terça-feira, 11 de agosto de 2009

Apple Pie da Si


Chocolatria, quem não conhece? Chocolatria está mais para chocolate que para tarte de maçã, não acham? Mas eu sou mais de maçãs que de chocolates, embora não negue nenhum deles e até pode vir um seguido do outro.
Agora que tenho um avental Divas, eu ganhei ainda mais vontade de fazer algumas das receitas da Simone e, quando a minha mãe me disse que tinha maçãs na fruteira que precisavam de ser usadas, eu usei e abusei das maçãs para fazer a Apple Pie da Simone.
É um processo demorado, mas só porque tem que se deixar esfriar o recheio de maçãs. A massa e o creme são muito fáceis e rápidos de fazer.
Diminuí um pouco a quantidade de açúcar porque já sabia que seria demasiado para o meu gosto. Mesmo assim, apesar de não ter ficado enjoativa, confesso que uma pitada de sal iria equilibrar o doce, principalmente no creme que é uma espécie de leite-creme e que eu, quando faço, coloco sempre uma pitada de sal.
Tal como li há alguns dias, "Uma pitadinha de sal fino amplia os sabores de qualquer bolo." in O livro de Pantagruel

O pior de tudo é que começei a fazer esta tarte ao início da tarde e tinha ideias de a terminar à noitinha, dar tempo para o recheio arrefecer e terminar no sossego e tranquilidade que a noite proporciona.
Porém, visitas inesperadas apareceram e vieram atrapalhar. Eu juro que escrevi um post inteirinho acerca disso, tamanha era a minha fúria e indignação. Mas, eu passei o lápis da censura porque são familiares directos que, quem sabe, um dia destes descobrem o blog e deserdam-me he he
Então, vou só dizer que má educação e desobediência nas crianças é um assunto que me faz estalar o verniz e a minha solução foi oferecer um pontapé à criançinha - que passou o resto da noite sem olhar para mim - ir para a cozinha, pegar no rolo da massa e despejar as ondas negativas na tarte.

Não merecia, a tarte é demasiado boa para ser feita em fúria, mas ou era isso ou eu começava a bater naquela família toda... do avô, passando pelo pai e a terminar no neto!
Quero só avisar que quem cá vier a casa e insistir em dar pontapés ao meu gato, está sujeito a que eu lhes ofereça um pontapé. Comigo é assim... amor com amor se paga, sou má muito má :)

Toda a negatividade passada para a tarte, perdeu-se no forno e resultou nisto... uma perfeita maravilha! Olhem só para a foto do interior, o creme, o recheio de maçã, que sintonia veio do Chocolatria :)
Simone, sempre gentil e divertida, muito obrigada por tudo. Espero que gostes de ver a tua tarte por aqui. Foi aprovada por todos, unanimidade é sempre agradável!


Ingredientes da massa/shortcrust (da Donna Hay):

A Simone usou a shortcrust para a base e massa folhada comprada pronta para cobrir, eu optei por usar a shortcrust para tudo.

2 chávenas de farinha de trigo
3 colheres (sopa) açúcar refinado
150 g de manteiga em cubinhos
2-3 colheres (sopa) água gelada (usei 3)

Num processador (usei uma picadora), junte a farinha, o açúcar e a manteiga e bata até virar uma farofa. Enquanto ligado, adicione a água gelada até obter uma massa macia (eu tive que retirar da picadora e amassar à mão. Pobre é assim he he). Embale a massa em saco plástico ou película aderente e leve ao frigorífico por 30 minutos (a minha ficou mais e sem problemas).
Abra a massa com o auxílio de um rolo (se quiser fazer tampa com ela, abra apenas 2/3 da massa) até obter espessura de cerca de 3 mm, numa superfície ligeiramente enfarinhada. Acomode a massa numa tarteira de 24 cm de diâmetro e recorte as pontas com os dedos (eu foi mesmo de faca tamanha era a vontade de a espetar nalguma coisa he he Se algum dia eu for presa, prometem levar-me bolinho à prisão? Prometem?). Fure o fundo da massa com um garfo, evitando que infle.


Ingredientes do recheio:

6 maçãs descascadas e cortadas em pedaços (usei Golden mas pode ser Gala, Red, Granny Smith, acho que dá com qualquer uma)
1 chávena de açúcar (usei meia)
1/2 colher (sopa) de canela
cerca de 1 1/2 chávena de água (usei apenas 1)

Leve todos os ingredientes ao lume numa panela de fundo grosso (eu usei uma normal, desde que tenha fundo acho que já é bom) em fogo alto até ferver. Baixe o fogo e deixe cozinhar por 45 minutos, mexendo ocasionalmente até amolecer. Empregue frio.

Ingredientes do creme:

250 ml de leite
1 gema
1/2 chávena de açúcar (usei menos mas não me lembro quanto)
1 colher (sopa) amido de milho
1/2 fava de baunilha ou essência de baunilha (quem não tiver acho que pode substituir o açúcar normal pelo baunilhado)

Junte todos os ingredientes numa panela e leve ao lume por 15 minutos, até engrossar.

Montagem:

Leve a massa ao forno (180ºC) por cerca de 25 minutos ou até dourar.
Deixe amornar ou arrefecer. Verta o creme de baunilha já pronto e, por cima do creme, disponha o recheio de maçã. Tape com o resto da massa (1/3 reservado) ou com uma lâmine de massa folhada. Ambas devem ser abertas com o rolo e dispostas sobre a tarte. Dê o acabamento, recortando as bordas com os dedos (eu meti a massa das bordas para dentro e com um resto que me sobrou, usei um cortador de biscoitos em forma de folha e dispus sobre a massa). Fala cortes com uma faca para que o ar quente possa escapar, pincele com um ovo e polvilhe com açúcar (usei açúcar com canela). Leve ao forno até dourar, cerca de 20 minutos.
Sirva morno, polvilhado com açúcar de confeiteiro e sorvete de creme.


Notas:
- Aconselho a fazer primeiro o recheio, depois a massa e por fim o creme.
- Servi frio e estava muito bom.
- Para quem não gosta de doces muito doces, aconselho a diminuir a quantidade de açúcar e a colocar a pitadinha de sal no creme.
- O recheio de maçã, tal como a Simone refere, pode ser usado para colocar no pão. É uma espécie de compota.
- O Matias gostou tanto da tarte que, ao encontrá-la em cima do fogão, não resistiu e reclamou-a para ele, sentando-se em cima dela. Felizmente estava coberta com um pano e salvou-se, mas tivemos que comer os restos em forma amassada :) Gatos gordos é assim!

Continuação de boa semana!

65 comentários:

Luisa Alexandra disse...

A tarte está fantástica, bem ao meu gosto!

Gostei da cena do Matias... estou mesmo a ver o filme!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ameixinha,
Se há coisa que eu adoro é uma boa tarte de maçã como essa coberta de massa. Ficou fantástica e de fazer-me crescer água na boca se não fosse tão trabalhosa fazia-a já hoje.
Bjs
Moira

Babalu disse...

Hummmmm aposto que esta tarte é de se comer e chorar por mais!!!
Bjkas

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Achei maravilhosa, e com certeza deve ser muito boa.
Beijo.

Carolina Andrade disse...

Essa cara, branquinha por cima, me apetece demais!! Beijão

Susana Gomes disse...

Ameixinha, que tarte fantástica!
Cá em casa não resistimos a doces com maçã.
Eu tb conheço, e sigo, a dica da pitada de sal nos doces.
Funciona mesmo.

Beijinhos e reza brava para afastar criancinhas mal-educadas dos nossos serões relaxantes na cozinha. :) :) :)

Patanisca disse...

Ficou linda! A combinação do leite creme com a maçã deve ser uma maravilha. Vou fazer!! Tenho cá em casa uma compota de maçã-pêra-canela acabada de fazer, vou utilizá-la no recheio :)

anna disse...

Qual carga negativa, qual carapuça... ficou uma tarte apetitosissima, bem à moda das coisas que tu nos trazes...
Beijinhos.

Abelha Maia disse...

Ficou uma delicia, nem se nota que o Matias, a testou.
bjss

Tânia disse...

Amo tudo que vai maçãs e a aparência desta não deixa dúvidas que está divina!
Bjs

Claudia Lima disse...

Eu tb não gosto de crianças mal educadas, mas isto se vê o tempo todo e a culpa é dos pais que não sabem educar.
Tinha visto esta receita no blog da Si, mas nunca considerei fazer pelo excesso de açúcar. Se vc usou menos e funcionou a coisa já muda um pouco de figura.
Aqui as maçãs andam caras. Eu nem comprei esta semana.
Bjs :)

Iliane disse...

nossa Ameixinha..essa torta tá da gente comer :rezando!!pedindo mais um pedaço!!!adoro tortas de maçãs....quanto ao seu texto:coisa dificl é criança sem educação!!onde os pais acham que podem fazer tudo e ainda acham engraçado!a culpa..coitados..nem são deles mesmo!é dos pais que não impçoe limites!mas..que é chato..isso é e muito!!!bjus...

A arte em ser mulher disse...

Gostei muito desta torta e também da história tanto das visitas inesperadas quanto do gatinho sentado na mesma.
Um abraço.

Fátima disse...

Quem sabe se eu recebesse umas visitas desse tipo, eu consegueria fazer uma tarte maravilhosa dessa?!

Mónica Teodoro disse...

Benditas visitas que te fizeram ficar furiosa porque a tarte ficou um espanto. E esse teu gato deve ser um espectáculo.
Beijinhos.

Unknown disse...

Esta tarte parece ser uma delícia. Jinhossssssss

Natacha Rodrigues disse...

Está bem apetitosa!!

Resultou numa tarte daquelas! Diferente das tartes de maça que costumo fazer! Imagino esse creme!

Cininha disse...

Tanta raiva e mesmo assim resultou uma apple tão suavezinha de aspecto :-)
Bjs

Anónimo disse...

Pronto, com esse aspecto interior nem sequer tento resistir...tenho que experimentar! Hoje testei a flognarde da rute, de seguida é a tua apple pie e ainda tenho o bolo da alcina! Que semana magnificamente deliciosa! hehehe:)

Cláudia Marques disse...

ahahahah então agora andas a oferecer pontapés às inocentes criancinhas?? ahahah
oh pá, tu fazes-me rir! estou mesmo a imaginar-te de pé em riste a ameaçar essa diabinha... mas se ela deu um pontapé ao Matias, acho que merecia no mínimo um puxão de orelhas bem dado!

E a tarte, essa o que merece é ser devorada num abrir e fechar de olhos!

bjs

ameixa seca disse...

Luísa, o filme foi uma tragicomédia e lá teve que levar um safanão :)
Moira, vale a pena fazê-la com tempo e saboreá-la com tempo :)
Babalu, todos gostaram :)
Heloísa, vinda da Simone não é para menos :)
Carol, o jeito é fazer :)
Gasparzinha, eu continuo a dizer que esta casa precisa de um defumadouro :)
Patanisca, depois diz se gostaste :)
Anna, ficou tão boa que o Matias lhe saltou para cima he he
Abelha, o Matias só a testou quando ela já ia a meio. Foi a sorte :)
Tânia, para ter sido feita por mim até que não ficou nada mal :)
Cláudia, a culpa é dos pais e avós. Esta semana a avó do menino veio se queixar que ele é muito mal educado. Ainda bem que não sou só eu que acho isso :) Claudinha, podes diminuir ainda mais o açúcar, na próxima vou diminuir outra vez e a pitadinha de sal ajuda também :)
Iliane, pois é, esses comportamentos ficam mal não só às crianças mas, principalmente aos educadores. Não sei como eles ainda acham piada!
Camila, o melhor de tudo é a torta porque visitas assim e um gato em cima da torta, ninguém merece :)
Fátima, acho que sem as visitas ainda ficava melhor. Claro que consegues :)
Mónica, malditas, malditas he he Mas correu bem! O gato às vezes também é maldito :)
Sónia, é mesmo :)
Verdinha, é diferente de todas as que já fiz e das que já provei. O creme e o recheio dá-lhe um toque sensacional :)
Alcina, é sinal que a tarte só pode ser muito boa, para me ter resistido :)
Mary, ai o colesterol. Se não gostares de doces muito doces, faz com a tua frutose :)
Cláudia M, estás a imaginar-me? É que eu sou assim mas não digas nada à Carolina senão ela deixa já de me querer conhecer. Pelo menos sei que a tua filha não faria isto ao Matias, diz-lhe que eu sou boazinha para quem gosta de animaizinhos :)

Jolly Isaiah disse...

Olá Ameixa =)
Sabes a minha morada né? fico à espera duma fatia dessa tarte que parece deliciosaaa, adoroo tudo o que é de maçã =P

Que bom saber que o Matias esta gordinho e de boa saúde (apesar daquele problema da epilepsia)

Continuação de excelentes cozinhados =D

conceicao disse...

Fiquei com água na boca. Ficou com um aspecto!
bjs

Simone Izumi disse...

kkkk...
ameixinha, quando li o "a minha solução foi oferecer um pontapé a criancinha "...caí em risos.
imagino a situação que agora é hilária...deus me livre e guarde.
brigadíssima pela bela execução da torta!!!eu adorei!!!
em montreal, fiz uma para a fabricia do sopa. Porém ao inves de açúcar branco, troquei por cassonade (um açucar mascavo mais fofinho e clarinho)...ficou diliça.
Bjocas ameixinha
si

ameixa seca disse...

João, voltaste? Blog novo e tudo :) O Matias sentou-se em cima dela, mas já não há nadinha he he
Conceição, é de dar água na boca :)
Simone, há crianças que parecem a encarnação do diabo! Não conhecia cassonade, aqui não existe nada disso. Vocês são uns sortudos, ingredientes diferentes por todo o lado :)

Gina disse...

Tive que rir da história do Matias. Ele não é nada bobo.
A torta já sei que é muito boa e vale as etapas. Por coincidência, uma das tortas mais trabalhosas que tenho é também de maçã, mas compensa.
Bjs.

SoraiaSilva disse...

Que aspecto DELICIOSOOOOOOOOOOOOOOO!!!
Fantástica mesmo! ;)
Beijinhos*

Isabel disse...

EStou a ver que o Matias é como a minha Safira, gosta de se sentar nos sítios mais impróprios!!!
A tarte está com um aspecto delicioso. Um dia destes vou tentar fazer.
Bjs

anabenfica disse...

Eu e as maças, as maças e eu...somos grandes amigas. Adoro doces com maça (estão em segundo lugar, logo a seguir aos doces com chocolate) então tartes de maça...são a minha desgraça.

Já experimentei variadissimas receitas e esta vai já para o topo da lista de coisas a fazer.

Tem cá um aspecto...hum...


Bjitos

K disse...

AMEIXINHA DO CÉU, VC FOI PROMOVIDA A ANJINHA DEPOIS DESSA TORTA
AGUARDE FOTINHOS DELA LÁ NO BLOGUITO
BEIJO

Abóbora Amarelinha disse...

Ficas a saber que chamei a minha filha, mostrei-lhe esse regalo para os olhos e, obriguei-a a ir fazer, HOJE,AGORA.
crianças atlemadas e armadas em engraçadinhas é dos tais temas que não costumo comentar, porque é tão deprimente ver os pais a acharem graça á estupidez dos filhos, e fingirem que não têm força para os segurar, e mais deprimente é ouvi-los dizer: não consigo fazer nada dele. grrrrrrrrrrrrrrr.

Susana Antunes disse...

Olá....
Às vezes é assim.... somos postas à prova.... e deixa-me dizer que não te saíste nada mal...pelo contrário essa tarte está divinal....Uma óptima sugestão para estes dias de grande negatividade....
Obrigado por partilhares...
Beijinhos....

♥ mesa para 4 disse...

Ficou maravilhosa a tarte :*

argas disse...

uhmmmmm, ia um belo bocado agora!! :P

Quanto a crianças mal-educados, como te compreendo!!

Abóbora Amarelinha disse...

Voltei!
que mania não chamar os bois pelos nomes... mandei ir comprar amido de milho!?
ora...maizena tinha cá em casa, né!
tenho que começar a ler os teus post, com o dicionário aqui ao meu "ladex".

Su7i disse...

Acreditas que nujnca fiz tartes com tampa? Há sempre uma primeitra vez e pode ser que seja com esta receita! Beijinhos

Anónimo disse...

a tarte tem optimo aspecto.
bjs

anabenfica disse...

Só agora li todo o post com olhos de ler...fiquei a babar com a tarte.

Admiro-te por te controlares e não te teres espetado uma bela bofetada. Crianças mal educadas é do pior. Já chamei a atenção a muita canalha por causa disso, aqui há uns dias foi a um puto que nem conhecia de lado nehum...estava a pontapear um cão, só lhe sussurrei ao ouvido "gostavas que eu agora também te desse um pontapé?" O puto ficou em pânico...remédio santo!

Mas pior que isso são os pais (e avô) que nada dizem...

Nela disse...

Ameixa, adoro tartes, e a tua tem um aspecto guloso! então o recheio! nem se fala, e tb pq adoro bolos k levem fruta. Beijinhos.

ameixa seca disse...

Gina, esta até nem é das mais trabalhosas, vale bem a pena :)
Soraia, obrigada :)
Isabel, os gatos são uns malandros! Tenta que vais gostar :)
Anabenfica, é uma tarte muito bonita e diferente das que estamos habituadas. O creme dá-lhe um belo toque :) Quanto à criança, não lhe ia bater porque ela não é minha, mas se batesse no gato outra vez, levava um pontapé mesmo!
Karoline, espero que gostem :)
Abóbora, crianças mal educadas são o degredo da sociedade, vão ser adultos mal educados. És mesmo maluca, maizena é uma marca de amido de milho :) Já tá feita?
Família Antunes, esta tarte fresquinha com o creme bem frio é uma tentação nestes dias quentes :)
Samma, obrigada :)
Argas, estão em todo o lado... infelizmente :)
Suzi, também fiz a primeira vez e até acho que é mais emocionante, cortar e só depois ver o recheio :)
Lenisa, obrigada :)
Nela, o recheio é mesmo bom. Eu adoro fruta :)

Adriana disse...

A tarte ve-se deliciosa ..e o teu relato como sempre...disfrutável,hilariante,
genuino,..é sempre reconfortante passar por cá, ha sempre um riso o sorriso assegurado.

akombi disse...

que tarte tentadora nham nham.

quanto á tarde que passa te com os teus familiares é comlicado qd se têm crianças desobidientes, mas nos dias de hoje acho que são as pessoas mais velhas ( avós) a deseducar as crianças.......o fazer as vontades, o dar tudo enfim são os tempos que vivemos.

dannah5 disse...

Ameixa, que delicia de receita, essa ai me deixou cheia de vontade, vou ser obrigada a testar, adoro torta de maça!hehe
Quanto a criança mal educada, menina mas o q tem de pais permissivos, ne? Olha, eu sou a mae das minhas filhas me sinto totalmente responsavel por qualquer indelicadeza e nao deixo fazer, agora infelizmente sabemos q nem todos os pais censuram seus filhos ensinando limites, ne? Aqui nao posso reclamar nao, a de quase 4 eh muito boazinha mesmo tendo uma personalidade forte, ela atende a mamae!hehe

Adorei seu comentario, viu, pai eh pai errando ou acertando e com certeza amamos muito mas que queremos sempre melhorar a receita do bolo isso eh natural, a na vida a gente aprende com os erros deles tbm!!

Super beijocas

Priscila Beneducci disse...

Que legal vc fez... Cortadinha assim deu vontade. Anotei, gostei muito. Beijao da Pri

turbolenta disse...

Que coisa boa menina!
E se o aspecto é assim, o que diria eu do sabor... Gosto muito de bolos e tartes com maçã.Mas talvez prefira a reineta, pelo sabor mais ácido.Mas, com reineta ou outra qualquer, posso dizer que esta não me escapa.
E como não tenho cá gatos que a amassem, restam-me os meus filhos que, bolos com maçã, ainda não estão bem frios e já estão a começar a ser devorados.
boa semana
bjs

Margarida disse...

Despertaste a minha gula com essa fatia. Acho que estas férias vão ser calórica com tanta coisa boa para experimentar.. : )
bjss

Natália Eleutério disse...

A última foto fez-me ficar de queixo caído, uma tentação...

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Se com visitas más e uma crinça endiabrada saiu uma torta destas como ficaria então se as visitas fossem agradáveis??????? Meu Deus, não quero nem imaginar, porque só com está maravilha que saiu eu já salivei!!!!!!
Estou elaborando um post sobre coisas que abomino e crianças mal educadas é uma delas, me faz descer do salto. Affffff!!!!!
Tenha um lindo dia.
Fernanda

Cris disse...

Ameixinha, adoro este seu jeitinho espontâneo, querida você está se rendendo às tortas... hoje eu estava na dúvida se postava uma de maçã que fiz ou cookies, acabei optando pelos cookies, porque não consegui tirar foto da torta partida, não deu tempo, se me entende, acabou antes que eu pudesse separar um pedaço! AS receitas das Si são assim, são maravilhosas ou são ótimas!

Odete disse...

Da torta gostei muito. Agora criancas maldosas com animais nem pensar.Coitadinho do gato.
Por aqui ainda nao esta pra tortas...muito calor pra usar forno e tambem as macas boas soh chegam no outono, ai sim...

Bjs

ameixa seca disse...

Adriana, fico feliz por fazer sorrir uma uruguaia :)
Kombi, claro que os adultos é que são os culpados. Eles é que mereciam um pontapé no traseiro ;)
Dannah5, ter personalidade forte não é ser mal educado. Os pais querem proteger as crianças e estão a criar monstros! Pelo menos o meu pai soube educar os filhos :)
Priscila, feita por ti deve ficar ainda mais bonita :)
Turbolenta, qualquer maçã dá. Acho que a reineta deve ficar mesmo bem :)
Margarida, temos que dar férias às dietas também :)
Nani, impossível resistir :)
Fer, se as visitas fossem boas se calhar passava o meu tempo com elas e até esqueci-a a tarte. Há males que vêm por bem :)
Cris, ainda consegui tirar foto. Mas não durou muito tempo :)
Odete, aqui também está muito calor para acender o forno. Só tenho vontade de comer fruta fresca e saladas frias. Está uma onda de calor infernal :)

a dona do tacho disse...

Muito bom aspecto.
Vai ser uma tarte a experimentar nas tardes frias de inverno.
Porque o fazer é lento e convida a isso.
Obrigada pelo Blog

moranguita disse...

ameixinha esta fantastica esta tarte.
linda de morrer.
beijocas e bom fim de semana
desculpa a ausencia
agora que fui de feruas esta mais facil vir ca a disposiçao esta em alta

Anónimo disse...

Eu sou hiper alérgica aos ares condicionados, e estes são estremamente nefastos, mas as pessoas e certas entidades continuam a achar-lhes graça...
Boa recuperção, toca arrebitar! :)

ameixa seca disse...

Dona do tacho, obrigada pela visita e pelo comentário :) A minha tarte foi feita ainda o tempo estava ameno, este calor só nos afasta da cozinha :)
Moranguita, obrigada e boas férias :)
Mary, ainda tou entupida mas isto vai passar :) Obrigada!

Nani disse...

Calma, calma canelinha! rs
Hummm que linda e deliciosa saiu essa sua torta de maçã, eu amo tortas de maçãs!
Beijos

ameixa seca disse...

Naninha, calmíssima :) Eu também adoro tudo que tem maçãs!

Ana Powell disse...

Wow, parabéns pelo post, um autêntico luxo de tarte de maça.
Adoro sobremesas de maça e esta é bem especial.
Feliz fim de semana x

RUTE disse...

Acho esta tua tarte muito convidativa mas gosto mais de confeccionar uma mais rápida de preparação, esta:

http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/07/solar-apple-pie-tarte-aux-pommes.html

Sou fã das tartes à vóvó donalda :-)

Avental da Micas disse...

Esta tarte tá-que-tá!!!
manda não uma, não duas, mas uma tarte inteira igual para mim...
Se quiseres passo aí para levantar!

ficou linda e com um aspecto devorador.

bjcas

ameixa seca disse...

Ana, eu também gosto. Esta é muito boa :)
Rute, eu gosto muito das tartes de maçã até só mesmo com a maçã e já publiquei há um tempo atrás. Passas é que não pode ser :)
Micas, gulosaaaaa :)

Anónimo disse...

Esta tarte parece uma delícia. Agora comia uma fatia.
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Susana, e é mesmo. Tens que experimentar :)

Adriana disse...

Oi, deve ser deliciosa essa torta, seu blog tem receitas diliciosas.Obrigado pela visinha, beijinhos!

ameixa seca disse...

Adri, obrigada :)