sábado, 7 de junho de 2008

Arroz de favas e tomate com panado


Finalmente publico uma receita com favas! Eu que adoro favas e tenho a sorte de ter recebido algumas dos vizinhos. Ontem comi uma sopinha de favas espectacular e hoje foi a vez do arroz malandrinho :)

Nada de muito especial e sem qualquer segredo: é só fazer um refogado com alho e cebola picadinhos. Levar a alourar com um fio de azeite e depois regar com um copo de àgua. De seguida junta-se os tomates maduros aos pedacinhos (eu usei 2 tomates pelados de lata) deixa-se levantar fervura. Entretanto mete-se o arroz (cerca de 200g), tempera-se de sal e ajusta-se a quantidade de àgua de forma a ficar um arroz soltinho e não seco. Deixa-se cozer e só quase no final é que se deitam as favas (usei cerca de 150 a 200g de favas descascadas). Entretanto fritam-se os panados (usei de frango) que trouxe já prontinhos do talho. Aproveito os peitos do frango e peço para fazer os panados. Mas em casa também é fácil, é só temperar de sal, pimenta, sumo de limão ou um pouco de vinho branco e alho picadinho. Passa-se os filetes de frango por um ovo batido e depois por pão ralado (pode ser normal ou com ervas aromáticas) e leva-se a fritar no óleo ou a assar no forno que é mais saudável. Está pronto a comer e que maravilha que ficou :) Acabaram-se as favas cá em casa :(

31 comentários:

risonha disse...

nunca provei arroz de favas mas aposto que deve ficar uma delícia.

Elvira disse...

Ficou um pratinho lindo! :-)

Beijinhos.

edinha disse...

Tudo muito bom :)
Gosto imenso de favas mas não sei bem porquê nunca fiz arroz das ditas :)
Beijinho

A União Faz a Vida disse...

Nunca comi favas, menina. Mas teu prato está lindo!
Beijos
:)

Isabel (pipoka) disse...

estes últimos dias ando absolutamente em delírio com tantas receitas de favas que tenho visto...é o paraíso, pois ADORO favas!

bjs

cupido disse...

O arroz de favas é interessante, tem bom aspecto e deve ter ficado bom. (eh eh eh, a fazer batota com os panados? pedir ao homem do talho para os fazer? deixa lá, eu também não tenho grande paciencia para os fazer)

Natália Eleutério disse...

Excelente combinação e agora que há muitas favas há que aproveitar, que belos vizinhos tens, bjs e bom fim de semana

Ziza disse...

Adoro favas. Aqui, elas são pouco comuns. Eu costumava comê-las ensopadas quando criança.
Nunca as comprei para fazer eu mesma. Acho que já está na hora. ;)

QqCoisa disse...

Ziza... recomendo favas!! Apesar de nunca ter experimentado arroz de favas mas deve ser uma delícia! :D

www.paracozinhar.com - comunidade de blogs culinários! Registe-se gratis!

Nela disse...

Olá eu nunca comi ou(fiz)arroz de favas mas é capaz de ser bom.E também digo o mesmo!a pedir no talho para fazer panados?bjo bom fim semana. :o)

ameixa seca disse...

Este arroz é mesmo muito bom... fica soltinho e por cá comemos sempre com panados. Quanto aos panados serem feitos no talho, realmente só acontece porque os donos assim o fazem há muitos anos e vendem já prontinhos. Como eu compro os frangos inteiros aproveito a parte do peito para fazer panados (que às vezes faço em casa)e eles fazem-mos na hora. Os talhantes desta zona são uma simpatia :)

Isabel Salvador disse...

é muito bom arroz de favas excelente mesmo ..jinhos grandes ameixinha

Marcia disse...

Tive oportunidade de experimentar favas em Portugal e gostei muito. Aqui não as encontro. bom domingo, bj

Eli disse...

Que saboroso deve ser esse prato?!

turbolenta disse...

Já tenho feito arroz com favas, embora seja um pouco diferente(o que fazer quando aqui o quintal as produz às carradas?....tudo e mais alguma coisa!)
Com as favas este o arroz fica muito diferente do habitual.Eu gosto!
boa semana

Unknown disse...

Ameixinha, que vontade deu...
Depois da gripe não tive coragem de fazer comida, pq ando enjoadaaa (não é bebê snif)...
Ando só comendo lanches... ai ai regime.
Bjs

Marcos disse...

Ameixinha pode ser um prato para mim! deve ser bom um beijo. Marcos:))

claudia disse...

Adoro favas, mas tb nunca fiz arroz delas...mas parece uma delícia. Um dia destes tenho que experimentar!

anna disse...

Estou agora, no fim de crescida, a aprender a gostar de favas, acreditas?
Arroz ainda não fiz, mas este com os panados está delicioso...
Beijinhos.

Manuela © disse...

Por acaso nunca fiz arroz de favas, mas tenho uma amiga que adora que fala sempre nisso. Um dia destes tenho de experimentar.
:-)

ameixa seca disse...

As favas podem ser cozinhadas e comidas de qualquer maneira. E quem gosta assim também há-de gostar assado. Eu adoro o arroz malandrinho, seja de tomate, de feijão, de sangue, de repolho, de ervilhas, de favas e por aí em diante. Experimentem e depois digam se não é bom ;)
Boa semana a todos... e obrigada pela visita :)

Axly disse...

Ameixinhaaaaaaaaaaaaaa!!! Que delícia de receita menina. E olha que a enjoada aqui só gosta de arroz branco, mas juro que fiquei curiosa!
Acho que além das favas, foram os tomates que me despertaram o interesse^^
Além do que, esse franguinho empanado é tudo de bom!
Kisss minha flor^^

Espaço do João disse...

Querida amiga.
Acabei de ler teu comentário e realmente sei que a crise não é para brincadeiras,normalmente vai bater sempre à porta daqueles que não merecem. Já tenho idade suficiente para dar valor o quanto custa viver com magros cêntimos.
Não tenho nenhuma reforma dourada e, se não fosse a boa gestão dela, não sei o que seria. Conheço casos em que pessoas que teem a pensão mínima, isto é não chega a 250 euros, abriram uma conta bancária para ser mais seguro e os bancos roubam-lhes mensalmente 7,5 euros mensais dessa miserável esmola. Como tenho uma pessoa nessa situação e sou eu que lhe faço o levantamento, indaguei-me junto à entidade bancária qual o motivo desta situação. Informaram-me que era para gestão de conta. Como essa pessoa não sabe ler nem escrever, assim como tantos outros, não transpira cá para fora essa situação. A minha revolta foi tal que escrevi uma carta bem documentada ao sr. ministro do trabalho e segurança social, com aviso de recepção denunciando a situação. A carta foi dirigida ao ministério dentro de outro envelope em que dizia PESSOAL E INTRANSMISSÍVEL, a fim de chegar mesmo ao destinatário. Recebi resposta mesmo do Sr. Ministro informando-me que desconhecia essa situação, soube qual era o banco e afirmou-me que iria averiguar. Os bancos, são o Zé do Telhado em sentido contrário. Roubam aos mais necessitados para darem aos mais ricos. Estou contigo. Um beijo muito certeiro em teu coração.

Nota:- Eu também não frequento nada de eventos nem tenho sequer por hábito comer em restaurantes...

Laranjinha disse...

Este arroz de favas conquistou-me. Tenho que experimentar.

Angela Oeiras disse...

Eu adooooooooooooro arroz de favas, mas nunca fiz com favas peladas... como fazes para as pelar antes de pôr no arroz?

Mónica Pinto disse...

Ai arroz de favas, adoro...Beijinhos

Mónica Pinto disse...

Como podes ver, fiz o mesmo comentário duas vezes, pensei que não tinha ficado á primeira, mas como gosto tanto de arroz de favas não me importo de o repetir duas vezes, lol. Beijinhos

Cláudia disse...

Adoraria almoçar daqui a pouco este prato! A favas estão lindas!

bjs

ameixa seca disse...

Axly, eu não gosto muito de arroz só branco. Prefiro com mais qualquer coisinha misturada e soltinho ;)
João, infelizmente é o país em que sobrevivemos. E ninguem precisa de ir ao restaurante quando se tem belas cozinheiras (os) em casa (a não ser para dar descanso à fada do lar).
Isabel, experimenta que não te vais arrepender ;)
Alegna, é muito fácil pelas as favas. Eu não gosto muito de sentir a "camisa" mais durinha das favas então, com uma faca, dou um corte na pele e retiro a casca. É parecido com os tremoços.
Monica, não há problema :) Eu repeti o arroz duas vezes também ;)
Claúdia, eu também não me importava de comer outra vez. Fico à espera da bondade dos vizinhos que têm quintal ;)

Catarina Santos disse...

Estou a ver que nos últimos tempos as favas andam a dar que falar, e muito! Mas eu não gosto mesmo nada de favas, e confesso que às vezes até tenho pena mas não consigo gostar mesmo :(

Em contrapartida o teu panadinho tem óptimo aspecto e agora (se não fossem as horas que ainda são) até estava capaz de fazer uns :)

Beijinhos e boa semana!!

ameixa seca disse...

Catarina, entramos mesmo na época de favas. Pena que não gostes. Eu adorooo ;) Os panadinhos vão sempre bem com um arroz soltinho. Boa semana