sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Pensar azul e outras estórias









Esta é uma postagem comprida que, a maioria não vai ler tudinho mas, desde que entenda a mensagem eu já me dou por satisfeita he he

Desde que me lembro de ser eu - acreditem que tenho períodos de esquecimento porque a idade não perdoa ;) - que penso azul! E com muito gosto pois claro!!! Biba o Fê Cê Pê - O maiore clube de futebole do mundo e quiçá do planeta! :)

Acho que a preocupação com o ambiente vem, de certa forma, da minha preocupação com os animais. Porque os amo incondicionalmente e desejo que sejam felizes sem que padecem pelos erros cometidos por aqueles que se consideram racionais!
Aqui em casa faz-se reciclagem, armazena-se àgua da chuva, usam-se lampâdas amigas do ambiente, fecha-se a água enquanto se escovam os dentes, vamos à cidade de comboio ou a pé e o automóvel é apenas usado para ir às compras (a gasolina também está pela hora do diabo!), usa-se papel reciclado para impressão/fotocópias, a iogurteira permitiu reduzir a quantidade de embalagens que iam para o lixo, as cascas dos legumes e frutas são guardadas para alimentar um porquinho que uma vizinha tem, cortei as aromáticas que foram atacadas pelas malditas lagartas só para não usar insecticida, ao invés de comprar pacotinhos de bolachas para levar na bolsa, uso uns recipientes lindinhos cujo propósito é transportar bolachas (ver foto abaixo), assim poupo no dinheiro e o ambiente e etc...


Devo dizer que demorou convencer os meus pais - especialmente o meu pai que é teimoso como o raio - até adoptar certos comportamentos de modo a proteger o ambiente mas, com insistência lá conseguimos :)


A Kláudinha lançou este desafio - quem melhor que uma família de piratas, que navegam entre águas nem sempre calmas de espada à cinta, olho de vidro e cara de mau, para incentivar os amigos a poupar este planeta que é coberto por mais de 70% de água? Vamos ajudar esta causa pelo presente e, sobretudo pelo futuro.
O "memorando" diz assim:

«O desafio azul/pensar azul, surgiu de uma campanha de poupança de energia, e depressa ganhou terreno… pensar azul é muito mais que apagar as luzes, ou desligar computadores, pensar azul é uma maneira de estar e ver a vida, tentar defender o nosso maltratado planeta, quem pensa azul recicla, poupa água, tenta ser sustentável…
Este site tem dicas para “pensar azul” e tem até alguns posters e etiquetas em pdf que podem ser impressos e colados onde quiserem…

O meu sonho era que o “pensar azul” saltasse barreiras ainda maiores, passasse para casa, de casa para os amigos, dos amigos para o mundo, o nosso mundo que queremos proteger!!!
Foi então que tive esta ideia… e porque não usar o meio mais engraçado que conheço e que consegue chegar mais longe que alguma vez imaginei?...

Porque não lançar um desafio e pintar o nosso planeta de azul?

Assim começo aqui e hoje este desafio “pensar azul” … começa assim, este blog já foi tocado por este sentimento azul há algum tempo, este blog recicla e preocupa-se com o planeta, por isso sinto-me orgulhosa de usar este selo e de o passar a 3 blogs….

O meu desafio consiste em sensibilizar estes blogs a serem mais sustentáveis, a pensar mais azul… sei que muitos já o são, mas não tinham ainda uma palavra para o definir, uma camisola para vestir, cada um destes blogs pode usar o selo e partilhá-lo com outros… a ideia principal é tornar o planeta mais azul por isso há que levar esta mensagem bem longe…
Aqui está o link para os posters e etiquetas, talvez possam imprimir alguns e colar por aí…E quem sabe postar essas fotos? as ideias sei que não vão faltar :)»

E assim começa o desafio:
Jardim com Gatos - Gintoino

A arte dos trapinhos - Noémia

Manga com Pimenta - Nana


Considerem-se desafiados … acho que já pensam azul, só falta usar o selo e lançar esta aventura … até onde vamos chegar?

Deixo algumas fotos daquilo que vou fazendo cá em casa...




A queridíssima Janeca e a Anna atribuíram-me este selo e eu agradeço publicamente o gesto. O carinho é recíproco :)




É para passar a 4 blogueiras e eu vou passá-lo a algumas blogueiras que iniciaram os seus blogs há pouquinho tempo, uma forma de incentivo e um modo de dizer que não é por cá andarem há pouco tempo que o carinho é menor ;)



Assim este selinho vai para:


Vânia

Neyma

Karla

Gina



A Neyma, do blog Vó Mindoca: Memórias Gustativas, ofereceu-me este selo cujo conteúdo é muito verdadeiro... esta Ameixa investe na proximidade :) Eu tento fazer uma visita diária a todos os blogues que tenho na minha lista de favoritos, se eu não investisse na proximidade eu nem me daria ao trabalho de o fazer. Mas eu considero que a proximidade, o toque - mesmo que seja apenas virtual -, a comunicação faz as pessoas mais felizes, mais agradáveis, mais educadas, masi humanas! Eu acredito nisso... só isso explica todo o carinho que tenho recebido ao longo deste tempo, junto com as dezenas de comentários :)

Eu acredito que só colhemos aquilo que semeamos.
Este último selo é para todos aqueles que me sentem próxima (cuidado, não é desse modo que estão a pensar ok? he he), que me deixam comentários e para aqueles que me visitam e ainda não tiveram coragem de deixar uma palavrinha, mas que voltam sempre ;)
Espero que sejam todos felizes, que invistam na proximidade e que pensem/ajam azul ;)


Bom fim de semana!

41 comentários:

Nani disse...

Há muito que eu penso azul, e acho muito bom reforçar essa ideia porque infelizmente há muito boa gente que ainda não está convencida, e é nos pequenos gestos que está a grande diferenca, bom fim de semana, bjs

Eliana Scaramal disse...

Eu tento sempre pensar azul e fazer a minha parte!

www.saboresdalica.blogspot.com

Karla disse...

Oh Canelinha....antes de mais muito muito obrigada pelo selo...vou já por no meu cantinho...

Depois obrigada por Pensar Azul porque eu sinto-me um bocadinho madrinha desse desafio e outra coisa...simplesmente ADOREI as tuas caixinhas, até porque já me tinhas falado nelas, mas são muito mais fofas que as minhas =) posso perguntar onde compraste?

Beijinho gigante e obrigada mais uma vez

Elvira disse...

Acho a ideia bonita, mas não entendo como podem incentivar as pessoas a irem para um site onde se pode imprimir cartazes, folhetos e afins... Isso é totalmente anti-ecológico...

Beijinhos.

Canela disse...

Ameixa
Tenho 2 FCP's em minha casa...e só o Miguel é natural do Porto.
Eu penso azul mas nem sempre consigo agir em conformidade.
Quanto ao lixo há 9 anos que o reciclo,tenho a sorte de morar numa zona nova da cidade onde está implementado um sistema de rsu urbano,temos condutas proprias para a reciclagem que funcionam por sucção,mas mesmo com todas estas infraestruturas tenho vizinhos que nao o fazem...
Quanto ao carro,nao o utilizo ao fim de semana,ando de bicicleta,mas durante a semana é impossivel,pois moro em Lisboa e já trabalhei em sitios como Peniche,Alcochete,Sintra,fico 2anos no maximo enquanto fazemos a obra,só quando estive na Expo de 96 a 98 nao o usei.Os meus filhos já reciclam naturalmente pois cresceram com o exemplo dos pais.
Azul nao é só uma cor bonita,é a cor do ceu e dos oceanos do nosso planeta......que devemos preservar.

pipoka disse...

Quanto à protecção do ambiente, defendo que todos nós podemos fazer alguma coisa, mas é preciso agir de forma coerente...eu por exemplo embirro brutalmente com os pseudo ambientalistas que reciclam o lixo, mas na verdade, limitam-se a colocá-lo indiscriminadamente à volta dos pontos ecológicos, criando lixeiras a céu aberto.

Fiquei curiosa quanto às embalagens da última foto. O que são?

bjs

Vânia Costa disse...

obrigada ameixa, do fundo do coração... também te deixei o miminho no meu blog, claro que em retribuição, porque tu mereces!

também faço essas coisinhas todas cá em casa... excepto a do porquinho... não tenho nem aqui próximo quem tenha algum...

vamos pensar todos Azul!

Beijinos*

Kláudinha disse...

olá ameixinha obrigada :) a ideia da campanha não é ir a 1 site imprimir coisas.... a ideia é mostrarmos o pensar azul de alguma forma e nada melhor que as imagens que valem mil palavras estas fotos valem tudo... qd sugeri a impressão de etiquetas foi porque infelizmente algumas pessoas só se lembram de apagar a luz se lhes for pedido... sei por experiência própria que uma etiqueta junto a 1 interruptor fez milagres e sei que essa luz passou a estar sempre apagada :)

Isabel disse...

Eu também amo a natureza e acho que todos temos a obrigação de cuidar dela. Evito os desperdícios ao máximo, reciclo e também já consegui convencer o meu pai a reciclar.
Bjs

Mari Azevedo disse...

Ameixinha querida, por dificil que seja, tento também pensar azul e fazer minha parte pelo meio ambiente: separo o lixo, os banhos em casa são de 15 a 20 min., esse tipo de coisa.
Quanto aos demais prêmios, vc merece MUITO né minha flor... tanto carinho e carisma que vc transmite, nos recadinhos que sempre deixa, só podem ser retribuidos mesmo com muitos presentinhos e amor.
Super beijo pra ti, e ótima sexta!

Gina disse...

Muito obrigada, Ameixa, pelo selinho. Concordo com você que nossos blogs recentes já formaram um elo de amizade muito gostoso. Fico contente que você faça parte dele.
Aqui adotamos medidas para a reciclagem. Chegamos a ter racionamente de água há 2 anos, por isso adotamos o hábito de deixar um balde para recolher a água do chuveiro até que aqueça, em vez de ir pelo ralo abaixo... Moramos em sobrado e a água demora a aquecer. O racionamento acabou faz tempo, mas o hábito continuou.
Legal esse post! Quando vejo você falando de Sintra, Lisboa... que saudade já!
Bjs.

ameixa seca disse...

Nani, somos uma gota no oceano e por isso devemos educar os outros e mostrar-lhes como agir em conformidade com o planeta :)
Eliana, é um pensamento lindo ;)
Karla, eu comprei estas "ostras" numa promoção da tupperware, são super fashion he he
Elvira, mais do que uma ideia bonita, considero-a útil. A impressão de etiquetas tem um objectivo que não é fazer uma impressão indiscriminada. Eu, por exemplo, não imprimi nadinha. A mim basta-me dar um berro para apagarem as luzes ou fecharem as torneiras he he Mas compreendo o que dizes :)
Canela, então estás muito bem acompanhada :) Acho que nenhum de nós, nos dias que correm, conseguem agir 100% ecologicamente, porque não existem outras opções mais viáveis. Com este post não pretendo dizer que sou a menina perfeita e que protege o ambiente a 100%, porque não sou, mas faço os possíveis e o que está ao meu alcance para minimizar as consequências nefastas ;)
Pipoka, isso eu não faço. Tenho a sorte de ter um ecoponto ao pé de casa que está sempre limpinho e pronto a ser utilizado. Mas concordo contigo! É como muita gente que eu conheço que diz que gosta de animais, mas são capazes de afogá-los à nascença só por serem do sexo feminino. Para mim não gostam e ponto final! As embalagens são caixinhas pequeninas para eu colocar os meus biscoitos e bolachas. Quando saio de casa levo uma cheia e posso comer onde me apetecer sem ter que ir à pastelaria e sem ter que comprar aquelas embalagens de bolachas que vêm em pacotinhos de 4/5 bolachas cada :)
Vãnia, obrigada! A do porquinho só mesmo nesta minha aldeia onde os vizinhos criam animaizinhos he he
Kláudinha, eu entendi o objectivo. Não imprimi nada. Acho que ninguém vai imprimir indescriminadamente. Esqueci-me de dizer que eu não imprimo nenhuma receita que encontro na net. Tenho um caderninho onde escrevo as receitas que vejo na net :) Porque eu tento ser um azul bonito ;)
Isabel, chegamos a uma altura que também temos que retribuir a educação que recebemos ;)
Mari, se todos tentássemos o planeta seria bem mais azul :) Muito obrigada pelo carinho :)
Gina, esqueci isso de armazenar a água enquanto ela aquece... no Inverno ela demora mais para aquecer e podemos usar essa água para regar, para lavar os dentes e etc :) Eu não estou a falar de Sintra, Lisboa he he... eu vivo mais a Norte no distrito de Braga ;)

Axly disse...

É isso ai Ameixinha, vamos cuidade direito da nossa casa que já sofreu demais!
Pensar azul é preciso^^
Kisss!

Carla disse...

Engraçado, aqui em casa foi ao contrário. A reciclagem começou nos meus pais que depois nos ensinaram =)

Adorei o post!

bjs

edinha disse...

Completamente de acordo com tudo o que escreveste :)
Às vezes temos hábitos e custa a mudá-los mas se não se fizer um esforço daqui a uns anitos este nosso planeta não estará em boas condições .No entanto acho que a pouco e pouco as pessoas se estão a mentalizar que é preciso agir.
Beijinho

Odete disse...

Iniciativa louvavel. E acho que umas etiquetas ajudam a lembrar e da ate dar uma forcadinha a quem nao esta acostumado.
Felizmente ja estou nessa longa estrada ha um bom tempo tentando fazer o melhor e cada dia aprendo que posso fazer mais.

Muito bem Ameixa.

Bjs e bom fim de semana

Nela disse...

Pões é, cá em casa toda a gente faz a separação do lixo, e claro que para o meio ambiente é bom, mas também e já que estamos a ajudar, nos podiam tirar certas tarifas que aparecem , na conta da água por ex.o poupar, para nosso bem é, porque da maneira que as coisa estão, não podemos fazer outra coisa, poupar a água, a luz, até na comida, quanto a gasolina nem se fala, e andar a pé faz bem á saude.Mas claro para pessoas que trabalhem perto, ou que lhes dá jeito, porque conheço muitas pessoas que são obrigadas a deslocar-se de carro, para as zonas claro onde trabalham.AZUL ADORO E ACHO UMA ÓPIMA IDEIA,beijinhos.

ameixa seca disse...

Axly, esse é o pensamento necessário: esta casa azul é de todos nós :)
Carla, parabéns aos teus pais! Aqui na minha aldeia tem sido ao contrário ;)
Edinha, custa um bocadinho mas compensa. Confesso que só há poucos anos temos aqui ecoponto. O mais próximo ficava a 2km e isso não ajudava nada. Também é preciso que existam meios para fazermos o correcto :)
Odete, também achei uma óptima iniciativa, por isso resolvi dar conhecimento :)
Nela, concordo em absoluto contigo. Essas taxas camarárias deveriam baixar. Seria um grande incentivo para toda a gente :)

Bergamo disse...

Excelente post....ações sensíveis...
Parabéns!!!!
Abraços :)

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Ameixa eu penso azul(acho eu)pelo menos esforço-me:)Então os filhos pensam mesmo .Adorei o poste parabéns menina:)))Beijinhos carinhosos

Talula disse...

Eu gosto tanto dos teus posts... eles me fazem ter fé nas pessoas, sabe?
Um beijo, querida

Cláudia M. disse...

Ameixinha, és azul e acho que és a MÁIOR (apesar de não concordar em relação ao FCP, desculpa lá...)
[Agora, aqui que ninguém nos ouve, e "off the record": parabéns também pela tua diplomacia com quem anda um pouco "incomodado".]
Beijocas

Mamã Catarina disse...

Eu penso azul desde há muito tempo, e sempre tive tendência para reciclar! Posso mudar de casa muitas vezes, mas os meus baldinhos de reciclados vão sempre comigo :)

E mais, tento incutir o hábito da reciclagem nas minhas filhotas! E elas, mesmo que pequeninas, lá vão aprendendo e praticando :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Noémia disse...

Querida Ameixa, fico sensibilizada por te teres lembrado de mim quando pensaste azul,obrigada pelo selinho! Eu também penso azul (escuro de perferência, com riscas brancas)o azul bébé do último jogo deu no que deu.
Falando sério acho muito importante e que nunca é de mais passar esta mensagem de que o mundo é de todos e de que é responsabilidade de todos mantê-lo nas melhores condições o máximo de tempo possível.

ameixa seca disse...

Bergamo, obrigada. Sei que pensas azul e acho que a Noémia passou-te o desafio :)
Isabel, muito obrigada por teres visitado o meu blogue neste momento complicado para ti. Significa muito para mim :) Muito obrigada pelas tuas palavras tão queridas!
Talula, este teu comentário comoveu-me... estou super emocionada com as tuas palavras. Muito obrigada...estou toda choramingona aqui :)
Cláudia M., maior não devo ser que eu sou pequenita he he Obrigada pelo "off the record" ;)
Catarina, és só tu e eu... os baldes já ninguém mos tira he he
As pequeninas vão ser adultas responsáveis e inteligentes, está visto ;)
Noémia, claro que me lembrei de ti, companheira azul de clube e de pensamento (eu sabia) e agora sei que tens cabritas... estou meia possuída com a informação he he Do azul bebé nem vale a pena falar. Vamos esquecer que é melhor! Acho essencial que se alerte para estes assuntos tão importantes e precisos :)
Abraço a todos!

Akemi disse...

Ameixa, li todo seu texto lindo e fico feliz de ver que a cada dia as pessoas têm se conscientizado mais com a necessidade de ajudar o planeta! Aqui todo o lixo é reciclado, achava uma chatice no começo mas hoje vejo sua importância. Também faço minha parte no que é possível e torço para que muitas outras pessoas pensem azul também! Parabéns pela iniciativa, querida!

ameixa seca disse...

Akemi, era óptimo se todo o lixo daqui fosse reciclado! Eu ficom com a minha consciência mais tranquilo e sinto-me mais feliz ao sabor que estou a contribuir para um planeta mais azul e para uma humanidade mais respeitadora e educada :) Muito obrigada Akemi!

menoscaloriasmaisvida disse...

Ameixa,
li o post todinho... Mereceu a minha atenção. Excelente ideia. Julgo que vai sensibilizar muitas pessoas para a perspectiva amiga do ambiente e julgo que vão sair muitas ideias imaginativas de poupaça deste desafio.
Eu já reciclo há muitos anos, poupo água, procuro produtos que tenho só uma embalagem (e não duas ou três) para evitar desperdícios, uso vários ecobags para ir às compras, também uso umas caixas para levar as merendas quando saio, recentemente mudei as lâmpadas cá de casa, etc.
Parabéns pela ideia.
Um beijinho.
Susana.

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!!!

Mas que iniciativas tão azuis!...
...Até me senti envergonhada por não fazer nem metade do que tu fazes!...tenho que começar a ser mais "azul"...dem dúvida que sim!
Obrigada por este incentivo!:)

ameixa seca disse...

Susana, obrigada por leres o post todinho! Esqueci-me dessa parte das ecobags que até andam tão na moda e eu até tenho uma muito gira... é tanta coisa que algumas passaram-me ao lado :)
Leonor, toma a iniciativa como um incentivo a ser mais azul :)

Mundo de Alice disse...

Ameixa, quanto mais te conheço mais te admiro!!! Tu és uma gota muito importante em nosso oceano!!
Eu tento ser azul...separamos o lixo, uso ecobag, a minha sobrinha Chris fica gritando para apagarmos as luzes, até a conta baixou, só uso pilhas recarregáveis,pequenas coisas e atos diários que se cada um fizer a sua parte o planeta vai agradecer. Confesso que sou indisciplinada com as torneiras!!! gasto água demais, mas ainda posso mudar. Obrigada por vc ser assim!!
beijos e bom final de semana

ameixa seca disse...

Alice, muito obrigada pelas palavras super carinhosas :) Eu achei que este post ia passar ao lado de muita gente... mas tenho tido os comentários mais bonitos com ele e isso é maravilhoso! Eu sou tal e qual a Chris he he Eu berro e sou chata até que apaguem as luzes e fechem as torneiras ;)

Karla disse...

Eu também só uso quase sacos de tecido para as compras e claro...para levar o meu almoço =)
Tenho uma ideia...e se um dia fizessemos um post ou um mini desafio sobre eco bags...E dávamos a conhecer os nossos saquinhos catitas ;)

beijinho

P.s.: fiquei fascinada com as tuas ostras para bolachas...

ameixa seca disse...

Karla, é uma boa ideia :) Um dia destes fazemos isso... mas tenho que arranjar uma ecobag que não faça publicidade a nenhuma empresa he he A que tenho é muito bonita mas faz publicidade a uma empresa ;) As minhas ostras são um mimo não são? Ainda por cima arranjei-as a um bom preço ;)

Nysa disse...

acho bem o que fazes para o nosso planeta. aqui na alemanha já fui muito cedo sensibilizada para tal. lembro-me de me zangar com os meus primos que deitava embalagens de bebidas do carro para fora quando íamos a algum lado, enquanto eu procurava sempre o próximo balde do lixo. ainda bem que as coisas mudaram bastanste!!!

ameixa seca disse...

Nysa, eu guardo o lixo na minha bolsa até encontrar um sítio próprio para o colocar. Se os pais fizessem isso... os filhos também o fariam :)

Maluxa disse...

Oi
Que post fantastico
Bom sinal..as pessoas estao cada x mais conscientes de que temos de ajudar , com pekenos grandes gestos!!!
Eu reciclo ha algum tempo, mas axo que seria mais facil se o lixo fosse recolhido , alternadamente, porta a porta!! Nao havia a desclpa de tar longe do eco-ponto ,etcc
So ainda nao consigo fazer isso da agua do banho,mas tb sou de duxes bem rapidos !!! e coloquei uma garrafa Pet1,5L xeia de agua dentro do auto-clismo..sempre se poupa um poukinho!!!
Compras com eco-bags e carrinho com rodinhas ..poupo sacos e a coluna :)
Parabens
E boa reciclagem a tods ;)

Abraço
Maluxa

ameixa seca disse...

Maluxa, recolher o lixo de porta em porta envolve gasolina e isso seria mais prejudicial para o ambiente. Esqueci essa da garrafa no depósito do autoclismo. Também tenho :)

Maluxa disse...

Oi Ameixinha
Nao conheço a realidade daí
Mas aki e noutras lokalidades era perfeitamente viavel ...a recolha seria alternada com o lixo comum e organico (como ja se faz noutros paises) em que um dia passam e recolhem o plastico e o vidro ..outro dia o papel..e no outro o organico!!!
E o combustivel ,nao tem necessariamente de ser gasolina!!
A CM de Mafra tem a sua frota de veiculos a combustivel de oleo de cozinha reciclado!!!
Axo k devia ser assim em todas as Camaras e nao so claro!!!
O k axas(acham)???

Como ves ...quando o Homem quer
O Mundo pula e avança :)))

Eu tb sou FCP(apesar de alfacinha) e adoro o Mar..mas prefiro pensar verdinho ..adoro o verde da Natureza
:)))

ameixa seca disse...

Maluxo, ao invés de se gastar dinheiros noutras coisas que nem ajudam a comunidade... essa ideia dos carros movidos a óleo de cozinha reciclado era perfeita! Concordo a 100% :)

ameixa seca disse...

*Maluxa :)