quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Brownie de courgette


Ando atónita com o estado das coisas, do mundo em geral e das pessoas em particular. Não é só por causa da violência nem da ganância ou do ódio. A falta de interesse e de preocupação com os outros é que me tem incomodado, muito! Essas pessoas não fazem parte da minha vida, mas cruzam-se comigo e eu tenho que as encarar com um sorriso no rosto sem permitir que me atormentem. Felizmente, tenho a sorte de me cercar de pessoas boas, interessadas - não interesseiras - amorosas e acolhedoras. São essas que devemos lembrar e acarinhar, manter-nos achegados a elas e agradecer o carinho.
Há muita besta neste mundo, talvez eu tenha sido uma dessas bestas para muita gente que se cruzou comigo mas, tenho certeza absoluta que, mais tarde, encontraram pessoas que compensaram a besta que conheceram :) 
À tona de água é onde precisamos permanecer, porque hoje podemos comer o pão que o diabo amassou mas, um dia, teremos à mesa uma fatia deste brownie. Garanto-vos!

Ingredientes:

2 1/4 chávena de farinha
3/4 chávena de cacau e alfarroba
1 colher (chá) bicarbonato
1 colher (chá) sal
1 chávena de açúcar
70 g de manteiga
2 ovos
1/2 chávena de buttermilk*
2 chávenas de courgette ralada
100 g de pepitas de chocolate (opcional)

Cobertura:
100 g de chocolate de culinária
100 g de leite
30 g de açúcar

Preparação:
Bater os ovos com a manteiga e o açúcar até ficar cremoso. 
Juntar a courgette e o buttermilk, misturar bem.
Juntar os ingredientes secos e bater mais um pouco até ficar homogéneo. Por fim, juntar as pepitas e misturar ligeiramente.
Levar ao forno a 175ºC durante cerca de 30 minutos ou até que um palito saia levemente húmido.
Para a cobertura, leve todos os ingredientes ao lume até ficar cremoso e homogéneo mas sem deixar ferver.
Corte o bolo aos quadrados até "meia-altura", verta a cobertura ainda quente. Deixe arrefecer e termine de cortar os quadrados.

Notas:
Receita retirada do blog Os temperos da Argas.
Fiz o bolo numa forma rectangular mas também já fiz numa forma redonda de fundo amovível. A forma rectangular é a ideal se quiserem partir aos quadradinhos e a forma redonda fica mais bonita, na minha opinião, para levar a um lanche ou jantar.
Podem usar apenas cacau. Eu usei metade de cacau e metade de farinha de alfarroba.

*Uso 1 colher (sopa) de sumo de limão para uma chávena de leite e deixo repousar por 10-15 minutos antes de usar.

49 comentários:

Receitas para a Felicidade disse...

Olá ameixinha sinto-te um tanto ou quanto amargurada, azeda. Não te sintas assim pois nada nem ninguém vale ao ponto de levar-nos a sentir assim. Importa mesmo é as pessoas que nos querem bem e que se acercam de nós sem interesse... Valeu o teu brownie para adoçar essas palavras e espero que seja isso que aconteça contigo e que te encha só de boas energias e palavras doces...

Um beijinho adoçicado para ti!!

ameixa seca disse...

Paula, não estou amargurada, estou possuída :) Se estivesse doente há 2 meses e os médicos olhassem pra ti e não te vissem... tenho certeza que estarias na mesma. Azeda nunca, esperançosa sempre!

Babette disse...

Não gostei de perceber o tom com que escreveste este post, mas o brownie é de facto a recompensa! O seu (brownie) a seu dono!...
Babette
PS. o pratinho é lindo!

Bergamo disse...

Ameixinha,
Entendi perfeitamente seu texto. Sinto o mesmo. Não sei se fico feliz por saber que outras pessoas queridas pensam como eu, ou se fico triste por termos a mesma percepção do mundo.
Saiba que, mesmo com a distância que nos separa, lembro de você com carinho pois pude, metaforicamente falando, provar uma fatia generosa desse brownie.
Beijo,
Marcelo

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Ameixa,
Deixa prá lá essas pessoas e faça como vc mesma disse e concordo: " Felizmente, tenho a sorte de me cercar de pessoas boas, interessadas - não interesseiras - amorosas e acolhedoras. São essas que devemos lembrar e acarinhar, manter-nos achegados a elas e agradecer o carinho".
É isso aí,
Bj,
Lylia

Felismina disse...

Concordo contigo...
Belo brownie, que maravilha...

Bjs.

Smsn-artes e ideias disse...

ficou com optimoooooooo aspecto!!

Gina disse...

Olhe que para lhe tirar do sério, não é algo frequente, não é mesmo?
Receba o meu carinho, que atravessa o Atlântico, e atravessaria qualquer distância para deixar algumas palavras de ânimo, quando encontramos pessoas como você, sempre alto astral.
Seja lá o que estiver lhe incomodando, tente esquecer.
Você poderia ter trazido um bolo de limão, algo azedinho, mas escolheu um doce bem caprichadinho.
Fique na paz!
Bjs.

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

De volta às courgettes?
Tem bom aspecto sim senhora.
Quanto ao resto, tenho a certeza que há muito mais pessoas boas do que bestas ;)

Sandra G disse...

As pessoas que são umas bestas merecem o nosso desprezo.A que nos dão carinho e nos fazem felizes merecem a nossa atenção e um brownie igualzinho a esse.

Bjs

Beta Tiossi disse...

É realmente triste o modo como algumas pessoas se comportam.
Como diz uma amiga: Ignora que vai embora!
O brownie ficou lindo e apetitosa! bjs

ameixa seca disse...

Babette, no final há sempre uma recompensa :)
Bergamo, haja alguém que me entenda. As coisas vão de mal a pior, perseverar na alegria e na fé é um esforço tremendo. A vida vale a pena graças a gente boa que até pode estar do outro lado do oceano ;)
Lylia, eu deixo mesmo. Não há nada melhor que esquecer as coisas menos boas :)
Felismina, Smsn, obrigada :)
Gina, eu tenho a sorte de ver sempre o lado positivo das coisas, eu sei que o bem vencerá sempre :)
Moira, a sorte é essa... a gente boa compensa as bestas he he
Sandra G, nada como partilhar uma fatia de bolo em boa companhia ;)
Beta, adorei esse termo he he É isso mesmo!

Maura Fischer disse...

Uma ótima forma de adoçar a vida!!!

Quero lhe convidar para participar do novo sorteio do "Coisas da Maura". O prêmio, oferecido pela Tramontina, é um lindo COOKTOP VITROCERÂMICO!

Acesse até 26/08:

http://coisasdamaura.blogspot.com/2011/08/sorteio-concorra-um-cooktop.html

Participe também do sorteio de um kit bebê com 5 produtos da marca MAM, até 15/08:

http://coisasdamaura.blogspot.com/2011/08/novo-sorteio-kit-bebe-rozelandia-baby.html

Boa sorte!

Maura, mamãe da Sophia
coisasdamaura.blogspot.com

Unknown disse...

Ameixa, com este brownie eu esquecia, ainda que por escassos minutos, todo o mal do mundo!
Beijinho ;)

Helena disse...

Gostava de ir ter contigo, sei que ainda nos ririamos à custa desses males, pois também tens essa capacidade que está sempre a ser testada ....
É bom desabafar e manter esse espirito que tens. Força com isso e com as courgettes!
Um beijo grande!

ps- cada vez que vou ao super e vejo abobrinha, lembro de você!

Raspas de Laranja disse...

Pois tens toda a razão por te sentires assim, mas tens de continuar a acreditar que há pessoas que valem a pena cruzar. A Helena diz que gostava de ir ter contigo, e nós estamos a dois passos e não nos encontramos. Já te disse para combinares. :)
Bem quando vi a foto, voltei a cima, para ter a certeza que era teu. Está linda! Todo o envolvente, tão romântica, Adorei Mesmo. Bjs
P.S. Telefona :)

Anónimo disse...

ameixinha:
adorei o teu brownie de curgete! e quanto as bestas... o melhor e ignora-las!
beijinhos e as melhoras!
sofia

São Ribeiro disse...

ESSE BROWNIE JÁ PODIA CAIR AQUI NA MESA DE PEQUENO ALMOÇO, PARA ACOMPANHAR O MEU CAFÉ.
FICOU PERFEITO...ADOREI.
BJS

De cozinha em cozinha disse...

Ameixinha,
Contra bestas e que tais...brownies de courgetes!
Adorei a receita.
Beijinhos e muita força e energia positiva para ti.

Sofia.Lopez disse...

Bom dia Ameixinha,
Lindo brownie!! de courgette, ainda melhor :) está mesmo com um aspecto delicioso!
Sabes, um dia este mundo de bestas vai ficar limpo e nessa altura só ficarão mesmo as pessoas que nos querem bem e nos acarinham, interessadas, não interesseiras... um dia também ninguém vai estar doente...até lá temos de ter muita força, esperança e fé. Sei que não deve ser nada fácil (nem imagino o que é ...) estar doente há 2 meses e nada... um beijinho grande de muita força para ti e continua como és e com esperança.
Beijinhos

Anónimo disse...

Sabes que esta vida é do caraças...
...mas compete-nos a nós passar por cima das "pobresas de espírito" que se nos atravessam no caminho.
Nem sempre é fácil, é uma provação, um teste à nossa capacidade de encaixe, de gestão de emoções e de conseguir separar o trigo do joio.
Ameixinha, bola prá frente, que atrás vem gente!

PS - O que vale é pode haver sempre um brownie à nossa espera! :)

Abóbora Amarelinha disse...

Ameixinha eu já não gosto de saber que estás doente...quanto mais doente e "azeda" com algumas coisas e situações que se passam.
Bora lá fazer coisas boas como esses bolinhos e dá um pontapé no resto.
beijinhos

Sylvia disse...

Voce sabe que também sinto o mesmo? Me aconteceu algo muito estranho em Fatima,e hoje sinto o mesmo sentimento de tristeza, nao de nada em particular , mas se tenho que explicar seria pelo mundo, por tudo.
Gosto muito de suas receitas com courgettes, muito diferentes de tudo.
Beijos

Cidália disse...

Bem, com esta receita até me apaguei!
Ora um brownie de curgete nunca me lembraria de fazer!
Deve ser delicioso.
QUerida, força.
Beijinhos

ameixa seca disse...

Maura, obrigada :)
Retrato a Sépia, antes comer do que snifar droga para esquecer o mal do mundo :)
Helena, não tenho feito outra coisa senão rir. É a minha bóia de salvação! Obrigadinha por te lembrares de mim ao olhares para o legume ;)
Zé, eu estava a falar especificamente dos médicos que tenho encontrado mas também serve para algumas das outras bestas. Felizmente eu tive a sorte de conhecer pessoas fantásticas :)
Sofia, quando a nossa vida está em jogo eu viro besta como elas... ainda hoje me passei, mas depois passou-me ;)
São33, o problema é que nada nos cai do céu... a não ser a chuva :)
Carla, obrigada... isto há-de melhorar :)
Sofia, a justiça de Deus tarda mas não falha :)
Mary, do caraças é pouco ;)
Bóbora, continuo a mesma possuída de sempre com o pormenor de ser uma possuída doente que ninguém sabe o que tem :)
Sylvia, as notícias que vão chegando pela televisão mostram o quanto os valores estão invertidos :)
Cidália, eu também não me lembraria mas graças à Argas eu fiz e repeti muitas vezes :)

Cláudia Marques disse...

Tem muito bom aspecto, mas é muito calórico para mim. :))))

Faço votos para que, o mais depressa possível, encontres um médico/a que olhe para ti com olhos de ver e que consiga descobrir a origem das tuas maleitas. Tudo isso só comprova que não é a condição que lhes é imposta de terem média de 18 para irem para Medicina que faz deles bons médicos.

As melhoras, bjs

BValério disse...

Sem dúvida, cada vez mais, temos de ter cuidado com o tipo de pessoas qe nos rodeiam...
Mas estes brownies tem um aspecto divinal, ainda por cima com courgette, adoro courgette :D

Cininha disse...

Pois é o mundo está cheio de trastes, o melhor é ignorá-los e andar, mas que ás vezes nos causam umas amarguras causam, mas eu já aprendi uma coisa, com o poeta e com uma pessoa com quem trabalhei, a mim ninguem me cala, calar o que nos chateia, faz-nos mal ao figado e azeda-nos por dentro, o melhor é partir o pau, principalmente com médicos que não nos ligam...com outros o melhor é ignorância :-)
Ah o brawnie está com um aspecto delicioso :-)

Inês Ginja disse...

Então Ameixinha, os médicos ainda não sabem o que se passa contigo? Concordo com muitas das tuas palavras! Menos a de que tu poderás ser besta para outros!
Trata de te animares, vais ver que acabará por correr tudo bem. Eu ainda ando meia esquisita também, e a médica não ajudou muito, mas mantenho a esperança :) e o bom humor...
Os brownies com courgette ficaram-me debaixo de olho quando os vi nos temperos da argas. Ficou bonita a decoração!
Um beijinho.

Andréa Santana disse...

AMEIXINHA QUERIDA,
AS VEZES A VIDA NOS PREGA MUITAS SURPRESAS BOAS E RUINS, AS BOA NÓS GUARDAMOS E AS RUINS JOGAMOS FORA, SEI QUE NÃO É FÁCIL PRINCIPALMENTE QUANDO SE SENTE NA PELE,PEÇO A DEUS QUE LHE ABENÇOE E ILUMINE SEUS CAMINHOS TODOS OS DIAS DE SUA VIDA, COM MUITA SAÚDE, PAZ,E SUCESSOS SEMPRE.LEVANTA A CABEÇA JESUS ESTÁ AO SEU LADO E VAI LHE DAR A VITÓRIA. NÃO VALE A PENA SOFRER,COMO EU DISSE NÃO É FÁCIL MAS VC É UMA VENCEDORA.
OLHA SÓ QUE BELA RECEITA NOS APRESENTA,HUMMMMMMM, LINDA E DELICIOSA!
BEIJOS,
ANDRÉA...

Cinha disse...

Como eu te compreendo! A nossa saúde é um vómito uma vergonha!
Para os meus filhos tenho seguro de saúde, para nós (eu e marido) já não tenho, e digo-te que o tratamento nada tem a ver!!!
Cada vez que vou ao centro de saúde quase sou corrida a pontapé,resultado acabo sempre a reclamar!
Mas mudando de assunto o Brownie ficou lindo!!!
Beijinhos grandes

A Paixão da Isa disse...

bem nao sei o que dizer pois ja foi quaze tudo dito mas posso dizer coraguem melhor dias veram tenho a certza pois eu tb andei assim durante 7 anos mas hoje graças a deus esta a ficare melhor graças a uma grande amiga por isso te digo muita mas muita coraguem beijinhos o teu bolo esta uma maravilha

Unknown disse...

Olá amiga

Eu sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecer seu espaço que é lindo e interessante e por isto já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.
QUER GANHAR UMA JOIA? A designer Eliana Colognese criou um belíssimo anel e gostaríamos muito de contar com a sua participação. Faça a sua inscrição no blog e...Boa Sorte

Bjooooooooooo...................
http://amigadamoda.blogspot.com

Lau Verrengia disse...

Nada que um pedaço desse brownie apetitoso não resolva, não é? :)
Faz tempo que vi essa receita, quero experimentar e ainda não deu tempo, são tantas na lista, mas me intriga e imagino que seja muito boa.
Ah, esqueci de comentar esses dias que fiz um dos seus bolos de lavanda com limão e adorei. Aliás, foi minha primeira receita com lavanda e pretendo fazer muitas outras, adorei o sabor e aroma.
Um beijo!

Filipa disse...

Tenho a certeza que esta fase vai passar depressa...quanto mais não seja a comer fatias de brownie como este! Um beijinho :)

ameixa seca disse...

Cláudia, a dieta está para durar ;) Nenhum profissional deve ser "medido" em termos de médias, isso não vale nada.
BValério, ainda bem que gostas :)
Alcina, eu também não me calo, não falto ao respeito a ninguém mas ainda ontem fui ao centro de saúde para me passarem uma credencial e disseram-me que tinha que marcar uma consulta de recurso e só daqui a mais de um mês. Óbvio que lhes perguntei se me iam deixar assim doente. Lá consegui ser atendida e o médico olhou para mim e ainda me disse que eu precisava ir urgentemente a um oftalmologista porque os meus olhos não estão a focar.
Ginja, podes acreditar que sou besta para muita gente, nnguém pode agradar a todos e eu tenho consciência disso :) Os médicos não sabem nada ainda e eu sei cada vez menos he he
Andréa, é quando sentimos na pele que devemos fazer perseverar a nossa fé :)
Cinha, o meu problema neste momento é não ter médica de família porque está de baixa. Ela era fantástica :)
Isa, se eu continuar assim muito tempo eu desapareço do mapa antes de passarem 7 anos :)
Kinha, obrigada :)
Lau, nem me fales em lista de receitas. Nem que eu viva 100 anos eu vou conseguir experimentar tudo que quero :) Adoro a combinação limão/lavanda, ainda bem que te agradou :)
Filipa, a fase dura há 2 meses, é bom que passe depressa :)

Raquel Alabaça disse...

Às vezes é impossivel ficar-mos indiferentes a certos comportamentos, pior é se precisamos dessas pessoas que agem dessa forma. Inegrumes!

A essas pessoas não lhe passa um brownie destes pelos beiços :-)

Bjs

edinha disse...

Bem original este brownie :)
Beijinho

Susana Antunes disse...

O mundo anda todo de patas para o ar...
E na minha opinião precisamos de mais uma volta para pôr tudo no seu sítio...
Por isso temos mesmo que agarrarmos-nos firmes para sobreviver a mais uma volta...
Mas a vida é feita também de coisas boas e saborosas como este brownie...
Uma sugestão acertada... ;)
Obrigado por partilhares...
Beijinhos nossos e bom fim de semana...

ameixa seca disse...

Rachel, energúmenos mesmo :)
Edinha, também achei :)
Familia Antunes, isto anda às voltas e deve ser por isso que eu ando enjoada há 2 meses ;)

Caderninho de Receitas disse...

Ameixinha, e se levares para os médicos esse brownie??? Aposto que passavas a ser vista logo, logo ... depois quando os ditos senhores Doutores fossem trincar o quadradinho, tiravas-lhe o bolito e fazias ... "CUCU estou aqui =P "
beijinhos gds

Fla disse...

É querida, infelizmente o mundo tá cheio de gente ruim, o melhor a fazer é se afastar de gente assim né?
E achei muito original a sua receita. Você e a querida Argas mandam muito bem.
Beijos

conceicao disse...

Tb quero uma fatia, se faz favor!
Espero que corra tudo bem.
Bjs

ameixa seca disse...

Carolina, eu deixo lá o meu dinheiro, deixar comida já seria um abuso. Eles só tem é que fazer o trabalho deles :)
Fla, temos mesmo :)
Conceição, tu mereces tudo, o bolo inteiro se quiseres ;)

bio_geo_esds@ disse...

Ora, aqui está mais uma bela sugestão!
Qualquer dia vais ter que mudar o nome do teu blogue para "Courgette ralada" lol
Vou levar a receita ;)

M. disse...

Pois o que importa é te rodeares de pessoas boas, porque nem todos têm a mesma sorte! Esse brownie está lindíssimo!
Beijinhos e muito rápidas melhoras!
Madalena

ameixa seca disse...

Renato, convém ter sempre um segundo nome à mão ;)
Madalena, obrigada :)

argas disse...

Ainda bem que gostaste, por cá também adoramos!

ameixa seca disse...

Argas, é fantástico :)