sábado, 30 de agosto de 2008

Tofu com molho de limão


A Akemi do Pecado da Gula organizou um evento para homenagear a imigração japonesa no Brasil.


Ela propôs um evento de receitas fazendo uso de ingredientes que vieram da culinária japonesa. Pode ser doce, salgado, prato típico japonês ou melhor ainda, uma fusão com culinárias de outros países! O evento está aberto aos blogueiros e leitores que costumam comentar com frequência no Pecado da Gula até ao final do mês de Agosto.


Deixei tudo para a última da hora, pensei até não participar. Nunca tinha experimentado fazer algo com produtos típicos japoneses. Aqui é díficil encontrar o que é necessário para fazer algo tipicamente asiático. Mas só precisava de ter um ingrediente oriental e quando comprei a revista "Cozinhar sem stress" (confesso que stressei um bocadinho enquento fazia a receita eh eh) vi esta receita simpática e resolvi homenagear a Akemi que sempre me recebeu bem e é super simpática :)

A primeira vez que comi tofu não achei grande piada. Na altura da faculdade quando queríamos ir jantar ou almoçar fora acabavamos nas cantinas amarelas que serviam comida vegetariana. O dinheiro dos estudantes não dá para grandes jantaradas. O tofu era pálido e parecia borracha, não apreciei. Mas resolvi dar-lhe uma segunda oportunidade;)


Akemi aqui vai a participação da Amiexa-chan* ;)




Ingredientes:

300gr de tofu

1 l de água

1 c. (sopa) de molho de soja

1 folha de louro

1 cebola

2 dentes de alho

1 c. (sopa) de margarina de soja (usei normal)

2 ovos

1 limão

1 raminho de hortelã

sal e pimenta q.b


Preparação:

Corte o tofu em fatias e coza-as, durante 20 minutos, na água temperada com sal, pimenta, o molho de soja e a folha de louro. Retire o tofu e conserve-o quente.

Pique a cebola, os alhos e refogue-os na margarina. Regue-os depois com o caldo anterior e deixe cozinhar até obter um molho cremoso.

Incorpore os ovos, previamente batidos com o sumo de limão. Leve ao lume, sem parar de mexer, até engrossar. Por fim, rectifique os temperos.

Disponha no fundo do prato o molho e, por cima, as fatias de tofu. Decore com o ramo de hortelã.

Servi com arroz integral cozido em água e sal.


Desta vez ficou bem melhor com este molho cítrico. Para quem não gosta de tofu, pode cozer uma massa e misturar este molho. Aposto que fica uma delícia!




Andei à procura dos meus chopsticks e, na hora da foto, esqueci-me deles ;)

Comi de faca e garfo...
* Não é erro, é mesmo Amiexa-chan. Piada privada entre Akemi e eu :)

36 comentários:

Glau disse...

Ameixinha, também não sou muito fã de Tofu, mas gostei da maneira como vc preparou!

Bjos querida, Glau

Unknown disse...

eeeeeeeeeeeee
ameixaaaa ficou lindo!!!
estava esperando o seu post nesse novo intercâmbio :p
bjs amiga

Mari disse...

Tofu não me apetece muito, mas a fora como preparou me animou. Beijos, querida!

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha mas tu estás ficando mais que internacional até com as comidinhas...está lindo de morrer!!!Nunca comi mas deve ser muito bom a julgar pelas tuas fotos um beijinho Natércia...

Odete disse...

Menina, ao contrario eu gosto bastante de tofu, mas ate segunda ordem nao posso mais comer muito estrogeno, hein...Do jeito que fizeste ficou bem interessante.
beijo grande

edinha disse...

Nunca experimentei comer tofu.Já tenho pensado comprar mas no último momento desisto :)
Beijinho

Noémia disse...

Ameixinha,como sabes tofu cá em casa é o prato do dia!
O teu parece ter ficado bem apetitoso com esse molhinho bom.
(Finalmente experimentaste o molho de soja) :)

♥ mesa para 4 disse...

tofuuuu é que é um boadinho mais dificil de comer...já comi mais do que uma vez mas...mas de aspecto o teu parece delicioso...valeu !!

Os Olhos de Alice disse...

Tá bem na minha fase natural!!!
adorei
bjs

Akemi disse...

Ameixinha, fiquei tão feliz quando vc comentou que estava preparando uma receita para o evento! Muito obrigada de coração por esta linda e deliciosa colaboração! Eu adoro tofu de qualquer jeito mas esta sua versão é totalmente diferente. Fiquei curiosíssima para experimentar este molho cheio de temperos! Linda apresentação, mesmo sem os palitinhos! rss
Beijos querida amiga e bom final de semana! ;-)

ameixa seca disse...

Glau, o segredo está no molho ;)
Nana, depois de começar o intercambio, o difícil é parar eh eh
Mari, se não apetece não vai comer ;) Isto é só para quando dá vontade :)
Edinha, o tofu pode ser cozinhado como a batata... podes fazer de tudo. Toma o gosto dos ingredientes. Eu gostei com este molho :)
Noémia, eu sei que a tua filha é vegetariana :) Acho que ela é capaz de gostar desta receitinha eh eh Já experimentei o molho e já utilizei mais vezes ;)
Samma, não te convence não é? Eu acho que com os temperos certos fica tão bom quanto as outras comidinhas ;)
Alice, e este tofu é 100% biológico. Mais natural não há ;)
Akemi, sabes que o meu apreço por ti "obrigou-me" a preparar algo em tua honra. Fico sempre feliz quando passo no Pecado, porque fazes com que eu me sinta bem recebida :) Espero que este evento tenha cumprido o objectivo. Eu adorei cozinhar algo que no fundo também era para ti ;)
Bom fim de semana com muitos abraços

Dani Bros disse...

Consegui!!! Postei dois vídeo clips do Duran Duran, os melhoras do início da carreira.
Vejá lá no blog
Bjks

Dani Bros disse...

Uaaauuuu sua receita está um sonho e que monho delicioso!
Adoro essa musicaaa!!!!!!!!!!!!!!!!

Claudia Lima disse...

Eu tb não sou de tofu, só meu marido. Mas este molhinho deve ficar muito gostoso!
Boa sorte! :)

Téia disse...

Que diferente Ameixinha. Linda tua participação.Já eu gosto bastante de tofu. Vou experimentar. Bj lindinha.

Anónimo disse...

Eu adoro tofu, e vou fazer esta receita esta semena. Beijos

Dama do Lago disse...

Ficou com muito bom aspecto :)! Já agora e mudando de assunto... como vai o Luisinho?

Vitor disse...

Ameixa deve ter ficado uma maravilha!!!Nunca comi mas deve ser bom.Um beijinho Vitor:-))

ameixa seca disse...

donna dani passarei para ver o vídeo :) Obrigada!
Cláudia, o teu marido deve gostar desta receita. O molho é muito bom :)
Téia, obrigada. Experimenta que vais gostar ;)
Eli, obrigada pela visita. Se fizeres depois conta como ficou ;)
Dama, o Luísinho está lindo :) Gorducho mas não é para ir para o tacho! Em breve postarei uma foto dele ;)
Vitor, tens que provar para saber se gostas ;)

Sylvia disse...

Também nao gosto muito de tofu, nao, asm sei uma vantagem ele tem...ao nao ter gosto absorve bem os sabores. Gostei muito da receita
Bjs

Axly disse...

Yooooooooooo Ameixa-chan^^
Adorei tua idéia... realmente o tofu ficou super apetitoso^^
E com certeza, Akemi-sensei merece essa homenagem.
Kisss linda^^

Marula disse...

Ameixa, eu a-do-ro tofu! Acho que sou uma das únicas neste planeta!;0). Assim com limão, deve ficar divino!

Uma beijoca e boa semana!

Letícia disse...

Ah, gostei desse....foi como o meu, eu também acahva estranho puro, mas com o docinho de goiaba ficou legal. Esse molho deve ter ficado ótimo. Que bom que deste uma segunda chance a ele. Bjos.

ameixa seca disse...

Sylvia, a vantagem é toda essa, tomar o gosto dos outros alimentos :)
Axly, a Akemi merece tudo e muito mais. Ela é nota 10 como vocês dizem ;)
Marula, não és das únicas mas és das poucas eh eh
Letícia, eu acho super estranho puro. Mas misturado com outras coisas fica bom :)

carmencita disse...

Está maravilhoso o prato, e aposto que também está delicioso, eu gosto muito de tofú, é um prato leve e nutritivo.Bjss

ameixa seca disse...

Carmencita, eu fico muito mais saciada quando como tofu do que carne. É uma boa sensação :)

Valentina disse...

Uma coisa que amo nas viagens à Ásia é que o tofu por lá é maravilhoso. Aqui não se acha tantos tofus bons.Gostei muito da tua variação.

ameixa seca disse...

Valentina, que sorte! Eu adorava viajar até ao Oriente também ;)

RUTE disse...

E não é que já foste mesmo à Tofulândia um par de vezes!

Sinto-me como os maridos enganados, sou sempre a última a saber!

Acho que ficava bem nesta etiqueta: vegetarianas, uma sobremesa de tofú. Arranja lá uma para eu depois experimentar!

Gostei de todos estes pratos. Podes fazer qq um para o almoço, no dia em q eu for visitar-te. Não sou esquisita :-)))

ameixa seca disse...

Rute, só não vou à tofulândia mais vezes porque fica fora do meu orçamento :) Qualquer dia aventuro-me numa sobremesa!

RUTE disse...

Se fores muitas vezes à Tofulândia pássas a ter desconto de passageiro frequente LOLOLOL.

Estou a arquitectar mais uma sobremesa tofulandesa... Isto agora é até fartar :-))

ameixa seca disse...

Desconto só se for na tua terra :) Ainda vais enjoar de tofu! Encheste a despensa mulher :)

RUTE disse...

Não vou enjoar porque o tiramissú já fiz há 3 quinze dias, embora só tenha publicado agora, devido ao tema 1 filme=1 prato, ser mensal.

O Cheese cake tenho andado a comer desde sexta.

Acabei de confeccionar um Mango Mousse de tofú para levar para o almoço em casa da sogra. O que sobrar fica lá.

Mas tenho mais em fila de espera. Vai ser overdose :-S. Tofú Killer!

Não sabia que na tua terra o tofú é caro...aqui, 500 grs de tofú, biologico, no Continente, são 3 euros (+ou-).

ameixa seca disse...

Rute, para quem não recebe €€ ao fim do mês, 500g de tofú a 3€ não é uma prioridade quando vou às compras :)
Vou ver se já lá tens a mango mousse! Bom almoço ;)

RUTE disse...

E aqui venho eu para as salas do fundo "chat with you".

As salas mais actuais estão cheias!
Os teus artigos têm sempre lotação esgotada. O mais actual já vai em 71! Porra, se ganhasses dinheiro com isto já estávas rica :-))

Porque é que não pões essas tretas dos anuncios google e etc? Se há quem ponha é porque deve dar dinheiro, será!?

Qto ao tofú ser cáro...é verdade nesse contexto que mencionas. Também já tive um periodo da minha vida em que "ele", o guito, era curto e puxada imenso da imaginação para esticar o orçamento.

Beijinhos. Já publiquei mais uma scientific experience report.

ameixa seca disse...

Rute, se ganhasse dinheiro com cada comentário tinha uma vida desafogada he he Não ponho os anúncios porque odeio aquelas páginas pop-up que abrem e empancam tudo! Deixam-me possuída :) Espero que este período negro da minha vida comece a clarear em breve para ver se eu começo a provar outras coisinhas :)