quarta-feira, 25 de junho de 2008

Um animal, uma planta e comida... esta é a minha vida!

A minha vida resume-se em grande parte a estas paixões. Creio que nada me deixa tão feliz como plantar uma semente e nascer uma flor, abraçar um animal e receber dele uma fidelidade incondicional, e cozinhar.
Primeiro que tudo quero apresentar o mais recente membro desta família. Chama-se Matias e foi encontrado num terreno abandonado por trás de minha casa. Já não o deixamos lá... veio directo para o banho e para a desparatisação. É um gato feliz a azucrinar a cabeça de quem cá mora com tanto "miauuuu". A minha vida sem animais não faz sentido. Não fará nunca e, com eles, sinto-me a pessoa mais doce e carinhosa do mundo ;)
Segundo, apresento o meu girassol mais velho (parece que estou a falar de filhos eh eh) que me saiu gigante... já vai quase nos dois metros. Já ultrapassou o muro da minha casa e espero que ninguém o leve ao passar.
Terceiro, vamos à comidinha que se faz tarde. Confesso que nunca tinha experimentado massa recheada. Mas, depois de ver nalguns blogues a dita, resolvi comprar e arriscar. Esta é apenas recheada com queijo mas estou curiosa para experimentar as outras variedades. A minha cobaia ficou fã, não fosse ela maluquinha por queijo, e pediu para fazer mais vezes. Não segui nenhuma receita especial. Cozi a massa (tortellini). Fiz um refogado com alho, cebola e azeite q.b. Juntei uma cenoura ralada, 2 tomates maduros cortados aos quadrados, 4 fatias de paio cortadas e temperei só com pimenta branca. Não coloquei sal porque o paio já tem sal suficiente. Juntei um fio de vinho branco e deixei apurar. Nos pratos coloquei a massa com o refogado por cima e o queijo ralado (usei limiano). Levei a gratinar no microondas e polvilhei com cebolinho e azeitonas picadas. Simples e saboroso.
Espero que gostem do que está nas fotos :) E já agora peço que cliquem no ícone aqui ao lado da Luta Contra a Fome e no ícone lá mais em baixo (depois das fotos dos meus companheiros de lar) da Ajuda aos Animais. Façam como eu... a clicar clico em tudo para ajudar, porque um clique não custa nada e ajuda a salvar muitas vidas. Seja uma criança, um adulto, um animal ou uma árvore. A solidariedade também nos salva ;)

48 comentários:

claudia disse...

Olá, já vi que experimentaste as massas recheadas, não não uma delícia?? O teu gato é um amor, ontem também recebi um novo membro: mais um cachorrinho bébé, desta vez 1 pastor alemão (hei-de postar as fotos). Mas fico por aqui, já não quero mais nenhum!!2 chegam e sobram!

Noémia disse...

O Matias é um fofo, também adoro animais. Bem que gostaria de ter um gato mas com 12 cães seria um atentado à integridade do bicho. Vou-me contentando com as vossas fotos! Já cliquei porque as causas são boas. Já actualizei o meu blog e acrescentei o teu. "Ganda" girassol...!

Unknown disse...

Já fui apresentada para o Matias, muito fofo mesmo!
Amiga, eu amooo massa recheada!
Não acredito que é a sua primeira vez, não me diz isso...
Vou ter que dar uma aula particular (sou brasileira mas aqui corre um sangue muitoooo italiano), por que tem massas e massas.
Ai ai que vontadeeee, agora de uma sopinha de Capeletti com caldo de frango.
Bjssss

ameixa seca disse...

Claudia, experimentei finalmente. Há coisas que nem entendo em mim. Porque raio não experimento certas coisas que até me parecem boas? É o comodismo de comer sempre as mesmas coisas e ter receio de experimentar coisas novas. Isso agora acabou ;) Mudei...
Noémia, eu tenho um cão em casa e, mesmo assim, é difícil. Imagino com doze ;) Obrigada por clicares por uma boa causa ;)
Nana, são mais umas receitas de intercambio (Portugal-Itália) que tens que me passar. E olha nenhuma destas equipas passaram no campeonato europeu de futebol, mas têm umas gastronomia fabulosa ;)
Abraços

Rosa Eliza disse...

OI Ameixa Seca,o amendocrem é feito com amendoim,mel enriquecido com 6 vitaminas.Éo que esta escrito na embalagem sem muito detalhes.
Desde pequena que eu adoro minha mãe sempre compra quando acha no Supermercado.Tem muitas receitas com essa delicia.
Bjss com carinho

Gourmandisebrasil disse...

ai que chamego este gatinho...todo emboladinho, pedindo mais afago...
bjo,
Nina.

Vivian disse...

que amado esse gatinho! e pela foto, parece que ele esta adorando os carinhos !!!
A sua massa ficou com um lindo aspecto e deve ter ficado deliciosa.
bjos

Letícia disse...

A massa é ótima, o girassol é lindo, mas o gato sem dúvida é o mais fofo dos teus prazeres. Que bom que vc o levou para casa, um bichinho a menos prá sofrer na rua. Beijos e parabéns pela iniciativa.

Migas disse...

Oh Ameixinha, que coisa tão fofa!!! Eu também tenho um gatinho que vive com a minha mãe, agora que eu cá estou. É o melhor que eu podia ter levado para casa (apesar da na altura ter de pregar uma mentira das grandes para a minha mãe o aceitar...ahahah) Só passados meses lhe contei a verdade! :o) O que é certo é que é o gato mais amoroso do mundo, companheiro, meigo, brincalhão... E o Matias parece que vai ser um gatonildo 5 estrelas... Parece que se está a rir com as tuas meiguices... Queremos ver mais fotos do Matias!!! :o)

Beijo para ti e ronrons para o bebé!

Mónica Pinto disse...

Coisinha tão fofa o Matias, eu já tive alguns gatos, mas agora só tenho a Eluna que é uma cadela, tal como tu, também adoro animais. Quanto ao teu prato de massa é tudo de bom, ou não fosse eu uma adoradora incondicional das massas em geral ( até rimei!).
Beijinhos

GreyScale disse...

Allo, respondendo à tua questão: o vinagre de figo podes usá-lo exactamente como o outro. Depende do teu gosto, pois este tem um sabor a figo. Eu acho que dá bem praticamente com tudo. Como é baratinho, vale a pena comprar. Custou-me o frasco 0,58 eur!!

Isabel (pipoka) disse...

Fiquei a tal ponto fascinada com o
Matias que nem consigo comentar a receita ;-)... mas não me passou ao lado a parte do texto sobre os cliques.

bjs

Nela disse...

Olá Queridinha,que coisas lindas!um gatinho tão fofo,que eu não quero pensar porque a minha filha quer trazer um que uma colega lhe quer dar,de uma ninhada de 6 gatinhos,Bébes que foram deitados ao lixo,e que ela a colega levou para casa,porque a gata dela tinha tido filhos e adotou (os sem abrigo)deu-lhes leite e tudo,mas eu tenho a minha cadela diana,e morreu-me uma com 17 anos á 1 mês,e tenho periquitos,peixes,e já tive gatos tb.esse é um fofo,vêz que não me enganei és um amor,basta adorares os animais.O girasol é lindo,adoro ver campos deles,tenho fotos das férias do ano passado de campos cheios,a massa está "divina" até a côr convida a ser comida,querida só te comentei agora porque não tenho estado bem,não ficaste zangada pões não?beijos desculpa a conversa mas fazes-me lembrar quem muito amo,minha filha.Desculpa dos erros mas vim mesmo agora do dentista. Beijocas gosto muito de ti.

Nela disse...

Querida já cliquei tambèm e sei que girassol é c/2 ss mas é a correr e não estou mesmo bem.Beijo

Natália Eleutério disse...

Olá Ameixinha, já publiquei a receita q vou fazer no intercâmbio.

O teu gatinho Matias é uma fofofusa, que lindo e mimoso e muita sorte por ter encontrado uma dona tão bacana.

A receita em si é muito simples, e como todas as coisas simples são sempre as + gostosas, bjs

A União Faz a Vida disse...

Ah, Matias é um ótimo nome... eu tinha uma cachorra chamada Matilda. Agora vivo num partamento pequeno e não tenho animais, mas até o final do ano devemos nos mudar pra um lugar maior e encontrar um companheoro pro Vicente.
Adorei essa massa!
Um beijo, querida

Odete disse...

Massas sao sempre bem-vindas, se recheadas melhor ainda. Parabens pelo grande e bondoso coracao. Tambem adoro animais e plantas e temos mesmo que participar de campanhas boas de protecao.
beijos

cupido disse...

O gatito é engraçado e o girassol também... a massa tem muito bom aspecto; simples e saborosa.

Cláudia Marques disse...

Que coisinha mais fofa! E o nome Matias é demais! Eu tb tenho uma gata (Safira, nome tirado dos livros da Anita...), mas já tem 10 anos, passa os dias a dormir, de preferência ao sol.
Girassóis adoro, há mtos na terra do meu pai (Vila Ruiva, Alentejo).
E a massa parece divinal.
Animais, plantas e boa comida: tudo bons "ingredientes" para uma boa vida! BJS

Marcos disse...

Ameixa gostei muito da tua massa...o teu gatinho é muito giro! Eu também tenho um gatinho! Se não fosse a minha vida também tinha um cão? Mas tenho horas para entrar no trabalho e não tenho para sair.Um beijo. Marcos:*))

Natércia Ramalho disse...

Minha linda Ameixinha a tua massinha é muito boa o teu gatinho é lindo o girassóis adoro. Um bjo. Natércia...

Carla disse...

É engraçado como temos essas 3coisas em comum!
O Matias é um amor =) Também tenho girassóis no jardim mas só agora vão dar flor. E quando à massa: adoro! Não consigo resistir. =P

bjs

anna disse...

Só podes ser uma pessoa muito especial!
Gostei do gatinho e do teu carinho por ele...
Adorei a massa, está com um aspecto divinal.
Beijinhos.

bio_geo_esds@ disse...

Ontem fiz massa recheada, também tortellini que comprei no Lidl. Amanhã ponho o post com o molho que fiz e remeto também para o teu que é outra sugestão de molho.

♥ mesa para 4 disse...

Que linda massinha... que lindo girassol e que lindo gato... tudo 5 estrelas

ameixa seca disse...

Rosa, obrigada pelo esclarecimento ;)
Nina, é mesmo! Com este calor todo que faz aqui e ele sempre aconchegadinho :)
Vi, o Matias adora o colo :) Está sempre a miar e a pedir colo...
Leticia, obrigada pela visita ;) Sem dúvida que os animais são umas das melhores coisas do mundo ;)
Migas, ainda dizem que os gatos não gostam do dono. O meu gato quer é estar ao colo das pessoas cá de casa. Prometo ir postando algumas fotos dos maus animaizinhos ;)
Monica, a vida sem animais não em faz sentido. Eu sou tipo soma e segue... cão, pato e gato. Vamos ver o que vem a seguir ;)
Claudia, obrigada pela informação ;) Tenho que ver isso.
Pipoka, eu quando vejo um animalzinho também me abstraio do resto à minha volta ;)
Nela, porque não adoptas um gatinho? São super independentes, engraçados e companheiros. Ahhh... e quecem-nos no Inverno ;) Espero que melhores rápido ;)
Nani, eu já vi. Não era suposto ser hoje, mas a Axly enganou-se :)A vida precisa de ser simplificada... até na cozinha :)
Talula, se fosse gata provavelmente seria Matilde ou Mafalda :) Gosto de nomes começados por "Ma" ;) Eu sou da opinião que uma criança precisa de ter um animal de estimação :) Espero que encontres um para o Vicente.
Odete, obrigada pela visita e pelas palavras generosas :)
Cupido, obrigada. Há dias que precisam de uma certa leveza :)
Cláudia, tomara que o Matias viva tanto tempo quanto a Safira. Ele também gosta das sonecas ao sol :)
Marcos, obrigada. A vida às vezes não permite mesmo. Eu feliz ou infelizmente consigo ter os meus animaizinhos :)
Natércia, muito obrigada :)
Carla, ainda bem. Aprecio quem tem gostos semelhantes aos meus :)
Anna, sou cheia de defeitos mas tenho esta grande qualidade que é adorar a Fauna e a Flora :)
Renato, a minha foi no Minipreço e da mais barata. Caso não gostasse, não perdia muitos € :) Amanhã dou uma espreitadela ao teu blogue e pensa na minha proposta ok?
Mafalda, neste caso são 3 estrelas (girassol, massa e Matias) eh eh :) Obrigada

saltapocinhas disse...

a gata que eu tenho também foi adoptada (ou antes, foi ela que me adoptou!)

não percebi nada desta massa (o sono e o cansaço também não ajudam): afinal recheaste-a com queijo ou só a polvilhaste?

ameixa seca disse...

Saltapocinhas, a massa já é comprada recheada (de queijo) é só cozer. Depois fiz o refogado e coloquei por cima da massa. No final coloquei queijo ralado por cima do refogado e levei a gratinar. Entendeste? :)

Sylvia disse...

Adoro animais também. Tenho um gatinho albino , na verdade e bem grandao e um cachrrinho que achamos tropeladoa uns 4 anos atrás e hj viaja conosco e fica em hoteis e se dao muito bem os dois,
Beijos

Letícia disse...

Oi Ameixinha, gostei da tua visita no meu cantinho e agradeço por ter me adicionado aos teus blogs favoritos. Beijos.

Agdah disse...

Menina, eu adoro gatinhos. Pena que aqui todo mundo é alérgico.

O blog... disse...

Os teus comentários são sempre bem vindos ao meu blog porque trazem aquela alegria e humor que todos precisamos nos dias que correm.
Obrigado

Unknown disse...

Olá Ameixinha
Depois de ler o teu post vi que temos muito em comum... os animais, as plantas, a culinária, enfim... coisas boas da vida, coisas que nos fazem sentir e proporcionar aos outros o que a vida tem de melhor.

Tenho a Layka, uma nina lindona e meiguinha com as orelhas a varrer o chão a toda a hora, tenho o Petit que como sabes adoptei recentemente e o Pepe que não resistiu (não me consigo esquecer dele) e dois peixinhos. Tive coelhos anões, tartarugas, um cágado enorme, vários pássaros...

Desejo as maiores felicidades para o Matias, miau lindo..., adoro girassóis e sou fã de massas, a tua tem um "ar" delicioso.
Vou clicar e colocar na Tasca os links, é nosso "dever" chamar a atenção de todos para causas tão importantes quanto estas (entre outras).

Beijocas***

ameixa seca disse...

Sylvia, por incrível que pareça o meu cão não faz mal ao gatinho. Estão a conviver pacificamente e eu estou alegremente espantada ;)
Letícia, não tens que agradecer ;)
Agdá, aqui em casa temos a sorte de ninguém ser alérgico a animaizinhos :)
Amélia, muito obrigada. É um prazer ir ao teu blogue ;)
Cenourita, ontem fiquei muito triste, derramei umas lágrimas e senti muito o que aconteceu ao Pepe. Espero que o Petit venha a ser grande, forte e saudável :) O Pepe é uma bonita recordação.
Abraços

saltapocinhas disse...

entendi!!

eu lá sabia que havia massa com queijo dentro!!

edinha disse...

Adorava ter um girassol assim :)
Quanto ao Matias é um sortudo porque vai ter uma vida boa e feliz :)
Os tortellini devem ter ficado muito bons pelo menos o aspecto é óptimo :)
Bom fim de semana
Beijinho

Catarina Santos disse...

Hoje em dia já existe tanta variedade desta massa... mas tal como tu, também eu nunca experimentei nenhuma! Em contrapartida a minha irmã mais nova gosta tanto de tortellini recheada com carne que até crua a come, acreditas? :)

Ah, e já dei os dois cliques aqui ao lado! Tal como disse no outro dia, iniciativas destas são sempre benvindas :)

Beijinhos!!

Akemi disse...

Que fofo o Matias! Também adoro flores e parabéns pela bela iniciativa! Bjs

ameixa seca disse...

Saltapocinhas, e também descobri há pouco tempo ;)
Edinha, considera um destes girassóis teu :) Nós também costumamos dizer que os animais na nossa casa não sabem a sorte que têm :)
Catarina, de carne ainda não experimentei mas comer crua é que não ;) Obrigada pelos cliques.
Akemi, obrigada ;) Bom fim de semana

Claudia Lima disse...

Gostei muito de ler sobre as suas paixões! O que nos encanta nos enche de vida...
Tortelinni é tudo de bom e sua receita ficou ótima!
Bjs :)

Ana Maria B disse...

Quer-me parecer que o Matias se devia chamar Huguinho, para completar o conjunto...
O meus gatinhos estão bons. O pequeno porta-se bem porque a mãe toma conta dele,anda sempre a chamá-lo. Só tenho medo que fique um bocado menino da mamã...

ameixa seca disse...

Claudia, é mesmo! Cheios de uma vida muito mais feliz e completa :)
Ana Maria, tive um entreva, senão seria mesmo Huguinho. É que o meu irmão mais velho chama-se Hugo e não lhe quis tirar o lugar ;) Daí um Matias :)

Miguel disse...

Olá ameixa, estive aqui a ver o blog, e achei curioso teres uns interesses tão parecidos com os meus. Pretendo seguir veterinária, adoro as minhas plantas, e..bem em relação à comida, gosto imenso de comer XD ahaha, sim porque os meus dotes na cozinha são aqueles meramente rotineiros. De qualquer forma, quando quiser surpreender alguém já sei onde vir buscar ideias. ;) Bjinho

ameixa seca disse...

Olá Miguel! Obrigada pela visita :) Acho que os meus interesses saõ comuns a muitos de nós. São prazeres ordinários. Se eu tivesse seguido veterinária, provavelmente estaria empregada e seria um bocadito mais feliz. Caso precises de uma assistente diz ok? ;)

Rivera disse...

Este prato para além de apetitoso ficou muito bonito! Parabéns!

ameixa seca disse...

Rivera, obrigada pelo comentário. Eu adorei o nome do teu blog. Mais tarde vou visitar-te ok?
Abraço

Pseudo Jardineira disse...

Como te compreendo :)
Em minha casa sou muito feliz porque tenho tudo isso e o meu morzão :)

ameixa seca disse...

Pseudo Jardineira, obrigada pela visita e pelo comentário. Morzão ainda não tenho mas, quem sabe um dia?! :)