A minha amiga algarvia recebe muito bem, é uma excelente anfitriã, apesar de não ter cumprido com as waffles ou as panquecas :) Mas ela está tão, ó tão perdoada, que eu até lhe presto homenagem por fazer estas panquecas de canela que vi no Figo Lampo. Sim, são aquelas panquecas que ela disse que seriam as que me receberiam, caso eu fosse lanchar às terras do Sul.
Espero voltar em breve, não pelas panquecas porque o melhor é não acreditar muito nessas promessas, mas porque ela recebe de sorriso e braços abertos; também sei que se precisar de chegar ao comboio rapidinho... ela vai prego a fundo e sem praguejar ;)
Ingredientes:
140 gr de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de canela moída
240 ml de leite
1 ovo
1 colher (sopa) de óleo
Preparação:
Peneire a farinha e o fermento numa tigela, junte a canela, o sal e o açúcar.
Noutra tigela misture bem o ovo, o leite e o óleo. Despeje os ingredientes líquidos nos secos e envolva bem.
Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume baixo. Despeje porções da massa na frigideira (uso uma medida de 1/4 de chávena) e deixe fritar. Quando a superfície começar a borbulhar, vire-as e deixe dourar do outro lado.
Sirva imediatamente com maple syrup ou mel e nozes.
Notas:
Já fiz estas panquecas duas vezes mas esqueço-me sempre de apontar quantas rende. Na foto só aparecem quatro, mas eu vou provando as panquecas à medida que as vou fazendo, portanto rendem muitas mais :)
Normalmente, faço com metade de farinha de trigo e metade de farinha integral, para pesar menos na consciência.
Boa semana!