terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Brownie de Mascarpone

As romãs são lindas :) A decoração surgiu ao acaso, mas a combinação do chocolate com a acidez das romãs, deu-lhe um toque encantador.
Há dias em que a luz é tão intensa que eu, com a minha grande qualidade para fotografar, me passo dos carretos e não consigo acertar nas fotos. Este brownie fica mais escuro mas a luz deu-lhe uma outra luminosidade!
Quem sou eu para fazer frente à luz? Deixo-a entrar na minha vida, ofuscar-me e, entretanto, vou calcorreando caminho às apalpadelas :) Quem me manda a mim ser vesga? Mais importante que ver é saborear e, nisso, este brownie bate até a velocidade da luz ;)

Uma receita muito simples de fazer, sem ser necessário equipamento pesado, só uma tigela, uma colher de pau e força de braço, e aí é que se vê se a cozinheira está em forma. Estou a precisar de exercitar os membros superiores, afinal andar a ver blogs e escrever comentários... não ajuda nadinha :)

Como esta receita é Nota 10, participo com ela no desafio do Bagunça na Cozinha e candidato-me a ganhar um livro da Dona Benta. Tenho que tentar, né? Antes ser viciada em livros que viciada no pó ;) Isto lembra-me outra história mas a postagem já vai comprida. Fica para outra vez!

Ingredientes:
180 gr de chocolate negro, partido aos pedaços (usei com 72% de cacau)
100 gr de manteiga
200 gr de açúcar (usei 150)
150 gr de mascarpone
3 ovos
50 gr de cacau em pó
50 gr de farinha
2 colheres (sopa) de pó de café (afinal também ando metida no pó! Porra!)

Preparação:
1. Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma assadeira 20 x 20 cm.
2. Derreta o chocolate com a manteiga. Junte a farinha com o cacau e o café e reserve.

3. Junte o açúcar e o mascarpone à mistura de chocolate. Misture até o açúcar começar a dissolver.
4. Junte os ovos e misture até estar combinado.

5. Agregue a mistura de farinha e misture até não ficar nenhuma farinha visível.
6. Leve ao forno por 30-35 minutos. Deixe arrefecer antes de cortar.


E depois coma quantos quadradinhos lhe apetecer. A vida é curta e as baleias são muito mais bonitas e fofinhas que os esqueletos ;)

Vi a sugestão no blog J's Kitchen. É um brownie para quem aprecia chocolate preto. Eu diminuo sempre a quantidade de açúcar, mas as 200 gramas não são exageradas se usar um chocolate negro com alta percentagem de cacau.

66 comentários:

Carolina Macedo disse...

Ai que maravilha de brownies!!!! Adoro brownie... E estou aqui tão infeliz a estudar que te dava um enorme beijo em troca de um quadradinho desses =)
Beijocas*

Autora do Blog disse...

Que deliciosa tentação.
Adoro chocolate negro.
O mascarpone torna-os ainda mais irresistíveis.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

argas disse...

Esses brownies só podem ser uma delícia!! :D bjinhos

Abelha Maia disse...

Parabéns, está excelente,ficou uma delicia.
Espero que ganhes.
bjsss

Glau disse...

mascarpone é tudo de bom,pena que aqui no Brasil seja tão caro!
imagino que seus brownies tenham ficado uma delícia!

bjos, glau

Helena disse...

Que lindos!Por minha vontade salpicava tudo com bagos de romã...
Beijinhos

Cláudia Marques disse...

Pé de café?? Ai andas no pó, andas!

Fogo, essa massa tem cá um aspecto que eu comia metade antes de ir ao forno...

e a outra metade à saída! Já ando mesmo a estagiar para baleia, por isso era mais um passo :))

bjs

Romy Almeida disse...

Humm!! Mascarpone e chocolate... só poderia resultar em algo de muito bom :-D

Bjokas

Natacha Rodrigues disse...

Assim viro baleia mesmo! :)

Estou como a Claudia, eu ca atacava metade dessa massa em cru... como faço com todos os bolos hehee

Marly disse...

Ameixinha,
Isso deve ser celestial, aaffe! E a foto ficou muito linda; não vejo nenhum problema com a luz!
Quanto à receita, já a estou copiando!
Olha, se você copiou a receita do biscoito de Natal que postei hoje, faça-me o favor de desconsiderar a primeira instrução de rolar os biscoitos no açúcar de confeiteiro, pois isso só é feito depois que eles assam. Esse lapso decorreu do fato de eu ter redigido o post altas horas da noite, estando sonolenta. É que alterei a redação do mesmo, sem suprimir aquela frase, que ficou solta. No final não deve dar muito diferença, mas seria um trabalho dispensável. Desculpe-me o equívoco, já o corrigi.

Beijinhos.

Sandra G disse...

Ameixinha, espero que ganhes o livro.

Mas acho que não vai ser difícil com esses brownies.Chocolate e mascarpone, muito bom.
Ficou bem mimoso com os bagos das romãs.

Beijinhos

Anónimo disse...

Baleias e esqueletos?! Então e o meio termo (como eu, e por enquanto)? hehehe:)
Adorei esta receita, o mascarpone é muito versátil, bem vejo!
Linda a combinação de cores, adoro romãs***

Isabel disse...

Minha querida Ameixinha, para além do prémio Nota 10 que mereces ganhar e bem com estes lindíssimos brownies, mereces ainda o prémio Nobel da Física já que acabaste de desafiar a teoria da relatividade de Einstein :))Mas, mereces 2 e não só um, porque desafiaste duplamente: o sabor mas também o aspecto batem a velocidade da luz! Estão muito bonitos com esse toquezinho da romã. Parabéns Ameixinha.

RUTE disse...

Ó faz favor! Essa do pó era uma indirecta?? Ainda falta muito pró Natal ;))

Bem!! Tu vais a todas! Ou melhor a todos os desafios. Grande parte deles só sei por teu intermédio.

Excelente foto dos brownies com rubis. Ficaram lindos. Se os diamantes são os melhores amigos das mulheres, as romãs são as melhores amigas dos brownies. Não sabias??

Bjokas miúda. Boa noite.

ameixa seca disse...

Cuca, fosse eu lésbica e até aceitava he he
Autora do blog, concordo. Adoro mascarpone :)
Argas, simplesmente deliciosos :)
Abelha, não depende de mim. É por votos :)
Glau, aqui também não é barato mas aí deve ser mesmo muito mais caro. É pena :)
Canela, fica tudo tão mais bonito com bagos de romã :)
Cláudia M., caso para dizer que meti o pé na "pó"ça he he Já corrigi :) Vê lá se deixas um bocado de massa para as baleias, tu ainda vais longe disso :)
Romy, resultou :)
Verdinha, eu só raspo a tigela depois de meter a massa no forno :)
Marly, obrigada. Escrever receitas com sono não resulta mesmo, eu troquei o pó pelo pé he he
Sandra G, não sei se vou ganhar mas não custa tentar :)
Mary, o meio termo não tem do que se queixar :)
Isabel, e ganhei o prémio de meter o pé em vez do pó he he Sou uma vencedora nata :)
Rute, não... era mesmo directa que eu cá sou uma gaja muito frontal e honesta ;) Eu tenho que ir a todas porque os livros são caros e ganhar livros é algo que me deixa realmente alucinada como se realmente andasse metida no pó he he

Claudia Lima disse...

Muito interessante este brownie. Realmente diferente dos tradicionais.
As romãs estão lindas, parecem pedras preciosas. A última que comprei estava anemica, hehe.
Não sabia sobre o desafio. Boa sorte!
Bjs :)

Carina disse...

Qur fantástico ficou!!!!
E a decoração com os bagos da romã ficou um mimo!!!!

Beijinhos :)

Susana Gomes disse...

Eu importava-me lá de ficar redonda por comer esses quadrados... :)
Beijinhos.

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ameixinha, deixa-me dizer-te que a primeira foto está fantástica.
Eu adorei a luz !
E o bolito também :)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Diferente e lindo... romãs aqui só aparecem nestas épocas de final de ano... mas dificil encontrar alguma assim, tão colorida...

bjsssssssss

LURBA disse...

Que mensagem luminosa!!!
Fiquei com vontade de a fazer... mas eu que sou tão fraquinha de pulso... não sei, não!!! :-SSS
Um amanhecer cheio de luz!!!

Drika disse...

Hum... Parece delicioso!

ameixa seca disse...

Claudinha, estas romãs são super vermelhinhas, adoro :)
Carina, nada fica feio com os bagos de romã :) Obrigada!
Gasparzinha, bem visto :)
Moira, ainda bem! Mas o brownie fica mais escuro porque o chocolate é negro :)
Anita, aqui também só há nesta altura do ano. Estas são "roubadas" de um terreno vizinho. A romãzeira está ao abandono e a minha mãe vai apanhar romãs. Agora já não há mais, mas estas são biológicas... super vermelhonhas :)
Lurba, faz com batedeira. Eu fiz com a mão porque achei que não é necessário batedeira :)
Drika, é mesmo :)

Gina disse...

MInha ressalva é com relação às romãs. Ainda hoje vi no mercado municipal romãs enormes por R$ 11 a R$ 12 a unidade! Assim não dá pra ser feliz.
Bjs.

Smas disse...

Tem mascarpone já me conquistou!!!
Pena o preço dele aqui, mas eu faço esse brownie, deixa passar o Natal e Ano Novo...
E a foto ficou linda!
Bjs

Unknown disse...

Gosto de brownies assim, molhadinhos e bem e gostosinhos. As sementes de romãs deram um toque fantástico.

Beijos

dannah5 disse...

Olha ele ta lindo e apetitozo, mas o que eh mascarpone? o.O Nunca ouvi falar! hehe mas isso eh facil eu sou bem ruim em conhecer ingredientes diferentes!

Eu adoro romã, agora ta na epoca! :D

Vou la votar em vc muie, onde o dia foi punk hardcore! hehe

beijocas

Kláudinha disse...

que delicia já comecei aqui a babar logo de manhã.... ando tão cansada que não tenho força para mexer a massa... não me queres enviar uns 3 aqui p o barco pirata?
beijinhos desculpa a ausência... mas estou tão cansada amiga... lutar pelos sonhos cansa... mas é mt bom ;)

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha ficou uma maravilha como sempre agora já podias ir para a tropa e fazer doces para todos os soldados!um beijinho...

Isabel disse...

Huummm, esses brownies têm um aspecto maravilhoso! Nunca fiz brownies na minha vida, mas tenho que experimentar, fiquei com água na boca :)
Bjs

Vina disse...

Que quadradinhos maravilhosos!! Que bem eu comia agorinha mesmo uns quantos!! E esses baguinhos de romã dão-lhes um toque tão delicado... Beijinhos!

Paladares da Isa disse...

Mesmo com a consistência perfeita!!!
A foto está linda!!!

Bjocas

Sylvia disse...

Que brownies diferentes, adorei essa receita, Ameixinha. Já ando babando logo cedo :D

Abóbora Amarelinha disse...

Continuas uma artista,(será do pó?) não só com os quadradinhos de chocolate, mas tambem com foto.
E adorei o "agregar" a farinha! xi!
beijinhos

Mónica Pinto disse...

Esses brownies ficaram lindos e têm um ar muito natalício, as romãs ficaram-lhes muito bem!
Boa sorte para o livro!
Bjs

ameixa seca disse...

Gina, não compro romãs. Estas foram "desviadas" de um terreno aqui ao pé de minha casa :)
Smas, achava que não gostavas de chocolate. Espero que gostes do brownie :)
Ana, Isa, Sylvia, Mónica, obrigada :)
Elen, mascarpone é um queijo cremoso muito usado nas sobremesas. É o que se usa no famoso tiramisu :)
Kláudinha, os sonhos estão sempre em primeiro e é dever dos amigos apoiar a concretização deles :) Força nisso!
Natércia, então é que os soldados iam ficar gorduchos he he
Isabel, só experimentei brownie este ano e este de mascarpone é o segundo apenas. Fiquei fã :)
Vina, partem-se aos bocados pequeninos para sentir menos culpa ao comer he he
Bóbora, o pó dá cabo de mim :)

Unknown disse...

Chocolate preto e mascarpone so pode fazer destes brownies um sabor bombastico. Adorei...

Beijinhos

Susana Antunes disse...

Uma sugestão deliciosa para estes dias de muito frio...
Assim a consciência não pesa.....
Vivam as baleias....
Beijinhos....

Unknown disse...

Uau q delicia de quadradinhos.
Deve ter um sabor indescritivel da romã...

Bjs

Luisa Alexandra disse...

Adorei o aspecto, bem ao meu gosto.
E as romãs são mesmo muito fotogénicas!

ameixa seca disse...

Cacahuete, só para verdadeiros entusiastas de chocolate :)
Familia Antunes, todos sabemos que o chocolate dá energia :) Temos mesmo que nos mexer para sacudir o frio!
Carlinha, as romãs sabem a romãs mas em conjunto com o chocolate fica muito bom :)
Luísa, também as acho lindas :)

iaiá milagres disse...

desculpa se meu comentário, que nem é comentário, nada tenha à ver com seus brownies de mascarpone, que com certeza, vou fazer. mas trata se de um assunto tão lindo de se ver quanto os seus brownies... como anda o seu matias? abraço.

"Manjares da Manu" disse...

Obrigado pela visita!!!Haaa até que foi rápido mesmo, estava doidinha para poder visitar à todas as minhas amigas!!!
Nossa que delícia de passo a passo!!!

Bjs...

Odete disse...

Adoro a textura humida dos brownies. Ficou linda a decoracao com sementes de roma.

Tânia disse...

kkkkk gostei "que a vida é curta e as baleias são mais bonitas e fofinhas que os esqueletos" :D
Também prefiro elas aos esqueletos....
Já que é assim, uma receita desses brownies só para mim....
Beijinhos

Figos & Funghis disse...

Hummm, que delícia! E ficaram realmente lindos!
Bjinhos

telegrama disse...

UI UI UI
estes vou fazer!

ameixa seca disse...

Iaiá, obrigada pela preocupação. O Matias tem andado bem... a ração parece estar a resultar :)
Manu, Tatiane, obrigada :)
Odete, só experimentei brownies este ano e fiquei fã :)
Tânia, é verdade né? As baleias são muito queridas :)
Telegram, espero que te agradem :)

♥ mesa para 4 disse...

Ficaram lindos, adoro brownies :D

cucchiaiopieno.com.br disse...

Amiga, voce ja' ganhou esta promoçao, vou até la' te dar uma força pois amei a tua receita!
Bjim
Léia

cucchiaiopieno.com.br disse...

Fui até la', mas nao achei a tua receita, força ainda nao publicaram.
Bjim
Léia

welze disse...

mascarpone com chocolate, uma feliz combinação. seu comentário sobre as baleias é tudo de bom. gostosurassemtravessuras.blogspot.com

ameixa seca disse...

Samma, Welze, obrigada :)
Léia, ainda não está lá o meu brownie. Acho que só daqui a uns dias mas eu depois aviso. Obrigada :)

PratosdaBela disse...

Posso tirar um?
Jinhos fofos

Amelie disse...

que bom aspecto!óptima sugestão!

Margarida disse...

Tive que aumentar a foto para confirmar a textura desses brownies.. Que aspecto!! E até ficou com aspecto natalicio com as bagas de romã. : )
beijinho

Natália Eleutério disse...

Uma verdadeira tentação que ficaram, a foto está lindona, bjs.

Unknown disse...

Amei as fotos e a receita!!!! Deve ser muito especial!
Pena que por aqui o mascarpone é um absurdo de caro...mas já vou anotar!
Beijocas!

ameixa seca disse...

Bela, não há mais nenhum :)
Amelie, Nani, obrigada :)
Margarida, estas romãs são mesmo vermelhinhas, dão mesmo um ar natalício :)
Verena, aqui não é barato... imagino desse lado do oceano. É uma pena!

carmencita disse...

A foto está ótima.
Eu adoro brownie, todas as variações e essa cor mais escura deu mais vontade. Vou fazer.Bjss

Ana Powell disse...

Parabéns pela sugestão, adorei a adição de mascarpone na massa.
Uma autentica delicia.
Votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo x

ameixa seca disse...

Carmencita, fica super bom :)
Ana, obrigada e bom Natal também para ti :)

Cininha disse...

Nunca fiz brownies, mas já tive vontade de experimentar, estes ficaram lindos com os grãozinhos de romã :-)

ameixa seca disse...

Alcina, há centenas de receitas de brownies. Só fiz duas e gostei de ambas :)

argas disse...

Acho que é desta que os vou fazer...para usar a quantidade certa de mascarpone nas panquecas ;)

ameixa seca disse...

Argas, acho que é uma boa oportunidade ;)