terça-feira, 30 de agosto de 2011

Doce de figo


Há falta de Moscatel e de estórias, porque não se pode ter tudo na vida quando apetece. Mas o bom português arranja sempre maneira de dar uma voltinha à questão. Acho que é por isso que o país está enterrado em dívidas até à ponta dos cabelos. Mas chorar não vale a pena e prá frente é que é caminho. Um dos melhores vinhos do mundo não há-de estragar nenhuma compota, e à semelhança da do ano passado, fiz uns quantos frascos de compota aromatizada de canela e vinho do Porto. Baseada na compota da Margarida adocei os meus dias com os pingo de mel que colhi empoleirada nos ramos frágeis de duas figueiras carregadinhas. Depois de um bolo e de me empanturrar com figos frescos, só resta a compota para saborear devagar nos próximos tempos. 

Ingredientes:
500 g de figos maduros
200 g de açúcar
0,5 dl de Moscatel de Setúbal
1 pau de canela

Preparação:
Pelar os figos e triturá-los grosseiramente. Colocá-los numa panela com o açúcar, o vinho, o pau de canela e levar a lume brando durante 30-40 minutos até obter a consistência desejada. Não esquecer de ir mexendo ocasionalmente com uma colher de pau.
Guarde o doce em frascos esterilizados (escaldados em água a ferver) e secos, enchendo-os até 1 cm dos bordos. Limpe o excesso que possa cair na boca do frasco, enrosque a tampa e vire-os imediatamente de boca para baixo até o doce arrefecer.

39 comentários:

Fla disse...

E que foto linda que ficou. Está de dar água na boca.
=)
Beijos

Abóbora Amarelinha disse...

Para mim os figos só nus e crus, nada de compotas nem de outras coisas, aquela pratinho de figos da foto deixou-me de veras "ogada"
bj

Mary - Strawberrycandy disse...

Que maravilha de imagem,.....
Vou levar a receita comigo para experimentar ok?!
Beijinhos

Marisa Reis disse...

Olá ameixinha, que lindas imagens, tanto do doce como do bolo de figos. Ora bem depois de nos bombardeares com receitas de courgettes agora contemplas-nos com o sr. Figo, acho que brevemente todos os teus leitores têm um livro só com receitas saudáveis (ou pelo menos biológicas, sem corantes, nem conservantes). Continua a presentear-nos com tão deliciosas receitas... bjs

Inês Ginja disse...

Adoro compota de figos! Já fiz a tua do ano passado. Brevemente publico! Adorei. Como à colherada e assim com iogurte também é óptimo :)
Um beijinho.

Sofia.Lopez disse...

Ameixinha,
que lindo docinho e bem delicioso! Com vinho Moscatel vai bem de certeza :) eu prefiro ao do Porto...mas gosto dos 2, atenção! hehe :)
beijinho

Ana Rita Marreiros disse...

Eu não consigo deixar uns de parte para fazer compota, como-os logo!!!
Mas o teu doce...nem te conto!!

Bjoka
Rita

Isabel Salvador disse...

Que maravilha ameixita podes mandar um frasco para mi, ainda tens a minha morada certo?? bjokitass

argas disse...

Infelizmente este ano não tenho figos suficientes :| O teu doce ficou lindo!

Andréa Santana disse...

AS FOTOS ESTÃO LINDAS, AMO DOCE DE FIGO!

BEIJOS.......

Cininha disse...

Ai os figos...adoro, aliás sou perdida por eles e tenho tios lá na aldeia que tem figueiras que tem tantos que até chateia e eu raramente os vejo :-((((porque nunca lá vou na altura certa, adoro, tudo que é de figo, doce bolos, natural e sei lá eu....

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha, ficou uma delicia...um beijinho.

kika disse...

Anda na fase das compotas... adorei a sugestão! bjks

Josy disse...

Ma que bela sobremesa Ameixa. Adoro compota de figos e com esse vinho ai ai que delicia.bjokas

"Manjares da Manu" disse...

Que bela sobremesa!!!

Bjs...

Karla disse...

A minha mãe não ia deixar nem um para doce, ela adora! :)

Raspas de Laranja disse...

Com o aproximar do Outono, o cheiro das compotas e marmelada, começa a ocupar as cozinhas. A tua, já cheia a outono. E que delicia de cheiro! :))

Gisela disse...

O ano passado fiz essa compota e adorei.Este ano os figos não têm aparecido muito por aqui, prometeram-me alguns mas nada.Vou ter que comprar e fazer um frasco dessa compota que adoro
Beijinhos

São Ribeiro disse...

AINDA HOJE COMI TANTOS, ADORO FIGOS.
E ADOREI A TEU DOCE , ESSA FOTO DEIXOU-ME COM ÁGUA NA BOCA...QUE PECADO.
BJS

Cláudia Marques disse...

Que pena eu não ter aqui perto nenhuma figueira carregadinha, senão tb arriscava... se bem que peso mais "um bocadito" que tu, se os ramos são frágeis, era malhanço pela certa... :))
É que aqui não sobram para doce, quando aparecem comem-se todos ao natural.
Bjs

Isadora disse...

Que delícia de doce!!!

a foto está tentadora!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Lourdes Sabioni disse...

Ameixinha, me pegou de jeito, porque adoro figo, principalmente em doces...!
Beijos!

Cinha disse...

OLha ontem à tarde foi dia de fazer doces e compotas, fiz de vários frutos e uma delas foi de figo! Ok, sou como as formiguinhas já estou a armazenar para o Inverno;)
Mas o meu doce ficou esverdeado...estive a comparar com a tua receita e acho que já sei de que foi.
1º não levou moscatel, 2º não tirei a pele!
Seja como for ficou deliciosa!!!
Beijinhos grandes.

Raquel Alabaça disse...

Que gulodice! E esses figos têm mesmo bom aspecto, cheios de doce.

bjs

Marly disse...

Ameixinha,

Concordo perfeitamente com a frase: "Chorar não vale a pena e prá frente é que é caminho", o mundo sempre esteve em crise, umas mais graves que outras, importante é prosseguir, ainda que isso nos custe uma pontinha do coração.
As minhas receitas de doce de figo são muito mais complicadas, vou levar esta, thanks! rsrs.

Beijoca e bom dia!

Sandra G disse...

Amiga essa compota deve estar deliciosa.Adoro moscatel e o de Setubal, ui!! :)

Bjs

ameixa seca disse...

Obrigada a todas. Eu já fiz doce de figo três vezes porque tenho tido quilos e quilos. Chega para bolos, compotas e sobram para comer ao natural que é mesmo como eu mais gosto :) Não tenho Moscatel em casa, substituí por vinho do Porto.

Tati disse...

Ai! Que delicia!
Amei!
Tem receita nova no meu blog, quando puder passa lá,
Bjs!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Ameixa,
Concordo com vc " chorar não vale a pena e prá frente é que é caminho".
Bj e boa quarta,
Lylia

Emília disse...

O bolo ficou lindo e esse doce deve ter ficado uma loucura!
Bjos

Cláudia Marques disse...

Assunto: salsichas :))
Não querendo fazer publicidade a ninguém, até pq não me pagam para isso, mas as da marca Cem por cento são realmente carotas. Desta vez comprei Izidoro, pq a diferença ainda é considerável, e tb gostei destas.
Bjs

Fátima Fonseca disse...

Que bonito ficou o docinho!
Amanhã vou dedicar-me ao docinho de abóbora;)

Belocas disse...

Que tentação!!!
Este ano não tive oportunidade de fazer doce de figos e tenho as minhas reservas quase no fim....Snif!!!!
Bjs

Carlota e a Turmalina disse...

Hummmm...eu gosto de tudo de figo e esse seu doce está com uma cara super apetitosa :o)

ameixa seca disse...

Tati, Lylia, Emília, Turmalina, obrigada :)
Cláudia, obrigada pela dica ;)
3 bruxinhas, também adoro doce de abóbora :)
Belocas, que pena, fica tão bom :)

Receitas ao Desafio disse...

Estas sugestões com figos no teu blog estão divinas. Ora bolo ora doce. Receitas supremas!
Ainda ontem terminei o meu doce de figo, mas resolvi desta vez aromatizá-lo com duas casquinhas de limão. Que bom ficou também!
Um beijinho
Patrícia

ameixa seca disse...

Patrícia, tenho outra receita de doce de figo para publicar mas ainda não tirei foto. Adoro doces e compotas :)

Fio de Algodão disse...

Vou experimentar!
Também tenho muitos figos e é uma boa maneira de os aproveitar.
Obrigada
bjhos Paula

ameixa seca disse...

Paula, espero que gostes :)