domingo, 13 de março de 2011

Pão de leite com sementes de sésamo pretas


Numa das minhas últimas visitas à capital, chegando bem tarde e sem ter jantado no comboio, fui recebida com um "Já jantaste? Tens fome? Que queres comer? Tenho isto, isto e isto. Escolhe, anda lá que ainda temos muito que preparar!"; ao que respondi: "Ah e tal, eu até nem tenho muita fome, qualquer coisa serve."
Em cima da bancada estava um pão integral biológico revestido de sementes de papoila e havia queijo. Só poderia querer uma fatia disto combinada com uma fatia daquilo :) Mas foi uma espécie de fatia puxa fatia e, entre palavras puxam palavras, fui enfardando pão e queijo até ser chamada à atenção: "Maria Ameixa, pára de comer e ajuda-me a 'desencarquilhar' o manjericão que está a entupir o funil!"
Na manhã seguinte, rumamos à loja de produtos biológicos e viemos de pão fresco debaixo do braço. Um acompanhou-me na viagem de volta ao Norte. 
Há pães que não se esquecem, acolhidas que permanecem e amizades que se transcendem :) Carlota, este é para ti, mudam as sementes mas o essencial está lá!

Ingredientes:
3 chávenas de farinha tipo 65
3 chávenas de farinha tipo 55
1/4 chávena de açúcar
1/4 chávena de manteiga
2 + 1/4 colher (chá) de fermento instantâneo (usei fermento de padeiro fresco)
1 colher (chá) de sal
1 ovo, batido
2 1/2 chávena de leite
1/4 chávena de sementes de sésamo pretas

Para cobrir:
1 clara
sementes de sésamo q.b.

Preparação:
Aqueça o leite sem ferver e adicione-lhe o açúcar e a manteiga. Permita que a manteiga derreta. Deixe arrefecer e misture-lhe o ovo batido, mexendo com uma colher de pau. Junte a farinha tipo 55, sal e o fermento. Mexa até ficar suave e deixe descansar por 10 minutos. Junte as sementes. Comece a adicionar a farinha tipo 65 e, à medida que for engrossando, passe-a para uma superfície enfarinhada, amasse por 10 minutos e continue a adicionar o resto da farinha aos poucos. A massa começará a ficar suave e elástica. Unte uma tigela com azeite, coloque a massa lá dentro revestindo-a com o azeite, cubra com película aderente e deixe levedar por 1 hora ou até dobrar de volume.
Remova a massa e divida ao meio. Dê a forma que quiser. Bata a clara só até que fique espumosa. Passe a clara pelo pão e role-o em mais sementes de sésamo. Coloque a massa numa forma de pão, cubra e deixe levedar até dobrar novamente de volume, cerca de 1 hora.
Corte o topo dos pães com uma faca afiada. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30-35 minutos. Retire e deixe arrefecer numa grelha.

Notas:
Como é comum, a capacidade que a farinha tem de absorver os líquidos, muda de país para país. Neste caso, eu tive que adicionar mais cerca de 2 chávenas de farinha até conseguir que a massa ficasse maleável. A minha sugestão é que usem apenas metade do leite e, depois de adicionar toda a farinha e caso seja necessário, adicionem mais leite aos poucos até obter a consistência desejada. 
Também optei por fazer um pão semi-integral, usando 2 das 6 chávenas de farinha integral.
Para facilitar a preparação do pão, fiz tudo na máquina do pão usando o programa "massa" e deixando levedar, omitindo a parte de revestir a tigela com azeite. Depois segui a receita do modo tradicional.
Podem ser usadas quaisquer sementes da vossa preferência. O pão ficou bem mais apetitoso que as fotos mostram e mantém-se fresco e fofo por, pelo menos, dois dias.
Retirei a receita no blog The Knead for Bread.

Bom Domingo e bom início de semana ;)

61 comentários:

conceicao disse...

Amexinha ficou lindo! Comia uma já uma fatia simples ou com manteiga :)))

Bjs

Ana Rita Marreiros disse...

Que pãozinho lindo e fofo!!!

Bjoka
Rita

Gisela disse...

Ameixinha esse pão com uma fatia de queijo por cima, não tirava o lugar ao pão da Carlota de certeza.Gostei da versão integral.
Beijinhos.

"Manjares da Manu" disse...

Que delícia!!!Pão super fofo!!!E com uma camada bem generosa de requeijão!!!Hummmm!!!!!

BJs....

Unknown disse...

Tem mesmo bom aspecto:) so tenho pena de nao ter jeito nenhum para fazer pao:(

bjus

A Paixão da Isa disse...

que pao tao fofinho e grande gostei beijinhos b.d

cucchiaiopieno.com.br disse...

Gosto muito de pão com sementes, mas ja' procurei e nunca achei sementes de de sésamo pretas por aqui!
Um abraço
Léia

Josy disse...

Ameixa, que belo pão, e apetitoso

Com queijo branco viria bem à calhar...bjos
Bom domingo prá vc e os seus

Pauluxa disse...

Olá,Que bom aspecto tem este pãozinho.
Beijinhos e um bom domingo

Raspas de Laranja disse...

Às vezes acho que vivia de pão e queijo, pois adoro. Esse teu ficou o máximo. Eu tenho dificuldade em arranjar essas sementes, por aqui perto :(
Bjs bom resto de domingo.

akombi disse...

só te faltava o vinho, pão e queijo já tinhas, para a manifestáção á rasca, os homens da luta apelavam para o alimento.

que belo pão.

Luisa Alexandra disse...

O teu pão está magnífico!

® disse...

Amo ler sua prosa!
Nem me lembrava da palavra comboio, andei indo p Lisboa c música ambiente, coisa muito chique!=}
Desencarquilhar é praticamente um trava-língua....rs
Ainda não sei o q são farinhas 55 e 65, vou pesquisar...
Gostei bem de seu pão Mariameixinha!
Um bejim e um lindo domingo procê!

Ana Powell disse...

Bem especial e com um aspecto delicioso ♥

Romy Almeida disse...

Bem... se eu não tivesse acabado de jantar até que ia bem uma fatia de queijo com esse delicioso pão :-)
O aspecto é fantástico e já estou a imagina-lo em cima da minha mesa da cozinha :-D

Bjokas e bom domingo

Isabel disse...

Que belo pãozinho! Nunca tinha visto sementes de sésamo pretas, são muito giras :)
Bjs

Gina disse...

Seu pão com gergelim preto me deu uma ideia, pois tenho-as dando sopa no armário... O sabor é excelente em pães e biscoitos, principalmente.
Estou com saudade de fazer pães, mas devo viajar a qualquer momento e a animação fica meio de lado.
Bjs.

ameixa seca disse...

Obrigada a todas :) As sementes de sésamo pretas encontrei-as no Martim Moniz, numa pequenina loja de produtos indianos (Isabel, estavas comigo e com a tua irmã, não te lembras?), por aqui também não encontro e bem que gostava de ter mais. Além disso foram bem baratinhas :) Quanto à farinha do pão, usem a apropriada para fazê-lo. Aqui o tipo é 65 ou 55, noutros países será outra. Tem é que ser farinha sem fermento :)

Cininha disse...

Ficou bem engraçado essim pretinho :-) e eu este fim de semana empanturrei-me das tuas panquecas, salvo seja :-)

moranguita disse...

bem ams que pao enorme e tao bom que deve ter ficado. estou mais pela versao integral faz-nos melhro sem duvida
beijinhos e uma boa semana

Fabiana disse...

Ameixa,
Que pãozinho maravilhoso e ficou lindo com essas sementes de gergelim.
Mas não sabia que tinha vários tipos de farinha e fosse diferenciado por numeros.
Adorei!
beijos

Paula Pacheco disse...

Delicia de pão, ficou muito fofo, e adorei o arroz malandrinho de camarão,
bjs
Paula

Susana Gomes disse...

Amiga, e este pão ficou mesmo lindo e exuberante, bem à imagem da nossa querida Carlota! :) :)
Beijinho grande.

Daniana Bittencourt disse...

Lindo pão...
As sementes de sésamo seriam as mesmas que gergelim?
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Rachel disse...

Um pãozinho desses caem muito bem quando se precisa forrar a barriguinha, não é mesmo...rs, esse com o queijo deve ter sido um lanche ótimo!
Bjuss!!!

Sandra G disse...

Um pão de leite bem especial, pois faz-te recordar amizades e as sementes de sésamos pretas dá-lhe um toque diferente.

Bjs

RUTE disse...

Então como é!? O Pão é só para a Carlota? E os outros mortais? Também quero uma fatia! Tá cum aspecto!
Adoro gergelim preto. Especialmente no sushi. Ainda noutro dia comprei um saquinho desse sêsamo "africano".
Beijinhos e boa semana,
Rute

Nela disse...

Olá Ameixinha :º) o teu pãO tem um ar excelente, não me importava de o provar amiga continuas com umas indas mãos bjss.

ameixa seca disse...

Alcina, eu disse que depois de começar a fazer panquecas, ia ser difícil parar :)
Moranguita, opto sempre por introduzir farinha integral :)
Fabiana, tem que ser... é através dos números que as distinguimos :)
Paula, Rachel, Sandra G, Nela, obrigada :)
Gasparzinha, pena ela andar no planeta carlóide e nem põe cá os pés he he
Daniana, sim é gergelim :)
Rute, sim o pão é dedicado à Carlota mas nem ela nem ninguém da blogosfera comeu uma fatia :) Nós demos cabo dele aqui em casa e olha que era um pão gigantesco!

Salsa Verde disse...

Olá amiga,
Ficou lindo e com um aspecto dos Deuses!!
Beijinhos,
Lia.

Barida disse...

adorei :) quem dera uma fatiazinha para o lanche... :) beijinho

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que lindo, ficou super grande, que beleza, adorei! Parabéns! Beijos

turbolenta disse...

Lá fofinho ficou ele. E quentinho, bem barrado com manteiga e a acompanhar umas azeitonas, ai minha mãezinha....era comer até dizer: chega!(ai do que eu me lembrei. Voltei aos tempos de miúda com a broa a acabar de sair do forno a lenha e depois a tal manteiga caseira e as azeitonas acabadinhas de sair da talha)lol

angela disse...

lindo e perfeito. bjs

Catarina Collins disse...

Ameixa,
Ficou com uma textura muito fofa. Esta com um aspecto delicioso : )
Muito prefeitinho : )
Beijinhos

Marly disse...

Olá, Ameixita,

Como ficou grande e fofo este pão! Pão é a minha fraqueza, se eu não me policiar, numa sentada, sou capaz de comer metade dum pãozão desses, sobretudo, se tiver o acréscimo do gergelim, rsrs.

Um beijo e boa semana.

M. disse...

Hummmm, que coisa bonita!!! Está soberto esse pão!!!
Bjsss,
Madalena

garlutti disse...

Que pan mas inmenso y estupendo ...la receta es parecida a uno que yo hago ..pero que belleza que bien te ha salido ..besos MARIMI

Fla disse...

Que pão mais bonito, as sementes dão um charme a mais.
Bjs

Susana Antunes disse...

Amiga...
Gostei deste pão...
Tem um aspecto saudável...
Fico encantada com estas sugestões deliciosas... e desejo cada vez mais uma máquina de fazer pão....
Mas já falta pouco... o mealheiro está quase... heheheh....
Obrigado por partilhares...
Beijinhos nossos...

ameixa seca disse...

Obrigada a todas :)

edinha disse...

Um pãozinho assim sabe sempre bem.
Beijinho

Unknown disse...

mais olha que delicia! amei sua cozinha! um bj doce e apareca nas abobrinhas Brasileiras! te espero lá!
roberta
www.docesabobrinhas.com

Osmar Piffer disse...

Belo pão e belo blog! Estou seguindo!

Abraço!

Raquel Alabaça disse...

Não resisto a pão, seja qual for todos me seduzem, ficou lindo este.

Beijinhos

Inês Ginja disse...

Eu sou uma "enfardadeira" de pão! Este teu pão ficou enorme e lindo e fofo, e muito bem decorado :) Apetecia-me tanto uma (ou mais...hihi) fatias dele neste momento ;p hum, com queijinho. Maravilha! Beijinhos.

ameixa seca disse...

Obrigada :)

Helena disse...

Foi um final de tarde até madrugada tão saboroso como este pãozinho ;)

São Ribeiro disse...

MAS ESSE PÃOZINHO FICOU MESMO UMA TENTAÇÃO.
E BEM LINDO...ADOREI.
BJS

a dona do tacho disse...

Hummmm!!!!!!
Ficou com uma aspecto delicioso

Anónimo disse...

Ameixa, sabia que a papoula esta proibida aqui no Brasil?
Dizem que e alucinogena!! :)
Acho que vou pedir pra voce contrabandear um pouquinho.
Abs

ameixa seca disse...

Helena, foi e hão-de ser mais alguns :)
São, dona do tacho obrigada :)
Edu, eu sei, mas podem sempre usar sementes de gergelim como eu fiz :)

Tangerina disse...

Carlota vinda directamente do planeta carlóide para comentar e deixar cair alguma água sobre o teclado... Que queres, a moça hoje está sensível e saber-me assim nas tuas memórias é algo que me aquece a alma (gémea, claro!)

Um beijinho Grande com Saudades,
Carlota

Margarida disse...

Ameixinha ainda me lembro de te ouvir contar a saga desse pão no pequeno-almoço do dia seguinte. : ) Boas recordações sem dúvida!!
beijinho

Suzana disse...

Ai Ameixa Maria, esta coisa de vocês me porem com uma lágrima no canto do olho logo de manhã não dá! Nada como um belo pão para celebrar uma linda amizade.

Beijo enorme e até breve! ;))

Salsa Verde disse...

PÃO!!! Adoro pão, aliás é um dos meus mais horríveis vícios...
Beijocas,
Lia.

ameixa seca disse...

Tangerina, vê-se logo que és um citrino muito sumarento :)
Margarida, e na mala veio um pão desses comigo :)
Suzana, eu não fiz nada :)
Lia, obrigada :)

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ah! Só agora comprendi... :)
Belo pãozinho, a experimentar sem dúvida, nem de propósito hoje comprei sementes de sésamo pretas.

ameixa seca disse...

Moira, fica um pão saboroso e com um aspecto muito bonito :)

Iliane disse...

que espetaculo de pão!!amei..bjus

ameixa seca disse...

Iliane, obrigada :)