quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ragú de courgette


Onde é que eu fiquei mesmo? Nas courgettes, certo? Retomando a programação habitual ;)
Esta refeição ficou-me na memória, talvez tenha sido da cobertura com sabor a queijo, talvez o recheio reconfortante, mas esta é para ser repetida muitas vezes. Para além de fácil, é um prato bonito e saudável.

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas, picadas
4 talos de aipo, picados
2 cenouras, picadas
2 dentes de alho, esmagados
1 ramo de ervas aromáticas
4 colheres (sopa) de concentrado de tomate
400 g de tomate de lata, picado
sal e pimenta preta, acabada de moer
1 1/2 courgettes, descascadas, sem sementes e cortadas em rodelinhas finas
90 g de miolo de pão de trigo integral
2 colheres (sopa) de salsa picada
90 g de queijo magro, rijo, ralado


Preparação:
Aqueça o azeite numa caçarola. Junte as cebolas, o aipo, as cenouras, os alhos e a mistura de ervas. Mexa bem até ficar tudo misturado. Depois, tape e cozinhe em lume médio durante cerca de 20 minutos, mexendo apenas uma vez.
Junte o concentrado de tomate e os tomates de lata com bastante tempero. Deixe levantar fervura. Adicione as courgettes e misture bem. Baixe o lume para que a mistura mal ferva, tape e deixe cozinhar muito lentamente, durante uma hora, mexendo ocasionalmente. As courgettes devem estar tenras mas não moles e espapaçadas.
Ligue o forno nos 200 ºC. Misture as migalhas de pão com o queijo e a salsa, e polvilhe por cima da mistura de courgette. Leve ao forno durante 20-30 minutos, até estar estaladiço e dourado por cima. Sirva de imediato. Se preferir, pode cozinhar a cobertura sob um grelhador ligado na posição média, até estar num tom entre o dourado e o tostado.



Notas:
Receita retirada do livro "Cozinha Vegetariana Saudável" da Janet Swarbrick.
Em relação ao tempo de cozedura, acho demasiado ser uma hora. Vão provando as courgettes para ver se estão no ponto.
Não usei aipo porque não tinha. O livro aconselha a fazer a selecção das ervas aromáticas que cada um prefere. Apenas utilizei tomilho sal-puro das Ervas da Zoé.

40 comentários:

Abóbora Amarelinha disse...

não sei, não sei, gostei da capa mas não sei se gosto do resto.

Paladares da Isa disse...

Olá Ameixinha!!!!

Que rico prato... receita ;)
Uma boa sugestão, gostei desta versão vegetariana.
Bjocas grandes

Sofia.Lopez disse...

Que maravilha, já estou "p'raqui" a ganhar água na boca que não acaba... :) tudo me agrada e vou fazer!
Beijinhos Ameixinha

Raquel Alabaça disse...

Isso é que tem sido uma barrigada de courgettes! Eu ainda não enjoei.
Obrigada pela receita, parece ser muito boa.

Bjs

Ana Prazeres disse...

Ainda bem que não puseste aipo... Era gajo para se sobrepor a todos os outros sabores...Detesto o seu sabor, mal entre nalguma receita dou logo por ele!

Já tinha saudades de ver receitas com curgetes por aqui ;)

Beijinho da desaparecida em combate por este blog de ir às lágrimas

Érica disse...

Adorei o prato, deve ser muito gostoso.
bjs

Sandra G disse...

Eh!eh!, já estava a pensar que a novela das courgetes tinha acabado!!

Esse ragu está estupendo, vou fazer!!

Bjs

Deborah Martin Salaroli disse...

Oi, Ameixinha
Que prato diferente.
Não conhecia nesta versão.
Bjs

conceicao disse...

Uma delicia.
bjs

saboracasa disse...

nhamm, nhammm ADOREI
bjs
Paula

Inês Ginja disse...

Tava a ver que tinha terminado a saga das courgettes! Mas não, e ainda bem amiga! Essa receita enche-me as medidas. Está com tão bom aspecto e essa crosta por cima,hummm, delícia.
Um beijinho.

Josy disse...

Que bom que voltou com as receitas das abóbrinhas Ameixa, gosto de todas que vc publicou até então. Esta tbém está uma loucura hem,que delicia essa cobertura, gostei muito, mais uma anotada...bjocas

Cláudia Marques disse...

Olha, courgettes! ;) Nunca tinha visto por aqui...

Ficou com muito bom aspecto. Em breve vou fazer alguns dos teus pratinhos, estou assim meia vegetariana. Meia não, uns 70%. :)
Bjs

Cininha disse...

Ai as courgetes... pois acabei de ler agora um livro que falavam muito de ragu e eu não percebi o que era, mas não me pareceu este tipo :-) gostei deste :-)

RUTE disse...

Que rico pratinho de legumes apropriado à reciclagem de pão duro :)
Me encantou menina!
Beijinhos pra ti e também pró possuido!
Rute

Xana Bértolo disse...

Ah eu gostei muito, do recheio e dessa crostazita... hummm eu e o queijo somos mesmo amigos lol

Lina disse...

Olá!Adorei este prato e tenho muitas de courgettes para gastar.Vou experimentar!
Beijinhos

São Ribeiro disse...

BELO REGRESSO DAS COURGETTES.
FICARAM COM UM ASPECTO BEM TENTADOR.
BJS

ameixa seca disse...

Bóbora, és sempre a mesma esquisitinha ;)
Isa, é para desenjoar da carne :)
Sofia, achei este prato fantástico e bastante simples :)
Rachel, não andasse eu enjoada há bastante tempo e tinha aproveitado muito mais a época da courgette :)
Anette, até gosto de aipo, agrada-me a frescura dele mas tem mesmo que se ter cuidado com a quantidade :)
Érica, Deborah, Conceição, Paula, São33, obrigada :)
SandraG, ainda tenho uma mancheia de receitas com courgette :)
Ginja, e é vegetariana para dar uma folga aos animaizinhos :)
Josy, a cobertura faz toda a diferença :)
Cláudia, que novidade, né? Olha se quiseres apego-te a minha condição física de há 2 meses pra cá... emagreces e não recuperas o peso perdido ;) Uma maravilha!
Alcina, acho que é o nome de um molho mas não tenho certeza, o mais conhecido é feito com carne, esta é a versão vegetariana e muito boa por sinal :)
Rute, é óptimo para as sobras de pão e de queijo :)
Xana, já somos duas :)
Lina, aproveita bem :)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Gostei muitíssimo dessa receita.
Um lindo fim de semana pra você
Léia

Isabel Salvador disse...

Olha olha quem voltou foi mesmo a D.Courgette este tempo todo esteve fora de férias e olha que bem que ela voltou muito bom aspecto D.Courgette....bjokinhas amiga linda

Marly disse...

Olá, Ameixinha,

São abobrinhas de rei, que ricas! gosto de tudo que entra neste prato, até do aipo que, na medida, faz uma diferença positiva (para mim, pelo menos!), rsrs.

Beijo e bom fim de semana!

argas disse...

Que aspecto tão bom!!!

Andréa Santana disse...

OLÁ AMEIXA!
UM PRATO LINDO, SABOROSO E SAUDÁVEL NÃO DAR MESMO PRA RESISTIR, BELA RECEITA COMO SEMPRE VOCÊ ARRASA!

BOM FIM DE SEMANA!
BEIJOS........

Rose Oliveira disse...

O aspecto está ótimo, parece-me delicioso.
Ótimo fim de semana pra você,
beijos.

CRIKA disse...

E eu que pensava que a sua courgette e a minha abobrinha brasileira só dava para fazer de duas maneiras (cozida e assada) você está me mostrando várias possibilidades!!! Adorei o prato, mais um para meu cardápio!!! Bjks

Susana Gomes disse...

Eu continuo a deliciar-me com este festival da curgete! :)
Very nice. :))
Bjs

ameixa seca disse...

Léia, obrigada e igualmente :)
Belinha, as courgettes também merecem férias :)
Marly, o aipo agrada-me muito :)
Argas, Andréa, Rose, obrigada :)
Crika, a courgette é de uma versatilidade infindável :)
Gasparzinha, ainda bem :)

Vivian disse...

oi flor, saudades de ti e das tuas fabulosas receitas
bjs

Pami Sami disse...

Minha nossa! O teu blog é o paraíso das courgettes ;) Adorei todas as tua ssugestões!
bj*

Dani Bros disse...

Eu gostei muito, quem me dera se eu fosse a sua vizinha! hahaa

Filipa disse...

Sugiro uma mudança...de Canela Moída para Courgette e Companhia! Brincadeira! As melhjores receitas de courgette, atrevo-me a dizer, de todo o mundo, estão aqui!! Pois claro! Adorei esta receita! Estreia e repete em breve na minha cozinha! Um beijinho

Natália Eleutério disse...

Enquanto houver há que aproveitá-las, bjs.

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Ameixa,
Gostei da combinação de sabores,
Bj e boa seman pra vc,
Lylia

Fla disse...

Mais uma opção deliciosa!!!
Adorei.
Bjs

Mundo do Sabor disse...

Oi Ameixa, sabores variados que se unem e formam um prato delicioso.Parabéns.

www.mundodosabor.blogspot.com

Anónimo disse...

Ameixinha, depois de explorar de lupa na mão os últimos posts, vejo que tens nadado num mar de curgetes e tirado o melhor partido de tal benece! :)
Este ragu é excelente para o calor que se começa a sentir...

Só falta mesmo umas panquecas de curgete, umas "panquegetes" com a tua assinatura (e imaginação)!
Cá te aguardamos...lol

Anónimo disse...

Olha, e que tal uns blinis? :)

ameixa seca disse...

Vivian, Pami, Dani, Lylia, Fla, Rosiane, obrigada :)
Filipa, se tivesse courgettes o ano todo, olha que até faria sentido mudar o nome do blog :)
Nani, agora já se foram mas ainda tenho umas quantas sugestões :)
Mary, tenho uma receita de panquecas de courgette pata testar e outra que já fiz mas não tirei foto :)

Maura Fischer disse...

Oi!
Divulgo os sorteios tb nos blogs internacionais que acompanho, pois não é necessário residir no Brasil, mas apenas ter um endereço para entrega no território nacional. Ocorre que muitas pessoas têm parentes e amigos por aqui.
Um abç,
Maura,
coisasdamaura.blogspot.com