sexta-feira, 4 de março de 2011

Bolo de iogurte e limão


Em verso lhes dedico esta delícia.
Palavras que saem em ebulição.
Com iogurte faz-se com perícia,
Um bolo com aroma de limão.

Na tarde fria eles ali jaziam
Quando eu os vi, não aguentei.
As minhas mãos pequenas os colhiam,
Enchi a saca e a casa rumei.

Untei a forma, peneirei farinha,
Juntei ingredientes na tigela.
De lá pra cá nesta cozinha,
Espero agradar a clientela.

Ingredientes:
1 1/2 chávena de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
1 chávena de iogurte
1 chávena de açúcar
1/2 chávena de óleo
3 ovos
raspa de 2 limões
1/4 colher (chá) extracto de baunilha
1/4 colher (chá) extracto de limão

Para a calda:
1/3 chávena de açúcar
1/3 chávena de sumo de limão

Preparação:
Peneire a farinha, fermento e o sal numa tigela média. Noutra tigela maior combine o iogurte, açúcar e o óleo. Acrescente os ovos, um de cada vez, mexendo até incorporar. Adicione as raspas de limão, a baunilha e o extracto de limão. Por fim, junte os ingredientes peneirados à mistura líquida (tudo de uma vez) e misture até ficar homogéneo.
Despeje a massa numa forma de bolo inglês bem untada e leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 50 minutos ou até que um palito saia limpo.
Nos últimos 5 a 10 minutos de forno, leve a lume médio os ingredientes da calda até que o açúcar se dissolva. Deixe arrefecer um pouco esta calda. Retire o bolo, deixe arrefecer dentro da forma, em cima de uma grade, por alguns minutos. Espete-o com o bico de uma faca ou palito e derrame a calda de limão por cima. Desenforme e deixe arrefecer completamente.

Notas:
Vi a receita no blog No calor do fogão.
Quem não tiver extracto de baunilha, pode usar sumo de limão.
Fiz o bolo numa assadeira rectangular por isso ficou baixinho.
O bolo também leva uma cobertura e, tal como a Letrícia, eu não usei mas a receita está no blog dela para quem quiser experimentar.

Bom fim de semana!

58 comentários:

saltapocinhas disse...

e o que é extrato de limão?
e onde se arranja?
também não tenho extrato de baunilha, mas sim essencia, que deve ser menos potente, penso eu...

tem um ar tão bom que me apetece fazer já!

ameixa seca disse...

Saltapocinhas, o extracto de limão veio de fora, foi um presente mas podes usar sumo de limão. Extracto de baunilha não é igual à essência. Eu faço em casa, compro uma garrafa de vodka e enfio duas ou 3 vagens de baunilha lá dentro e deixo assim uns meses no escuro, vou agitando de vez em quando :)

Susana Antunes disse...

Querida ameixinha....
Uma sugestão colorida e bem acompanhada.... sem dúvida....
Obrigado por nos brindares com as tuas rimas maravilhosas...
Gostei muito....
Beijinhos e bom fim de semana....

Xana Bértolo disse...

Só pode ter ficado perfeito :)

"Manjares da Manu" disse...

Uma boa pedida, pois o tempo aqui está bem fresquinho!!!Com uma canece de café com leite!!!Hummmm!!!

Bjs....

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Gostei da foto e do conteúdo, tenho a certeza que gostaria de provar, já o António é homem para lhe torcer o nariz :)
Bom fim de semana

Claudia Lima disse...

Com certeza tudo de bom!
Adorei a foto!
Bjs :)

Sylvia disse...

Sao meus ingrdientes favoritos

Figos & Funghis disse...

Que bolo mais lindo Ameixinha, e que jeito mais poético de publicar sua receita, adorei!
Beijos,
Fabi

Drika disse...

Hum... deve ter ficado ótimo! Bolo de limão já é bom, e com iogurte... maravilhoso!

Patrícia Nascimento disse...

Bem....amei o aspecto...e com os ingredientes que leva...só pode ser um sucesso.
Bjos

Lourdes Sabioni disse...

Ameixinha, qualquer coisa com limão me é irresistível!
Um bolinho simples assim é o meu favorito, não gosto de muitos recheios e cremes lambuzentos.
Beijos e bom final de semana!

Josy disse...

Hum... Ameixa

Aprecio muito receitas em que se adicionam o limão, gosto do sabor e do aroma, gostei muito desse bolo quem sabe farei esse domingo.
Além de ótima cozinheira és uma poeta?? Que lindo... Adorei os versos...parabéns..bjos um lindo final de semana prá ti

Abelha Maia disse...

Perfeito, ficou lindo.
bjsss

Gina disse...

À medida que a família "encolhe" (os filhos vão saindo) a gente precisa fazer pequenas receitas. Resolvi comprar assadeiras menores e fazer meias receitas. Mas o que fazer quando o limão não é muito do agrado do marido e eu adoro...rs?
Cheguei a salivar aqui... e quanto mais azedinho, melhor!
Bjs.

Sylvie Luzio disse...

mesmo como eu gosto!!!

Sandra Peres disse...

Que ótimo, não vai manteiga, vou fazer!!!
Limão e iogurte, é perfeito!!!

Beijão

Maria L Filipe disse...

Oi Ameixinha :)
Estava a ver que até conseguias rimar a receita :) muito bom!!!
E o bolo tem um aspecto ..huuummm nham nham :)
Adorava ter um espaço com arvores de fruto, o limeiro não ia faltar claro!!!
Beijinho e um nhanhau da Nina para o Matias ;)

Susana Gomes disse...

Amiga do meu coração, esta não escapa, adoro bolo de limão! :)
Tb rimei. :)
Beijinhos

Gisela disse...

Com direito a versos, e de limão só pode ser uma perdição,
beijinhos grandes e bom fim de semana

Inês Ginja disse...

Hum, que maravilha de bolinho. Tem um ar mesmo fofinho e apetitoso. Acabei de fazer um bolinho de iogurte mas com baunilha. Para a proxima vai ser esse com essa caldinha :)

Rosane Vargas disse...

Ameixinha, um bolo delicioso, uma foto linda e ainda vem com poesia! Perfeito! Abração

Lilá(s) disse...

Olá
É a 1ªvez que aqui venho mas não resisti a ficar "cliente", que maravilha de petiscos.
Bjs

Sandra G disse...

A agradou-me e muito, bolo de limão´nunca devemos negar um fatia.

Bjs

Su7i disse...

Gosto tanto de limão que acho esse bolo fantástico! E parece ter ficado ligeiramente húmido! Hummm... E com tantos limões que tenho na quinta é de aproveitar! Bjs

Sandra Barradas disse...

Hoje ia fazer o bolo de iogurte da minha mãe....vou colocar uma raspinha de limão de certeza que vai ficar bem melhor!

Obrigada!

ameixa seca disse...

Obrigada a todas pelos comentários. Sejam bem vindas as que vieram cá parar pela primeira vez :)

Romy Almeida disse...

Gostei da receita e dos versos :-)

Grande poetisa :-D

Bjokas e bom carnaval***

Angela Escritora disse...

A rima foi ótima!!

Unknown disse...

Uma maravilha de bolinho...posso levar uma dessas fatias??????

moranguita disse...

ameixinah que bolo tão bom, ja estou com vontade de comer bolinho a esta hora. também vem mesmo a calhar com o chá.
beijinhos

Isabel Salvador disse...

ficou uma maravilha o teu boleco ameixinha adorei assim humidizinho e com esses aromas todos imagino,bjokinhass

cucchiaiopieno.com.br disse...

Adorei a poesia e a receita! Parabéns pela criatividade.
Um abraço
Léia

Karen disse...

Adorei os versos! rs

Bombom disse...

Adorei esta tua entrada triunfal com um belo poema! De seguida fiquei a salivar, com a receita. Um Bolo de sabor fresco e bem xaroposo, como eu gosto. Bom Carnaval. Bjs. Bombom

Cláudia Marques disse...

Ando precisamente a recolher receitas com limão, os meus pais trouxeram uma sacada deles do Alentejo. Aliás, tenho agora mesmo uma "coisa" no forno, vamos lá ver o que vai sair dali. Tb tem raspa de 2 limões e sumo de um. Adoro!
bjs

ameixa seca disse...

Obrigada meninas :)

Catarina Collins disse...

Ameixinha,
Esse bolo esta com um aspecto delicioso... Pelas fotos parece ter ficado bem húmido como eu gosto. Amei o verso esta lindo : )
Beijinhos

Fabiana disse...

Talento com as palavras....
e na cozinha.
Adorei os bolinhos!
Devem estar uma delicia.
beijos

M. disse...

Que rico bolo e que bela omeleta, linda, linda, a assomar em baixo!!!
Bjsss e atenção às travessuras!
Madalena

Josy disse...

Ameixa,

Feliz dia das Mulheres...bjos

Publico meus posts todos os dias, no entanto está havendo algum problema e não estão sendo atualizados para muitas pessoas. Vou tentar resolver, mas tenho receitas novas todos os dias ok? Obrigada amiga...bjos

Receitas para a Felicidade disse...

Obrigado pelos versos lindos que juntas a esta magnifica receita, um bolo fantástico Ameixinha.

Beijinhos!!

Tati - Panelaterapia disse...

Adoro bolos cítricos, deve ter ficado muito bom!
Bjs

Akemi disse...

Depois de versos tão lindos quem não se apaixonaria por este bolo??? Adoro bolos cítricos e este deve ter ficado especial! Bjss

Lume Brando disse...

Olá! Tenho uma paixão por (quase) tudo o que leva limão, por isso esta receita prendeu a minha atenção. Ficou com óptimo aspecto, vou juntar à minha lista :-)
Teresa

Marly disse...

Ameixinha,

O bolo tem um aspecto denso que me agrada muito e o fato de ter iogurte e limão o torna irresistível, para mim, rsrs.

Um beijo!

Natália Eleutério disse...

Uma verdadeira delícia, bjs.

ameixa seca disse...

Agradeço eu a todas pela vossa imensa simpatia e generosidade :)

Valentina disse...

Me encanta esta tua habilidade de escrever poesias assim, tão facilmente.Por mais que uma receita como esta seja bem inspiradora.

DrooDroo disse...

que coisa mais linda meu bem
espero que eu não fique a quem
pra fazer um versão tão lindo
não teria sentido sem um alguem.
por isso digo
sem amor não ficariamos bem...


hahahahhaha
desculpe mas adorei a receita e modo como foi escrita, sou brasileiro e adorei conhecer um blog estrangeiro que eu goste...
mil beijos

ameixa seca disse...

Valentina, às vezes é mais fácil rimar do que escrever algo mais sério :)
DrooDroo, obrigada :)

a dona do tacho disse...

Gosto de bolo de iogurte. Mesmo sabendo que fica meio 'enqueijado', apetecia-me agora um pouco

ameixa seca disse...

Dona do tacho, este não fica enqueijado, fica húmido mas não fica pesado como é típico dos bolos enqueijados :)

Lucie disse...

Ola:) o meu está mesmo neste momento no forno...veremos se ficará com o delicioso aspecto do teu:)

ameixa seca disse...

Lucie, espero que fique bom :)

Lucie disse...

ai opa...que delicia!! ficou optimo e foi um sucesso!!! um dia destes coloco um post no meu blog para veres o resultado...fofinho, molhadinho, perfumadissimo! a repetir muitas e muitas vezes! obrigada!:)

Lucie disse...

em relação ao envio da minha morada...eu enviei mail para os teus 2 endereços, mas nao sei se recebeste...:S

ameixa seca disse...

Lucie, ainda bem que gostaram :)