Não sei quantos de vocês conseguem encontrar carne de javali à venda. Eu nunca vi, nem sei se é possível encontrar. Certo é que há quem crie javalis em casa para depois comer.
Para estas coisas também é preciso ter conhecimentos e, já que não tenho cunha para mais nada, pelo menos tenho conhecimentos que me permitem comer uma carninha tenra de javali ;)
Não sei se já provaram, a primeira vez que comi foi numa feira de gastronomia e agradou-me. Mas gostei ainda mais de fazê-lo cá em casa desta forma.
O javali é o parente selvagem do porco... Na minha opinião ele é mais feio/menos bonito que o porco, será possível? Eh eh
Segundo a Wikipédia, javali era o prato preferido na aldeia gaulesa do Astérix e Obélix... esses sim é que eram uns porcos para comer... porcos a comer javali ;)
Eu não queria fazer javali assado... queria algo que ficasse menos seco. Não sei explicar a que sabe o javali... eu prefiro o sabor dele ao do porco. É uma carne mais escura e parece-me menos gorda. Então andei a fuçar/fossar porque se "Em Roma sê Romano" achei que com Javali tive que ser Javalina e fuçar também ;)
Nas minhas bíblias culinárias só encontrei no Livro do Pantagruel uma receita com javali, mas era para fritar e não costumo comer carne frita. Então fui ao site da Vaqueiro e encontrei o que se segue, depois fiz algumas modificações.
1 kg de javali
sal
pimenta (usei pimenta preta em grão)
1 cabeça de alhos
2 colheres de sopa de colorau/paprika
2,5 dl de vinho branco (usei vinho tinto)
4 cebolas
1 dl de azeite
50 g de margarina
1 colher de sopa de banha (cá em casa não entra banha, nem na barriga eh eh)
80 g de bacon
7 folhas de louro (sem o veio central)
1 cálice de conhaque (usei Whisky)
Preparação:
Corte o javali em bocados e tempere com sal, pimenta, meia cabeça de alhos, descascados e esmagados, o colorau e o vinho.
Misture bem a carne com todos os temperos, tape o recipiente e coloque-o no frigorífico durante 2 a 3 dias (deixei apenas 24 horas).
Durante esse tempo dê uma volta à carne de vez em quando.
Descasque as cebolas e os restantes dentes de alho e corte tudo em rodelas finas.
Num tacho grande de barro ou com o fundo espesso (usei um tacho comum), leve a refogar as cebolas e os alhos com o azeite, a margarina e a banha .
Junte o bacon cortado em bocadinhos e o louro e deixe alourar tudo sobre lume brando. Escorra o javali da marinada e deite-o no tacho.
Deixe a carne alourar de todos os lados. Regue com o conhaque e um pouco da marinada. Tape o tacho e deixe estufar sobre lume muito brando.
Vá acrescentando uns pingos de água quente de vez em quando para a carne não secar demasiado.
Acompanhei com arroz integral e batatas alouradas. Ficou assim... delicioso como dá para ver na foto. Dá não dá? Ás vezes as fotos não abrem quando clico nelas e não sei porquê.
Nota: Pode substituir o javali por pá ou perna de porco, limpa de ossos.
38 comentários:
Se dá para ver????
Mas que pergunta!!!!!
Lógico que sim, que dúvida, e aquele molhinho que vai saindo da carne!!! Lindo, maravilha.
Parabens e aproveita bem a cunha, pois há quem não tenha nenhuma, nem no nome.
Beijos
Márcia
Caramba menina, mas tu é chique mesmo, hein} Carne de javali! Que delícia.. nunca comi e a sua ficou com uma cara ótima!
Dei risada que a banha não entra nem na barriga! Tô fora tbém!
Bjos, Glau
Está bem apetitoso.
Realmente javali não se vê por aí facilmente.Eu comprei uma vez no super mercado mas nunca mais tornei a ver :)
Beijinho
Ameixinha, está bem apetitoso esse javali!
Podes encontrar javali e veado congelado à venda no supermercado Makro. Encontras desde costeletas, lombo, perna, etc, e a preços variados consoante a quantidade e a qualidade!
De vez em quando, como tu, tenho acesso a uma carninha dessa, fresca! :)
Eu costumo marinar a carne de javali com vinho tinto aquecido (sem ferver)com um ramo de cheiros com salva,salsa, tomilho, louro e grãos de pimenta.
Querida
já comi javali umas duas vezes
é uma carne de sabor marcante
muito boa
seu javali está lindo
bjs
Também nunca comi, mas sou a favor de abrir novos horizontes.
Eu já comi javali algumas vezes, e simplesmente A-D-O-R-O. Infelizmente ainda não cozinhei nenhum, mas o porco para mim é bem parecido, a diferença é que o javali é mais forte. Creio que qualquer receita de porco fique boa para javali.Esta idéia sua está óptima (como você queridos portugueses falam).Bj lindinha.
Márcia, obrigada! Pois é, no nome também não tenho cunha... mas para o javali eu consegui arranjar ;)
Glau, chique eu? Tudo muito simples... o javali intrometeu-se na banalidade da minha cozinha eh eh E a banha não entra mesmo ;)
Edinha, é um facto que em cada esquina se encontra um porco e javalis não é tanto assim. Mas é pena porque a carne é muito boa :)
Noémia, veado não... coitadinho do bichinho. Lembro-me logo do Bambi eh eh Obrigada pela dica, não sabia que tinha na Makro.
Alice, então sabes do que eu falo. É diferente para melhor ;)
Agdá, é mesmo! Para tudo precisamos abrir horizontes e vale a pena ;)
Téia, o javali é mais forte mesmo... daí ter que estar na marinada algum tempo. Mas fica super bom... óptimo ;)
Ameixinha,já comi javali mas nunca o fiz,e tens razäo, säo feios mesmo o porco é muito mas bonito, entäo quando leitäozinho todo côr-de-rosa! é lindinho mesmo.Já vi javali, na terra dos pais do namorado de minha filha,junto mesmo á Serra da Estrela, eles enträo nas colheitas, e estragäo tudo,por vezes säo "apanhados"e... comidos,näo ficando em pé de igualdade mas...é mesmo assim.Vi um no chäo mortinho da Silva, depois claro provei a carne,feita no forno do fogäo a lenha, estava uma delicía.A tua carninha deve ter ficado também, muito boa. Beijinho querida.
Quando li o título do post lembrei-me logo dos banquetes do Astérix! eh eh
Nunca comi, mas com a descrição que tu fizeste fiquei cheia de vontade de experimentar. Já dei a dica à minha mãe para ir à Makro ai em Braga procurar o javali :D depois logo te digo o que achei, mas a ver pelo aspecto da tua foto não devo ficar desiludida.
Beijinhos
Eu já vi javali à venda no pingo doce... congelado, mas já vi...
Muito boa esta tua receita... tem um ar caseirinho muito apetitoso!
Comi javali somente duas vezes na vida . Uma quando era bem novinha uns 17 anos pois achava exotico ;) e ha uns tres anos atrás no Sul da Argentina, perto de Bariloche.Sempre em restaurantes, Nunca vi em mercados por aqui
Beijos
gosto tanto de carne de javali!!! Desta forma nunca experimentei, mas parece-me, também, muito, muito bom!!
bjks
Aqui o javali está na moda, então é relativamente fácil encontrar, mas eu nunca os cozinhei. Quem sabe eu tento qualquer hora destas...
tenho um amigo caçador que de vez em quando me oferece uns pedaços de javali.
para a próxima vou usar esta tua receita.
Por aquí, só mesmo em restaurantes.Pois é considerado caça.Mas parabéns pelo prato, deve ter ficado uma delícia.Acho bastante saborosa a carne de javalí.Bjss
Confesso que sou bem cautelosa com carnes exóticas, mas não dá pra negar que esse teu prato é de salivar...
:)
O teu javali está com um aspécto divino!!!Já comi javali em Espanha cá já vi à venda no El Corte Inglês(no super claro)não comprei porque o pessoal cá de casa não é apreciador.Beijinhos carinhosos
Adoro carne de javali :)
Ameixa que maravilha o teu javali:) Tens muita sorte nas cunhas...eu adoro e como muitas vezes!Em restaurantes nada de comer javali...um beijinho Vitor:-))
Perto de ti... NUNCA conseguiria fazer dieta!!!
És uma perdição! :D
Parabéns!!
Nela, em Portugal ainda há alguns javalis selvagens à solta ;) Quando abre a época da caça é um fartote. O que eu comi foi criado em casa de uma amiga ;)
Martuxa, não sei se há alguma diferença do congelado para o fresco, mas acho que fica bom na mesma. O preço é que não sei se será agradável, nunca comprei, nem tenho ideia de quanto é :)
Alegna, para ser sincera nunca procurei porque a carne de cá de casa vem toda do talho. É provável que de vez em quando apareça :)
Sylvia, a primeira vez também comi num restaurante mas, caseiro e feito por nós é sempre outra coisa ;)
Gulodices, estufado fica muito bom. Se gostas de javali também vais gostar dele estufado :)
Ziza, se tiveres oportunidade experimenta :)
Risonha, estou a ver que também tens cunhas eh eh
Carmencita, javali é mesmo caça. Mas há quem os crie em casa como se criam os porcos :) O meu javali é de criação caseira.
Talula, esta carne é de confiança ;)
Isabel, esse teu pessoal nao sabe o que é bom ;)
debbie harry, bem vinda ao clube :)
Vitor, eu comi num restaurante mas, como já disse, em casa é outra coisa ;)
Ezequiel, obrigada (acho eu):) Mas eu sou a prova provada que não é preciso dieta. Como isto tudo e continuo peso pluma ;)
Abraços
Ameixinha você arrasou!!! Fiquei imaginado esse Java feio que é na mesa dos caras Obelix e Asterix, quanta comilança!!
Só comi umas duas vezes e gostei bastante, achei melhor que porco e mais saboroso também.
Seu prato está lindo, parabéns!
bjks
Hahahahahahaha!
Javalina foi ótimo Ameixinha!
Eu nunca comi javali, mas deve ser gostoso também, já que é parente do porco.
Mas uma coisa não concordei, os porquinho são lindooooooooos^^
Huahuahuahua...
Kisss pra ti^^
Ameixinha! Você aguçou a minha curiosidade agora... Tenho muita vontade de experimentar algumas carnes de caça, entre elas o javali! Já ouvi dizerem que é muito melor que o porco doméstico, então acho que vou gostar...
Beijinhos!
Há (boa) gente... com MUITA SORTE!!! :D
Já experimentei javali numa churrascaria mais chique, e realmente é uma carne muito boa, sabor marcante, semelhante ao porco. Acho que tudo vai do jeito que se prepara e também a origem da carne, que deve ser de boa procedência. A sua receita está ótima. Aqui no Brasil, podemos comprar em casas de carnes mais especializadas.
bjs
A carne de javali é deliciosa. Já não arranjo javali "a sério" há bastante tempo, mas no pingo doce costuma haver (congelado) e nem é mau de todo. Essa receita é porreira. No forno, com cuidado, consegue-se que a carne não fique muito seca. Uma alternativa interessante é fazer na púcara (mais ou menos como o frango na púcara). A carne fica macia e sápida.
donna dani, eu acho o javali mais saboroso que o porco. Alguma diferença ele tem que ter ;)
Axly, se não fosse Ameixinha seria Javalina eheh... Os porquinhos são lindinhos mas os crescidos nem por isso :)
Mari, este javali também era doméstico... mas nota-se bem a diferença entre a carne dele e a do porco. Quando tiveres oportunidade prova ;)
Ezequiel, é verdade, mas não há mal que sempre dure e bem que nunca acabe :)
Cláudia, eu acho a carne diferente e também vai da marinada e da forma de cozinhar :)
Cupido, enquanto fazia o javali lembrava-me de ti. Não sei se alguma vez postaste algo sobre javali. O que é certo é que Javali fez-me lembrar de ti, sem ofensa! eh eh
I'm back! :)
Comi apenas uma vez javali, em Gaia. Adorei! Tem uma carninha tão boa e tenrinha.
Manuela, bem vinda de volta :) O javali é realmente uma carne muito boa. Espero comer mais vezes ;)
Eu tenho muitos javalis aqui pelas minhas bandas...mas não os como hehe... e não sou vegetariana atenção...o teu prato está no entanto com um aspecto delicioso...bj
Samma, então não deves apreciar javali ou não há quem apanhe os bichinhos, não é?
Luciana, grelhado ainda não experimentei. Sei que assado também é bom ;)
Eu pessoalmente acho o javali um pouco adoçicado, nunca mais fiz, o teu tá com uma aparência deliciosa, bjs
Nani, por acaso não senti esse adoçicado. A carne é diferente, não sei se será mais adoçicado. Aqui todos gostamos ;)
Ameixa, nunca comi javali. Fique morrendo de vontade agora. vou ficar de olho quando andar por aí.
Valentina, aí talvez não seja dificil encontrar. É uma questão de estar atenta. Se puderes prova porque é muito bom :)
Enviar um comentário