quinta-feira, 12 de junho de 2008

Uma pizza com "raça"


Acho que tivemos a confirmação de que já não vivemos numa democracia. Afinal, só faltava a confirmação do presidente deste país à beira mar afundado, de que regredimos e estamos em plena ditadura, estamos a fazer "regime" (grande trocadilho eh eh) e, pelos vistos, está satisfeito com isso. Concordo que Portugal é de quem cá vive, somos um país de pessoas, de culturas e de etnias. Não me ocorreria chamar-nos um país de raças (até porque para mim quem tem raça são os animais), expressão que caracterizou o Estado Novo. Mas os senhores doutores andam a estudar para alguma coisa e, depois chega a malandra da doença de Alzheimer*, e eles esquecem-se do tempo em que estão. Tem a sua lógica pois, passamos por uma crise que faz lembrar a ditadura, não podemos dizer nada que atinja os "copinhos de leite" que se insultam na assembleia, o lápis azul tá na moda, os bens essenciais atingem valores exorbitantes, quem não tem conhecimentos vive de esmola, quem tem trabalho tem que aguentar as broncas do patrão porque quem pode também manda, e por aí em diante. Daqui a uns tempos não podemos sequer pensar, imaginar ou sonhar que temos a inquisição à porta. Não entendo onde vamos parar... se os nossos supostos representantes levam-nos por mares que já foram navegados e, nós queremos e merecemos outras conquistas, outros sonhos, outras realizações. Queremos a liberdade pela qual os nossos familiares lutaram e sofreram, a igualdade descrita na Constituição da República Portuguesa, queremos praticar o que está na teoria. Aí seremos, sem dúvida, um povo pleno. Mais uma vez, merecemos mais que estas afirmações démodé. Estamos no Século XXI e para onde vamos? Olhem... agora ia às trombas de umas quantas raças raras que, por cá andam a passear e a ganhar três reformas, que nos gozam nas barbas e nós a viver de migalhas. Não é justo e se o país é de raças então tratem-nos como raças do país e preservem-nos antes que entremos em extinção... Se me quiserem colocar no Zoo eu aceito... pelo menos há cama, comida e roupa lavada (ou não, se é natureza é tudo ao natural, certo?). Entretanto cozinhamos a indignação com ingredientes com raça... há que aconchegar o estômago de pensamentos inquietos :)

Ora... sai uma pizza com uma miscigenação, por favor!


Ingredientes para a massa:
175 g de farinha (usei raça farinha de neve)
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó (usei raça royal)
1,5 dl de água morna
1 colher de sopa de azeite (usei raça gallo)
farinha q.b.

Molho:
1 dente de alho
1 cebola
azeite q.b
1 cenoura
0,5 kg de tomate maduro (usei raça de lata já pelado)
1 colher de chá de farinha
1 pitada de açúcar (usei raça sidul)
1 pitada de oregãos (usei raça cigalou)
sal q.b.
1,5 dl de água

Recheio:
queijo ralado q.b (usei raça limiano)
fiambre q.b (a raça não era da perna extra mas era de porco)
meio pimento vermelho
200g de cogumelos frescos laminados ou 1 lata (usei raça Paris)

Preparação da massa:
Peneire a farinha para uma tigela e misture o sal e o fermento; incorpore a água, o azeite e amasse bem. Deixe repousar cerca de 15 minutos. Polvilhe uma superfície de trabalho com farinha; tenda a massa e estique-a bem com o rolo, até obter uma massa fina. Disponha a massa num tabuleiro (eu usei o do forno) e pique-a com um garfo.

Preparação do molho:
Pique o dente de alho, a cebola e corte a cenoura em meias luas. Coloque num tacho e junte-lhes duas colheres de sopa de azeite. Deixe refogar; junte o tomate maduro picado, a colher de farinha, a pitada de açúcar e os oregãos. Tempere de sal e deixe apurar, mexendo com frequência. Regue com 1,5 dl de água fervente e deixe cozinhar, em lume brando. Depois retire e reserve. Quando estiver morno, passeo na varinha mágica ou liquidificador.

Depois é só espalhar o molho pela massa da pizza e dispor os ingredientes cortadinhos aos pedaços pela ordem que quiser. No fim, espalhei oregãos por cima da pizza e levei ao forno até o queijo estar gratinado. As pizzas podem ser feitas com os ingredientes que estiverem no frigorífico. Usei as raças que tinha e foi uma bela mistura ;)




*Com o maior respeito pelas pessoas e seus familiares que convivem de perto com a doença.
Quero também dizer que se enganam aqueles que passam os olhos por estes posts e acham que é tudo raiva e ódio. Não é, são, sobretudo, palavras bem dispostas que tentam espelhar o estado da nação que é a minha. Acima de tudo mantenho a minha capacidade crítica e a capacidade de sorrir perante as desgraças e vitupérios que me atingem directamente. Não fosse a minha gargalhada, estaria internada e a levar uns quantos choques eléctricos, e olhem que a electricidade está cara ;)

34 comentários:

Nela disse...

Querida tens razão em tudo o que dizes,mas (quase é impossivel eu sei) pensa que tudo se vai resolver,que há sempre um dia a seguir ao outro.Tem um pouco mais de esperança,e fé principalmente.A tua quiche está óptima,tambem gosto de pôr sortido lá para dentro bjito.

♥ mesa para 4 disse...

Tb não gostei do comentário do Sr. Presidente, mas ultimamente não gosto de muitas coisas ao contrário da tua pizza que gosto muito.
Beijo

A União Faz a Vida disse...

Guria, teus textos estão muito, muito bons... e a izza, nem se fala!
Um beijo, querida!
:)

saltapocinhas disse...

ó rapariga, mas tu não vês televisão??
portugal não ganhou???

então, qual é o problema???

(já não faço pizza há seculos, vou ter de fazer esta!)

cupido disse...

Efectivamente, enquanto Portugal ganhar e a gasolina faltar, andamos entre a televisão, um fino e duas horas para meter gasolina, meios tontos (quanto é que custa um litro? tanto, encha, encha, antes que acabe...). Pois é eles querem, eles sabem, eles podem...

Faz-me lembrar uma frase do Zé Mário Branco de 1979 "Vamos a ver quem é que se vai abotoar com os vinte e cinco tostões da riqueza que vais produzir amanhã".

Belo Texto!

Elvira disse...

Pois, que lapso infeliz fez o Presidente da República... :-(

Mas apesar de tudo, há sol, praias... e essa pizza de babar...! ;-D

Beijinhos.

anna disse...

Quem faz pizzas maravilhosas assim, não é gago...
Tens um sentido de humor acutilante e uma excelente forma de o expressar...
Gostei muito de tudo!
Beijinhos.

Cláudia Marques disse...

Muito bem, Ameixa! Assim é que se fala! Olha, tu não és do tempo da actriz Ivone Silva, mas ela já dizia numa rábula: "Este país é um colosso, está tudo grosso, está tudo grosso... isto é que vai uma crise..." É incrível como certas coisas se mantêm actuais ao longo dos tempos.
Então e a gasolina? Não estava estupidamente cara? Então agora já há dinheiro a rodos para estar horas em filas para encher os depósitos? Olha, não dá para entender...
P.S.: Qdo voltar a Braga, em vez de ir à Narcisa, vou ao restaurante da Ameixa...
Beijos

Natércia Ramalho disse...

Minha linda Ameixinha adorei a tua pizza! Vais ver que quando menos esperas estás a trabalhar com o nosso Primeiro Ministro... um beijinho. Natércia.

edinha disse...

Muito bem, gostei do que li e da maneira que escreves.
Gostei bastante desta pizza cheia de raça :)
Beijinho

Marcos disse...

Ameixa gostei muito da Pizza!Menina eu tenho trabalho...mas sabe Deus o que sofro com esses tira peles que tu tanto falaste ai no teu poste? Eu ia dizer a verdede mas infelmente o meu trabalho não o permite.Um beijo Marcos:))

Isabel (pipoka) disse...

Cara ameixa,

Muito bem dito, sim. sra... alguém que disse o que penso...é mesmo isso contra os saudosos do antigo regime, passados do prazo, temos mas é que continuar a fazer pizzas de miscigenação!

bjs grande

Catarina Santos disse...

Gabo-te o bom humor perante esta crise que atravessamos, e pudera eu ter essa facilidade para sorrir e "brincar" com coisas sérias... mas infelizmente não consigo, pois dramatizo demais :(

Esta pizza, e tal como practicamente tudo o que fazes, tem um aspecto delicioso! Acreditas que nunca fiz pizza? Mas um dia tenho de perder o receio de falhar e tenho de experimentar :)

Beijinhos e bom fim de semana grande!!

ameixa seca disse...

Nela, mais tarde ou mais cedo, algo terá que mudar. Oxalá seja para melhor ;)
Samma, pelos vistos não gostou ninguém. Mas ele está lá... essa é que é essa.

ameixa seca disse...

Talula, gostei do "Guria" :) Acho um piadão ao nome. Obrigada pelo comentário. Fico feliz que gostes :)
Saltapocinhas, fizeste-me lembrar daquela canção do beijinho que diz: "Ai rapariga, rapariga, rapariga que só dizes disparates, disparates, disparates. E tanta asneira, tanta asneira, tanta asneira. Que pra tirar tanta asneira não chegam cem alicates" eh eh. Enquanto o pessoal for ao futebol estamos salvos né?
Cupido, andamos a encher os bolsos de quem tem os bolsos cheios... "Os tostões da riqueza que vais produzir amanhã nas tuas oito horas" (ou mais) para depois nos convencerem que a culpa do estado das coisas é só nossa. Mea culpa... mea culpa. Gosto do Zé Mário. Ele sabe dizer as coisas com as palavras certas (aquelas palavras muito comuns cá no Norte eh eh).
Elvira, eu é só mesmo pizza :) Sol e praia não é comigo... Fico a comer pizza à sombrinha ;)
Anna, por acaso não sou gaga :) E se não é o sentido de humor... nada mais me resta ;)
Claudia, eu sou do tempo do que sinto e do que vejo. Estamos mesmo no tempo da Ivone, em que precisamos de usar de todas as fintas para criticar o governo, sem sermos presos ou despedidos por termos opinião. E a mim não me apanham na fila... nem para a gasolina nem para o futebol. E se não quiseres ir à Narcisa é só dizer, ok? ;)
Natércia, não era má ideia chegar à conversa com o senhor engenheiro. Era uma boa oportunidade de lhe ensinar a ser íntegro e honesto. Mostrar-lhe como se vive sem rendimentos e sem mordomias. É que trabalhar já todos trabalhamos para ele... está visto. Eu nem isso faço, só para não lhe dar esse prazer :)
Edinha, obrigada pela simpatia :)
Marcos, não me digas que és da PIDE e não podes dizer nada? eh eh
Cara Pipoka, não morro entalada. Acima de tudo sou uma mulher do Norte... diz-se o que se pensa e o que nem se pensou. É tudo na hora :) E isto já passou do prazo e começa a cheirar mal. Esqueceram-se de recolher o lixo na Assembleia.
Catarina, eu também dramatizo mas termina tudo em tragicomédia :) A vida tem mais piada assim. E esta foi a segunda vez que fiz pizza... a primeira também correu bem. Sem medo... que com medo têm-nos na mão, até as pizzas e isso é impensável ;)
Bom feriado e boa sexta feira treze ;)

Vivian disse...

bom, não sei se vc conhece, mas no Brasil, quando nos referimos a algo do Governo e que nunca dá certo, dizemos: "tudo acaba em pizza" rs. Já que não podemos fazer nada, pelo menos temos o direito de nos indignar!!!
A propósito, quando me perguntam qual o meu prato preferido eu digo: PIZZA.

Agdah disse...

Mas menina, essa situação toda parece tão familiar...

"...Acima de tudo sou uma mulher do Norte... diz-se o que se pensa e o que nem se pensou..."

Lá no meu norte, dizem que "mulher nortista é arretada".

Flavinha disse...

Ameixa, você está coberta de razão em manter sua capacidade crítica! É isto que tem faltado aqui aos brasileiros, além de indignação! Por aqui, costumamos dizer que tudo acaba em pizza, ou seja, nada se resolve! Pelo menos se fosse uma bela pizza como a sua...

Beijos.

risonha disse...

como é que é?
ainda há alguma coisa para "moi"?

Isabel Salvador disse...

está linda atua pizza minha querida jinhos grandes..

gostava muito da tua companhia no meu forum.......jinhos grandes amiga

claudia disse...

Para ultrapassar estes ultrajes de que falaste, nada melhor que 1 fatia da tua magnifica PIZAAA!

Sandra disse...

Desta pizza não come o nosso Sr.Presidente...
Beijinho

turbolenta disse...

Que grande pizza!
Também comia uma fatia.
(é....para isso não estava de dieta!)
confesso que gosto muito mais destas receitas caseiras que daquelas cheias de gordura da pizza hut
bom fim de semana

ameixa seca disse...

Vivian, eu desconhecia a expressão :) Pelos vistos o assunto casou bem com a receita ;)
Agdá, arretada é bom né? Parece que mulher do Norte é tudo igual eh eh ;)
Flavinha, obrigada pela visita. Realmente se tudo terminasse como as pizzas das blogueiras, ficavamos todo satisfeitos ;)
Risonha, para ti só mesmo pizza porque indignação não tenho nenhuma por ti ;)
Belinha, obrigada ;) Então conta-me lá qual é o teu fórum? Quero saber tudo ;)
Claudia, é melhor duas fatias que isto está crítico ;) eh eh
Sandra, nem na boca nem na tromba. A pizza merece um destino melhor ;)
Turbolenta, aqui em casa só mesmo pizza caseira. Para as outras não há espaço :)
Bom fim de semana a todas/os :)

elisabete disse...

Olá, desculpa só aparecer agora mas meu pc esta quase a dar as ultimas. Os teus textos são fantásticos, pena nao poder ler acompanhada de uma fatia de pizza lol

beijinhos e bom fim de semana

Manuela © disse...

Aposto que essa massa foi bem sovada lol :)

Na tarte de legumes, lembrei-me que podes substituir as natas por molho bechamel :)

vague disse...

Ena, a canela miúda tem raça! ;)

vague disse...

a canela moída, perdão :)

vague disse...

Até o caso ter sido levantado pela oposição, desconhecia que a expressãp 'raça' era emblema do Estado Novo. Creio no entanto q o PR ou não fez por mal (eheh, eu a ele desculpo-o, gosto dele, sim!) ou disse numa perspectiva de força para combater, uma pessoa com 'raça' é uma pessoa q não se verga, uma pessoa com coluna vertebral direita.
O PR nunca iria ter um comentário com umaa carga racista e óvia tãi forte, até pq ele é pela inclusão e pela solidariedade. Talvez sejam resquicios de viver no Est. Novo, mas acredito q não o disse num contexto negativo e acho q fez bem em não alimentar polémicas.

:)

ameixa seca disse...

BetiCris, és sempre bem vinda seja mais cedo ou mais tarde ;)
Manuela, foi sovada o essencial ;) Bechamel também deve ficar bom. Obrigada :)
Vague, exacto, miúda com raça :) Se eu tivesse ficado muito insultada com a afirmação não teria levado o post para a brincadeira e boa disposição. Mas o senhor poderia utilizar outra palavra. Sabia que daria polémica ou a malvada da Alzheimer levou-lhe esse resquício de memória ;)

cupido disse...

ameixa
achei engraçado que tenhas dito o que disseste... sabes que o texto que referi continua e às tantas refere mais ou menos isto:

"vão-te convencer de que a culpa é tua; a culpa é só tua ;)

ameixa seca disse...

Cupido, eu conheço o FMI. Daí ter dito o que disse. Acho que querem mesmo que nos sintamos culpados pelos desvarios que vão cometendo...

Maggie disse...

Adoro pizza... esta está absolutamente maravilhosa.

ameixa seca disse...

Maggie, eu nem como muitas vezes mas, quando me apetece, é só fazer porque há sempre destes ingredientes numa casa ;)