segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sobremesa de chocolate

Estes dias têm sido um completo stress e só me tem apetecido chocolate. Ando completamente alucinada por chocolate, sinto-me verdadeiramente gaja quando só vejo chocolate à frente :)
Como tinha um pacote de natas para usar, nem pensei duas vezes e fiz esta receita do Manjar de Ideias Doces que já tinha guardada para experimentar há muito tempo. Além disso a cuajada estava mesmo em fim de prazo - para ser sincera já tinha passado da data limite, mas isto aqui não é nenhum filme do James Bond em que as coisas entram em autodestruição - e vi aqui uma excelente oportunidade de usar tudo!
Para quem não aprecia o sabor da cuajada, garanto que não se sente o sabor, palavra de Ameixa :)
Com esta receita dou os parabéns aos 3 anos do blog Receitinhas da Belinha Gulosa e participo no desafio do Eu Mulher, dedicado ao chocolate e ao creme de leite.

Ingredientes:
70 g de chocolate preto
15 g de cacau em pó
1/2 litro de natas
150 g de açúcar (diminuí para 100)
300 ml de leite
2 pacotes de cuajada (pode ser substituída por 5 folhas de gelatina neutra)
Preparação:
Levar os ingredientes todos ao lume, mexendo sempre com colher de pau até levantar fervura. Retire e deite em frascos, deixe arrefecer e ponha no frigorífico.

Preferi chamar-lhe sobremesa do que iogurte, uma vez que não leva iogurte e não vai à iogurteira. Mas o nome não me parece muito importante, o sabor garanto que cura quase todos os males :)

Ahhh, eu descobri a função "Comida" na máquina fotográfica mas saiu tudo em tom azul - acho que deve ter sido de a ter ido buscar ao Porto :) Biba!-, tentei remediar a coisa mas, mesmo assim, não ficou muito bom. Acho que a partir de agora sou capaz de lhe apanhar o jeito... digo eu com muita, mas muita confiança ;)

Já que estamos numa de aniversários, ontem fez dois anos que o Matias veio cá para casa. Mais uma vez, quero agradecer a todos quantos me ajudaram na batalha destes últimos meses. É graças a muitos de vós que ele continua connosco e eu espero que ele nos faça companhia por muitos anos :)

55 comentários:

Su7i disse...

Ora aqui está uma verdadeira tentação! Isto de receitas com chocolate deixam-me sempre banzada! Dá aí um frasquinho desses se não te importas... lol... Beijinhos

Paulinha disse...

Ficaram optimos estes potezinhos de chocolate.

Beijinhos***

moranguita disse...

hum eu bem que preciso da minha dose de chocolate
estao bonitos
boa semana

Sandra G disse...

Como te compreendo!! Chocolate coisa boa!!!
Olha se sobrar manda 1 para mim.

Bjs

Isabel disse...

Que potinhos deliciosos e bem gulosos de chocolate! Mesmo adequados para aliviar o stress!
Beijinho e boa semana! Sem stress!!
:)

Isabel disse...

Esqueci-me de dizer-te que gostei muito do novo visual do blog: Uma bela transformação! Beijinho.

Isabel disse...

Ena, ena, visual novo! Está muito giro!
Também tenho alturas em que não consigo passar sem chocolate, mas olha, antes isso que vícios piores, hehe
Adorei a receita, é óptima agora para o verão.
Bjs para ti e para o Matias

Fatima disse...

Gostei muito dessa receita, deve ser deliciosa !!!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Obrigada meninas :)
Agora vou confessar nos comentários (não parece tão mal) que comi estes iogurtes todos sozinha e agora tenho uma borbulha gigantesca na minha testa! Eu mereço ;)

Nani disse...

Menina que lindinhossss!!! Ótimo pra presentear né?!
Beijos

Cláudia Marques disse...

ahahahahah (estou-me a rir da tua borbulha, mas deixa lá, acho que vale a pena "suportar" uma borbulha depois de te teres alambazado, eu não me importava de pagar esse preço...)

Parece delicioso, e ideal para apetites de chocolate, e eles são tão frequentes...

bjs

Salsa Verde disse...

Olá Ameixinha,
Quem não gosta de chocolate?? O chocolate é viciante e quanto mais comeres, mais te apetece (contra mim falo...).
Bom, estas sobremesas ficaram lindas e, embora nunca tenha experimentado nada com Cuajada, acredito em ti.
Quanto àquilo que te prometi, só para a semana porque amanhã é feriado, e como na 5a feira vou para Amsterdão, vou ter uma semana um bocadito complicada, mas para a semana segue, sim? Desculpa não enviar já como tinha prometido...
Beijocas,
Lia.

Susana Gomes disse...

Amiga, o chocolate faz milagres ao estado de espírito de uma mulher! :)

Beijinhos

R.correia disse...

ameixinha que delicia, podias ter enviado um para mim, assim ajudava-te a comer e assim nao eras so tu com borbulhas......
bjs e boa semana

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Deve ser ótimo amiga... gostei da idéia da decoração!

bjssssssssssss

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha só tu me fazes rir és sempre a mesma...podias ter mandado para mim sempre não comias tudo....um beijinho e tudo estava como eu gosto.

Cinha disse...

Pelo Amor de Deus,digo eu!!!!
Que é isto?Deve ficar delicioso!
Também adoro chocolate,então quando me sinto em baixo funciona logo como calmante:)
Beijinhos grandes.

Anónimo disse...

Parabéns ao piqueno! :)
Claro que é um filme do James Bond, afinal a coisas autodestróiem-se a partir do momento em que as ingeres!
E perante uns copinhos deste também eu me sentiria uma Bond Girl... lol

Cristina disse...

Eu gosto do sabor da cuajada, mas o creme tem de estar bem fresco. Ainda não fiz esta, mas já fiz a famosa tarte três chocolates e imagino que o sabor se assemelhe. Divino, claro :)

Ana Powell disse...

Parabéns pela dupla participação.
Excelente sugestão, adorei a cosistência.
Gostei da nova header ♥

Patrícia Nascimento disse...

É mesmo uma tentação...e que consistência maravilhosa...
Parabéns pelo novo visual...
Bjinhos

Tuquinha disse...

apesar da dirta não resisto a uma tentação dessas....manda dai um copito para o lanche...
beijinho

Marly disse...

Ameixinha,
Gostei do novo visual do blog, ficou mais 'limpo' e fácil de ler!
Quanto à essa sobremesa, a aparência é deliciosa: chocolate num creme fresco, ô delícia!

Beijinho e boa semana!

Unknown disse...

E que apetitosa que essa sobremesa de chocolate ficou. Adorei...

Beijinhos e parabens pelas participacoes

»¤Þ䵣䤫 disse...

Fico assim, necessitada de chocolate quando estou de tpm, rsrsrsr... Esses potinhos deve ficar deliciosoooo! Bjinhos

Odete disse...

Apesar de nao ter grande queda por chocolates, esse creme apetecia.

Bjs e boa semana

Cininha disse...

Olha que o aspecto é delicioso, mais uma para eu anotar, já que agora cá em casa ou faço chocolate ou o piolho torce o nariz :-)

MARIA disse...

Ameixa a tua receitinha ficou muito bonita um beijo:))

Gina disse...

O segredos da máquina a gente vai aprendendo aos poucos, mas a receita está aí, para o nosso deleite!
bjs.

ameixa seca disse...

Naninha, tem é que ser refrigerados :)
Cláudia M., Sábado tenho um casório. Esta semana não há chocolate para ninguém. Espero que a borbulha desapareça em breve. Para já está exactamente na mesma :)
Lia, por acaso conheço algumas pessoas que não apreciam chocolate. Tem que haver gosto para tudo. Boa viagem :)
Gasparzinha, e faz borbulhas he he
R.correia, é só uma borbulha mas é grande :)
Anita, Ana, Patrícia, Tuquinha, Marly, Cacahuete, Odete, Manuela,obrigada :)
Natércia, comi um por dia... não foi muito exagerado he he
Cinha, eu nem é por me sentir em baixo é mesmo porque me dá uns desejos irresistíveis :)
Mary, isso já é outra conversa :)
Cristina, estes ficam bem fresquinhos, para comer à saída do frigorífico :)
Paula, no meu caso não é por causa disso :)
Alcina, tens que fazer para o menino :)
Gina, estou a aprender aos bocadinhos :)

Xana Bértolo disse...

Bem, a chiclate não se diz k não :)... Venha daí uma tacinha please.. :)

RUTE disse...

Eu acho que a Belinha vai engordar muito neste aniversário! Vcs só lhe fizeram coisas deliciosas!

Belo aspecto de chocolate :)

Quanto à papinha de arroz-doce acredito que gostes sim. Experimenta!

"Manjares da Manu" disse...

Obriagdo pela visita!!!E que delícia de sobremesa!!!

Bjs!!!!

Abelha Maia disse...

Uma delicia com o nosso amado chocolate.
Beijocas ao Matias.

Fabiana disse...

Ameixa,
Que delicia de sobremesa!
fiquei com agua na boca.
Eu também, necessito de chocolate, principalmente quando estou na TPM.
Um ótimo remédio para a minha ansiedade.
Não conheço a cuajada, mas vou anotar a receita e usar as folhas de gelatina.
bjs

turbolenta disse...

A máquina tem um programa para contraste dos brancos.é só acertar esse programa.
Mas azulado ou não, o certo é que saiu um belo manjar.

Rachel disse...

Hummm, que delícia, receita bem cremosinha para comemorar o aniversário do blog da Belinha.
Linda participação!
Bjuss!!!

Raquel Alabaça disse...

Os apetitos chocolateiros são terriveis.

Acho que também vou gastar a minha cuajada assim, num devaneio de chocolate, he he

Bjs

Emília disse...

Ficaram lindos nos potinhos!
A receita é bem simples, adorei!
Beijinhos

Sylvia disse...

Chocolate, a minga perdicao.E parece fácil de fazer.Ameixinha seu computador pode estar ruim , mas sua mao para acozinha continua otima
Bjs

Rosane Vargas disse...

Ameixinha, adorei! Fica tão lindo. E amei a "comida james bond". hehehe
Grande abraço

Unknown disse...

Oi querida! Que bom que você agora tem máquina! Não tive dificuldade de ler seu blog ( respondendo sobre sua pergunta lá no twitter).

Bjs

ameixa seca disse...

Meninas, obrigada por todos os comentários :) Esta semana jurei afastar-me do chocolate. A borbulha multiplicou-se e arranjou companheira. Tenho dois cornos na testa mas já está a passar :)

Unknown disse...

Bem... se cura todos os males e eu também ando doida por chocolate... tenho que a fazer e rápidamente! eheheh

Parabéns atrasados ao aniversariante Matias em casa da Ameixita!

ameixa seca disse...

Cenourita, só não cura as borbulhas he he Obrigada :)

Priscila Beneducci disse...

Nos temos sempre um lado criança,

Amo potinhos. Assim não dá, até eu quero... Beijos Pri

edinha disse...

Ficaram lindos e apetitosos,e como eu também adoro chocolate não sei quantos comeria :)
Beijinho

ameixa seca disse...

Priscila, Edinha, obrigada :)

Maria Vitamina disse...

Este eu vou ter de experimentar! Já fiz o Pudim de cuajada com leite condensado que também é bom, apesar de ter um sabor a leite muito forte.
Este de chocolate não me escapa!
Bjs e bom fim de semana.
moonlight

ameixa seca disse...

Moonlight, faz e depois diz alguma coisa :)

Unknown disse...

Oi minha querida! Quero lhe agradecer pela deliciosa participação no alquimia!
Agora nosso passatempo ficará mais rico e apetitoso.

Beijos e ótimo fim de semana!!!

ameixa seca disse...

Ana, muito obrigada :)

Claudia Lima disse...

Ameixinha eu tb estou sempre com fome de chocolate! É a melhor coisa de comer que existe!
Parabéns pela participação! :)

Belocas disse...

Que sobremesa maravilhosa. A consistência está no "ponto".
Ultimamente também ando viciada no chocolate. É tão bom....
Bjs

ameixa seca disse...

Claudinha, Belocas, obrigada :)