sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pizza à Minhota


Gostava que a minha máquina fotográfica (se é que se pode chamar máquina fotográfica à coisa que vai tirando umas fotos) captasse esta pizza como ela merecia. Pela altura do último encontro na Invicta trouxe um presente de aniversário adiantado, o livro "Pizza" do John Lanzafame. Foi no livro que me inspirei para criar esta pizza que tem muito do Minho. Porquê?
Tal como Lanzafame diz, devemos estar à vontade para dar o nosso toque pessoal. Ele faz pizzas ao modo dele e nós devemos fazê-las à nossa maneira :)
Eu fiz e não estou nadinha arrependida! Não fosse este senhor campeão mundial de pizzas! Assim, peguei em carne de rojões à Moda do Minho que tinha sobrado, piquei-a e utilizei-a nesta pizza que vos apresento.

Os tomatinhos da receita abaixo foram ao lume, juntei-lhes meia chávena de água, oregãos a gosto e deixei apurar. Depois foi só triturar com a varinha mágica e a pele rija transformou-se numa das melhores pizzas que já comi.

A massa é muito simples e atrevi-me a fazê-la na máquina do pão. Resultou na perfeição!
Ora vejam :)

Massa simples:
Faz 170 g de massa (para uma pizza de 30 cm)

1 colher (chá) de fermento seco (com fermento fresco também funciona bem)
1 colher (chá) de sal
100 ml de água morna
2 colheres (chá) de azeite, mais um pouco para olear
160 g de farinha simples, peneirada

Ponha o fermento, o sal e a água morna numa tigela pequena e mexa até os elementos estarem ligados. Vá deitando o azeite gradualmente, à medida que vai mexendo e, depois, deixe repousar num sítio quente durante 10 minutos ou até se começarem a formar bolhas.

Junte a farinha e amasse durante 15 minutos ou até a massa estar lisa e elástica. Pincele o interior de uma tigela grande com azeite, ponha a massa na tigela, tape com um pano limpo e deixe levedar num sítio livre de correntes de ar entre uma e uma hora e meia, ou até a massa ter duplicado de tamanho.

(Quem tiver MFP pode apenas colocar a mistura liquida de fermento na cuba da MFP, juntar a farinha, ligar no programa "massa" e deixar até o programa terminar).

Dê uns socos na massa para expulsar algum do ar que contém. (Nesta fase a massa pode ser tapada com película aderente e ficar de um dia para o outro no frigorífico ou ser congelada. Deixe voltar à temperatura ambiente antes de continuar).

Ponha a massa num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal, tape e deixe fora das correntes de ar durante 15 minutos ou até voltar a crescer pelo menos metade do tamanho actual. A massa está pronta a ser usada.

O mestre Lanzafame diz que deve ser usada uma pedra para pizza ou tabuleiro de ferro fundido no forno e pré-aquecer a 250ºC.
Eu não tenho pedra, usei o tabuleiro do forno que aparece na foto.

Polvilhe ligeiramente a superfície de trabalho com semolina e estenda a massa num diâmetro de 30 cm. Passe-a para o tabuleiro e pique toda a superfície da base com um garfo. Barre a base com o molho de pizza (usem um do vosso agrado ou façam o do Lanzafame: é só pegar em 250 ml de tomates em conserva e 1 mão cheia de manjericão ou oregãos e colocar num processador, tempere a gosto e pique até estar homogéneo), polvilhe com salsa e com os rojões picados. Espalhe queijo ralado por cima, mais salsa e leve ao forno até a base estar dourada e estaladiça!

Adorava que as minhas pizzas se parecessem com as da Canela, mas já é bom poder comê-las, parecê-las é um pormenor :) Obrigada a ti pela constante inspiração!

Bom fim de semana a todos!

56 comentários:

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Esse tal Lanzafame deve ser um mestre, só eu é que não o conhecia hehehe
Gostei da pizza e tenho que experimentar essa massa também.
Beijocas e bom fim de semana
Moira

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Concordo com o autor e com vc... devemos dar nosso toque pessoal em todas as receitas... esta é a maravilha de cozinhar!

bjssssssssssss

PS>: ah a pizza... eu adorei! sou pizzaólatra... hehehehehehehe

sushibaby disse...

Adorei esta pizza, ou não fosse eu uma minhota lol.
Beijinhos

ameixa seca disse...

Vocês comentaram o post incompleto he he Estava a escrevê-lo e de repente recebi visitas. Acho que foi o meu gato que saltou para cima do computador e publicou o post incompleto he he Agora já está!
Obrigada a todas e bom fim de semana :)

Smsn-artes e ideias disse...

uauuuu bela pizza

tb ja fiz uma pizza e a massa fiz na mfp e ficou uma delicia!!!

smsnartes

Marly disse...

E aqui o povo considera a 6ª feira o dia da pizza! Gostei da possibilidade de deixar a massa no frigorífico ou (congelá-la), para assá-la depois, e já estou imaginando ter uma pizza em minha mesa numa das manhãs desse fim de semana!
Beijinho e bom fim de semana.

Paula disse...

tas mesmo uma " marta sutuarte " desta com alma italiana pois fizeste uma pizza com perfume minhoto :)))
ohhhhhhh creio q nca te contei q a minha familia ( avoh paterno sao de prado / ponto de lima ) qq dia descobrimos q somos familia !
gostei muitissimo de ter hablado ctg
foi um previlegio e uma alegria
beijos

dannah5 disse...

Com certeza essa eu testo aqui. Receita boa de pizza eh tudo de bom. E nao tem do q falar, a foto está otima, imagino entao a pizza...

beijocas

Unknown disse...

A pizza ficou muito bonita. Minha máquina também não anda muito boa. Lembre-se que as vezes vemos fotos por aí que não são o que realmente parecem. Com os photoshopp que tem por aí dá até medo confiar no que estamos vendo.
Pelo menos sabemos que sua pizza ficou muito boa e que não tem nada de photpshopp, rsrsrs.

Grande beijo e ótimo fim de semana!

Cinha disse...

Que bonita pizza Minhota!!!
Beijinhos grandes e bom fim de semana.

conceicao disse...

A pizza Minhota ficou linda.
Bjs

Susana Gomes disse...

Ah mulher, que g'anda pizza! :) :) :)

Manuela L. disse...

Bela Pizza!
bjs

ameixa seca disse...

Smsn, eu uso a MFP sempre que posso :)
Marly, ainda não experimentei congelar a massa mas também gostei da ideia :)
Paula, é uma costela minhota he he Eu devo ter uma costela Lisboeta e, quem sabe, uma costela italiana e outra norte americana ;)
Dannah, ficou uma delícia :)
Ana, eu sei e também não me importava nada de usar esse programa... se for para melhorar a luz da foto não tem mal nenhum :)
Cinha, Conceição, Gasparzinha e Manuela L., muito obrigada :)

Nana disse...

Acho que a sua máquina é melhor que a minha viu!!!
Bjsss

Noémia disse...

Eu quando li à minhota vim logo a correr!
Pensava eu " Tu queres lá ver que a pikena usou chouriço de cebola, tripa enfarinhada e sangue de porco?".
Fiquei mais descansada quando vi que eram só uns rojõezitos, coisa leve...Ahahahahaha!
Tu ainda vais escrever um livro ah, vais, vais. Quais Lanzafame, Ameixa é que é! :)

Cláudia Marques disse...

Eu cá acho que devias registar a patente, provavelmente é a 1ª pizza de rojões do mundo, já imaginaste? Eu pelo menos nunca tinha ouvido falar, mas olha que adorei a ideia.
Tenho andado "a estudar" algumas massas de pizza, mas só mesmo em teoria, na prática só fiz aquela ultra-rápida com fermento royal :))
vou ter que me atrever...

bjs

turbolenta disse...

EStás aprovada!
A tua ficou uma maravilha. AS minhas........coitadas!
bom fim de semana

Simone Izumi disse...

estou no pico da curva senóide de alimentação de draga...comendo carbs a torto e a direito...e virando uma bolinha, claro, pq nao tenho um buraco negro como certas pessoas (tipo, voce!!rs)
Óia, não vai ser dificil eu fazer esta pizza no jantar de amanhã! Parece deliciosa!
bjos
si

Isabel (pipoka) disse...

Essa piza, além de ter um aspecto delicioso e um toque tradicional português muito do meu agradoo, é super ecológica (feita com o que restou de outras receitas).

bjs

Fátima disse...

Ameixinha, a tua pizza ficou maravilhosa. Domingo à noite aqui em casa, já ficou decretado o dia da pizza, portanto a sua receita já está na lista! :))

Helena disse...

Ameixinha
Super original,gostei mesmo muito da tua criação.
Quanto à foto está muito bem,o que interessa mesmo é o sabor não é?Mas olha se fossemos vizinhas seria um prazer fotografar as tuas delícias... e se pudesse prová-las melhor ainda!
Obrigada por existires ;)
Um beijo e um bom domingo!

argas disse...

Que bela pizza!! Deve ser bem boa! :D bjinho, bom fds

Anónimo disse...

Eu acho que ficou linda e adorava provar! Gostei do toque especial da semolina e o recheio à Minhota soa a maravilha deliciosa! hehehe:)
Bom FDS, Little Plum****

Isabel disse...

Gosto muito dessa ideia de dar um toque pessoal aos cozinhados que fazemos. Fiquei com curiosidade de saber mais sobre esse senhor, hihi.
A pizza está linda e com óptimo aspecto! Parabéns

anna disse...

Ficou uma pizza de dar água na boca!!!!
Deste-me ideias...
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Nana, acho que não :)
Noémia, não... foi só rojõezinhos que estavam uma maravilha! Mas olha que com esses ingredientes era bem capaz de ficar tão ou mais deliciosa :) Quanto a livros... se alguns podem escrever uns romasnces, eu posso escrever o que me apetecer também he he
Cláudia M., talvez seja :) Ainda vou dar inventora! Essa com fermento royal nunca experimentei mas esta, feita pela campeão de pizzas, garanto que é excelente :)
Turbolenta, experimenta esta massa. Vais ver que fica muito bom :)
Simone, estás muito bem! Não stresses e come a pizza em paz... se pensares nas calorias e gordurinhas, até engordas mais depressa :)
Pipoka, nem me tinha lembrado dessa. É verdade, foi tudo reaproveitado ;)
Fátima, espero que gostem :)
Canela, é como as pessoas... a aparência não é tudo! Se não fosses tu... eu é que tenho que agradecer :)
Argas, garanto que é :)
Mary, de facto ficou muito especial :)
Isabel, este senhor tem pizzas que tu nem imaginas. Se tiveres oportunidade pega no livro numa livraria e passa-lhe os olhos :)
Anna, põe as ideias em prática :)

Paladares de Festa disse...

Que maravilha Ameixa :)
Está simplesmente fantástica esta pizza à tua maneira ;)

Parabéns e beijoquinhas

Romy Almeida disse...

Mais um sucesso da ameixa LOL

Adoro as tuas receitas ;-)

Margarida disse...

Nome e ingredientes perfeitos! Olha que se o Lanzafame visse a tua pizza ia querer prová-la de certeza! A imaginação é o limite!
Bom domingo.
beijinho

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixinha,

Ainda chego a tempo de uma fatia?!...temo bem que não!!...com esse aspecto, a pizza deve ter voado do tabuleiro num ápice!! ;)

Achei a tua ideia de criar uma pizza minhota o máximo e posso imaginar o sabor fantástico com que ficou!

Beijinho!!

Raspas de Laranja disse...

Como sabes quase não ligo o computado ao fim de semana. Quando liguei vi uma listagem de postagens dos blogs que sigo. Comecei a comentar, do fim para o inicio, mas vi o teu titulo e estva em pulgas para ver a 'Pizza Minhota' a dançar o vira.
1º) a tua maquina deve ser gemea da minha, pois as minhas fotos também ficam meias ingratas.
2º) Nada melhor que uma pizza, para dar-mos o n/ toque pessoal. Escolhemos os ingredientes que gostamos, ou então não faziamos para nós, ou não é assim.
3º) Deve ter ficado bem, com os socos que lhes deste, e o regeio está lindo, meio brasuca!
4º) A Canela tem 'aquela' maquina fotografica e um dom de tirar boas fotoas, ou então é o M. mas que ficam giras, lá isso ficam.
Esta semana vou andar meia fugida, espero agendar algumas postagens, pois o meu blog faz um ano.
No próximo fds vou à capital, ver as provas de motos GB ao Estoril.
Depois conto. Bjs

Elisabete disse...

Desde que descobri uma massa de pizza da qual gosto muito, nunca mais comi pizza sem ser em casa feita por mim, comn tudo o que gosto e, tudo tem muito mais sabor.
Imagino que a tua pizza tenha ficado sublime, pelo aspecto assim aprece. Deliciosa

ameixa seca disse...

Sónia, Romy, obrigada :)
Margarida, era bem capaz de provar... não sei é se ia gostar. Mas ele tem pizzas muito mais estranhas que as minhas :)
Leonor, é só fazer... há sempre uma fatia :)
Zé, é uma pizza minhota com certeza :) A máquina vai dando para o gasto mas nem sempre ajuda!
Elisabete, mas convém ir experimentando novas sugestões... só assim se evolui e se descobre massas ainda melhores que aquelas que achávamos boas :)

moranguita disse...

ameixa fizeste uma delicia com os rojoses e com o toatinho.
eu ca nao fazia melhor.
nao conheço esse autor que falas mas deve ser um mestre da pizza.
beijinhos

Rose Oliveira disse...

Olá Amiga!
Aqui em casa todos gostamos de pizza.
A sua está com um ótimo aparência, deliciosa.
Tenha uma ótima semana, beijinhos!

Isabelocas disse...

Que bella pizza, feita com rojões devia estar bem apetitosa, excelente alternativa ás tradicionais.
Bjs

Abóbora Amarelinha disse...

ò minha meia leca, que bela pizza, os socos eu até dava, mas não era na pizza...era mais onde rima com rojoes e nuns certos portugueses, mas adiante.

Essa massa, deve ser mesmo como eu gosto, estaladiça e fofa ao mesmo tempo.

Semolina, é farinha?
certo!
boa semana

ameixa seca disse...

Moranguita, mais que mestre, é campeão :)
Rose, obrigada :)
Isabelocas, de vez em quando temos que experimentar coisas diferentes :)
Bóbrinha, eu hoje também me apetecia das uns socos a uns quantos manhosos que por aí andam! O resultado das eleições de ontem deixaram-me fula!!! Semolina é uma farinha de moagem mais grossa. Eu uso farinha de milho :)

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha que grande sucesso de pizza adorei. Um beijinho...

Mangia che te fa bene disse...

Ameixa,
adorei o texto e a pizza parece maravilhosa!
O livro deve ser uma delícia!
Um beijo e ótima semana!
Adorei a trilha sonora!

anabenfica disse...

às vezes somos muito limitadas na cozinha! Gosto destas ideias malucas e acho que e pizza deve ter ficado o máximo!!

Bjitos

P.S. Obrigada pelo apoio ao Rogério :)

Tânia disse...

Ameixa, se a foto está ruim, que se cuide John Lanzafame, porque achei o aspecto desta sua divinal!!
Amo pizzas!!
Beijinhos

a Trofa tem cozinheira disse...

Olá minha linda!!! Pois é...tb gostava q a minha maquina capta-se a beleza de certas coisas!! mas olha a tua pizza esta divinal!!! eu adorei! e coo hj mal comi fiquei pasmada a olhar para ela!!! adorei beijokas

ameixa seca disse...

Natércia, obrigada :)
Verena, o livro vale a pena... só é pena não ter acesso a alguns ingredintes. É bom para inventar :)
Anabenfica, não podemos ser rígidos em nada nesta vida :)
Tânia, nem tem comparação com as fotos dele mas, obrigada pela gentileza :)
Bombokita, tens que te alimentar mulher. Senão como é que a Trofa vai para a frente? he he

Laranjinha disse...

Ameixinha,

adorei a tua pizza.

Carolina Andrade disse...

Já ouvi falar muito nesse ser mas não o conheço. Agora fiquei com vontade de provar suas pizzas. mas é isso ai Ameixita, as mais gostosas são as inventadas por nós. Grande beijo

Sandra G disse...

Isso é que é uma pizza . ;)
Se fosse ai do norte ai que ia "roubar-te" um pedacinho de pizza.

Bjs

Natália Eleutério disse...

Fiquei vidrada com esta receita e com o teu toque pessoal ficou demais, bjs.

Smas disse...

Agora que o tufão já passou (só não se trabalhacom tufão 8, e aquele foi só 3) venha uma fatia (ou duas) de pizza que eu adooooroooo!
Bjs

cucchiaiopieno.com.br disse...

Muito legal, pizza com estilo - otima idéia, voce esta' de parabéns! O aspecto ficou excelente.
Abraços fraternais
Léia

ameixa seca disse...

Laranja, obrigada :)
Carol, também não conhecia mas conhecimento nunca é demais :)
Sandra G, acho que não chegavas a tempo :)
Nani, obrigada :)
Smas, qualquer dia faz-se uma pizza tufão he he
Léia, obrigada :)

Unknown disse...

Ai mas que bela maravilha.
Pizzas sao sem duvida uma das minhas perdiçoes, volta e meia tenho de perder amor a uns quilinhos e fazer uma pizza em casa...
A tua está simplesmente fabulosa...

Cininha disse...

Pode ser minhota pelos rojões, mas a mim parece-me mais minhota pela quantidade de recheio -uma dose lá no minho dá sempre para dois hehe- ficou bem ao meu jeito bastante recheio ;-)
A massa parece optima :-)

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Aqui neste exato momento são 10:00 horas da manhã e esta sua pizza me abriu o apetite de uma tal forma que eu nem posso explicar, mas a fome é de pizza, desta pizza que está simplesmente do outro lado do oceano. Agora me fala se isto não é crueldade!!!!!!!
Tenha uma linda semana.
Bjks,
Fernanda

ameixa seca disse...

Carlinha, usa farinha integral e fazes uma pizza que te deixa a consciência tranquila :)
Alcina, olha que nós não somos alarves he he Quantidade mas só se houver qualidade :)
Fernanda, já é hora de pensar no almoço e pizza é sempre boa ideia :)