Tudo depende dos dias e das horas... Depende de todas as condicionantes da vida... E são muitas... Mas tem sempre uma pitada de canela moída...
domingo, 20 de abril de 2008
Bolo de maçã
Ontem à noite saí para tomar um café (mais precisamente um mokaccino) e quando cheguei a casa já era hoje. Mas mesmo assim, tinha que fazer alguma coisa para o pequeno almoço de Domingo. E tinha uma receita para experimentar já há algum tempo. Foi retirada de um livro da edição especial "Boa mesa" da Caras. E o resultado é o que se vê. Muito bom, óptimo até para um dia encoberto. E não podia deixar de ter canela moída :-) Pode ser servido quente.
Ingredientes:
125 g de manteiga amolecida (usei óleo de soja)
1 chávena de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha (não encontrei no supermercado, não usei)
1/2 chávena de leite
1 1/4 chávenas de farinha (usei metade da quantidade de farinha normal e metade integral)
1 colher de chá de fermento em pó
2 a 3 maçãs (usei apenas uma mas devia ter colocado mais)
Cobertura:
1/4 chávena de açucar mascavado
1 colher de chá de canela em pó
açúcar em pó para polvilhar
Preparação:
Coloque a manteiga, o açúcar, os ovos, a essência de baunilha, o leite, a farinha e o fermento numa taça e bata a baixa velocidade para ligar os ingredientes.Aumente para a velocidade máxima por mais 3 minutos. Deite a massa num tabuleiro de 20 x 30 cm, untado. Corte as maças ao meio, tire o centro e corte cada metade em fatias finas. Ponha as fatias sobre a massa, calcando-as. Polvilhe com a cobertura (misture o açúcar mascavado com a canela) e leve ao forno a 180ºC até o bolo estar cozido. Deixe arrefecer na forma e depois corte em fatias. Eu retirei da forma para uma travessa e não cortei às fatias. Está excelente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
este teu bolo de maçã deve ser um espectáculo........jinhos grandes
Olá!
Por acaso está gostoso. O açúcar mascavado e a canela dão-lhe um toque precioso.
Obrigada pela visita :-)
Olá
Passei por aqui e gostei :)
Esta receita deve ser deliciosa
Beijinhos
Olá Xana.
Recebeste um mimo, passa no meu blog.
Já fiz a serradura, muito bom.
xau
Olá minha menina então não fizeste o teu patinho para o jantar adorei o teu bolinho é como te digo quando fores para lá não podes fazer tanto bolinho se não ficas lá para sempre um beijo. Natércia...
parabéns pelo teu blog!
(também adoro canela!!)
já tomei nota da receita, bolos com maçã na minha casa são sempre bem vindos
mas agora fiquei curiosa para saber o que é um mokaccino....
Bolos de maça e qualquer bolo que leve canela para mim é divinal... Pelo que já vi em vários blogs (e apenas vi uma infima parte) todos gostam. Não fujo à regra :-)
Bolo de maçã é sempre bolo de maçã, e este é à portuguesa porque se tivesse sotaque francês seria Clafoutis de maçã. Por falar em clafoutis qual a massa que preferes, esta deste bolo ou a do teu clafoutis. Queria fazer um deles e já agora apanho a opinião de quem já os fez.
Renato, as massas são preparadas de forma distinta e é isso que faz a diferença. Daí o bolo de maça não ser clafoutis e o clafoutis não ser bolo de maça :) Mas posso dizer que gosto de tudo o que leva maça e canela. E se quiseres um bolo alto com a massa fofinha aconselho o bolo de maça. Se quiseres algo mais molhadinho e compacto para comer morninho... sem dúvida que é o clafoutis. Aviso que o clafoutis é pequenino e desapareçe num instante. Se for para muita gente convém fazer a massa duas vezes :)
Isto só experimentando... eu gosto dos dois. Não ajudei pois não? :P
Enviar um comentário