quarta-feira, 2 de março de 2011

Omeleta de courgette

Do tempo em que ainda tinha manjericão,
Um punhado dele, uma pitada de noz-moscada.
Metade da receita, 4 ovos ali à mão,
Courgettes saborosas fizeram uma boa "omeletada"!
Ingredientes:
80 g de manteiga
400 g de courgette, fatiadas
1 colher (sopa) de manjericão fresco, bem picado
1 pitada de noz-moscada
8 ovos, ligeiramente batidos

Preparação:
Derreta metade da manteiga numa frigideira antiaderente com 23 cm de diâmetro. Acrescente as courgettes e deixe cozinhar em lume moderado durante 8 minutos, até ficarem ligeiramente douradas. Adicione o manjericão e a noz-moscada, mexa, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 30 segundos. Transfira o conteúdo para uma tigela e mantenha quente.
Limpe a frigideira, leve-a novamente ao lume e derreta o resto da manteiga. Tempere ligeiramente os ovos e deite-os na frigideira. Mexa devagar em lume alto. Pare de mexer quando os ovos começarem a assentar em forma de grumos uniformes, pequenos e esponjosos. Reduza a temperatura e levante as bordas para evitar que os ovos colem. Agite a frigideira, fazendo os ovos deslizarem de um lado para o outro, evitando que a omeleta agarre. Quando estiver quase assente, mas com a superfície ainda a mostrar a matéria líquida, espalhe as courgettes no centro. Com uma espátula, dobre a omeleta ao meio e faça-a deslizar para um prato de servir. 

Notas:
Fiz metade da receita acima descrita que, neste caso, serviu duas pessoas. 
Em 20 minutos têm uma refeição quente e saborosa. Retirada de "O livro essencial da cozinha Mediterrânica".

56 comentários:

RUTE disse...

E-S-P-E-T-Á-C-U-L-O!
Até salivei quando vi o perfil do corte da omolete!
Liiiiiiiiiiiindo!
Tá cumas cores apaixonantes.
Beijinhos,
Rute

Susana Gomes disse...

Está mesmo com um aspecto delicioso! chama pelo Verão. :)
Beijinhos

"Manjares da Manu" disse...

Que delícia!!!Ainda não provei!!!Mas deve ser uma delícia!!!

Bjs....

Lourdes Sabioni disse...

Ameixinha que fome que estou neste momento e como eu adoro abobrinhas , comeria este omelete inteirinho,ai,ai,ai!!!
Bjos

Raquel Alabaça disse...

Que omelete tão agradável, certamente para o meu jantar num destes dias.

Beijinhos

Sylvie Luzio disse...

adoro omeletes..aqui por casa sou a unica apreciadora;)ficou com um otimo aspeto!

Mónica Silva disse...

Que boa que ficou :)

Beijos

Bichinha disse...

Muito bom aspecto :) adorei a sugestão e fica anotada que é super saudável.

Tuquinha disse...

Espetacularmente bonita e concerteza muito saborosa...
Beijinhos

Inês Ginja disse...

Que bom aspecto!!! Adoro omolete e courgette :) A foto da omolete em corte deixou-me a salivar,hehehe.

Romy Almeida disse...

Ficou uma maravilha... e eu que adoro tudo com legumes!!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Adorei a omelete, ficou bem recheada, rica mesmo!
Um abraço
Léia

Sara Ramos disse...

Hmmm que bela omeleta... adoro.
Beijinhos

Helena disse...

Ameixinha
Aprovadíssima! Quando tiver tudo embalado vou fazer muitas;))
Beijo

Gisela disse...

Que omolete tão perfeitinha, e com direito a verso e tudo, as minhas ficam sempre um bocado torcidas, é falta de jeito, o que se há-de fazer?
Um beijinho

Rachel disse...

Eu sou como você, fã número 1 das abobrinhas, mas em omelete ainda não coloquei, deve ficar muito bom, a julgar pelo aspecto das suas omeletes!
Delícia!
Bjuss!!!

Ana Rita Marreiros disse...

Gosto de omelete e gosto de courgete...hei de juntar as duas...
como tu!!!

Bjoka
Rita

A Paixão da Isa disse...

ja tinha feito de muita coisa mas de courgetas nao vou fazer gostei da edeia beijinhos

Babette disse...

Que belíssimo aspecto!...
Bem convidativa...sempre com as tuas tão amadas courgettes!
Babette

ameixa seca disse...

Meninas, obrigada pelos comentários :) Foi a minha primeira omelete a sério, não tem nada que saber, é só seguir a receita e ter uma frigideira antiaderente, fica perfeito :)

conceicao disse...

Ficou perfeito.
Bjs

Cininha disse...

O aspecto é delicioso, muito suculenta essa omelete :-)

Sandra G disse...

Linda, perfeita!
Bjs

® disse...

E óia que eu achava ter comido omelete de todos os jeitos...=]
amei essa sua ideia! Com abobrinha deve ficar leve e saborosa...
Ficou numa cor linda...será ovos de galinha caipira?!
Um bejim grande Ameixinha!

akombi disse...

nhamiii que delicia.

Marmita disse...

Muito bom.. adorei a dica da courgette! beijo s

Isabel disse...

Ingredientes bem mediterrânicos resultaram numa omeleta fantástica cuja foto nos promente uma refeição saborosa e aromática! Gostei...Como sempre! :)

moranguita disse...

ai tao boa ameixinha.
tinha sabido bem ontem ao meu jantar que foi light
beijinhos

Filipa disse...

Omeletes fazem sempre as minhas delicias! Ai se fazem! Esta cor amarela, amarelinha chama por mim....e cheira a comidinha caseira! Que maravilha! Um beijinho :)

Unknown disse...

A tua omolete por dentro ficou suberba. Adorei.

Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Ameixinha, que linda a tua omelete! Eu amo omelete e adoro abobrinha - delícia!

Catarina Collins disse...

Ameixinha,
Que delicia... Desculpa andar ausente na tua cozinha mas, andei a arranjar a lista dos blogs que eu sigo, e alguns esqueci-me de por de novo. Esta um espectáculo simplesmente amei : )

Beijinhos

ameixa seca disse...

Obrigada a todas pelos comentários :) Não usei ovos caseiros, o meu pato continua pato... nada de ovos he he Usei dos comuns que se encontram no supermercado.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Ficou super linda sua omelete Ameixinha, com abobrinhas então, nossa... Deve ter ficado ótima! Parabéns! Beijos

Josy disse...

Ameixa,

Adoro abobrinhas, em tudo.Aqui em casa uso muito, e no omelete fica maravilhoso tbém
A sua ficou linda, perfeita

Bjos

Andréa Santana disse...

Parabéns, essa omelete ficou de dar água na boca, simplesmente deliciosa!

bjs,
Andréa.....

Karla Maria disse...

Que cor linda desses ovo.
Amo omeletes
Bj

Marly disse...

Oi, Ameixinha,

Que delícia essa omelete, a segunda foto, especialmete, ficou muito tentadora, com o recheio à vista.
Estou correndo, pois farei uma pequena viagem, para aproveitar o feriado do Carnaval, até a volta! rsrs.

Um beijo e bom fim de semana

Abóbora Amarelinha disse...

Linda e maravilhosa até me fazem lembrar as tortas de azeitão, lol.
Mas....não gosto de cougetes pá!

Barida disse...

Ameixa,
nao pude deixar de reparar o quao amarelinhos ficaram os teus ovos :) Tambem podia jurar que eram caseiros! Gostei muito :) beijinho

Vânia Costa disse...

Ficou excelente! :)
Mesmo com bom aspecto!

E como adoro courgettes, calha mesmo bem!

Beijoca*

(ps: quanto ao iogurte natural drenado no bolo de chocolate com manteiga de amendoim... sim, acho que não há problema!)

Abelha Maia disse...

Gosto muito de omoletes.
Nunca comi de cougette.
bjsss

ameixa seca disse...

Obrigadas minhas queridas e bom fim de semana :)

Suzana Parreira disse...

Minha linda ameixa,

Omoletes não é comigo. Não que não goste, mas o jeito. O jeito é coisa que não existe. O que eu queria fazer uma direitinha e linda como esta! E que saudades de curgete e manjericão!

Beijo enorme e bom fim de semana*

ameixa seca disse...

Suzana, parece-me que pode ter sido sorte de principiante mas eu eu fui capaz tu também és :)

Sylvia disse...

É por isso que gosto de vir no seu blog . Justo agora estava pensando em que fazer para o jantar. Obrigada, nao tenho que pensar mais.

ameixa seca disse...

Sylvia, é um enorme prazer para mim saber que, de alguma forma, o blog inspira o teu jantar. Espero que te agrade :)

Xana Bértolo disse...

Bolas isso é k é uma omelete bem enroladinha :)... Eu não consigo fazê-las definitivamente..
Tristezas à parte, está super apetitosa :)

Figos & Funghis disse...

UAU! Fiquei aqui babando na sua omelete! Amo abobrinha e amo omelete, logo sua receita é um espetáculo minha amiga!
Beijos,
Fabi

Unknown disse...

Bela apresentação. Ainda não fiz omelete assim tão bem feito.

Bjs

Maria L Filipe disse...

Oi :)
Esta semana já é a segunda omelete vegetariana que aprendo... a 1ª é de cenoura e foi a Rosina que me deu a dica quando levou feita para o almoço dela :)
Dica: Usar ovos de galinhas criadas ao ar livre!!! :)))
Jinhux

ameixa seca disse...

Xana, tenta esta e tenho certeza que consegues :)
Fabi, Ana, obrigada :)
Maluxa, com cenoura também me parece muito bem :)

Valentina disse...

Adorei a forma de preparo. ao ver a foto fiquei imaginando como teria sido preparado pois nao parecia estilo fritata.

ameixa seca disse...

Valentina, é uma preparação simples e deliciosa :)

Salsa Verde disse...

Super apetitosa e profissional!!!
Beijinhos,
Lia.

ameixa seca disse...

Lia, obrigada :)