quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cogumelos com molho de soja

Queria saber porque é que o mar lhe falava assim, sempre bruto e zangado! Não tinha lá deixado nada que não lhe pertencesse. Dizem que o mar devolve sempre aquilo que não é seu. No entanto, nem sequer tinha pescadores na família, quanto mais marinheiros de água salgada! Nunca tinha navegado, atravessou uma vez o rio, viu a outra margem e voltou a casa. Peixe não fazia parte da sua dieta, odiava tudo que viesse do mar. Por instantes, chegou a pensar que também ele tinha nascido enquanto a maré estava baixa, filho de uma lapa e um caranguejo.
O mar do norte é sempre assim, nasceu chateado com o mundo, frio como neve, áspero como lixa, sujo como a sarjeta. Nem a areia escapa ao sinal dos dias, mais parecia um pó imundo que insistia em colar-se aos pés. Aquela espuma amarelada parecia saliva no canto dos lábios quando alguém discursa nervoso. O mar fala, ele bem tenta dizer alguma coisa mas nem todos o compreendem. Saber ouvir é um dom e, enquanto se sentava defronte a apanhar aquela ventania que fustigava os cabelos gastos, ele também ia falando com o mar. Contavam um ao outro aquela amargura que os enrolava como ondas por dentro. 

Ingredientes:
225 g de cogumelos fatiados
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de molho de soja escuro

Preparação:
Derreta a manteiga numa frigideira em lume médio e adicione os cogumelos; cozinhe até que fiquem amolecidos (cerca de 5 minutos). Junte os dentes de alho picados e cozinhe por mais um minuto. Adicione o molho de soja e cozinhe até que o líquido tenha evaporado (cerca de 4 minutos). Sirva.

Receita retirada do blog Pip & Ebby.

31 comentários:

conceicao disse...

É uma delicia, faço muitas vezes como acompanhamento.
Bjs

Sofia.Lopez disse...

Ameixinha,
Saber ouvir é mesmo uma grande virtude...!Eu gosto tanto de me sentar em frente ao mar e ouvi-lo... faz bem à nossa saúde, tanto física como mental :)

Esta sugestão abriu-me o apetite...simples e deliciosa!!

Beijinho

Karla disse...

E assim mas assados? Daqueles mais granditos. Adooooro! :)

Inês Ginja disse...

Adoro cogumelos! Essa receita já me fica debaixo de olho :)
Um beijinho.

Cinha disse...

Devem ter ficado muita bons!
Beijinhos grandes.

Andréa Santana disse...

OLÁ AMEIXA!
COMO DISSE A SOFIA, SABER OUVIR É UMA GRANDE VIRTUDE,MAS FALAR NA HORA CERTA E JOGAR FORA TUDO QUE NÃO PRESTA É MUITO BOM TBM. ACHO QUE O MAR FAZ ISSO, RSRS.
QUE SHOW DE RECEITA, BOA DEMAIS!
A FOTO ESTÁ LINDA!

BEIJOS......

Cidália disse...

Uma excelente sugestão.
Beijinhos

Emília disse...

Saber ouvir é bom; não guardar também é, falar tudo o que estamos sentindo alivia...
Os cogumelos ficaram apetitosos!
Beijinhos

Ana Rita Marreiros disse...

Um acompanhamento 5*****! adoro!

Bjoka
Rita

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha, a tua receita ficou deliciosa como sempre tu sabes fazer...um beijinho.

Marly disse...

Ameixa,

Esta receita só tem o que eu gosto.
E gostei também do texto!

Raquel Alabaça disse...

Eu sou uma sortuda porque da minha casa oiço o mar. Agora como estou de "castigo" não posso dar as minhas caminhadas, pois à noite bem que me sabia ir até lá e sentar-me sossegada a escutá-lo.

Os cogumelos estão bem apetitosos, tenho que fazer com o molho de soja, é que vou sempre para as natas!

Bjs

a disse...

Que belíssimo acompanhamento, adorei!!
Beijinhos

Meu Canto Na Cozinha disse...

Costumo fazer em casa, assim desse jeitinho que vc colocou parece mesmo delicioso. Vou tentar!
Bjs
Paty

Filipa disse...

Eu hoje também pensei em cogumelos...coincidência! Um beijinho

ameixa seca disse...

Obrigada meninas :)

São Ribeiro disse...

GOSTEI DO TEXTO.
E ADOREI ESSES COGUMELOS...QUE DELICIA.
BJS

"Manjares da Manu" disse...

Que delícia de receita!!!

Bjs...

Lina disse...

Olá!É tão bom ouvir o mar, relaxa-me muito!Consigo ficar horas a ouvir e olhar o mar!
Os cogumelos tem um aspecto delicioso!
Beijinhos

Claudia Lima disse...

Uma combinação perfeita! :)

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

devem ser deliciosos :)
um beijinho

RUTE disse...

Os cogumelos num mar de molho de soja ficam muito bem ;)

ameixa seca disse...

Obrigada a todas :)

Isabel Salvador disse...

Uma maravilha Ameixinha e sempre estórias que encantam a gente...para quando um livro...bjokitas

Sandra G disse...

Que mais à a dizer?!Mar e cogumelos é simplesmente maravilhoso.

Bjs

Helena disse...

Marta
O mar do Norte pode não ser o ideal para veraneio, mas tem uma beleza agreste que aprecio, principalmente no Inverno.
Cogumelos são outra das coisas que aprecio no prato e com molho de soja melhor ainda(influencias da Sonia?)
Bom fim de semana

Rachel disse...

Hummmm, adoro cogumelo de qualquer jeito, mas esse ficou com uma cara ótima, o sabor do molho de soja casa muito bem com ele.

Saber ouvir, falar e poder ler um texto assim, não tem preço!

Bjuss!!!

Fla disse...

Acho essa combinação de cogumelos e molho de soja maravilhosa.
Bjs

Gina disse...

Só lamento que o marido não goste de cogumelos como eu. Fazer comida para poucos, com ingredientes que não agradam a todos, ou a gente não faz ou tem que fazer mais de um prato!
Não tem um cogumelo que eu não aprecie.
Grata pelas felicitações no aniversário do blog, viu?
Sua companhia acho que é uma das mais antigas no Naco. Muito obrigada!
Bom final de semana!

ameixa seca disse...

Belinha, infelizmente não sou escritora :)
Sandra G, não tem nada a ver uma coisa com a outra mas calhou assim :)
Helena, a Sónia só quer arroz, queijo e milho ha ha
Rachel, Fla, obrigada :)
Gina, sei bem o que isso é :)

Isabel Salvador disse...

Não és amiga...mas bem que podias ser, um livro de pensamentos...;) bjokinhas