quinta-feira, 17 de março de 2011

Tarte de cebola caramelizada

Pizza folhada

Ia eu começar a escrever algo acerca desta sugestão que vos trago - uma receita que já repeti vezes sem conta e até com algumas variações - quando estagnei na palavra "repetir". Recuei uns anos - muitos - e lembrei-me da primeira vez em que ouvi esta espécie de adivinha em jeito de lengalenga, em que alguém me contava e, posteriormente, perguntava:
"Havia uma mãe que tinha 3 filhos, o mais velho chamava-se Repete, o do meio Repete Repete e o mais novo Repete Repete Repete. Como se chamava o filho mais velho?". Eu, muito crente, lá respondia: "Repete".
E assim eu reforçava a repetição da lengalenga: Havia uma mãe que tinha 3 filhos, o mais velho chama-se Repete, o do meio Repete Repete e por aí vai... até que se respondia novamente "Repete". Na altura, era mais divertido para quem contava e para quem assistia, do que para quem respondia e se sentia um tanto ao quanto anormal e burrinho quando se apercebia da brincadeira. Mas depois, era a nossa vez de brincar com alguém e rir da inocência de outros. 
Tudo para dizer que esta sugestão é daquelas para repetir, repetir, repetir :)

Ingredientes:
Uma base de massa folhada
2 cebolas amarelas, finamente fatiadas
4 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de tomilho fresco
2 colheres (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de pimenta moída
4 colheres (sopa) de vinho branco
1 chávena de queijo ricotta
1 ovo
1/2 chávena de parmesão

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa panela aqueça a margarina, tomilho, cebolas, sal, pimenta, açúcar e vinho por 15 minutos, mexendo ocasionalmente, até que as cebolas fiquem amolecidas e douradas. 
Enquanto as cebolas estão a caramelizar, misture a ricotta com o ovo e reserve.
Desenrole a massa folhada e dobre as bordas, cerca de 1 dedo.
Espalhe a mistura de queijo na base da massa, seguida do queijo parmesão no topo. Adicione as cebolas por cima do queijo e salpique com mais um pouco de queijo parmesão.
Leve ao forno por 25-30 minutos até que a massa fique dourada.

Notas:
Para quem não encontrar ricotta, como eu, ou não gostar, pode usar mozzarella ou barrar a base da massa folhada com azeite. 
Algumas vezes adiciono cogumelos à cobertura, só porque gosto e me apetece. Quando não há vinho branco, uso vinho tinto, foi este o caso mas o sabor é igual.
Caso não queiram ou não tenham massa folhada, podem fazer a vossa preferida e aproveitar este recheio delicioso :)
Vi a receita no blog Savory Sweet Life.

46 comentários:

"Manjares da Manu" disse...

Hummm, que diferente!!!Delícia!!!

Bjs...

Lourdes Sabioni disse...

Gostei muito da torta mas, gostei mais de teu aparecimento...já estava preocupada contigo.
Beijos!

Ana Powell disse...

Uma tarte destas mereçe repetição.
Excelente aspecto ♥

São Ribeiro disse...

E FAZES BEM , COISAS ASSIM GOSTOSAS SÃO PARA SE REPETIR ATE´ENJOAR.
EU QUE ADORO CEBOLAS AMEI A TUA TARTE FICOU UMA DELICIA.
BJS

Josy disse...

Ameixa, adorei seu texto, qdo eu era pequena, meu pai me pegava com essas historinhas, no meu caso eram 3 cachorrinhos kkkkk
Mas no caso da sua receita, essa sim vale o titulo Repete....que delicia, e aqui encontra-se facil a ricota, gosto muito dessa mistura de sabores, doce e salgado, com certeza vou fazer e Repetir......bjocas

Sylvia disse...

Eu sempre caia nessas também ;)
Adoro cebolas carameladas, faz tempo que nao faco nada com elas, Beijos

Figos & Funghis disse...

Muito prática de fazer e certamente deliciosa!
Beijos,
Fabi

Susana Matias disse...

Se continuares a recuar mais vezes, aposto que vais encontar, mais receitas maravilhosas, como esta maravilha...

jinhos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Gostei da piada Ameixinha, rsrrs... Essa torta deve ficar deliciosa, amo torta de cebola, hummmmm... Deu até fominha! Beijos

Susana Antunes disse...

E não é que caímos sempre.... heheheh
Gostei desta sugestão...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos....

Mundo do Sabor disse...

Hummm, uma mistura de sabores que deve ficar pra lá de boa, e aí repete,repete e repete.rsrsrs
Adorei a receita e o texto,ameixa,também me pegavam com estas historinhas e eu também pegava muitas pessoas, hoje minha filhinha adora estas adivinhas.

www.mundodosabor.blogspot.com

Beijoos

Anónimo disse...

Adorei a história, e a receita parece ser deliciosa, para repetir mil vezes!
bjs

Unknown disse...

Tem muito bom aspecto:)
Obrigada pela sugestão do arroz do forno, para a próxima vou colocar em prática de certeza..

bjus

Margarida disse...

Fiquei hipnotizada com esta tarte e vou fazê-la muito brevemente. : )
beijinhos

Mónica Silva disse...

Ameixa repete ahahahah

Ficou maravilhosa esta tarte.

Beijinhos

Salsa Verde disse...

Também me lembro dessa amiga e caía sempre que nem uma patinha...
Linda a tua tarte. Adoro cebola caramelizada!
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.

regina disse...

Meu Deus, que bom aspecto!
Um beijinho
Regina

Sandra G disse...

Ui, isto não se faz, trazes uma tarte que deve ser uma coisa do outro mundo.A experimentar.

Bjs

Ana Rita Marreiros disse...

Tens razão.... essa tarte mereçe repetição consequente!!!Muito apetitosa!!!

Bjokas
Rita

Raquel Alabaça disse...

Quase que fica uma pizza folhada. Muito boa.

Eu caía sempre nessa lenga lenga que o meu avô me fazia!

Bjs

Inês Ginja disse...

Hehehe, tambem caí nessa em pequena. Mas o que vou repetir de certeza é esta tarte :) Uma proposta bem diferente e original e k sei k me vai agradar de certeza. Que bom aspecto. Beijinhos.

Fla disse...

Nossa super diferente, deve ficar maravilhosa.
Bjs

Marly disse...

Ameixita,

Quando eu era bem pequena, sempre caía na brincadeira do 'repete', rsrs. Mas repetir esta tarte deve ser um prazer, pois cebola caramelizada é uma delícia, e com ou outros ingredientes deve ficar ainda melhor.

Um beijo e votos de que o teu fim de semana seja muito bom!

Luna disse...

Já me deixaste de água na boca... nham... nham...

ameixa seca disse...

Estou a ver que a lengalenga até é conhecida do outro lado do oceano :) Obrigada a todas pelos comentários e bom fim de semana!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ora esta é daquelas coisas que só provando é que sei se gosto, tem muito bom aspecto, mas não consigo imaginar-lhe o sabor.

Bombom disse...

Ameixinha, que bela Tarte com que nos brindas hoje! Não imagino o sabor da cebola caramelizada mas como gosto da mistura de sabores opostos, agridoces, até sou capaz de gostar. Vou levar a receita que talvez me faça jeito no fim de semana! Bom fim de semana para ti também. Bjs. bombom

Fabiana disse...

Ameixa,
Meus filhos que adoram me pegar com essas brincadeiras..kkkkkkk
adorei a tarte e o recheio é maravilhoso, e imagino o porquê do repeteco.
beijos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Ameixinha
Meu marido ama cebola, a mim nao faz tanto bem, embora amo o sabor!
Tenha um lindo fim de semana
Léia

ameixa seca disse...

Moira, é agridoce e eu adoro :)
Bombom, é esse sabor agridoce mesmo bom que esta tarte tem :)
Fabiana, só faz sentido quando somos crianças, aí sim dá muita vontade de rir :)
Léia, obrigada :)

Andréa Santana disse...

Tudo que vai cebola eu amo, essa tarte está maravilhosa!
bjs,
Andréa....

Abelha Maia disse...

Adoro cebola, por isso a tarte esta excelente.
bjsss

ameixa seca disse...

Andréa, já somos duas :)
Abelha, obrigada :)

Catarina Collins disse...

Ameixa,
A tarte esta com um óptimo aspecto...
Também gosto de cebola desde que seja cozinhada, crua não se da bem comigo.
Beijinhos

angela disse...

perfeita para o meu paladar. grata por compartilhar. bjs

Noémia disse...

Saia uma fatiazinha para aqui, que o aspecto é tão apetitoso que não resisto.
Ah e de preferência repete! :)

Filipa disse...

Vou ser repetitiva se disser que acredito que quando provar também vou querer repetir?! Um beijinho :)

ameixa seca disse...

Catarina, crua só se for bem picadinha e envolvida em vinagrete numa salada senão também não como :)
Angela, eu é que agradeço a visita :)
Noémia, e é vegetariana. Penso sempre na tua filhota :)
Filipa, se a fizeres acredito que vais querer repetir :)

Cidália disse...

Bem, eu adoro cebola! Por isso tenho que experimentar.
Ficou muito apetecível.
Adorei as receitas do teu blog.
Beijinhos

Nela disse...

Ameixinha,adorei sempre o repete repete, sempre foi o engana engana dos mais novinhos,quanto á tua tarte,repete sim pq tem um aspecto delicioso,é económica e eu adoro tartes, bjs.

turbolenta disse...

Hei-de experimentar.Parece-me muito boa.

moranguita disse...

ameixinha fozeste rir com essa historia.
a tarte deve ser uma delicia qpara qum adora cebola e eu adoroi
beijinhos

Natália Eleutério disse...

Uma excelente sugestão,bjs.

ameixa seca disse...

Cidália, muito obrigada pela visita :)
Nele, já a fiz 5 vezes e é pra continuar a repetir :)
Turbolenta, garanto que é :)
Moranguita, Nani, obrigada :)

Paula Pacheco disse...

Que delicia que deve ser com massa folhada, o recheio é um absurdo de bom,
bjs e otimo final de semana
Paula

ameixa seca disse...

Paula, o recheio e a massa conjugados são uma coisa maravilhosa :)