quinta-feira, 19 de junho de 2008

Desafio Intercâmbio Culinário Portugal Brasil


A minha queridissima amiga Nana do blog Manga com Pimenta fez-me, um dia destes sem eu esperar, a seguinte pergunta:


"Por que não fazer um desafio entre blogueiras amigas Brasil e Portugal?"
Com essa pergunta, convidou-me para participar de um desafio.
"Vamos montar um desafio? Você faz um prato típico do Brasil e eu um típico Português?" e aceitei de imediato. A Nana é tão querida que eu não tive como recusar. E, ainda por cima lembrou-se de mim e eu nem sei porquê. Mas adorei :)


Então, surgiram as regras, divulgação e um novo blog para postarmos as receitas feitas por cada uma que participará do desafio.
Para quem quiser visitar o site Intercâmbio Culinário Brasil e Portugal o link é este: http://intercambioculinario.blogspot.com/


Quem quiser participar, entre no blog informando qual será a sua dupla para determinarmos uma data.
Aqui vai a receita que eu escolhi:


Vaca Atolada


Ingredientes:

1 kg de costela de boi

2 unidade(s) de cebola picada(s)

6 dente(s) de alho picado(s)

2 tablete(s) de caldo de carne

quanto baste de Óleo de soja

800 gr de mandioca em pedaços grandes

quanto baste de cheiro-verde picado(s)


Modo de preparo:

Tempere a carne com alho e sal. Coloque no fogo, numa panela de pressão sem a tampa, o óleo e vá colocando aos poucos a carne para dourar. Se você achar que irá ficar muito cheia a panela, frite metade, reserve e depois frite a outra metade. A carne deve ficar bem dourada, bem fritinha, mas não deixe queimar. Isso é muito importante, que ela fique bem dourada por todos os lados. Depois disso, adicione a cebola e o alho para dar uma dourada, sempre mexendo. Coloque os dois cubos de caldo de carne. Ponha água na panela, cobrindo as carnes para cozinhar em pressão. Feche a panela de pressão. Quando começar a chiar, deixe cozinhar por 40 minutos. Cozida a carne, coloque a mandioca em pedaços, para cozinhar dentro da panela. Se precisar, coloque um pouco de água. Se a mandioca custar para cozinhar, jogue, sem medo, bastante água para dar um "susto" nela, que ela cozinha. O caldo da costela vai ficar um pouco mais grosso. Fique sempre perto para ver se não precisa de mais água para evitar grudar o fundo da panela. Na hora de servir pode ser adicionado à panela, bastante cheiro verde picado.

13 comentários:

Unknown disse...

kkkk espero que você goste, pq é mto bom!!
Bjss e boa sorte no meu pratinho!

Nela disse...

Olá ameixinha,é um bom desafio e o prato da tua amiga nana deve ficar muito bom.E feito por ti ainda melhor.E a tua amiga qual é a receita que te pretence e ela escolheu? beijinhos fica bem querida. :O)

ameixa seca disse...

Nana, eu vou experimentar. Nunca provei mandioca na vida ;) Vamos ver...
Nela, eu não disse qual era a receita que a Nana vai fazer porque gostaria que fossem visitar a cozinha dela e vissem. A Nana é o máximo. Vai receber-vos super bem no canto dela ;) Mas posso dizer que é uma receita típica do meu Minho :)

edinha disse...

Vou ficar à espera para ver os resultados que vão ser óptimos de certeza :)
Beijinho

ameixa seca disse...

Edinha andei à procura do teu mail e não encontrei. Gostava muito que participasses neste intercambio. Que me dizes? É só desafiares uma blogueira Brasileira e trocares umas receitas com ela. Eu e a Nana agradecíamos ;) Se puderes e estiveres interessada envia mail para ameixinhaseca@gmail.com

Axly disse...

Aeeeeeee Ameixinha!!!
Nunca comeu mandioca menina?! Uau, vai adorar^^
E Vaca Atolada é tuuuuuuuuuudo de bom, gostoso demais!
Tomara que corra tudo bem, eu tô ansiosa por saber quais as receitas q a minha querida parceira, Nani, vai me mandar^^
Kisss minha flor!

Vivian disse...

Adoro vaca atolada!!! e ja estou procurando alguem pra intercambiar comigo !!! tbem quero fazer um prato de outro pais !!!

ameixa seca disse...

Pois é Axly, nunca comi. Mas aqui nem se encontrava mandioca à venda como há agora. Espero gostar :)
Vi, já sabia que querias participar. A Nana disse :) Fiquei feliz por quereres participar ;)

A União Faz a Vida disse...

Nunca comeu aipim?
É muuuito bom!
:)

O blog... disse...

Acho muito interessante a vossa ideia.
Em relação á minha receita de lasagna as courgettes são descascadas.
Obrigado

Nela disse...

Querida Ameixinha tenho um miminho para ti participa está bem?é pelo bem de todas nós.Vai ao meu cantinho não te esqueças.Beijitos.

Migas disse...

Gostei bastante do logo... muito giro. Realmente, em Portugal é muito normal não comermos mandioca pelo simples facto de não sermos país onde se produz mandioca!! Eu provei só cá, aqui é bem comum. E gosto. Costumo comer num prato típico de cá, chamado mufete. Mas, prefiro a batata-doce (que também faz parte desse prato e que, curiosamente só provei cá também, acho que não é muito comum no Porto).

Beijos e boa sorte para o novo desafio!

ameixa seca disse...

Talula, Domingo como aipim. Fui comprar hoje ;)
Amélia, por acaso não estarias interessada em participar? Temos blogueiras brasileiras que não têm par. Se quiseres diz qualquer coisa. Eu gostava muito que participasses :)
Nela já está ;)
Migas, o logo é da inteira responsabilidade da Nana. Super engraçado não é? Aqui já se vai vendo mandioca nos supermercados. mas não temos mesmo o hábito. Há uma primeira vez para tudo certo?
Migas, confesso que pensei em fazer-te a proposta para participares neste desafio. Sei que vais de férias e que talvez não encontres a maioria dos ingredientes por aí. Mas eu adoraria que uma Portuguesa a viver em Angola experimentasse fazer uma receita Brasileira ;) Que me dizes? Muito complicado ou nem por isso? Pode ser uma sobremesa ou bebida :)