terça-feira, 29 de março de 2011

Bolo molhado de limão


Verdes são os campos da cor do limão
Perdoem o Camões que ficou de olho na mão.
Aqui o limão é bem amarelinho
O bolo ficou fresco, leve e molhadinho :)

Há dias em que nada mais pode ser dito, acrescentado ou inventado. A verdade vale mais que muitas imagens, incentivos, pedidos esclarecidos de que podem e devem fazer este bolo. Este é especial, só para quem tem esse gosto particular que os distingue de todos os outros comuns mortais. Este é para os adoradores de limão, inclusive o Camões que os enxergava, verdes, mas enxergava :)

Ingredientes:
2 limões grandes
60 g de farinha
1 pitada de sal fino
180 g de açúcar
3 ovos grandes, separados
2,5 dl de leite
manteiga para untar

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Raspe 1 colher (sopa) de casca limão e esprema 6 colheres (sopa) do sumo. Misture a farinha, o sal e 1/2 chávena de açúcar numa tigela grande.
Noutra tigela, misture as gemas, o leite, a raspa e o sumo de limão. Junte à mistura de farinha. Mexa.
Bata as claras em flocos, junte o restante açúcar e bata até as claras ficarem firmes. Bata cerca de 1/4 das claras com o preparado anterior e incorpore depois as restantes, sem bater.
Deite a massa numa forma untada e leve ao forno, em banho-maria, até o bolo ficar fofo e dourado (cerca de 45 minutos). Desenforme e sirva morno.

Notas:
Usei uma forma de buraco, untei-a com Spray Espiga. Diminuí a quantidade de açúcar para 150 g, achei suficiente.
A receita é da Revista "Boa Mesa" nº 10 de 2004.
A parte inferior do bolo, depois de desenformado, fica leve e fofa, o topo fica "apudinado". Sugerem que se sirva morno mas eu preferi à temperatura ambiente.
Para que fique esclarecido, eu sei que há limões verdes e que os limoeiros são verdinhos ;)

57 comentários:

Ana Powell disse...

Com limões verdes ou amarelos esta tua proposta é bem divina.
Adorei o aspecto apudinado.
Feliz semana ♥

Marisa Duarte disse...

Fica um bolo muito apetitoso e deve ficar com uma aroma soberbo!

Fabiana disse...

Realmente, ficou bem umido, quase que uma mistura de bolo com pudim...
E com o aroma e o sabor do limão...
adorei.
beijos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ameixinha,
Esse bolo é daqueles que se come uma fatia e se pisca os olhinhos com o ácido do limão? Eu acho que gosto pelo menos a julgar pelo aspecto.

Sandra disse...

Que delicia! Deve ficar mesmo bom este bolo...comia agora uma fatia com um chazinho!

Beijinhos

Fatima disse...

Adoro tudo o que leve limão....e este teu bolo parece-me divino!!!!
Beijinhos

Sabores com História disse...

Se há coisa que não me farto é de bolos de limão! Pelo aspecto deve estar delicioso.

Ana Rita Marreiros disse...

Que bonito que ficou...Vou levar a tua receita pois acho que vai ser apreciado aqui em casa!

bjokas
Rita

Tuquinha disse...

Citrinos são sempre bem vindos por estas bandas e como tal será mais um rico bolic´rio a fazer...
Beijinhos

"Manjares da Manu" disse...

Gostei da textura!!!Maravilhoso!!

Bjs...

moranguita disse...

um bolo perfeito humido e fofinho ameixinha.
esta na lista a fazer
beijinhos

Filipa disse...

O que eu adoro bolos de ilimão! Se soubesses! Delicioso aspecto....convenceu-me logo ao primeiro olhar de relance! Um beijinho :)

Autora do Blog disse...

Gostei imenso do aspecto do bolo.
Deve ter ficado muito bom.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Sylvia disse...

Estamos azedas as duas .hahah Brinadeirinha, também postei uns biscoitinhos de limao.Adorei este bolo, também para mortais, ainda mais se é umido

Noémia disse...

Se é dos molhados é dos que eu gosto e limões é o que não falta cá em casa. Vou guardar. ;)

Patricia Scarpin disse...

Minha cara esse bolo. :)

Sara Ramos disse...

Adoro estes bolinhos molhados. Ficou um espanto. Parabens. beijinhos

Unknown disse...

Acabei de "descobrir" o seu blog e fui agradavelmente supreendida pelo bolinho de limão. E eu que andava a pensar no que fazer aos limões que já pedem para serem consumidos!
Beijinho e boa continuação!
http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

De cozinha em cozinha disse...

Se é de limão é a meu gosto e se é molhadinho mais a gosto é. vai ficar aponte a receita para futura e rápida utilização. Obrigada pela partilha.
Beijinhos

Sandra G disse...

Tenho a certeza que vou gostar desse bolo.Adoro limão e dos bolos que ficam com uma textura quase de pudim.
Bjs

São Ribeiro disse...

ESSE BOLO FICOU PERFEITO, ADORO BOLOS HÚMIDOS E COM SABOR A LIMÃO....DELICIOSO.
BJS

Cidália disse...

Magnífico! Que deliciosa tentação.
Beijinhos

Angela Escritora disse...

Oi Distante amiga!
Tenho tantos limões plantados , ah.. agora precisamos inventar um bolo que não engorde muito!
Deve ser muito bom, obrigada!

Abóbora Amarelinha disse...

Deve estar maravilhoso, mas limões...nem verdes nem amarelos!
beijos húmidos (como o bolo)

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Nossa que bolo lindo!!!! fiquei com agua na boca. Vou ter que experimentar.
Bjs
Fernanda

Susana Gomes disse...

Eu tb sou da mesma raça, adoro tudo o que sabe a limão, puxadinho! :)
O post, como sempre, está lindo, fartei-me de rir. E já guardei a receita para experimentar cá em casa, como "Bolo de Limão do Camões"! eh, eh, eh.
Beijinhos

Paula disse...

Parece mesmo o tipo de bolo que gosto molhadinho e tipo pudim, esta receita vai para a lista de receitas a experimentar, obrigado :-)

risonha disse...

com Camões ou sem Camões
limões verdes ou amarelos
adorei a tua receita
e os teus versos tão belos!

Isabel (pipoka) disse...

É o meu tipo de bolo. Vou fazer quando sair da fase de desintoxicação de doces do jantar de sábado ;-)

Olha lá, Maria Ameixa, andaste a tirar as penas ao Luisinho? Tá mal!

bjs

Isabel Salvador disse...

Este o meu querido esposo vai adorar vai vai,bigada ameixinha linda,bjokinhass

Barida disse...

adoro bolos de limao e se for assim com um sabor bem citrico e intenso, vou adorar com toda a certeza! ja esta' apontada a receita :) beijinhos

Unknown disse...

Ia agora ao lanche uma fatia... só pode estar de lambuzar os dedos :)

Beijocas***

M. disse...

Hummmmmmm, que bem que eu traçava essa fatia!!!
Bjsss,
Madalena

Iliane disse...

que lindo bolo..deu agua na boca..bjus

Marly disse...

Este é dos meus: cítrico e com textura dupla, de bolo e de pudim, adoro!

Um beijo!

Unknown disse...

uma verdadeira delicia. vou anotar para fazer!

bjos

http://cincosentidosnacozinha.blogspot.com/

Anónimo disse...

AHAHAHAHA!
Com o teu belo poema, Camoes ate revirava o olho! :)
Beijinhos
Sofia

Josy disse...

Humm Ameixa bolo de limão ja é uma gostosura, molhadinho como está o seu deve ter ficado um manjar dos deuses. Amei a receita....bjos

Gisela disse...

Eu comia agora mesmo, os de sábado já foram. Limão é comigo
Um beijinho

Xana Bértolo disse...

Adoroo sobremesas com limão... Tenho mm de fazer este bolinho :)
beijo

Gina disse...

Olá, Ameixa!
Voltei de viagem e vim dar um alô.
Faço parte da lista dos adoradores de limão, mas acabo de descobrir que minha mãe me superou. Ela espreme limão diretamente na boca. Diz que é bom pra garganta. Uia!
Depois de comer umas gostosuras feitas por ela, preciso em cuidar, pois a balança insiste em apontar uns números extras...
Bjs.

Marta Dionísio disse...

Há coisas que se gosta muito, e há outras de que se gosta ainda mais! E eu tenho a certeza que vou gostar muito deste bolinho, não só pelo ingrediente principal, do qual sou fã, como também por ser molhadinho. Vou levar a receita emprestadinha.
Obrigado pela partilha

Lourdes Sabioni disse...

Ai Ameixinha eu queria um pedaço desse apudinado...que tentação!
Beijos!

Cininha disse...

Esse está mesmo ao meu gosto, com essa camadinha de pudim em cima e de limão também gosto, ainda me tento a variar do chocolate :-)
bjs

ameixa seca disse...

Ana, Isa, Sandra, Fatima, 3B's, Manu, Moranguita, Autora do blog, Sarinha, São33, Cidália, Fernanda, Paula, Belinha, M., Iliane, Marly, Vânia, Josy, Xana, obrigada :)
Fabiana, é mesmo uma mistura de bolo-pudim :)
Moira, não chega ao pisca-pisca mas podes sempre colocar mais um bocadinho de limão :)
Ana Rita, Tuquinha, Carla, Intrusa, espero que gostes :)
Filipa, bem vinda ao clube ;)
Sylvia, de um azedo maravilhoso :) Tenho que ir ver esses biscoitinhos!
Noémia, é como aqui... eles não páram de chegar :)
Patricia, eu pensei mesmo em você ;)
Retrato a Sépia, obrigada pela visita. Neste blog encontrarás umas quantas sugestões feitas com limão :)
Sandra G, este fica dividido, bolo por baixo e pudim por cima :)
Angela, este não é dos mais engordativos :)
Bóbora, com laranja também deve ficar bom :)
Gasparzinha, coitado, eu adoro Camões mas estas palavras surgiram e eu tive que as escrever :)
Risonha, ora aí está um comentário à altura :)
Pipoka, se tivessem partilhado os doces comigo já não precisavas de desintoxicação he he Achas que arranco as penas ao meu Luísinho? Estas são as que lhe caem naturalmente quando ele está a tomar banho e a lavar a penugem. Vou lá e apanho-as :)
Barida, é mesmo isso, bem citrico e intenso :)
Cenourita, de lamber o prato :)
Sofia, se ele tivesse o olho, tenho certeza que o revirava he he
Gisela, grande gulosa :)
Gina, isso acho que nunca fiz mas acredito que até faça bem. Ao esmalte dos dentes é que já não sei por causa do ácido :)
Lourdes, também me apetecia mas já acabou há muito tempo :)
Alcina, sou muito mais de limão que de chocolate :)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Esse bolo me conquistou, é do jeitinho que eu gosto!
Um abraço
Léia

Andréa Santana disse...

Um bolo difícil de resistir, simplesmente uma delícia!
bjs,
Andréa..

Raquel Alabaça disse...

Está de babar, vou já anotar para fazer.

Bjs

Fla disse...

Ficou com um aspecto de pudim... ai que delícia, imagino que deve ser super refrescante!
Beijos

turbolenta disse...

Um bolo de limão um pouco diferente do clássico bolo das nossas mães. Este tem um gosto mais vincado. A humidade acentua o sabor, mas é muito mais agradável ao saborear,Aprovado!

ameixa seca disse...

Léia, Andréa, Rachel, obrigada :)
Fla, pudim é por cima, por baixo é um bolo bem levezinho :)
Turbolenta, mãe é mãe mas a minha nunca fez bolos por isso este é muito melhor ;)

argas disse...

Que bom aspecto!!!

ameixa seca disse...

Argas, obrigada :)

Inês Ginja disse...

Que bom aspecto!!! Hum, ja ia uma fatiazinha. Que gulosos :) Mais uma ideia divinal.

ameixa seca disse...

Ginja, esta é daquelas pra repetir :)

Raspas de Laranja disse...

A menina falou, está falado. Vou fazer. Gosto de limão e ainda por cima humido. Gostei Bjs

ameixa seca disse...

Zé, aposto que vais gostar :)