quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Farofa de bacon



Depois dos dias de chuva intensa e da ventania desalmada, depois da neura de ontem com o blog, nada melhor que festejar o sol e o bom tempo do que uma bela farofa com feijão :)

Eu hoje até parecia que tinha ido parar ao Brasil com o calorzinho que cá fez, dei corda às botas e fui fazer uns km a pé para descomprimir!
Desde que provamos comida brasileira cá em casa, que não queremos outra coisa... ele é feijão, ele é mandioca (farinha e pau, salvo seja!), só não entramos na caipirinha senão ainda ficamos mais alucinadas do que o que já somos, e isso não convém!

A farofa com feijão é um prato bastante simples de fazer e muito versátil. Desta vez decidi experimentar a receita que vinha na parte de trás do pacote de farinha de mandioca. Não ficou bom, ficou espectacular ;)

Ingredientes:
Farinha de mandioca
200g de toucinho fumado (bacon)
2 ovos
2 colheres de manteiga ou margarina
1 cebola ralada
salsa e cebolinha picadas (usei apenas salsa)
meio pimento verde (acrescentei eu)
1 lata pequena de cogumelos laminados (acrescentei eu)

Preparação:
1. Frite o bacon, os cogumelos, o pimento e a cebola na manteiga até ficar corado.
2. Acrescente os ovos levemente mexidos, a salsa e a cebolinha picadas. Mexa para incorporar.
3. Adicione farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre, até obter uma farofa solta.

A receita do feijão preto que eu faço está aqui.

E agora vou responder ao desafio que a minha querida me passou. Isto foi para me picar de certezinha, para ver como é que eu ia safar-me desta. É que o desafio consiste em falarmos dos pecados capitais... admitir se somos santas ou pecadoras, se somos verdadeiramente possuídas como alguns pensam he he No meu ponto de vista, eu acho que querem é dar uma de padrecos e ouvir/ler as confissões do pessoal :)

Eu vou entrar no jogo e fazer a vontade, mas nem era preciso... já meio mundo sabe que eu fui expulsa da igreja pelo padre da minha freguesia he he Resumindo: se os Padres têm essa relação que dizem ter com Deus, o que me expulsou já deve ter metido uma cunha e eu vou direitinha para o Inferno.

O bom disto tudo é que vou encontrar muitos de vós lá he he Até jáaaaaa :)

As regras são:
Postar sobre a nossa relação com os pecados capitais
Nomear oito blogs para responder ao desafio (sou muito pouco vocacionada para ouvir confissões e estou habituada a que me paguem para isso he he, não vou passar a ninguém)

Gula - Tenho uma óptima relação com ela... somos grandes amigas do peito, neste caso, amigas de estômago!

Ira – Eu sou irada por natureza! Sou mesmo, fervo em pouca água (sou uma espécie de chaleira, só não assobio porque não sei he he) quando me tiram do sério! Não sou capaz de engolir sapos, de ter uma úlcera nervosa, de ficar deprimida só porque há gente que não tem o minímo de respeito pelos outros. Tenho ódio de certas coisas, situações e até pessoas, porque há muita gente má nesse mundo fora! Ainda não contei que já fui a tribunal e sentei o rabiosque no banquinho dos réus, pois não? Bem... fica para outra oportunidade! Não se metam comigo que eu não sou boa peça he he

Avareza- Eu cobiço um salário ao Governo. Mas os gajos parece que são mais avarentos que eu e não querem dar nem um tostão. Sou despegada de bens materiais mas ninguém anda nú, nem vive de ar e vento, certo?

Inveja - Então não tenho? Tenho inveja de certas pessoas que parece que nasceram com o rabiosque virado para a lua. Gostava de ter o mesmo que eles têm e isso não é, obrigatoriamente, mau nem pecaminoso. Pode até impulsionar a nossa motivação a conseguir o que tanto desejamos.

Soberba/Orgulho – Tenho orgulho em certas coisas que consegui, em determinados gestos que faço, em ser a pessoa que sou. Mas não é esse orgulho que me faz perder a humildade. Esse orgulho faz-me ter a auto-estima necessária para me sentir bem comigo e com os outros!

Luxúria – Cada vez menos, a idade pesa e as hormonas vão definhando he he Mas prevejo muita luxúria no sábado, né? Eu cá vou estar em paz, já me bastam as proteínas aos pulos :)

Preguiça – De vez em quando tenho muita preguiça. Quando andei no primeiro ciclo, no 2º ano, tive uma professora fabulástica (tipo bruxa má) que disse que eu tinha preguicite aguda :) Mas a senhora tinha um filho de 4 anos que só comia se fosse ela a meter-lhe a comidinha na boca! Resultado: eu saí dessa escola, não reprovei nenhum ano mas ela, passado uns anos, foi expulsa. Cá se fazem cá se pagam! Aguda não tenho... se calhar é grave :) Mas nunca deixo nada por fazer!


Pronto, já sabem mais um bocadinho de mim. Quem é que vai tomar um cházinho comigo lá para os lados do Inferno?

59 comentários:

Joaninha disse...

Ameixinha, nem de propósito!!! Ando desde o fim de semana a pensar em farófia... desde que vi uma receita de farófia de azeitona que ando com vontade de a comer! :) Adoro, e esse feijãozinho?!?!? Ai que maravilha! ;)
Beijinhos

Paula disse...

ohpah.......ha coisas do diabo mesmo...escrevi um post enorme clico e puff desaparece ? mau maria ! mas resumindo e nao baralhando de novo : tal como tu minha querida vou directinha po inferno ! mas deixa la k o ceu deve ser uma monotonia :) nao conheceria la ng, logo o melhor eh ser recambiada num ai, pecados e pecadilhos nao me faltam ,logo nem aspiro nem sonho com o ceu , nem o dos pardais ahahahahaah
qto ao petisquinho : hmmmmmm hmmmmmmmm
vou ver se encontro essa farinha deve haver ne ???
qto a sabado : tou como tu ! vai ser um dia calminho..acho k vamos dar uma volta se a minha perna o permitir, mas jantar eh ca em casa, nao temos pachorra pa jantares caros e filas em restaurantes :poupem me ! lol
beijinhos minha querida diabinha junior aqui da senior !

Raspas de Laranja disse...

Gostas de comida brasileira? Não és nada burra não senhor. Mas olha que uma caipirinha a acompanhar esse magnifico feijão, ía mesmo bem! Gostei da tua 'ralação' com os sete pecados! Bjs

Karla disse...

Hmmmm bem para começar! Tou toda contente por não ser o comentário cinquenta e muitos, tou contente porque está sol e tou contente porque gostei das tuas farofas...
Ora o inferno, pq não??? Deve ser animado ;)

beijinhos

Clarissa disse...

Eu amo farofa! Ai que delícia...

Xana Bértolo disse...

Convenceste-me logo com a foto... Mas depois ao ler a receita e o veredito... Terei de experimentar... Também adoro comidinha brasileira :)
bjinhus

Noémia disse...

Olha minha querida, temos mais umas coisitas em comum!
Ao ler a tua relação com a ira e com a soberba revi-me completamente!
Quanto à luxúria não sejas modesta, que com a tua idade ainda tens muito que andar para merecer o inferno.;)
Quanto à avareza, tens alguma dúvida que do governo ninguém leva nada? Tu não vês que é preciso poupar uns tostões para o TGV!
Abraços.

Noémia disse...

Esqueci-me de te dizer que as boas meninas vão para o céu e as más...para todo o lado!

Gina disse...

Ameixa, querida, estou de volta e me deliciando aqui com seu post.
Vim agradecer o desejo de boa viagem e dizer que aproveitei bem esse tempo com meus familiares, sobretudo com meus pais. Mas parece que o tempo é sempre pouco e fica uma sensação de que faltou alguma coisa...Aguarde o post das novidades da viagem.
Nossas farofas são irresistíveis, não? E são uma companhia ótima para muitos pratos.
Ameixa, quem não tem os seus pecadinhos, não é?
Bjs, querida!

K disse...

AI, QUERES ME MATAR, JÁ COMEÇO A PENSAR NA FEIJOADA, NO FEIJÃO COM PALMITO DA MINHA TERRA, PENA QUE ESTOU DERRETENDO DE CALOR E ESSES PRATOS NÃO ME FARIAM BEM.
VOU CONFESSAR UMA COISA, ESTOU COM UMA INVEJA BOA DE VCS TODAS QUE PUBLICAM ESSAS RECEITAS MARAVILHOSAS E ACHO Q VOU TAMBÉM CONTAR MINHAS "FOLIAS GASTRONOMICAS"
UM BEIJO NO CORAÇÃO AMEIXINHA

Rita disse...

So tenho uma palavra para descrever: Apetitoso!

Drika disse...

Hum...Adoro uma farofinha. E essa que você fez,com bacon e ovos, realmente deve ter ficado uma delícia!!

ameixa seca disse...

Joaninha, farófia é doce e é nosso :) Tens que fazer uma farofinha... eu adoro isto!
Paulinha, antes de irmos para lá temos que combinar o que vamos levar para o chá :) Essa farinha deves encontrar. Se não encontrares, diz-me que eu envio-te um pacotinho ;)
Zé, tinhas dúvidas acerca da burrice? Até parece! Estou no intercâmbio por alguma razão :)
Karla, fico contente por estares contente :)
Clarissa, também eu :)
Xana, quando experimentares não vais querer outra coisa ;)
Noémia, eu acho que se fosses gajo eras a minha alma gémea! A minha luxúria ia estar bem mais em alta he he Há quem diga que eu sou uma mistura entre Jesus Cristo e Mário Soares: o primeiro está em todo o lado e o segundo já esteve he he
Gina, já vi o encontro no blog da Neyma :) Que bom! Não são só as farofas que são irresistíveis. Há muita coisa boa :)
Karoline, eu acho boa ideia. Mostra as coisas que fazes por aí :)
Rita, excelente palavra :)
Drika, ficou e o aspecto diz quase tudo ;)

saltapocinhas disse...

nunca fiz destes pratos, um dia destes tenho de perder o medo e experimentar!!

e...
tens de contar essa do tribunal, sua arruaceira!!

Unknown disse...

Menina, hoje você tá inspirada hein? Ótimo post.



Bjus

Os Olhos de Alice disse...

Ameixinha só falta vcs virem ao Brasil!! Podes ficar aqui em casa!
Mas vamos beber caipirinhas, hehe
esta farofa de bacon é de enlouquecer mesmo!!!
bjs

Delícias e Talentos disse...

Ainda não confecionei a amiga farofa, mas já comi num rodízio, e até gostei. Vamos ver com esta receitinha de bacon, que parece deliciosa (e se o dizes eu acredito), como é aceite cá pela malta...
Pois...e tens razão, o desapego não "enche barriga", infelizmente! lol:)

Catarina Santos disse...

Bom, eu cá ainda não me estreei com produtos tipicamente brasileiros... tais como farofa, mandioca e outros! Apesar de ouvir falar bastante bem e haver cada vez mais adeptos :)

Por acaso tinha ideia que fosses muito calma e pacata! Parece que me enganei e acredita, revi-me muito em ti! Sou super teimosa, impulsiva, refilona, vingativa... muitos defeitos juntos! Tantos que, e a passar o que tu passaste, tinha mandado o Padre dar uma curva, sem dó nem piedade :)

Beijinhos e boa semana!!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Que parto lindo...me espera pro jantar! hehehehehe

bjsssssssssssss

Claudia Lima disse...

Ameixinha adorei esta farofinha. Fiquei até com vontade de fazer feijõ preto tb, está muito apetitoso.
Pode contar comigo para tomar um chazinho lá no inferno que é para lá que de certo tb vou, hehehe... Assim sendo vamos de Chá Gelado!
Bjs :)

Isabel Salvador disse...

que maravilha ameixinha,nunca provei mas tem cá um aspecto divinal,jinhos querida e obrigada pelas tuas histórias fantásticas

Raspas de Laranja disse...

Ameixa: Essa do padreco não pega. Até andei num colégio de freiras, mas do resto pouco ficou... Nah!

Raspas de Laranja disse...

Nao nunca tive duvidas, eu sei que és bem espertinha! Lol. Bjs

Abóbora Amarelinha disse...

...A idade já pesa! tché...vejam bem!
Nunca fiz farofa assim tão elaborada, só frito o alho,cebola e bacon, e a farinha.
nunca reparei na receita do pacote, vou começar a reparar mais nos pacotes.
Gostei da tua relação com os pecados capitais.
E quanto ao cházinho! se fosse um copito de vinho tinto sabia quem ia contigo...agora chá, não sei!
beijitos

Luciana B. disse...

Hahahahahahahahaaaaaa!

Ai Ameixa, você e a Nana são duas pândegas (é assim que se fala em Portugal não é?) :D

Olha, fiquei boba já quando abri a foto do seu prato... super brasileiro e lindo! Aprendi a fazer uma farofa com a Ameixa, que coisa!! :)

Só dá para saber que é de uma portuguesa porque tem PÃO no lugar do ARROZ :)) Hahahahahahaaaa!

Beijinhos! Adoooooro seu blog!

Lete´s do it! disse...

"Vai de retro!!!"
Pode ser um café?
;)!!!

Unknown disse...

Amiga, toda vez que eu faço farofa lembro de vc rs
Bjs

Cris disse...

Ameixinha, você agora deixou as amigas brasileiras super felizes com esta receita e claro esta farofa tá muito mais incrementada que a que fazemos. Pois pode parar aqui quando quiser que vai ter muitas cidades para conhecer com tantas blogueiras que gostam de você. Bjs!

Sylvia disse...

Nos so sentimos falta do que nao temos, ehoje eumorria por um prato de feijoada com farofa,Otimo seu post
Dei muita risada com o seu medo no blog,e ate escrevestes en letras grandes pedindo ajuda.Ri, porque eu sou igual, ligo para meu marido , escrevo para amigos e fico numa neura só, pensando "Pronto! Estraguei o blog!"hahah Ainda bem que pra tudo tem sempre uma solucao
Beijos

Maggie disse...

Também não resisto aos paladares da comida brasileira... e então farofa e feijão...
Para mim pode ser com caipirinha, se faz favor.
Bjs

edinha disse...

Nunca fiz farofa nem nunca usei farinha de mandioca mas esta tua está muito apetitosa até fiquei com vontade de experimentar :)
Beijinho

Amélia Batista disse...

Adoro farofa!!!
No entanto nunca fiz nem nunca comi cá em portugal.
Agora quando estive no Brasil, deliciei-me com farofa. Aliás. toda a comida do nordeste brasileiro é de se lhe tirar o chapéu.
Beijinho.

Maria Vitamina disse...

Nunca comi farofa, nem sabia que era tão fácil de fazer, agora desse feijão já tenho saudades... e boas recordações!
Bjinhos

Baú da Conceição disse...

Que farofa colorida, bem apetitosa, ando com bontade de fazer um feijãozinho preto, acho que me vou levar na corrente.
Beijinhos

Adriana disse...

Adro,amo,sou desesperada em farofa...imagine como purasem nenhum acompanhamento..já anotei e farei este fim de semana!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Tanto sabor brasileiro...acho que só falta mesmo um samba para partirmos para o outro lado do planeta...:)

Beijo!

risonha disse...

a tua farofa ficou espectacular...
gostei de ler os teus pecados... lol

anna disse...

Nunca, nunquinha comi farofa... mas tem um excelente aspecto esta que fizeste.
Beijinhos.

Isabel (pipoka) disse...

Fez-me lembrar o feijão tropeiro que tive o mprazer de fazer para o Intercâmbio Culinário.

bjs

Mari disse...

Opa! Farofa é comigo mesmo.

Carlota e a Turmalina disse...

Hhahaha...pode contar comigo prô tal cházinho...
Bjosss

ameixa seca disse...

Saltapocinhas, farofa não mete medo e é tãooo fácil de fazer :) Eu não sou arruaceira mas se pegarem comigo têm que estar preparados para a guerra he he
Ana, há dias assim ;)
Alice, não tem como fugir da caipirinha no Brasil né? Obrigada pela hospitalidade :)
Mary, a farofa feita por nós ganha mais qualidade :)
Catarina, devias começar e devia ser no intercâmbio ;) Sou muito calma, pacata e tranquila. O problema é quando pegam comigo, quando não me respeitam, aí eu perco a calma toda e fico enfurecida :) Ao padre virei as costas porque fujo dos problemas, mas se me tocam estão lixados comigo!
Anita, fica mesmo muito fotogénica a farofa :)
Cláudia, amanhã vou repor o stock de feijão preto he he Vamos de chá geladinho mesmo!
Belinha, tens que fazer... é tãoooo bom :)
Zé, tu num colégio de freiras? He he Inimaginável :)
Abóbora, isto é farofa elaborada? Já fiz mais complicada. Acho até bem simples mas o sabor é fantástico :) Acho que no inferno vamos ter tempo de beber um bocadito de tudo para ver se apagamos o fogo. O alcóol está proibido senão pegamos ainda mais fogo aquilo :)
Luciana B., é somos pândegas hi hi Que duas, né? Eu não vou muito em arroz, sou mais de batata. Pão molhadinho no feijão é uma delícia :)
Lete, é o que quiseres menos de retro que isso pode ser perigoso :)
Nana, viciei :)
Cris, que bom que ficam felizes. Eu fico muito feliz de comer estas coisas boas ;) Adoraria conhecer todas vocês... ia ser uma grande festa!
Sylvia, mas podes fazer aí, né? Nunca é igual mas dá para matar saudades :) Eu stressei com isso do blog, não entendo nada de tecnologia!
Maggie, com caipirinha eu nem chego à hora do jantar he he
Edinha, tens mesmo que experimentar. Aqui em casa tudo adorei. O meu pai que é esquesitinho até lambei os beiços :)
AB, nem acredito! E eu que nunca fui ao Brasil farto-me de comer farofas :)
Moonlight, feijao com farofa é delicioso :)
Débora, vou lá passar. Obrigada :)
Conceição, esta corrente não é perigosa... deixa-te levar :)
Adriana, se não tiver acompanhamento eu também a como assim :)
Leonor, eu sou mais de bossa nova mas, se for preciso, entro num samba :)
Risonha, eu gostei de escrevê-los. Não sei é se vou gostar quando chegar ao inferno hi hi
Anna, tens que fazer, acho que vais gostar. Podes usar cogumelos e camarões he he
Pipoka, ainda não fiz o tropeiro mas tenho a receita :)
Mari, comigo também :)
Turmalina, encontramo-nos por lá :)

Cininha disse...

Olá Ameixinha eu vou contigo na boa para o inferno, até porque no céu não encontravamos lá ninguem conhecido e isso era uma seca hehe.
Quanto a estas comidinhas brasileiras eu adoro comer em restaurante, mas nunca me aventurei a fazer!!tenho que experimentar.
bjinhos

CrisB disse...

Ameixa, assim que vi esse feijão fiquei com água na boca. É que não posso ver feijão e grão. Quando trabalhava em Lx, pedia sempre no refeitório para porem um bocadinho de feijão ou grão no meu prato, ligasse ou não com o resto da comida, hehe.
Continua a ser assim como és. Se fores parar ao inferno, concerteza que será por engano e mandam-te embora logo a seguir.
Uma beijoca
Cris

Helena disse...

Ameixinha
Adoro farofa,já guardei a receita para fazer.
Achas que no inferno há chazinhos?Uma caipirinha ainda ía.... ;)

Unknown disse...

Que falha imperdoável... nunca comi farofa!
Farofa no pacote??? Ai deve ser sono ou escapou-me aqui qualquer coisita eheheh

Míuda pah, já foi embora a chuva, o sol tem brilhado, faz lá uma viagem até à Tasca, tens lá um desafio ;)

ameixa seca disse...

Alcina, se gostaste no restarante também vais gostar em casa, feita por ti :)
Cris, já somos duas. Adoro leguminosas especialmente feijão e grão ;) Se calhar vou ser recambiada mesmo do Inferno, não devem aturar um feitiozinho como o meu lá he he
Canela, como se costuma dizer: no Inferno há de tudo :)
Cenourita, farofa de pacote... não é no pacote. Ai ai ai!!! Vou tirar a foto ao frigorifico mas não há grande coisa para ver :) Obrigadinha!

Emília disse...

Ah! Agora eu quero saber porque a senhorita sentou-se no banco dos réus!!!
Ameixinha do céu, você pode não ir para o inferno, mas que vai ter trabalho para entrar no céu vai rsss...tô brincando!rss

Amo farofa, de qualquer coisa, as vezes faço só com cenouras raladas, as vezes só com ovos mexidos...mas sempre acompanhado do feijão...esse prato é pra mim!!

Beijinhos

Margarida disse...

Farofa e feijão preto é "tudo de bom" como dizem os brasileiros.
Copiei a receita!
bjo

ameixa seca disse...

Emília, um dia destes eu conto! Tudo tem o seu tempo :)
Margarida, os brasileiros têm muita razão. É super bom :)

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Ameixinha, a\ farofa esta de dar agua na boca e quanto você devo dizer que me diverte muito!!!!
Tenha um lindo final de semana
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Natália Eleutério disse...

Excelente combinação, tem tudo que eu gosto, bom fim de semana, ;)

Abóbora Amarelinha disse...

Ameixinha, queres que te mande uns "heimens" para alegrar a porta do teu frederitche?
beijinhos e bom fim de semana

ameixa seca disse...

Fernanda, ainda bem que dá para animar o pessoal :)
Nani, concordo ;)
Abóborinha, e eu a pensar que me ias enviar um "homens" por causa de ser dia dos namorados e afinal... Eu não preciso (tão querida que tu és!) porque nao os ia colocar no frigorífico. Eles iam desaparecer num instante. Os catraios andam sempre a mexer no que não devem :)

Neyma disse...

Ameixinha querida,
Eu AMO farofa, como até pura, sem acompanhamento nenhum!! Esta sua esta fantastica, ai que vontade!!
Tem um selinho novo no Vó Mindoca para vc!!
Muitos beijinhos

Odete disse...

Menina voce eh porreta mesmo!!! Ja abrasileirou total.
Hoje meu almoco teve feijao preto, mas nao farofa:(
Vou deixar pra comer la no Br mes que vem, nas ferias. Quer ir?

Happy Valentines Day!!!

Ana Powell disse...

Olá Ameixinha
Já há bastante tempo que ando para fazer este prato.
Adoro feijão preto e com a tua autorização levo a receita.
Obrigada por compartires ... e também por te dares a conhecer um pouco mais x

ameixa seca disse...

Neyma, já lá passei e deixei um desafio para ti :) Obrigada!
Odete, totalmente! Se não fosse portuguesa teria sido brasileira :) Ainda perguntas se quero ir? Maldade he he
Ana, spero que gostes tanto como nós gostamos :)

Unknown disse...

Thanks for sharing information on Canela moída, i have visited your blog great post...............

Igreja Crista Brasileira Scone