quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Pudim de café



Num dos blogs mais saborosos da net encontrei este pudim de café. A minha mãe disse-me que, há muitos anos, tinha comido um pudim de café delicioso. Mas pediu a receita e foi negada. Que interesse têm as pessoas de não darem uma receita a quem tanto gostou de a comer? Se é suposto não darem qualquer informação de forma a que o cliente volte mais vezes... então muitos têm azar. A minha mãe não voltou a comer desse pudim. Isto até dava um filme do Indiana Jones - À procura da receita de pudim fechado a sete chaves :)

Não entendo e ainda bem que na net consigo encontrar coisas deliciosas e há muitas blogueiras dispostas a partilhar determinadas maravilhas.

Acho que não ficou como o que a minha mãe tinha comido, mas ficou um pudim muito leve, com um delicioso gosto a café, nada doce e isso é mau porque não enjoa e terminamos de o comer muito rápido. O meu não ficou tão lindo porque o café foi mesmo bem diluído, mas ficou muito comestível, para mal dos meus pecados... aiii a gula que me desgraça :)


Ingredientes:

1/2 litro de leite

1 lata de leite condensado

3 collheres (sopa) café solúvel

6 ovos


Misturei o leite condensado com os ovos inteiros.

Aqueci o leite (até começar a ferver) e juntei o café mexendo sempre até este se dissolver. Misturei este leite ao leite condensado e mexi muito bem até ficar um líquido homogéneo. Verti numa forma de pudim (convém ser das médias, das pequenas tive que utilizar duas) barrada com caramelo líquido (usei de compra) e fechei. Levei à panela de pressão (com àgua até 1/3 da forma) e deixei cozer por 10/15 minutos depois de começar a apitar.

Quem não tem panela de pressão ou para quem tem medo dela, podem levar ao forno em banho maria a 180º por 1 hora. E deliciem-se com este pudim maravilhoso :)


E aproveito para vos convidar a participar no desafio literário da Academia das Letras. Como a Cláudia diz: aproveitem porque não se paga jóia nem mensalidade :)

Quem estiver interessado pode contactar-me para ameixinhaseca@gmail.com ou contactar a Cláudia que foi quem teve a ideia :)

41 comentários:

Carla disse...

É engraçado, gosto muito de pudins mas ainda não fiz nenhum. O teu ficou com um aspecto delicioso e tem um sabor que adoro: café. E, para além disto, é super rápido de preparar e tem poucos ingredientes!

bjs

Baú da Conceição disse...

Meu marido é louco por pudins, eu também gosto, mas pudim para mim tem que ser sem furinhos e nem sempre consigo que eles fiquem como eu gosto.

Este está super apetitoso.
Beijinhos

Isabel de Miranda disse...

Que delicia!!!Está lindo e com café que o maridão adora.Beijinhos carinhosos

Natália Eleutério disse...

Eu já comia essa fatia aí a sorrir para mim de tão deliciosa que está, bjs

Adriana disse...

Obrigada pelos teus comentários no meu novo cantinho.Deixei-te uma resposta lá.:):)

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha está uma maravilha como só tu fazes um bjo Natércia...

Luciana Macêdo disse...

è tão bom compartilhar receitas e o que sabemos fazer,por que não dividir com os outros.Conheço pessoas assim que fazem de suas receitas verdadeiros segredos.

Não conhecia esta receita com café, o meu pai vai adorar.
Bjs!

edinha disse...

Conheço uma pessoa que para não me dar uma receita de uma tarte disse que a tinha perdido .Nos meus anos no entanto trouxe-me a tal tarte :)É claro que já não lhe falei mais no caso:)
O teu pudim deve ser uma delícia
Beijinho

anna disse...

Concordo contigo, é um prazer partilharmos as nossas receitas e as nossas dicas, quase tão bom como cozinhar para as pessoas de quem gostamos...
Adoro sabor de café nas sobremesas!
Mandei-te um mail...
Beijocas.

Elvira disse...

Esse pudim maravilhoso relembra-me o tempo onde vivi em Timor, logo a seguir à indepedência... Faziam lá um pudim de café de comer e chorar por mais, feito com o café que era colhido em Ermera, na montanha, e torrado no local mesmo onde eu morava, em Díli.

Desde então, nunca mais como pudim de café. Mas esse está mesmo a chamar por mim... :-)

Beijinhos.

Espaço do João disse...

Vai até ao meu espaço e, encontrarás umas belas flores para fazer companhia aos teus cozinhados. Um beijo João

Dani Bros disse...

Como assim ficou lindo!!! E que diferente nunca ouvi falar de um pudim de cafe, ainda sendo a minha bebida favorita, imagine se não vou fazer!!
Fico passada com pessoas que ficam guardando as receitas como se fosse impossiver de desvendarmos. hahaha

Bjks

Renata Barreto disse...

Também não entendo pessoas que não passam receitas. Tenho uma prima que no natal faz um pudim de castanhas portuguesas que é um luxo, mas ela não passa a receita e não permite que ninguém fique na cozinha enqto o prepara, nem as próprias irmãs dela, ou seja, quando morrer irá levar a receita consigo... e para que eu me pergunto... para que?
Sorte nossa que esses são minoria!
Quanto ao pudim, está apetitosíssimo, sem contar que sou louca por qualquer coisa que leve café. Receita anotada.
beijo grande!

A União Faz a Vida disse...

Guria, que pudim é esse? Ficou liiindo! Vou participar do desafio, sim. Me aguarda!
:)

Nela disse...

Ameixa, está lindo esse pudim, adoro sabor do café, e em doces é óptimo.A mim nunca me aconteceu não me darem uma receita, até mesmo zonas que visito,aldeias as senhoras me dizem se eu quero papel para anotar.Agora cafés, ou restaurantes claro que não gostam de dar receita, mas temos que entender não será?mas também há tanta maneira de onde se possa tirar uma receitinha, que não importa muito.Beijito.

Ana Prazeres disse...

Quam não partilha é mau e não brinca mais comigo...
Olha querida, ADOREI O TEU PUDIM!!!!
Ai, pudins de café são os meus preferidos... Acreditas que nunca fiz nenhum??? Eu adoro pudins e o A. também mas não gostamos quando eles ficam com olhos (vá ri-te...) e como medo que corra mal, vou comendo dos outros... Explica-me um dia destes detalhadamenente como fazes na panela de pressão, ok???
Olha quanto às duvidas das bolachas,usa as que mais gostares. Usei aquelas porque comprei-as mas não gostei muito do seu sabor, mas shotcakes puras são optimas! Então foram ficando a descansar na dispensa, até que me ocorreu usa-las, sendo de chocolate, na tarte FENOMENAL ( não me canso de repetir, mnham, mnham...)
Foi a minha primeira experiencia com bases de bolacha...
Quero muito fazer o teu pudim...
Beijinho grande e desculpa o testamento

Ana Prazeres disse...

Olha, só para dizer que está bem descrito e detalhado a historia da panela de pressão, mas mesmo mesmo, deixo estar 10 ou 15 min? É que ainda por cima tenho placa de vitroceramica...

GreyScale disse...

Eu acho que o teu pudim está lindo! E vou ter de experimentar também, não fosse eu e o meu marido fãs de pudins! Realmente eu acho que não vem mal ao mundo por darem a receita, aliás é um disparate! Porque o cliente até fica satisfeito e, caso não vá lá comer o pudim..vai lá à procura de novas delícias!

ameixa seca disse...

Carla, resumindo é só vantagens :)
Conceição, este não ficou com furinhos. Eu até gosto, mas normalmente ficam sem furinhos :)
Isabel, pode acrescentar-se café para realçar ainda mais o sabor. Ou retirar para quem não quer um sabor muito forte ;)
Nani, essa fatia foi para mim e já era das últimas ;)
Adriana, não tens que agradecer. E o teu português é estupendo ;)
Natércia, obrigada ;)
Luciana, eu não entendo. Já dei receitas e, muitas vezes, as pessoas continuam a preferir quando sou eu a fazer ;)
Edinha, ainda por cima cometeu uma gaffe daquelas eh eh... Ainda fazem figuras tristes e não há necessidade nenhuma :)
Anna, eu também não vejo mal nenhum... mas não somos todos iguais :)
Elvira, esse pudim de Timor é que deve ser "o pudim" enh eh. Eu usei café delta que também é bom, mas o de Timor tem sabor a liberdade ;)
João, estou a ir :)
Dani, se gostas de café tens mesmo que experimentar ;)
Renata, eu não entendo porque as pessoas fazem isso. As receitas não vão deixar de ser delas, só partlhando é que mais pessoas vão ter oportunidade de conhecer as receitas deliciosas. Vão levar a receita para cozinhar para os santinhos gulosos ;)
Talula, obrigada. Estou aguardando ;)
Nela, as pessoas acham que ninguem descobre :) Mas há mais quem tenha receitas e partilhe ;)
Anette, respondi tudo por mail eh eh
Cláudia, eu penso como tu :)

Os Olhos de Alice disse...

Ameixinha Querida
lindo pudim
já aceitei o desafio...
vá me visitar
muito obrigada pelo convite
beijos

cupido disse...

Bem, o aspecto é excelente. Eu ia dizer que gostava de experimentar, mas com café normal (confesso que ainda me lembro do sabor dos cafés soluveis que tomava há uns anos e não é bem a mesma coisa...) e eis senão quando a Elvira fala em café acabado de torrar... Fiquei todo contente! Vou experimentar. Obrigado por partilhares esta receita.

Rose Oliveira disse...

Ficou muito bom. Já fiz bolo de café, o pudim ainda não experimentei deve ficar bom também.
Beijos.

ameixa seca disse...

Alice, já vi e agradeço teres aceite o convite para sócia :)
O livro que sugeriste deve ser bom e cheio de boa disposição, como eu gosto :)
Cupido, tens razão. Eu tenho moínho de café e môo mesmo antes de tirar o expresso. Como na receita dizia café solúvel e foi a primeira vez que fiz, segui à risca a receita. Mas para a próxima acho que vai mesmo com café acabadinho de moer. Acabado de torrar é que já é mais dificil. Experimenta e depois diz algo :)
Rose, bolo de café ainda não fiz mas tenho receitas para experimentar. Se ficar tão bom quanto o pudim, então está aprovado ;)

PimientayChocolate disse...

tu puding quedo estupendo, con una textura deliciosa, me gustan muchisimos los puddings pero nunca me salen asi de bien, a vces se me pasan y otras quedan tipo crema, el tuyo esta excelente y con gustito a cafe mas aun,
un beso, daniela

saltapocinhas disse...

eu ADORO pudins!!
(basta ver o meu bog!!), mas nunca fiz este.
na ultima teleculinaria que comprei vem lá um pudim de café, não sei se é igual a este.

as pessaoas que fazem segredo das receitas não são pessoas de confiança, quanto a mim!

em relação à academia eu já disse que queria participar, mas ninguém me liga :(

Kláudinha disse...

epá
eu nem gosto muito de pudins... mas este vou fazer
q aspecto
nham nham
:p

risonha disse...

agora que já me passou o trauma dos pudins cozidos em banho maria, acho que vou ter mesmo que fazer este.
beijocas

Mari Rezende disse...

Ameixinha, sou apaixonada por pudins... Pudim de café e pudim de amendoim são duas receitas raras pra mim, porque minha mãe que sempre faz (tenho a mão podre para pudins) não gosta destes sabores... Eu acabo ficando na vontade!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Daniela, os pudins são as minhas sobremesas favoritas no calor. Fresquinho cai muito bem. De vez em quando corre mal... é como tudo :)
Saltapocinhas, tens que fazer este para aumentar o teu rol de pudins. É super bom e simples de fazer ;)
Kláudinha, para quem gosta de café é a sobremesa perfeita em dia de Verão :)
Risonha, na panela de pressão é rapidinho... nem dás pelo trauma ;)
Mari, de amendoim não conheço mas tens que te aventurar no mundo dos pudins ;) Café é muito bom.
Bom fim de semana

Carla disse...

ESTE PUDIM TB DEVE SER UMA DELICIA JA COPEI A RECEITA PA FAZER

ameixa seca disse...

Carla, experimenta que não te vais arrepender :)

Ana Prazeres disse...

já fiiz, já fiiz, é boooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooom!!
Ficou com um sabor fantástico!!!
Beijinho grannnnnnnnde

ameixa seca disse...

Anette, pelos vistos a aventura até correu bem ;)

carmencita disse...

Olhe que está tentador, essa fatia de pudim.Eu amooooo pudim de café!!Bjss

ameixa seca disse...

Carmencita, tentadora e irresistível :)

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Meu Deus!!!!! Amooooo pudim de café!!!! Além das sudades que estava daqui estou vendo quanta coisa boa foi colocada nesta cozinha durante minha ausência, afff!!!!!
Fernanda
http://mamocomacucar.sampasite.com

ameixa seca disse...

Fernanda, este pudim é uma maravilha. Já fiz duas vezes e todos que comeram adoraram ;) Tu é que desapareceste... mas foi por uma boa causa ;)

Valentina disse...

gosto muito de pudim mas vou pela opção fora da panela de pressão pois tenho um pavor dela.risos É engraçado como há pessoas que não gostam de passar receitas.

ameixa seca disse...

Valentina, ela é boazinha :) É só começar que depois não vais querer mais nada :)

Anónimo disse...

Esse pudim me atraiu porque quebra um pouco o doce do pudim de leite tradicional. Bjs.

ameixa seca disse...

Olá Gina!
Este pudim é mais leve e mais fresco que o pudim de leite tradicional. Quando puderes experimenta ;)