ser apreciadora deste fruto e por isso não o consumir :)

Obrigada pelo teu comentário lá no meu cantinho! Desconhecia por completo ser possível um bebé ter uma depressão in útero! E eu não quero mesmo adiar o inevitável, pois mais dia menos dia a minha Beatriz terá mesmo de ir para o infantário! Mas pelo menos nos próximos tempinhos fica comigo para ver se arrebita e se começa a conviver mais com outras pessoas de qualquer idade, pois acredito que na minha presença se torne tudo mais fácil :)

Beijinhos e boa semana!!

ameixa seca disse...

Xana, foi como eu :)
Renato, também conhecia essa mas acho esta mais eficaz :)
Mari, então é perfeita ;)
Alcina, tens que fazer porque é muito fácil e muito bom de comer a seguir :)
Canela, ainda bem que gostaste ;)
Edinha, boa escolha :)
Catarina, tens que fazer panquecas para as tuas meninas, elas vao adorar :) Incrível mas verdade! As mães e o ambiente externo podem fazer com que o bebé deprima no útero. Eu continuo a achar que a idade com que devem começara ir para o infantário é aos 3 anos.

Inside me disse...

Bem...acho melhor sentares-te que isto vai demorar... hehehe :-P

...até as pipocas tu dominas!!!... pensava eu que tinha alguma especialidade ... e ia abrir um franchising sem concorrência... onde mostraria toda a tecnica gastrosexual da pipoca...e negocio arruinado.. buá, buá. :-P

Com relação a este post tu desgraças-me, como se não fosse suficiente uma simples panqueca, são logo três:

1ª- não bastava com a banana, ainda vinha com o leite condensado.( coitadas da banana não eram ao natural, mas sim descascasdas..heheh ... e esmagadinha..uiui..;-) ..)

2ª-Canela moída e açucar na panqueca, lembra-me as minhas belas pipocas.

3ª-e com romãs... hum..hum... que combinação interessante ( site com receitas de romãs e a tecnica de peeling.. hehehe... http://www.pomegranates.org/nomess.html

... uma simples é bom...mas três destas deixam qualquer um de rastos...

...mas vejo agora ... Muito bem... ainda bem que te lembraste de mim neste post... sim senhora... produtos light, integrais, soja ... não vão afectar a minha diet...hehehe ;-P

e não percebi essa da saga dos titulos picantes...é quase tudo doces... não levam picante... hehehe :-P

Um post do melhor... mas aquela pan...de ban...com leite condensado ... hum ..hum está mesmo docinha.

Boas Pan...

Laurinha disse...

Adoro panquecas assim... e com as sementinhas de romã, show! demais!
Beijinhos

Sabrina disse...

Adorei as dicas, fazer panqueca com farinha integral, nunca tinha pensado nesse hipótese, na próxima vez irei fazer assim. Outra dica bem bacana foi da romã, morro de preguiça de comê-las, agora ficou tudo mais fácil...
Obrigada pelas dicas, e essa panqueca de banana, humm!!! muito bom
Beijos

Carolina Andrade disse...

Bom, eu como com todas as guarnições. Tem uma massinha pra mim tá bom!! Adoro panquecas. Com o romã é bem interessante. Também sou fã de cogumelos, ou melhor, nem todos!! rsrs. Grande beijo!!

Luciana Macêdo disse...

Prefiro as panquecas com açúcar e canela.Esta combinação é tentadora.
Bjs!

Dani Bros disse...

Aii aii sem comentário querida, acho que bateu aquele desejo de devorá-las!! hahaha
Adoráveis panquecas!!!
bjks

Odete disse...

Amo panquecas! So nao faco todo dia por conta da cintura:>)
Ideia otima da roma.

Beijao

ameixa seca disse...

2dmim, "técnica gastrosexual da pipoca" na mesma frase é dose he he Esse site exemplifica com imagens a técnica que eu descrevi :) Obrigadinha!!! E eu sou light ou não fosses tu 2dmim ;)
Laurinha, as sementinhas ficaram bonitinhas :)
Sabrina, eu faço sempre com farinha integral, faz parte da minha dieta :)
Carol, eu também como todas as versões e são todas deliciosas ;)
Luciana, uma combinação perfeita :)
Donna Dani, e agora os desejos têm que ser cumpridos né? :)
Odete, todos os dias pode enjoar. Ao fim de semana podemos abusar um bocadinho mais :)

Noémia disse...

Gulosa!
Ó pra ela!
Eu aqui fartinha de trabalhar nem tempo tenho de comer, nem de nada. Venho, atrasada como sempre, dar uma espreitadinha aos blogs,de fugida e dou com este bacanal!
Pan quecas, de banana, e para todos os gostos...eu que comi um "almoço para um funcionário público". Sabes o que é?
É uma meia de leite com um rissol ou algo no género, eu acrescentei-lhe uma empada!
Gulosa!
:) :) :) :) :)

Amélia Batista disse...

u adoro panquecas e com a ideia da romã devem ficar deliciosa.
Beijinho.

Karla disse...

Eu não digo??? Hoje sou o 39!!! Não me posso mesmo atrasar...depois de 38 comentários não digo mais nada...pronto faço birra ;) só que estão lindas e deviam ser óptimas e pronto...fui!

beijinhos

carmencita disse...

Eu amooooo panqueca, de banana é dos deuses, essa receitinha vou fazer amanhã pro meu café da manhã, pois estou com umas bananas ficando meia pintadinhas e essa receita veio a calhar, só vou polvilhar uma canelinha e pra mim está perfeita.Bjss Espero que acerte fazer iguais as suas que ficaram lindas.

Anónimo disse...

Gostei da sugestão. Vou guardar a receita. Ficaram com uma cara excelente.
Beijocas.
Susana

ameixa seca disse...

Noémia, amore, não é bacanal é mais bananal :) Há sempre uma panqueca para ti de reserva!
AB, como a romã é meio ácida o contraste é fabuloso :)
Karla, o meu blog já parece uma paragem de autocarro he he Olha... vai mas volta ok? ;)
Carmencita, espero que te delicies no café da manhã. Elas são um conforto :)
Susana, obrigada ;)

Ziza disse...

Que lindas. Amo panquecas e me sinto cada vez mais tentada a fazê-las assim.

Ju disse...

Ameixa, que delicia amo panquecas...EU QURERO!
bjos tenha um maravilhoso final de semana

Aline Neme disse...

Perfeita essa combinação Ameixa!
Faz tempo que não como panquecas... vou aproveitar esse findi!

Bjundas

Natércia Ramalho disse...

Boas as tuas panquecas!Eu só como nas feirinhas nunca fiz como sabes sou pelintra.Um beijinho...

ameixa seca disse...

Ziza, estas foram as minhas preferidas e já experimentei algumas :)
Ju, tens que fazer! Bom fim de semana :)
Aline, faz bom proveito! Aposto que vais gostar ;)
Natércia, aqui as feirinhas só têm farturas e churros. Panquecas só mesmo em casa :)

Anónimo disse...

Olá ameixinha,
Tentei mandar-te um email para o endereço que aparece no teu blog e não consigo.
Mudaste de email?
Bjs

Manuela © disse...

E eu não tenho donde desviar romãs... És mesmo uma rapariga cheia de sorte!

Panquecas com leite condensado por cima??!! Aiiiiiiii até me dá uma coisinha ruim :P

ameixa seca disse...

STA, não mudei de mail. Continua a ser ameixinhaseca@gmail.com
Tenta outra vez ok?
Manuela, ando no gamanço mas é por uma boa causa he he Seja como for já não há mais romãs aqui perto. Agora só comprando :)

Anónimo disse...

Ameixinha,
Acho que já te mandei p'raí uns 15 emails, mas não consigo... dá sempre erro..
Vou continuando a tentar.
Bjs

ameixa seca disse...

Pois, mas ele tá a funcionar. Andei à procura do teu e não encontro he he
Tenta para este: ameixinhaseca@hotmail.com

Anónimo disse...

Acho que o problema era no meu mail.
Penso que finalmente seguiu...
Bjs

ameixa seca disse...

Resolvido :)

Leonor de Sousa Bastos disse...

Títulos picantes?!...os teus?!...nãããã... nós é que temos mentes perversas!:P Eheheh!

Só tenho a censurar essas fotos deliciosas das panquecas de banana..isso sim é uma maldade!!:)

Xana Bértolo disse...

Tens miminho no meu blog :)...
bjinhus

ameixa seca disse...

Leonor, mentes corroídas e uma delas é a minha he he
Xana, obrigada :)

loisa disse...

Linda:
fizémos as panquecas em casa do Nuno Sá (motivo: levei bananas e farinha para fazer um bolo que afinal acabou em panquecas!). Na altura só me apeteceu dizer: "amo-te!" tal a sensação de delícia que senti ao provar as ditas! Difícil foi mesmo fazer com que o pessoal parasse de as comer todas mal saíam da frigideira! Hummm divinais!
Parabéns! Continua... Beijão. Luísa de Aveiro

ameixa seca disse...

Olá Luísa :)
Parece-me que a banana e a farinha tiveram um final bem mais feliz! Eu avisei o Nunca que eram deliciosas e que ele tinha que fazer :)
As panquecas têm o poder de despertar amores em nós he he
Muito obrigada e um feliz 2009 para ti!