terça-feira, 22 de abril de 2008

Lombo de porco e arroz de 3




O que fazer a um lombo de porco assado que sobrou do almoço e que estava seco?
Não sei se vocês gostam mas eu não gosto de comida seca. Então para almoço do dia seguinte pegou-se nos restos do lombo e fez-se um estufado. É sempre uma óptima solução. Também poderia ter picado a carne e fazer empadão, massa à bolonhesa ou qualquer outra coisa. Mas para ser muito simples foi mesmo um estufado que não tem nada que saber.
É só picar alho e cebola e fazer uma "cama" no fundo do tacho (eu usei uma frigideira anti-aderente), deitar um fio de azeite e deixar refogar um bocadinho. Depois coloca-se tomate pelado de lata ou fresco (neste caso usei polpa de tomate mesmo), um copinho de vinho branco, oregãos secos (podem ser colocados só no fim) e deixa-se cozinhar em lume brando. Rectifica-se o sal e já está. A peça de porco que fiz é a parte do porco que chamem de "coelho" e que eu desconhecia o nome.

Foi acompanhado de arroz que chamei de 3 porque foi feito com ervilhas, pedacinhos de bacon e cenoura. Na minha opinião, não se deve colocar o bacon no arroz porque já tinhamos a carne do lombo. Mas ficou delicioso e até acabou por ficar insosso. Creio que o arroz não preciso de dizer como se faz... Também aconcheguei o prato com batatas fritas (Há quem não como batatas quando há arroz e vice-versa. Nesta casa marcha tudo porque o problema é emagrecer e não engordar e quantos mais hidratos mais energia ;-)

A alface não pode faltar nunca. A frisada (que eu gosto muito) acabou e teve mesmo que ser da normal.

No prato não se vê bem como era o arroz e parece arroz branco. Fica a foto do tacho :-)

5 comentários:

Axly disse...

Olá Ameixa
Que ótimo jeito de aproveitar um assado, apesar que aqui em casa não nos importamos de comê-lo novamente, apenas aquecido.
Mas às vezes é bom variar^^
Kisss.

ameixa seca disse...

Axly aqui em casa nada se perde...tudo se transforma. Deitar fora é proibido. Não há caprichos com a comida. Também aquecemos e comemos mas esta peça estava muito seca e tinha que ser acompanhada com algum molhinho :-)
Ficou bem melhor assim.

Natércia Ramalho disse...

Eu minha linda belo arrozinho e a carninha também é isso mesmo não se pode deitar nada fora a vida não está para brincadeiras tem que se comer de um dia para o outro aqui na minha casa também se joga assim um beijo. Natércia...

Elvira disse...

Uma refeição simplesmente deliciosa! :-)

Beijinhos.

ameixa seca disse...

:-)
Pelo menos quem comeu gostou :-)